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INOVAÇÃO NA EMBALAGEM METÁLICA 41º Seminário de Aciaria da ABM -Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - AMAN José Luiz Brandão 23 de Maio de.

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1 INOVAÇÃO NA EMBALAGEM METÁLICA 41º Seminário de Aciaria da ABM -Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - AMAN José Luiz Brandão 23 de Maio de 2010 – Resende/RJ

2 Ação de criar algo novo à partir do que já existe; A inovação precisa ser encontrada e essa busca envolve toda a empresa e seus parceiros; Precisa de metodologia e gestão especializada; Fonte: PACKING INVENÇÃO Ação de criar algo novo à partir do que não existe; Envolve cientistas, laboratórios, pesquisadores, inventores, longo tempo e investimentos; INOVAÇÃO 2 Centro de Inovação

3 A embalagem é fator decisivo no cenário competitivo e fundamental para as empresas competirem no mercado; 70% dos produtos existentes tem embalagem! Mais de 90% dos produtos vendidos em supermercados NÃO tem apoio de comunicação e dependem exclusivamente da EMBALAGEM para competir no mercado. Fonte: PACKING Estratégia da Embalagem 3 Centro de Inovação

4 CONSUMIDOR Mais de 80% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda tendo apenas a embalagem como mediadora do processo; ELA FAZ UM SHOE EM NOSSAS GONDULAS!!! Fonte: PACKING Estratégia da Embalagem 4 Centro de Inovação

5 5

6 Fonte: PACKING Estratégia da Embalagem INOVAÇÃO Forma mais eficiente de criar diferencial e obter a vantagem competitiva. 6 Centro de Inovação

7 Fonte: PACKING 7 Um produto é uma entidade complexa; A forma é seu principal atributo de personalidade. Estratégia da Embalagem Centro de Inovação

8 São lançados no Brasil em média produtos/ano porém 80% deles desaparecem em até 2 anos; Motivos do fracasso: - Marketing insuficiente - 52% - Falta de inovação - 48% - Sem benefícios ao consumidor - 25% POR QUE INOVAR É TÃO IMPORTANTE ? Fonte: AC Nielsen Estratégia da Embalagem 8 Centro de Inovação

9 A inovação com benefícios percebidos pelo consumidor aumenta em 73% a chance de sobrevivência dos novos Lançamentos; Estratégia da Embalagem 9 Centro de Inovação

10 Busca por materiais recicláveis; Design com formatos chamativos e inovadores obtidos em latas de 3 peças através do processo de Expanção; Diferenciação pela percepção da embalagem inovadora na gôndola do supermercado; Tendências do Setor 10 Centro de Inovação

11 Identifica, desenvolve e implanta projetos de inovação com otimização de custos na cadeia produtiva; Estabelece parceria com Clientes garantindo maior rapidez e eficiência na implantação dos projetos; Desenvolve novos aços, ferramentas e equipamentos para viabilizar a fabricação em escalas piloto e industrial; LATA LEITE MOÇA - NESTLÉ Teste Escala Piloto latas Centro de Inovação CSN 11 Centro de Inovação

12 CENTRO DE INOVAÇÕES Marketing CLIENTES Vendas/ Assistência Técnica Produção e Processos Colaboração de equipes multifuncionais na busca da inovação como fator de diferenciação e sua introdução no mercado; Intercâmbio tecnológico permanente com os Clientes. Desenvolvimento de Produtos P&D 12 Centro de Inovação

13 Máquina Expansora; Equipamento para flangear latas expandidas; Equipamento para recravar tampas e fundos. INSTALAÇÕES EQUIPAMENTOS e SERVIÇOS 13 Centro de Inovação

14 Centro de Inovação CSN Linha Piloto com Tesoura, Calandra, Soldadora, Flangeadeira, Recravadeira e Prensa; INSTALAÇÕES EQUIPAMENTOS e SERVIÇOS 14 Centro de Inovação

15 Clientes Envasadores Consumidores Feiras Competidores Empregados Congressos Patentes Fase 1: Avaliação e Seleção das Idéias Informações de Mercado Viabilidade Técnica Estimativa de custos FASES PARA DESENVOLVER PROJETOS Fontes de Idéias DADOS PRELIMINARES 15 Centro de Inovação

16 Fase 2: Descrição do Projeto e Análise de Informações Objetivos e definição dos parceiros para o projeto; Análises dos resultados potenciais: - Projeções de mercado, volume e preço; - Viabilidade técnica e cálculo de custo; Avaliação econômica do resultado do projeto. FASES PARA DESENVOLVER PROJETOS STOP or GO 16 Centro de Inovação

17 Formação de equipe e definição de recursos, custos e prazos; Desenhos técnicos para construção do ferramental para processo de expansão; Desenvolvimento do Aço - Folha de Flandres adequado para a expansão requerida; Produção de mock up e de protótipos; Cálculo de volumetria, testes de envase e aceitação no mercado. FASES PARA DESENVOLVER PROJETOS Fase 3: Planejamento e Realização 17 Centro de Inovação

18 Suporte tecnológico na escolha da máquina expansora; Acompanhamento do start up e fases subseqüentes de produção; Avaliação permanente do desempenho da Folha de Flandres nos processos de expansão. FASES PARA DESENVOLVER PROJETOS Fase 4: Produção em Escala Industrial, Comercialização e Suporte 18 Centro de Inovação

19 Fatores Críticos de Sucesso Aumento de vendas e geração de receita; Bloqueio de embalagens sucedâneas ao aço; Viabiliza a produção em escala piloto; Cria e desenvolve novos formatos para aprovação dos clientes e testes de aceitação do mercado; Ganho de Market Share no segmento do produto; 19 Centro de Inovação

20 Impacto Surpresa 115 anos depois! Case 1 - PROJETO INOVAÇÃO LEITE MOÇA 20 Centro de Inovação

21 Incremento 3% Share Percepção de Ergonomia e Modernidade Fonte: Nestlé Facilidade de Empilhamento; Ergonomia; Shape Diferenciado; Lata Litografada. 21 Centro de Inovação

22 Formato exclusivo em Lata Litografada; Redução no diâmetro 99mm – 83mm; Shape espiral com idéia de movimento; 1 Milhão de latas promocionais vendidas em 20 dias; Implantado em Nov/2007 com produção 18 Milhões de embalagens/mês. Fonte: Nestlé Case 2 - PROJETO INOVAÇÃO NESCAU Centro de Inovação

23 Fonte: Nestlé Maior volume; Praticidade da alça; Possibilidade de empilhamento; Lata Litografada. Case 3 - PROJETO INOVAÇÃO LEITE NINHO 23 Centro de Inovação

24 Redução 11,23% no peso da embalagem entre 1998 a 2009 com redução de espessuras com produção estimada para bilhão de latas; Nova Embalagem de 250ml desenvolvimento com 1,7 milhões de latas já produzidas. Lata 350 mlLata 250 ml Case 4 - PROJETO INOVAÇÃO LATA DWI – AÇO EM 02 PEÇAS 24 Centro de Inovação

25 Case 5 - PROJETO INOVAÇÃO LATAS DE ATUM PEPSICO MARCA COQUEIRO MARCA COQUEIRO 25 Centro de Inovação Sustentabilidade; Embalagem Mais Atrativa; Tampa de Fácil Abertura; Projeto Implantado em Fevereiro de Milhões de Embalagens Mês; EleitaProjeto de Inovação de Embalagem de 2010 Pepsico Mundial; Fonte: Pepsico

26 Fácil Empilhamento; Fácil para Abrir/Fechar pelo processo de vácuo; Formato Exclusivo; Recuperação do Market Share no seguimento de tomate deslocando o tetrapack; Patente Internacional. Inovação Brasil Case 6 - PROJETO DE INOVAÇÃO ROJEK 26 Centro de Inovação

27 Maior facilidade para Abrir e Fechar; Visualização da cor da tinta logo que produzido; Melhor resistência a queda; Economia de Aço; Manuseio com maior segurança. Inovação Brasil Case 7 - PROJETO DE INOVAÇÃO BRASILATA 27 Centro de Inovação

28 Material Características AçoPlásticoAlumínioVidro Tempo de Decomposição Re- interação na Natureza 3 a 6 anos Mais de 100 anos Mais de 500 anos 1 milhão de anos É bio-degradável retornando à natureza em no máximo 6 anos e outros materiais levam de centenas a milhares de anos. Fonte: Os Bilhões Perdidos no Lixo Sabetai Calderoni (consultor da ONU e pesquisador na área de resíduos sólidos), Ed. Humanitas. Tese Doutorado: Faculdade de Saúde Pública/USP MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade? 28 Centro de Inovação

29 Permite extrema facilidade de separação pela atração magnética facilitando a seleção de resíduos. Embalagem 100% reciclável MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade? 29 Centro de Inovação

30 Pilar Sócio-Econômico Sucateiros Credenciados recebem subsídio financeiro para coleta da lata de aço; Participação em Eventos, Carnaval e Micaretas; Postos próprios de coleta em bares, hotéis e restaurantes; Projeto na região nordeste que alavancou o índice de reciclagem de latas DWI para o Patamar de 88%. MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade? 30 Centro de Inovação

31 Programa de Reciclagem de latas de aço para bebidas ReciclagemMetalic Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade? 31 Centro de Inovação

32 Considerações Finais 32 1 A embalagem de aço completa 200 anos em 2010; É a embalagem mais segura e confiável por garantir a preservação dos produtos sem necessidade de conservantes porque é impermeável a luz, raios, gases e umidade; Por ser mais resistente a choques e temperaturas oferece vantagem para o transporte, armazenamento e maior capacidade de empilhamento; Os projetos de inovação com 20% de expansão nas latas, somente foi possível com a evolução dos processos da metalurgia nas fases de refino e lingotamento, para os aços que atendem o segmento de latas de 3 peças Centro de Inovação

33 Considerações Finais 5 33 A CSN é a única fabricante de latas de 2 peças em Aço DWI nas Américas e se orgulha de estar entre as 8 usinas no mundo que detém a tecnologia de processos integrados desde a Produção do Aço DWI até a fabricação das Latas, no estado da arte, em sua Fábrica de Fortaleza/Ceará. Tratam-se de processos de alta complexidade que requerem Folhas Metálicas com aço isento de inclusões não metálicas que viabilizem a fabricação de latas com espessuras de paredes de apenas 85 microns em elevada escala de produção. Centro de Inovação

34 OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS! 34 Centro de Inovação


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