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INOVAÇÃO NA EMBALAGEM METÁLICA

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Apresentação em tema: "INOVAÇÃO NA EMBALAGEM METÁLICA"— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÃO NA EMBALAGEM METÁLICA
41º Seminário de Aciaria da ABM -Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - AMAN José Luiz Brandão 23 de Maio de 2010 – Resende/RJ

2 INVENÇÃO INOVAÇÃO Centro de Inovação
Ação de criar algo novo à partir do que não existe; Envolve cientistas, laboratórios, pesquisadores, inventores, longo tempo e investimentos; INOVAÇÃO Ação de criar algo novo à partir do que já existe; A inovação precisa ser encontrada e essa busca envolve toda a empresa e seus parceiros; Precisa de metodologia e gestão especializada; Fonte: PACKING 2

3 Estratégia da Embalagem
Centro de Inovação Estratégia da Embalagem A embalagem é fator decisivo no cenário competitivo e fundamental para as empresas competirem no mercado; 70% dos produtos existentes tem embalagem! Mais de 90% dos produtos vendidos em supermercados NÃO tem apoio de comunicação e dependem exclusivamente da EMBALAGEM para competir no mercado. Fonte: PACKING 3

4 Estratégia da Embalagem
Centro de Inovação Estratégia da Embalagem CONSUMIDOR Mais de 80% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda tendo apenas a embalagem como mediadora do processo; ELA FAZ UM SHOE EM NOSSAS GONDULAS!!! Fonte: PACKING 4

5 5

6 Forma mais eficiente de criar
Centro de Inovação Estratégia da Embalagem INOVAÇÃO Forma mais eficiente de criar diferencial e obter a vantagem competitiva. Fonte: PACKING 6

7 Estratégia da Embalagem
Centro de Inovação Estratégia da Embalagem Um produto é uma entidade complexa; A forma é seu principal atributo de personalidade. Fonte: PACKING 7

8 Estratégia da Embalagem POR QUE INOVAR É TÃO IMPORTANTE ?
Centro de Inovação Estratégia da Embalagem POR QUE INOVAR É TÃO IMPORTANTE ? São lançados no Brasil em média produtos/ano porém 80% deles desaparecem em até 2 anos; Motivos do fracasso: - Marketing insuficiente - 52% - Falta de inovação - 48% - Sem benefícios ao consumidor - 25% Fonte: AC Nielsen 8

9 Estratégia da Embalagem
Centro de Inovação Estratégia da Embalagem A inovação com benefícios percebidos pelo consumidor aumenta em 73% a chance de sobrevivência dos novos Lançamentos; 9

10 Tendências do Setor Centro de Inovação
Busca por materiais recicláveis; Design com formatos chamativos e inovadores obtidos em latas de 3 peças através do processo de Expanção; Diferenciação pela percepção da embalagem inovadora na gôndola do supermercado; 10

11 LATA LEITE MOÇA - NESTLÉ
Centro de Inovação Centro de Inovação CSN Identifica, desenvolve e implanta projetos de inovação com otimização de custos na cadeia produtiva; Estabelece parceria com Clientes garantindo maior rapidez e eficiência na implantação dos projetos; Desenvolve novos aços, ferramentas e equipamentos para viabilizar a fabricação em escalas piloto e industrial; LATA LEITE MOÇA - NESTLÉ Teste Escala Piloto 3.500 latas 11

12 Centro de Inovação CLIENTES Produção e Processos Desenvolvimento de Produtos P&D CENTRO DE INOVAÇÕES Vendas/ Assistência Técnica Marketing Colaboração de equipes multifuncionais na busca da inovação como fator de diferenciação e sua introdução no mercado; Intercâmbio tecnológico permanente com os Clientes. 12 12

13 INSTALAÇÕES EQUIPAMENTOS e SERVIÇOS
Centro de Inovação INSTALAÇÕES EQUIPAMENTOS e SERVIÇOS Máquina Expansora; Equipamento para flangear latas expandidas; Equipamento para recravar tampas e fundos. 13

14 INSTALAÇÕES EQUIPAMENTOS e SERVIÇOS
Centro de Inovação Centro de Inovação CSN INSTALAÇÕES EQUIPAMENTOS e SERVIÇOS Linha Piloto com Tesoura, Calandra, Soldadora, Flangeadeira, Recravadeira e Prensa; 14

15 Centro de Inovação FASES PARA DESENVOLVER PROJETOS
Fase 1: Avaliação e Seleção das Idéias Fontes de Idéias DADOS PRELIMINARES Clientes Envasadores Consumidores Feiras Competidores Empregados Congressos Patentes Informações de Mercado Viabilidade Técnica Estimativa de custos 15

16 Centro de Inovação FASES PARA DESENVOLVER PROJETOS
Fase 2: Descrição do Projeto e Análise de Informações Objetivos e definição dos parceiros para o projeto; Análises dos resultados potenciais: - Projeções de mercado, volume e preço; - Viabilidade técnica e cálculo de custo; Avaliação econômica do resultado do projeto. STOP or GO 16

17 Centro de Inovação FASES PARA DESENVOLVER PROJETOS
Fase 3: Planejamento e Realização Formação de equipe e definição de recursos, custos e prazos; Desenhos técnicos para construção do ferramental para processo de expansão; Desenvolvimento do Aço - Folha de Flandres adequado para a expansão requerida; Produção de mock up e de protótipos; Cálculo de volumetria, testes de envase e aceitação no mercado. 17

18 Centro de Inovação FASES PARA DESENVOLVER PROJETOS
Fase 4: Produção em Escala Industrial, Comercialização e Suporte Suporte tecnológico na escolha da máquina expansora; Acompanhamento do start up e fases subseqüentes de produção; Avaliação permanente do desempenho da Folha de Flandres nos processos de expansão. 18

19 Aumento de vendas e geração de receita;
Centro de Inovação Fatores Críticos de Sucesso Aumento de vendas e geração de receita; Bloqueio de embalagens sucedâneas ao aço; Viabiliza a produção em escala piloto; Cria e desenvolve novos formatos para aprovação dos clientes e testes de aceitação do mercado; Ganho de Market Share no segmento do produto; 19

20 Case 1 - PROJETO INOVAÇÃO LEITE MOÇA
Centro de Inovação Case 1 - PROJETO INOVAÇÃO LEITE MOÇA Impacto Surpresa 115 anos depois! 20

21 Centro de Inovação 3% Share Facilidade de Empilhamento; Ergonomia;
Shape Diferenciado; Lata Litografada. Incremento 3% Share Percepção de Ergonomia e Modernidade Fonte: Nestlé 21

22 Centro de Inovação Case 2 - PROJETO INOVAÇÃO NESCAU 2.0
Formato exclusivo em Lata Litografada; Redução no diâmetro 99mm – 83mm; Shape espiral com idéia de movimento; 1 Milhão de latas promocionais vendidas em 20 dias; Implantado em Nov/2007 com produção 18 Milhões de embalagens/mês. Fonte: Nestlé 22

23 Centro de Inovação Case 3 - PROJETO INOVAÇÃO LEITE NINHO Maior volume;
Praticidade da alça; Possibilidade de empilhamento; Lata Litografada. 23 Fonte: Nestlé

24 Case 4 - PROJETO INOVAÇÃO LATA DWI – AÇO EM 02 PEÇAS
Centro de Inovação Case 4 - PROJETO INOVAÇÃO LATA DWI – AÇO EM 02 PEÇAS Redução 11,23% no peso da embalagem entre 1998 a 2009 com redução de espessuras com produção estimada para bilhão de latas; Nova Embalagem de 250ml desenvolvimento com 1,7 milhões de latas já produzidas. Lata 350 ml Lata 250 ml 24

25 Centro de Inovação Case 5 - PROJETO INOVAÇÃO LATAS DE ATUM PEPSICO
MARCA COQUEIRO Sustentabilidade; Embalagem Mais Atrativa; Tampa de Fácil Abertura; Projeto Implantado em Fevereiro de 2010 6 Milhões de Embalagens Mês; EleitaProjeto de Inovação de Embalagem de 2010 Pepsico Mundial; Fonte: Pepsico 25

26 Inovação Brasil Centro de Inovação Case 6 - PROJETO DE INOVAÇÃO ROJEK
Fácil Empilhamento; Fácil para Abrir/Fechar pelo processo de vácuo; Formato Exclusivo; Recuperação do Market Share no seguimento de tomate deslocando o tetrapack; Patente Internacional. 26

27 Inovação Brasil Centro de Inovação
Case 7 - PROJETO DE INOVAÇÃO BRASILATA Maior facilidade para Abrir e Fechar; Visualização da cor da tinta logo que produzido; Melhor resistência a queda; Economia de Aço; Manuseio com maior segurança. 27

28 Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade?
Centro de Inovação Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade? MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS É bio-degradável retornando à natureza em no máximo 6 anos e outros materiais levam de centenas a milhares de anos. Material Características Aço Plástico Alumínio Vidro Tempo de Decomposição Re-interação na Natureza 3 a 6 anos Mais de 100 anos Mais de 500 anos 1 milhão de anos Fonte: “Os Bilhões Perdidos no Lixo” Sabetai Calderoni (consultor da ONU e pesquisador na área de resíduos sólidos), Ed. Humanitas. Tese Doutorado: Faculdade de Saúde Pública/USP 28

29 Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade?
Centro de Inovação Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade? MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS Permite extrema facilidade de separação pela atração magnética facilitando a seleção de resíduos. Embalagem 100% reciclável 29

30 Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade?
Centro de Inovação Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade? MEIO AMBIENTE - ATRIBUTOS Pilar Sócio-Econômico Sucateiros Credenciados recebem subsídio financeiro para coleta da lata de aço; Participação em Eventos, Carnaval e Micaretas; Postos próprios de coleta em bares, hotéis e restaurantes; Projeto na região nordeste que alavancou o índice de reciclagem de latas DWI para o Patamar de 88%. 30

31 Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade?
Centro de Inovação Porque a lata de aço contribui para a sustentabilidade? Reciclagem Metalic Programa de Reciclagem de latas de aço para bebidas 31

32 Considerações Finais Centro de Inovação
A embalagem de aço completa 200 anos em 2010; É a embalagem mais segura e confiável por garantir a preservação dos produtos sem necessidade de conservantes porque é impermeável a luz, raios, gases e umidade; Por ser mais resistente a choques e temperaturas oferece vantagem para o transporte, armazenamento e maior capacidade de empilhamento; Os projetos de inovação com 20% de expansão nas latas, somente foi possível com a evolução dos processos da metalurgia nas fases de refino e lingotamento, para os aços que atendem o segmento de latas de 3 peças. 1 2 3 4 32

33 Considerações Finais Centro de Inovação
A CSN é a única fabricante de latas de 2 peças em Aço DWI nas Américas e se orgulha de estar entre as 8 usinas no mundo que detém a tecnologia de processos integrados desde a Produção do Aço DWI até a fabricação das Latas, no estado da arte, em sua Fábrica de Fortaleza/Ceará. Tratam-se de processos de alta complexidade que requerem Folhas Metálicas com aço isento de inclusões não metálicas que viabilizem a fabricação de latas com espessuras de paredes de apenas 85 microns em elevada escala de produção. 5 33

34 OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS!
Centro de Inovação OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS! 34


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