A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 2006 – Rodrigo Magnabosco – Rodrigo Magnabosco Professor dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 2006 – Rodrigo Magnabosco – Rodrigo Magnabosco Professor dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais."— Transcrição da apresentação:

1 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – Rodrigo Magnabosco Professor dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais Coordenador do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) Centro Universitário da FEI INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!

2 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – E se surgir um problema na empresa, como poderei resolvê-lo? Novo engenheiro: E se surgir um problema na empresa, como o recém- formado se portará? Empresa:

3 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – De modo mais direto... A formação acadêmica do engenheiro é suficiente? Uma das atividades de complementação de formação mais difundidas é o estágio.

4 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – Surge a Iniciação Científica CNPq:... programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas de conhecimento... cuja finalidade é privilegiar...a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

5 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – O que significa iniciar cientificamente o estudante? Inserir o estudante no processo de pesquisa, capacitando-o a usar o instrumental dessa linha de trabalho nas demais habilidades de formação, habilitando-o a melhor planejar seus estudos e a conduzir investigações de temas relacionados com o curso de graduação em que está matriculado. Com isso, cria-se a possibilidade de formação de colaboradores às linhas de pesquisa.... apresenta-se a METODOLOGIA CIENTÍFICA. Desperta-se a vocação para cientista? SIM, mas também...

6 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – METODOLOGIA CIENTÍFICA Introdução ao tema de estudo Objetivo do estudo Revisão Bibliográfica Procedimento Experimental Coleta e descrição de Resultados Experimentais Discussão de Resultados Conclusões

7 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – PROBLEMA NA EMPRESA Identificação do problema Proposição de solução com base no... Conhecimento acumulado Implantação da solução Teste da solução e levantamento de dados que permitam a Análise dos resultados gerados com a solução proposta Conclusões

8 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – METODOLOGIA CIENTÍFICA Introdução ao tema de estudo Objetivo do estudo Revisão Bibliográfica Procedimento Experimental Coleta e descrição de Resultados Experimentais Discussão de Resultados Conclusões PROBLEMA NA EMPRESA Identificação do problema Proposição de solução com base no... Conhecimento acumulado Implantação da solução Teste da solução e levantamento de dados que permitam a Análise dos resultados gerados com a solução proposta Conclusões

9 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – Iniciação Científica e Estágio são atividades complementares na formação do profissional!

10 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – O que eu preciso para fazer iniciação científica? (PBIC-FEI) Ter bom desempenho acadêmico, principalmente nas disciplinas relevantes para a compreensão dos modelos e fenômenos com os quais estará envolvido.... o que se espera de um futuro bom profissional! Ter disponibilidade de no mínimo 16 horas semanais para dedicação ao Programa.

11 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – Qual o papel da IC? Universidade: Auxiliar na formação dos estudantes Incentivar o bom desempenho escolar Criar novos colaboradores Empresa: Auxiliar na formação dos futuros profissionais Criar atitudes pró-ativas e inovadoras Aproximar Centros de Pesquisa e Empresas

12 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – Importância dos projetos de IC na formação acadêmica Depoimentos de ex-alunos, contando como a IC os auxiliou no mercado de trabalho!

13 © 2006 – Rodrigo Magnabosco – Exemplo de cronograma ideal de formação - mercado 1º anoEstudem! 2º anoEstudem! 3º anoIC 4º anoIC – estágio 5º anoestágio IC = 12 meses Estágio = 12 a 24 meses


Carregar ppt "© 2006 – Rodrigo Magnabosco – Rodrigo Magnabosco Professor dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google