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Arturo Chao Maceiras Diretor Executivo – Núcleo Inox I ENEMET – BH 18/07/2001 Cadeia Produtiva e Mercado Brasileiros do Aço Inox.

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1 Arturo Chao Maceiras Diretor Executivo – Núcleo Inox I ENEMET – BH 18/07/2001 Cadeia Produtiva e Mercado Brasileiros do Aço Inox

2 A Indústria Brasileira de Aço Inox, gerou receitas da ordem de U$ 1 bilhão e empregou pessoas, no ano 2000 Produtores Brasileiros de Aço Inoxidável ACESITA VILLARES METALS (Aços Villares) PIRATINI ( Grupo Gerdau) Produtos Produtos Planos Barras e Fio-máquina Produção base: kt16.4 kt)10.8 kt Vendas (*) base: 2000 US$ milhões US$ milhões US$ milhões No. Empregados base:final de ,0771, Fonte: Acesita; Villares; Piratini Nota: (*) Total Vendas Líquidas, incluindo todos os produtos Acesita - Timóteo/MG SP MG BRASIL Villares - Sumaré Sorocaba/SP Piratini - Charqueadas /RS RS Localização Produtores US$ 1,037 bilhão 5,455 Total

3 CONSUMO BRASILEIRO DE AÇO INOX POR SETOR (2000) Mercado de Produtos Planos Inox Mercado de Produtos Longos Inox Cutelaria e Tubos são os principais setores consumidores de produtos planos, totalizando 41% das vendas no mercado brasileiro. A Industria Química é o principal setor consumidor de produtos longos, totalizando 30% das vendas.

4 Geração de Empregos na Cadeia Produtiva de Inox Consumidores Finais Indústria Automobilística Lojas de Construção Lojas Depto/Magazines Indústria Petroquímica /Naval Hospitais/ Laboratórios //Hotéis Frigoríficos/Restaurantes Outros Acesita Empresas / Prestadores de Serviços da Acesita em Timóteo Centros de Serviços da Acesita 400 Distribuidores/ Centros de Serviços Credenciados Clientes Diretos da Acesita ( 200 ) Clientes dos Distribuidores da Acesita ( ) empregos Produtores Matéria Prima 3.000

5 Consumo per capita (Base: 2000) –Brasil 1,1 kg / hab.ano –Europa/USA 10,0 kg / hab.ano –Itália 20,0 kg / hab.ano

6 NÚCLEO INOX OBJETIVO: OBJETIVO: PROMOVER A EXPANSÃO DO CONSUMO DO AÇO INOXIDÁVEL ATRAVÉS DO SEU RECONHECIMENTO COMO MATERIAL COM EXCEPCIONAIS ATRIBUTOS, QUE O QUALIFICAM COMO A OPÇÃO IDEAL PARA AS MAIS VARIADAS APLICAÇÕES. PROMOVER A EXPANSÃO DO CONSUMO DO AÇO INOXIDÁVEL ATRAVÉS DO SEU RECONHECIMENTO COMO MATERIAL COM EXCEPCIONAIS ATRIBUTOS, QUE O QUALIFICAM COMO A OPÇÃO IDEAL PARA AS MAIS VARIADAS APLICAÇÕES.

7 ATIVIDADES DO NÚCLEO INOX Programas pró-ativos de marketing. Programas pró-ativos de marketing. Centro de informação sobre aço inoxidável. Centro de informação sobre aço inoxidável. Fortalecimento da cadeia produtiva. Fortalecimento da cadeia produtiva. Programas de educação sobre o aço inoxidável. Programas de educação sobre o aço inoxidável.

8 Educação / Industria -Educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades específicas, são fatores chaves para assegurar o crescimento e sucesso da industria - A competitividade da industria, local e globalmente, exige pessoal adequadamente educado, em todos os níveis. -O Núcleo Inox tem como prioridade promover programas educativos visando fortalecer a cadeia do aço inox.

9 Perfil do Profissional A cadeia do aço inox não encontra no mercado, profissionais com formação específica em: * CONFORMAÇÃO A FRIO * PROCESSOS DE SOLDAGEM * PREVENÇÃO DA CORROSÃO * ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS

10 Cooperação com Universidades e Escolas Técnicas: Promover educação sobre aço inox: -Palestra técnicas, seminários, publicações... -Visitas industriais de estudantes e professores -Estimular o desenvolvimento de projetos com aço inox: Prêmio Núcleo Inox

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