A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo Galp Energia / Movimento Energia Positiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo Galp Energia / Movimento Energia Positiva"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo Galp Energia / Movimento Energia Positiva
Workshop “O regresso às aulas e a obesidade” Estudo Galp Energia / Movimento Energia Positiva “Percepções e Expectativas da população Portuguesa face à alimentação, actividade física e peso” Dra. Isabel Calado Directora de Marketing Galp Energia Lisboa, 1 de Outubro de 2008

2 Energia Positiva na luta contra a Obesidade
A Galp Energia associou-se à Direcção-Geral da Saúde neste projecto, no âmbito da sua política de Responsabilidade Social. Como membro integrante da sociedade portuguesa, a Galp Energia tem o dever de contribuir para o desenvolvimento da mesma, intervindo na defesa de causas e temas relevantes para o bem-estar social, pedagógico e económico da população.

3 Energia Positiva na luta contra a Obesidade
A pertinência do tema e a urgência de uma actuação imediata são óbvias: a Obesidade é um dos flagelo dos dias de hoje. Considerada pela OMS, como a Epidemia do Séc. XXI, estima-se que, em 2010, cerca de 30% da população europeia seja obesa e que uma em cada 10 crianças será obesa, Actualmente, em Portugal: 51% da população portuguesa é obesa ou sofre de excesso de peso; 32% das crianças com idades entre 7 e 9 anos têm excesso de peso e 11% são obesas. 24% das crianças em idade pré-escolar apresentam excesso de peso e 7% são obesas

4 Energia Positiva na luta contra a Obesidade
Para além da relevância óbvia do tema, que carece de intervenção imediata, decidimos abraçar esta causa por consideramos, na Galp Energia, que o nosso apoio deve ser orientado para problemas que impliquem o dia-a-dia de cada português. Temos trabalhado com a DGS em verdadeira parceria, a par e passo, desenvolvendo soluções pragmáticas que permitam a cada uma das pessoas contactadas o acesso a informação que auxilie na tomada diária de decisões em benefício da sua saúde e bem-estar. É a nossa forma de apelarmos a escolhas mais sensatas e equilibradas, num mundo onde os excessos diminuem a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade. É a nossa forma de estarmos mais próximos dos nossos consumidores e nos envolvemos, de facto, na sociedade da qual também fazemos parte.

5 Missão e Valores do Movimento Energia Positiva
Contribuir na luta contra a obesidade, considerada como um dos flagelos do século XXI, através da realização de acções de sensibilização para a necessidade da adopção de estilos de vida mais saudáveis. Missão Compromisso Optimismo Dinamismo Pluralidade Energia Positiva Valores

6 Estudo “Percepções e expectativas da população face à alimentação, actividade física e peso”
O Estudo foi elaborado pela Galp Energia no contexto da parceria com a Plataforma Contra a Obesidade, da Direcção-Geral da Saúde. Enquadra-se no projecto “Movimento Energia Positiva”, criado a propósito desta parceria, com o objectivo de dinamizar o papel da Plataforma contra a Obesidade.

7 Estudo “Percepções e expectativas da população face à alimentação, actividade física e peso”
O estudo é um instrumento fundamental para atingir os objectivos do projecto MEP: desenhar e implementar um plano de acção que contribua para a redução da incidência da obesidade em Portugal. Concretizar este enorme desafio implica conhecer de forma aprofundada as atitudes e comportamentos dos portugueses face à problemática da obesidade.

8 Estudo “Percepções e expectativas da população face à alimentação, actividade física e peso”
Estudo representativo da população portuguesa com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Tem como objectivos: Conhecer estilos de vida, hábitos, atitudes e comportamentos alimentares, percepções acerca do fenómeno “obesidade”, níveis de consciencialização e intenções futuras de mudanças comportamentais, Monitorizar atitudes face à alimentação e indicadores chave para mudança de hábitos e comportamentos alimentares. O estudo da Galp Energia foi realizado em Abril e Maio de 2008, pela GfK Group e teve a coordenação técnica da DGS.

9 Movimento Energia Positiva As crianças – o target prioritário
O “Movimento Energia Positiva” dirige-se a toda a população, mas com maior enfoque nas crianças: Este é um período que marcará para sempre a sua vida futura, durante o qual se adoptam estilos de vida que dificilmente podem ser alterados a longo prazo, As crianças são capazes de influenciar as opções da família. Condicionam verdadeiramente as decisões dos pais - são opinion leaders em casa.

10 Plano de Acções Interactivo
Foi desenvolvido um Plano de Acções, de carácter interactivo, que procurou os públicos-alvo nos locais onde se encontram no dia-a-dia: Roadshow nas escolas e praias Brigadas Energia Positiva Programa TV diário - “Vida Positiva” Site platformacontraaobesidade.dgs.pt Estudo “Percepções e Expectativas da população Portuguesa face à alimentação, actividade física e peso”

11 Road Escolas + Expo Saúde
Abr. 08 Mai. 08 Jun. 08 Jul. 08 Ago. 08 Set. 08 Out. 08 Nov. 08 Dez. 08 Road Escolas + Expo Saúde 9-04 a 20-06 “Vida Positiva” – de 14 Abr a 31 Dez (2x1’ - 8H30 e 23H30; 1x3’ Portugal Coração) Site – início 19 Maio Brigadas Videoclip Spot VP Estudo Spot MEP Road Praias Workshop Estudo Dia Mundial Alimentação

12 Roadshow Escolas 1º ciclo do Ensino Básico
De Abril a Junho, o MEP percorreu 50 Escolas de todos os distritos de Portugal continental, fazendo chegar a sua mensagem a alunos entre os 6 e os 10 anos, pais, professores e auxiliares. Através da peça de teatro “A fantástica história de V-boy”, da autoria de Rosa Lobato de Faria, aulas de ginástica, um Jogo da Glória gigante, as crianças foram aprendendo a importância de uma alimentação saudável. Foram distribuídos milhares de livros com BD e um CD com o hino do MEP, bonés, bolas, água e 1 tonelada de fruta.

13 Roadshow Praias Durante os fins-de-semana de Agosto, o “Movimento Energia Positiva”, percorreu algumas praias do Algarve até à zona Centro Cerca de pessoas participaram em aulas de Body Combat e Tai Chi, voleibol e prancha de surf mecânica. Assistiram a demonstrações e degustaram saladas e sumos naturais, num lounge bar improvisado nas praias. Foram avaliados por nutricionistas, que analisaram a sua composição corporal e receberam informação nutricional e cerca de 1,5 tonelada de fruta.

14 Brigadas do Movimento Energia Positiva
A 20 de Maio, numa acção simultânea em Lisboa e no Porto, 200 animadores e 60 dançarinos de Hip-Hop percorreram as cidades durante todo o dia, alertando para a importância da adopção de estilos de vida mais saudáveis, ao ritmo do hino do “Movimento Energia Positiva”. Foram distribuídos cerca de folhetos-testemunho, com conselhos sobre nutrição e actividade física e com um forte apelo ao passa palavra.

15 Programa TV “Vida Positiva”
“Vida Positiva” é a rubrica diária do “Movimento Energia Positiva”, transmitida na RTP. Aborda o tema da obesidade de forma abrangente, informando e aconselhando sobre cuidados simples a adoptar diariamente.

16 Site plataformacontraaobsidade.dgs.pt apresenta soluções de prevenção, nomeadamente dicas e informações sobre simples hábitos diários a adoptar. Tem uma forte componente interactiva, com simuladores, questionários, jogos, fóruns para partilha de informações e experiências e esclarecimento de dúvidas. Dedica uma área aos profissionais de saúde, que poderão partilhar experiências e estudos sobre a temática da obesidade.

17 Principais Resultados Roadshow Escolas
Avaliação do impacto da iniciativa nas escolas através de inquérito aos responsáveis das escolas envolvidas*: Pontos positivos mencionados pelos alunos: 1) dinamismo da acção, 2) interacção dos actores, 3) relevância da mensagem, Pontos positivos mencionados pelos professores: 1) Mensagem esclarecedora, aliciante e motivadora, 2) Interesse manifestado pelos alunos, 3) Sentido pedagógico Relativamente às expectativas de alunos e professoras, relativamente à acção, 58% diz que foi superada e 33%, cumprida, 46% confirma a observação de mudanças posteriormente à visita do MEP, nos conhecimentos, atitudes e hábitos alimentares dos Professores e Alunos, 46% pede a continuação destas iniciativas nas escolas 67% classifica esta iniciativa de “sucesso” * 53% das escolas visitadas

18 Principais Resultados Roadshow Praias
Nos 12 dias de acção, contactámos com cerca de pessoas, das quais: Cerca de 300 usufruíram diariamente, de uma avaliação da composição corporal e dos conselhos personalizados de nutricionistas Cerca de 70% das pessoas que se submeteram à avaliação, apresentavam excesso de peso ou obesidade Questionados sobre a importância da iniciativa, 80% respondeu que era importante ou muito importante

19 Principais Resultados Programa “Vida Positiva”
O “Vida Positiva” iniciou-se em Abril e vai manter-se até ao final do corrente ano Actualmente, tem uma audiência diária média de pessoas

20 Principais Resultados Site plataformacontraaobesidade.dgs.pt
Site on-line desde 20 de Abril, conta já com visitas – um nº interessante considerando as características do site visualizações de páginas 9,28 visualizações médias por utilizador, muito acima da media, e 5’33” de tempo médio de permanência no site, demonstra interesse pelos conteúdos disponibilizados 36,02% de retorno – taxa elevada

21


Carregar ppt "Estudo Galp Energia / Movimento Energia Positiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google