A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013"— Transcrição da apresentação:

1 WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013
Licenciatura em Psicologia, 3.º Ano – 1.º Semestre Psicometria WISC-III Bruna Magalhães, 38834 Soraia Oliveira, 38863 Novembro, 2012

2 Organização Percetiva
O QUE É A INTELIGÊNCIA? Segundo Wechsler (1944), é “a capacidade global do indivíduo para atuar finalizadamente, pensar racionalmente e proceder com eficiência em relação ao meio”. O QUE É O WISC-III? É um instrumento clínico de aplicação individual que permite avaliar a inteligência de sujeitos entre os 6 e os 16 anos e 11 meses. QI Verbal QI de Realização QI de Escala Completa Compreensão Verbal Organização Percetiva Velocidade Percetiva

3 Subescala de Realização
O WISC-III é constituído por 12 subtestes, em que 3 são opcionais: Subescala Verbal Subescala de Realização 2- Informação 1 4- Semelhanças 1 6- Aritmética 8- Vocabulário 1 10- Compreensão 1 12- Memória de dígitos (opcional) 1- Completamento de gravuras 2 3- Código 3 5- Disposição de gravuras 2 7- Cubos 2 9- Composição de objetos 2 11- Pesquisa de símbolos (opcional) 3 13- Labirintos (opcional) 1 Compreensão Verbal 2 Organização Percetiva 3 Velocidade de Processamento

4 CÁLCULO DA IDADE CRONOLÓGICA
Ano Mês Dia Data de Avaliação 2012 09 15 Data de Nascimento 1995 05 03 Idade 7 (anos) 4 (meses) 12 (dias) CLASSIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE QI QI Classificação 130 ou superior Muito Superior Superior Médio Superior Médio Médio Inferior Inferior 69 ou inferior Muito Inferior Soraia, vê se o cálculo da idade cronológica está bem feito. Não sei fazer isto lá muito bem… Se estiver bem, secalhar é melhor por um exemplo daqueles mais difíceis…

5 1 – Completamento de Gravuras
OS SUBTESTES DO WISC-III 1 – Completamento de Gravuras 2 - Informação 3 - Código 4 - Semelhanças Conjunto de cartões em que o sujeito tem que identificar o que de importante falta em cada imagem Conjunto de questões orais que avaliam o conhecimento sobre vários temas É pedido ao sujeito que copie símbolos associados a figuras ou números O objetivo é que o sujeito indique o que de comum têm dois conceitos que lhe são apresentados Tempo limite: 20s 31 itens termina após 6 insucessos consecutivos O item início depende da idade 1 ponto por cada acerto Termina após 5 insucessos consecutivos O item início depende da idade 0, 1 ou 2 pontos Tempo limite: 120s A série a preencher depende da idade A pontuação é feita de acordo com o número de itens copiados com sucesso Termina após 4 insucessos consecutivos 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tipo de resposta dada

6 5 – Disposição de Gravuras
6 - Aritmética 7 - Cubos 8 - Vocabulário É pedido ao sujeito que ordene séries de cartões de forma a representarem uma história lógica O objetivo é que o sujeito resolva mentalmente problemas aritméticos que lhe são apresentados É pedido que o sujeito copie, com os cubos, as imagens que lhe são mostradas O objetivo é que o sujeito defina oralmente uma palavra que lhe é lida 15 séries de cartões termina após 4 insucessos consecutivos o tempo limite depende da série o item início depende da idade do sujeito o tipo de problema depende do item termina após 3 insucessos consecutivos 24 itens o tempo limite depende do item o item início depende da idade do sujeito termina após 2 insucessos consecutivos o item início depende da idade do sujeito o tempo limite depende do item o número de ensaios depende do item termina após 2 insucessos consecutivos o item início depende da idade do sujeito 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tipo de resposta do sujeito

7 9 – Composição de Objetos
10 - Compreensão 11 – Pesquisa de Símbolos 12 – Memória de Dígitos O objetivo é que o sujeito seja capaz de montar séries de puzzles de modo a formar uma imagem familiar É pedido que o sujeito responda a questões relacionados com o quotidiano, regras e competências sociais É pedido que assinale se encontra, ou não, um determinado símbolo, numa série de 3 (parte A), e numa série de 5 (parte B). O objetivo é que o sujeito repita sequências de números que ouve, pela ordem direta ou inversa 6 séries de puzzles o tempo limite depende do item cada série tem 2 ensaios termina após insucesso em ambos os ensaios da mesma série 0, 1 ou 2 pontos (?) opcional termina após 3 insucessos consecutivos 0, 1 ou 2 pontos, consoante a resposta do sujeito e o próprio item tempo limite: 120s a parte é ser realizada depende da idade do sujeito 1 ponto por cada acerto opcional

8 COMO FAZER A CONVERSÃO DOS RESULTADOS BRUTOS EM QI?
13 - Labirintos COMO FAZER A CONVERSÃO DOS RESULTADOS BRUTOS EM QI? É pedido que o sujeito resolva labirintos, traçando uma linha até à saída 1 – cálculo da idade cronológica 2 – conversão dos resultados brutos em padronizados 3 – conversão dos resultados padronizados em QI a) Subescala Verbal (QI Verbal) b) Subescala de Realização (QI de Realização) c) Escala Completa (QI Geral) - termina após 2 insucessos consecutivos o item início depende da idade do sujeito prova cronometrada 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tempo dispendido

9 CONVERSÃO DOS RESULTADOS BRUTOS EM QI
(tabelas) – temos que digitalizar

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Carregar ppt "WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google