A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WISC-III Bruna Magalhães, 38834 Soraia Oliveira, 38863 Novembro, 2012 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013 Licenciatura em Psicologia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WISC-III Bruna Magalhães, 38834 Soraia Oliveira, 38863 Novembro, 2012 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013 Licenciatura em Psicologia,"— Transcrição da apresentação:

1 WISC-III Bruna Magalhães, 38834 Soraia Oliveira, 38863 Novembro, 2012 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013 Licenciatura em Psicologia, 3.º Ano – 1.º Semestre Psicometria

2 O QUE É A INTELIGÊNCIA? Segundo Wechsler (1944), é a capacidade global do indivíduo para atuar finalizadamente, pensar racionalmente e proceder com eficiência em relação ao meio. O QUE É O WISC-III? É um instrumento clínico de aplicação individual que permite avaliar a inteligência de sujeitos entre os 6 e os 16 anos e 11 meses. QI Verbal QI de Realização QI de Escala Completa Compreensão Verbal Organização Percetiva Velocidade Percetiva

3 O WISC-III é constituído por 12 subtestes, em que 3 são opcionais: Subescala Verbal Subescala de Realização 2- Informação 1 4- Semelhanças 1 6- Aritmética 8- Vocabulário 1 10- Compreensão 1 12- Memória de dígitos (opcional ) 1- Completamento de gravuras 2 3- Código 3 5- Disposição de gravuras 2 7- Cubos 2 9- Composição de objetos 2 11- Pesquisa de símbolos (opcional ) 3 13- Labirintos (opcional) 1 Compreensão Verbal 2 Organização Percetiva 3 Velocidade de Processamento

4 CÁLCULO DA IDADE CRONOLÓGICA AnoMêsDia Data de Avaliação 20120915 Data de Nascimento19950503 Idade7 (anos)4 (meses)12 (dias) CLASSIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE QI QIClassificação 130 ou superiorMuito Superior 120 - 129Superior 110 - 119Médio Superior 90 - 109Médio 80 - 89Médio Inferior 70 - 79Inferior 69 ou inferiorMuito Inferior

5 OS SUBTESTES DO WISC-III 1 – Completamento de Gravuras Conjunto de cartões em que o sujeito tem que identificar o que de importante falta em cada imagem -Tempo limite: 20s - 31 itens - termina após 6 insucessos consecutivos - O item início depende da idade - 1 ponto por cada acerto 2 - Informação Conjunto de questões orais que avaliam o conhecimento sobre vários temas -Termina após 5 insucessos consecutivos - O item início depende da idade - 0, 1 ou 2 pontos 3 - Código É pedido ao sujeito que copie símbolos associados a figuras ou números -Tempo limite: 120s - A série a preencher depende da idade - A pontuação é feita de acordo com o número de itens copiados com sucesso 4 - Semelhanças O objetivo é que o sujeito indique o que de comum têm dois conceitos que lhe são apresentados -Termina após 4 insucessos consecutivos - 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tipo de resposta dada

6 5 – Disposição de Gravuras É pedido ao sujeito que ordene séries de cartões de forma a representarem uma história lógica - 15 séries de cartões - termina após 4 insucessos consecutivos - o tempo limite depende da série - o item início depende da idade do sujeito 6 - Aritmética O objetivo é que o sujeito resolva mentalmente problemas aritméticos que lhe são apresentados - o tipo de problema depende do item - termina após 3 insucessos consecutivos - 24 itens - o tempo limite depende do item - o item início depende da idade do sujeito 7 - Cubos É pedido que o sujeito copie, com os cubos, as imagens que lhe são mostradas - termina após 2 insucessos consecutivos - o item início depende da idade do sujeito - o tempo limite depende do item - o número de ensaios depende do item 8 - Vocabulário O objetivo é que o sujeito defina oralmente uma palavra que lhe é lida - termina após 2 insucessos consecutivos - o item início depende da idade do sujeito - 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tipo de resposta do sujeito

7 9 – Composição de Objetos O objetivo é que o sujeito seja capaz de montar séries de puzzles de modo a formar uma imagem familiar - 6 séries de puzzles - o tempo limite depende do item - 10 - Compreensão É pedido que o sujeito responda a questões relacionados com o quotidiano, regras e competências sociais - termina após 3 insucessos consecutivos - 0, 1 ou 2 pontos, consoante a resposta do sujeito e o próprio item 11 – Pesquisa de Símbolos É pedido que assinale se encontra, ou não, um determinado símbolo, numa série de 3 (parte A), e numa série de 5 (parte B). - tempo limite: 120s - a parte é ser realizada depende da idade do sujeito - 1 ponto por cada acerto - opcional 12 – Memória de Dígitos O objetivo é que o sujeito repita sequências de números que ouve, pela ordem direta ou inversa - cada série tem 2 ensaios - termina após insucesso em ambos os ensaios da mesma série - 0, 1 ou 2 pontos (?) - opcional

8 13 - Labirintos É pedido que o sujeito resolva labirintos, traçando uma linha até à saída - termina após 2 insucessos consecutivos - o item início depende da idade do sujeito - prova cronometrada - 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tempo dispendido COMO FAZER A CONVERSÃO DOS RESULTADOS BRUTOS EM QI? 1 – cálculo da idade cronológica 2 – conversão dos resultados brutos em padronizados 3 – conversão dos resultados padronizados em QI a) Subescala Verbal (QI Verbal) b) Subescala de Realização (QI de Realização) c) Escala Completa (QI Geral)

9 CONVERSÃO DOS RESULTADOS BRUTOS EM QI (tabelas) – temos que digitalizar

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Carregar ppt "WISC-III Bruna Magalhães, 38834 Soraia Oliveira, 38863 Novembro, 2012 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013 Licenciatura em Psicologia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google