A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WISC-III Bruna Magalhães, 38834 Soraia Oliveira, 38863 Novembro, 2012 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013 Licenciatura em Psicologia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WISC-III Bruna Magalhães, 38834 Soraia Oliveira, 38863 Novembro, 2012 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013 Licenciatura em Psicologia,"— Transcrição da apresentação:

1 WISC-III Bruna Magalhães, Soraia Oliveira, Novembro, 2012 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013 Licenciatura em Psicologia, 3.º Ano – 1.º Semestre Psicometria

2 O QUE É A INTELIGÊNCIA? Segundo Wechsler (1944), é a capacidade global do indivíduo para atuar finalizadamente, pensar racionalmente e proceder com eficiência em relação ao meio. O QUE É O WISC-III? É um instrumento clínico de aplicação individual que permite avaliar a inteligência de sujeitos entre os 6 e os 16 anos e 11 meses. QI Verbal QI de Realização QI de Escala Completa Compreensão Verbal Organização Percetiva Velocidade Percetiva

3 O WISC-III é constituído por 12 subtestes, em que 3 são opcionais: Subescala Verbal Subescala de Realização 2- Informação 1 4- Semelhanças 1 6- Aritmética 8- Vocabulário Compreensão Memória de dígitos (opcional ) 1- Completamento de gravuras 2 3- Código 3 5- Disposição de gravuras 2 7- Cubos 2 9- Composição de objetos Pesquisa de símbolos (opcional ) Labirintos (opcional) 1 Compreensão Verbal 2 Organização Percetiva 3 Velocidade de Processamento

4 CÁLCULO DA IDADE CRONOLÓGICA AnoMêsDia Data de Avaliação Data de Nascimento Idade7 (anos)4 (meses)12 (dias) CLASSIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE QI QIClassificação 130 ou superiorMuito Superior Superior Médio Superior Médio Médio Inferior Inferior 69 ou inferiorMuito Inferior

5 OS SUBTESTES DO WISC-III 1 – Completamento de Gravuras Conjunto de cartões em que o sujeito tem que identificar o que de importante falta em cada imagem -Tempo limite: 20s - 31 itens - termina após 6 insucessos consecutivos - O item início depende da idade - 1 ponto por cada acerto 2 - Informação Conjunto de questões orais que avaliam o conhecimento sobre vários temas -Termina após 5 insucessos consecutivos - O item início depende da idade - 0, 1 ou 2 pontos 3 - Código É pedido ao sujeito que copie símbolos associados a figuras ou números -Tempo limite: 120s - A série a preencher depende da idade - A pontuação é feita de acordo com o número de itens copiados com sucesso 4 - Semelhanças O objetivo é que o sujeito indique o que de comum têm dois conceitos que lhe são apresentados -Termina após 4 insucessos consecutivos - 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tipo de resposta dada

6 5 – Disposição de Gravuras É pedido ao sujeito que ordene séries de cartões de forma a representarem uma história lógica - 15 séries de cartões - termina após 4 insucessos consecutivos - o tempo limite depende da série - o item início depende da idade do sujeito 6 - Aritmética O objetivo é que o sujeito resolva mentalmente problemas aritméticos que lhe são apresentados - o tipo de problema depende do item - termina após 3 insucessos consecutivos - 24 itens - o tempo limite depende do item - o item início depende da idade do sujeito 7 - Cubos É pedido que o sujeito copie, com os cubos, as imagens que lhe são mostradas - termina após 2 insucessos consecutivos - o item início depende da idade do sujeito - o tempo limite depende do item - o número de ensaios depende do item 8 - Vocabulário O objetivo é que o sujeito defina oralmente uma palavra que lhe é lida - termina após 2 insucessos consecutivos - o item início depende da idade do sujeito - 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tipo de resposta do sujeito

7 9 – Composição de Objetos O objetivo é que o sujeito seja capaz de montar séries de puzzles de modo a formar uma imagem familiar - 6 séries de puzzles - o tempo limite depende do item Compreensão É pedido que o sujeito responda a questões relacionados com o quotidiano, regras e competências sociais - termina após 3 insucessos consecutivos - 0, 1 ou 2 pontos, consoante a resposta do sujeito e o próprio item 11 – Pesquisa de Símbolos É pedido que assinale se encontra, ou não, um determinado símbolo, numa série de 3 (parte A), e numa série de 5 (parte B). - tempo limite: 120s - a parte é ser realizada depende da idade do sujeito - 1 ponto por cada acerto - opcional 12 – Memória de Dígitos O objetivo é que o sujeito repita sequências de números que ouve, pela ordem direta ou inversa - cada série tem 2 ensaios - termina após insucesso em ambos os ensaios da mesma série - 0, 1 ou 2 pontos (?) - opcional

8 13 - Labirintos É pedido que o sujeito resolva labirintos, traçando uma linha até à saída - termina após 2 insucessos consecutivos - o item início depende da idade do sujeito - prova cronometrada - 0, 1 ou 2 pontos, dependendo do tempo dispendido COMO FAZER A CONVERSÃO DOS RESULTADOS BRUTOS EM QI? 1 – cálculo da idade cronológica 2 – conversão dos resultados brutos em padronizados 3 – conversão dos resultados padronizados em QI a) Subescala Verbal (QI Verbal) b) Subescala de Realização (QI de Realização) c) Escala Completa (QI Geral)

9 CONVERSÃO DOS RESULTADOS BRUTOS EM QI (tabelas) – temos que digitalizar

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Carregar ppt "WISC-III Bruna Magalhães, 38834 Soraia Oliveira, 38863 Novembro, 2012 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013 Licenciatura em Psicologia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google