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1 Corporativo 2010 Nicoletti – Gestão CRM / Dezembro 2009.

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1 1 Corporativo 2010 Nicoletti – Gestão CRM / Dezembro 2009

2 2 Corporativo 2010 I)Introdução II)A Modalidade Corporativa III)Corporativo Site IV)Corporativo CRM I)Métricas II)Incremento III)Site Internet ÍNDICE

3 Introdução 3 Os principais objetivos deste workshop são: Detalhar a modalidade corporativa; Comercialização de softwares de terceiros na modalidade corporativa; Diferenciais do modelo para Clientes, Franquias, EARs e TOTVS; Como efetuar os cálculos de CDU e SMS; Regras Gerais da modalidade corporativa; Funcionamento do site; Acesso ao CRM para acompanhamento e preenchimento de informações;

4 A Modalidade Corporativa 4 Cliente adquire a Cessão de Direito de Uso dos softwares aplicativos de propriedade da TOTVS de forma ilimitada, por segmento de atuação; Não há limitação de acessos/instâncias simultâneas para uso destes softwares; Para a cobrança dos valores de contratação da modalidade (CDU e SMS), utiliza-se uma métrica específica por segmento; Anualmente, caso o cliente apresente crescimento em sua métrica, será cobrado um valor incremental, Pagamentos Adicionais Anuais Caso o cliente não apresente crescimento em sua métrica, apenas teremos revisão dos valores de SMS, com base na mesma métrica; Todos os detalhes sobre o licenciamento na modalidade corporativa, são obtidos na Tabela de Preços TOTVS;

5 Adicionais Corporativos 5 A TOTVS permite o licenciamento dos softwares aplicativos de terceiros, abaixo listados, na modalidade corporativa : Medicina e Segurança do Trabalho, Importação e Exportação, Manutenção de Ativos e Gestão Ambiental. Esses produtos não estão contidos no licenciamento visto anteriormente; Para se comercializar esses produtos, deve-se cobrar 10% do valor total do cálculo do corporativo para cada módulo, independente do número de adicionais comercializados. Caso o cliente queira adquirir o adicional após a aquisição do produto, o valor de 10% deve ser calculado sobre a maior métrica histórica; Caso o cliente não queira adquirir os módulos na modalidade corporativa (adicional) o mesmo pode fazê-lo através da modalidade tradicional, ou seja, através de licenças de uso limitadas;

6 Regras Gerais da Modalidade 6 Data do informe das quantidades da métrica anual, conforme Tabela de Preços Multa de 50% para quem não informar as novas quantidades da métrica, nos prazos devidos Reajustes dos valores pelo IGP-M/FGV e o taxa de juros SELIC * 1,5 Percentuais ou valores de CDU / SMS (ET ou AR) Não existem descontos na modalidade Corporativa Comprovação da RB através de documento de IR em Junho Só é permitida a inclusão de CNPJs para empresas do mesmo grupo ou mesma participação societária. Não é permitida a comercialização na modalidade corporativa utilizando-se tabelas diferentes das apresentadas na Tabela de Preços

7 Diferenciais para o Cliente 7 Mote Principal: Alta disponibilidade da Informação A cobrança de adicional de CDU, é feita com base nas informações do ano anterior, ou seja, primeiro o Cliente usa o software, cresce e depois ele paga. Essa é uma aposta da TOTVS que seus produtos auxiliam no crescimento e gestão dos negócios do Cliente. O cliente tem a possibilidade de liberar multi-usuários para um mesmo funcionário, a um custo muito inferior, ganhando produtividade operacional com seus participantes. Caso o negócio ou o mercado do Cliente esteja em dificuldades, e o mesmo diminua sua métrica, a TOTVS mostra-se parceira reduzindo o custo fixo de SMS do mesmo, fato que não aconteceria caso o mesmo optasse pelas modalidades Tradicional ou Aluguel. Custo com licenças ocorre somente uma vez ao ano, sendo que o cliente consegue programar-se previamente, avaliando o quanto está crescendo. Possibilidade de redução ou extinção do custo de aquisição de software para a implantação de novos módulos.

8 Diferenciais para a TOTVS 8 Aumento da usabilidade dos softwares por parte dos Clientes, aumentando a satisfação dos mesmos. Aumento do Tempo de permanência dos clientes utilizando os produtos TOTVS. Aumento do custo de saída do cliente da solução TOTVS, visto que o modelo permite e incentiva a utilização do maior número de módulos possível. –A melhor ferramenta de blindagem da base contra a concorrência. Diminuição do custo da venda e manutenção da carteira Eliminação de qualquer tipo de desconto em licenças para clientes da Base.

9 Diferenciais para a Franquia e Executivos de AR 9 Diminuição no custo de venda de novos projetos para os Clientes da Base em aproximadamente 30%, visto que, quando da venda, não será necessário discutir o custo de CDU, apenas a parcela de Serviços. Eliminação de descontos na venda de CDU, mais $$$ no bolso. Diminuição do risco de perda do cliente, visto que o mesmo utilizará mais e melhor o Sistema. Comissionamento de CDU, sem a necessidade de uma nova venda efetiva de licenças. Oportunidade de recebimento de comissão duas vezes no ano (Janeiro e Junho), quando do informe da métrica e da comprovação da mesma. Oportunidade praticamente ilimitada de geração de novos serviços

10 Cálculo do Adicional de CDU 10 Passo a passo para simulação do Adicional Anual de corporativo Obter o valor da Métrica do ano anterior do cliente Verificar qual a maior métrica histórica reajustada já fornecida pelo cliente Reajustar a tabela de métricas da proposta do cliente Multiplicar o Valor da maior métrica histórica pelo índice correspondente na tabela reajustada, sempre obedecendo ao valor mínimo, ou seja, caso o valor obtido não atinja o valor mínimo da faixa correspondente, utilizar o valor mínimo para o cálculo, caso contrário, o cálculo deve ser realizado com o valor obtido com a multiplicação (1). O mesmo procedimento deve ser realizado com o Valor da métrica de 2009 (2). Os valores obtidos devem ser subtraídos conforme abaixo: Valor de 2009 (2) – Valor Métrica Histórica (1) = Adicional Anual a pagar O resultado da subtração é o valor de Adicional Anual que o cliente deve pagar.

11 Reajuste SMS 11 Os valores de SMS serão reajustados para todos os clientes, conforme sua métrica específica; Os valores do contrato de SMS poderão sofrer reajustes, para cima ou para baixo, de acordo com a situação da métrica do cliente; As tabelas de SMS também deverão ser reajustadas, conforme tabela de CDU, de acordo com o IGP-M, conforme explicação anterior; Para o cálculo do valor de SMS, deve-se multiplicar a métrica de 2009 pelo índice da faixa correspondente, sempre obedecendo o valor mínimo reajustado da tabela;

12 Considerações Importantes 12 O cálculo só será realizado caso haja incremento na métrica do cliente em comparação com a maior métrica histórica reajustada apresentada; O cliente pode informar a Receita Bruta do ano anterior através do site ou carta enviada ao Depto. de Faturamento da TOTVS; O reajuste é realizado pelo IGP-M anual, que para o ano de 2009 foi negativo, fechando o ano em -1,72% Somente a métrica e o valor mínimo são reajustados na tabela, nunca o índice, para corporativo na categoria RB. Caso o cliente possua outro segmento, o índice também deve ser reajustado; Há uma rotina para o cálculo automático no Depto de Faturamento da TOTVS, para que esse cálculo seja gerado corretamente, deve-se verificar se as métricas e as tabelas estão corretas no sistema Somente será efetuado o cálculo, para Clientes que possuam suas métricas históricas, devidamente preenchidas

13 13 Corporativo 2010 II)Corporativo Site Acesso ao site Calculo de reajuste Forma de pagamento Memória de calculo I)Introdução II)Corporativo Site III)Corporativo CRM I)Métricas II)Incremento III)Site Internet ÍNDICE

14 Corporativo O cliente irá acessar a seguinte URL: em seguida irá digitar na Identificação (CNPJ ou CPF sem pontuação) e na Senha deverá ser informado o código de cliente:

15 Corporativo Em seguida é necessário digitar o CNPJ principal da empresa (sem pontuação) e clicar em prosseguir:

16 Corporativo Será apresentada uma tela com todos os CNPJs vinculados. No campo valor devera ser informada a respectiva métrica de cada um:

17 Corporativo Será exibida uma tela com os valores descritos na pagina anterior. Abaixo consta o termo de aceite onde o cliente deve confirmar em seguida clicar em prosseguir:

18 Corporativo Será apresentada a tela com a simulação do valor reajustado. IMPORTANTE: Caso o cliente tenha exceção será apresentada uma mensagem com a finalização do processo informando que os dados informados foram enviados com sucesso e para entrar em contato com o executivo de AR.

19 Corporativo Ao clicar na opção é apresentado as opções de pagamento, conforme segue no exemplo abaixo:

20 Corporativo Em seguida será apresentada a seguinte mensagem com a finalização do processo:

21 Corporativo Na opção é exibida uma tela com todo detalhamento dos reajustes, índice de IGPM, índice de SMS e CDU bem como valor mínimo de cada um:

22 22 Corporativo 2010 III)Corporativo CRM Métricas/Índices/Exceções Incremento Geração de oportunidade/proposta Integração com o Site I)Introdução II)Corporativo Site III)Corporativo CRM I)Métricas II)Incremento III)Site Internet ÍNDICE

23 Corporativo Integração Site X CRM Caso o cliente tenha efetuado corretamente o lançamento das métricas pelo site, confirmado o termo de aceite e escolhido a melhor forma de pagamento, através da comunicação com o CRM na opção Site Internet é apresentado as métricas da web onde o vendedor deverá clicar no respectivo cliente em seguida clicar na opção Gera proposta onde será gerada uma oportunidade como a descrição Incremento Corporativo Será necessário imprimir a proposta e revisar os valores. Após a conferência enviar a proposta via para: ou entregar no departamento de contratos. Se o cliente possuir exceção é necessário utilizar a opção Incremento para lançar os valores

24 Corporativo Métricas Acessar a workarea em seguida é necessário buscar o respectivo cliente e clicar em Corporativo/Métricas:

25 Ao clicar nas pastas Métricas e Índices conseguimos visualizar todos os CNPJs agregados em contrato bem como todas as métricas informadas/reajustes dos anos anteriores: Corporativo

26 Para verificar se o cliente possui alguma exceção basta clicar na opção Exceção em seguida clicar na opção Memo onde será exibida uma tela com a descrição do detalhe (se houver): Corporativo

27 Incremento Corporativo Na opção Incremento é exibido uma tela de confirmação de geração de oportunidade/proposta referente ao Corporativo Essa opção só deverá ser utilizada quando o cliente não tiver informado a métrica no site.

28 Corporativo Ao clicar em Sim é apresentado uma tela com a descrição de todos os CNPJs agregados. No campo Métrica é necessário informar a métrica de todos os CNPJs descritos onde o sistema faz o cálculo automático de todos os valores lançados:

29 Corporativo Ao clicar no botão de confirma apresentado na tela anterior é gerada uma oportunidade com a descrição Incremento Corporativo 2010, para acessar a mesma basta buscar o respectivo cliente e clicar em oportunidades:

30 Em seguida é necessário clicar no botão alterar: Corporativo

31 Clicar na opção proposta comercial para confirmar se os valores gerados estão corretos: Corporativo

32 Após a conferência clicar no botão de confirma onde será apresentada a tela de Produtos de Conectividade, é necessário desmarcar todos os itens: Corporativo

33 Clicar novamente na opção confirma para gravar a proposta: Corporativo

34 Será apresentada a tela de impressão da proposta: Corporativo

35 Em seguida a proposta será impressa em Word com a seguinte descrição: Corporativo Para finalizar é necessário encaminhar um com a proposta anexa para:

36 Corporativo Importante : após a conferência da proposta a mesma deve ser encerrada, para tanto é necessário que o FCS seja igual a e o estagio esteja como encerrado, para que o faturamento possa enxergar essa proposta:

37 Site Internet 37 Na opção Site Internet o sistema carrega as informações descritas pelo cliente efetuado no portal: em seguida clicar no link Gera Prop. Para gerar a proposta no sistema: Corporativo 2010

38 38 Dúvidas referente a utilização do CRM entre em contato o nosso Help Desk Abertura de Chamados através do link Abertura de chamados on-line Área: TDI – TI, Desenvolvimento e Infraestrutura. Telefone ( 11 ) opções: 1, 2, 2 ou através do Materiais de apoio ftp://ftp.totvs.com.br/tdi/crm/Manual/ IMAGEM Help Desk CRM


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