A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação em Conceitos e Técnicas de Monitoramento e Avaliação para Programas do MDS no âmbito das ações do Plano Brasil sem Miséria (BSM)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação em Conceitos e Técnicas de Monitoramento e Avaliação para Programas do MDS no âmbito das ações do Plano Brasil sem Miséria (BSM)"— Transcrição da apresentação:

1 Formação em Conceitos e Técnicas de Monitoramento e Avaliação para Programas do MDS no âmbito das ações do Plano Brasil sem Miséria (BSM)

2 Motivação Aprimoramento da Política Social = esforços crescentes em capacitação em gestão; Gestão de Políticas e Programas = aprofundamento elaboração de diagnóstico, monitoramento e avaliação; SUAS = capacitação em atividades da Vigilância Social.

3 Objetivos elaborar diagnósticos sobre o contexto socioeconômico e pobreza nos estados e municípios; conhecer e utilizar os principais instrumentos para monitoramento e avaliação do MDS para viabilizar apoio técnico à implementação e aprimoramento das ações do plano; dimensionar as características dos públicos-alvo das ações do BSM e condições de oferta de serviços socioassitenciais.

4 Público Alvo Gestores e técnicos das secretarias de Assistência Social nos estados e capitais; Técnicos de instituições de planejamento e estatística estaduais e em algumas capitais.

5 Perfil dos Participantes
Desejável que possuam nível superior e exerçam atividades de gestão dos programas e ações socioassistenciais ou no âmbito do BSM; Conhecimentos introdutórios de ferramentas de cálculo (Excel).

6 Eixos Programáticos 1- Construção e Análise de Indicadores para Diagnóstico de programas do MDS e ações do Plano Brasil Sem Miséria; 2- Conceitos e Instrumentos para Monitoramento de programas do MDS e ações do Plano Brasil Sem Miséria; 3- Conceitos e Instrumentos para Avaliação de programas do MDS e de ações do BSM.

7 EMENTA O Plano Brasil Sem Miséria;
Ciclo de Formulação e Avaliação de Políticas; Conceitos básicos sobre Indicadores e fonte de dados: Censo Demográfico, PNAD, Munic, Estadic, Pesquisas Econômicas do IBGE, Cadastro Único de Programas Sociais, Censo SUAS, Registros Administrativos e de Programas do MDS, MS, MEC, MTE, MPS. Diagnóstico do contexto socioeconômico das ações do BSM: estrutura, fontes de dados e indicadores. Diagnóstico acerca dos públicos-alvo do Plano: Dimensionamento da pobreza e caracterização social. Diagnóstico das condições de oferta e implementação dos programas. Conceitos básicos sobre Monitoramento e Avaliação de Programas. Instrumento de Monitoramento do Plano BSM: Matriz de Informações Sociais, Data Social, Painel Monib. Abordagens metodológicas e pesquisas de avaliação do MDS e Plano BSM.

8

9 Objetivos do curso

10 Conteúdo programático
1º dia - Atividades -8h30- Apresentação do Curso Apresentação do Plano BSM: objetivos, principais ações -Aula expositiva: Demanda de informações no Ciclo de Políticas e Programas. -10h45-Aula expositiva: Sistema Estatístico Nacional, principais, pesquisas e fontes de dados; Diagnósticos de contexto socioeconômico: estrutura e indicadores. -14h00- Aula prática: Elaborando diagnóstico socioeconômico para estados e municípios com base no Censo Demográfico, PNAD, Pesquisas Econômicas do IBGE -15h30 Aula prática: elaborando diagnóstico socioeconômico para estados e municípios com base no Censo Demográfico, PNAD, Pesquisas Econômicas do IBGE – ferramentas informacionais

11 Principais Indicadores Sociais e de Pobreza
2º dia - Atividades 8h30 Aula expositiva: Ciclo de Gestão da Informação: dos dados aos Indicadores - Conceitos básicos sobre indicadores Principais Indicadores Sociais e de Pobreza Identificação dos Públicos-alvo do Plano BSM 10h45 Aula expositiva: Cadastro Único de Programas Sociais: objetivo, histórico, aplicações, produtos e principais variáveis Índice de Desenvolvimento da Família 14h00 Aula prática: Dimensionando e caracterizando públicos alvo do Plano BSM com base no CadÚnico – ferramenta: Tab CAD 15h30 Aula prática: Dimensionando e caracterizando públicosalvo do Plano BSM com Tab Cad

12 Tipologia de Capacidade de Gestão em Assistência Social.
3º dia Atividades 8h30- Aula expositiva - Indicadores de Infraestrutura de Serviços, Recursos Humanos e Capacidade de Gestão. A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC). Tipologia de Capacidade de Gestão em Assistência Social. 10h45 - Aula expositiva: Censo SUAS: objetivo, histórico, usos e principais variáveis. 14h00 Aula prática: Levantando e caracterizando a infraestrutura de oferta e atendimento das ações do Plano BSM com base no Censo SUAS e Matriz de Informações Sociais – ferramentas Tab. 15h30 Aula prática: Levantando e caracterizando a infraestrutura de oferta e atendimento das ações do Plano BSM com base no Censo SUAS e Matriz de Informações Sociais – ferramentas Tab SUAS e MIS.

13 O Painel Monib para monitoramento de ações do BSM.
4º dia Atividades 8h30 Aula expositiva: Conceitos básicos em Monitoramento e Avaliação; Instrumentos de Monitoramento e Avaliação no aprimoramento de programas ; Monitoramento gerencial e monitoramento analítico. 10h45 Aula expositiva: Painéis de indicadores de monitoramento: concepção, etapas e aplicações. O Painel Monib para monitoramento de ações do BSM. 14h00 Aula prática : Usando painel de indicadores de monitoramento para ações do BSM – ferramentas MIS e Monib. 15h30 Aula prática Usando painel de indicadores de monitoramento para ações do BSM – ferramentas MIS e Monib. 5º dia Atividades 8h30 Aula expositiva: Pesquisas de Avaliação: tipologias e técnicas de Levantamento; Etapas de especificação: do problema, instrumento, campo à disseminação dos resultados. 10h45 Aula expositiva: Principais pesquisas de avaliação do MDS e para Plano BSM: objetivos, características e resultados. 14h00 Aula prática Acesso aos sumários executivos e bases de microdados das pesquisas Acesso ao portal de publicações do MDS 15h30 Atividade de grupo em sala de aula

14 Perfil dos Participantes das Turmas de 2011
Turma a 11 de novembro de 2011 Sexo feminino (71%) 100% graduação, sendo que (41%) possuíam graduação em Serviço Social. Especialização/MBA – ( 37%) ou mestrado (15%). Nenhum participante com deficiência. Atuam na área de Assistência Social - (93%) Vínculo empregatício estatutário (62%). 100% com acesso à internet de banda larga 100% utiliza Word; (70%) Excel; (7%) da ferramenta SPSS. motivações : ampliar e atualizar conhecimentos (82%) e potencializar a sua atuação na área (82%).

15 Turma a 25 de novembro de 2011 Sexo feminino (77%) Todos com graduação exceto um, com ensino fundamental. (36%) possuíam graduação em Serviço Social. Especialização/MBA (45%). 30 e 40 anos de idade (40%) 50 e 60 anos 35% Atuam na área de Assistência Social (72,7%), (54%) atuam há 10 anos na administração pública e metade possui vínculo empregatício comissionado/confiança (50%). 100% acesso à internet de banda larga, Utilizam ferramenta Word; (90%); 81% Excel; e (4%) conhecem a ferramenta SPSS. Motivações: ampliar e atualizar conhecimentos (86%) e potencializar a sua atuação (77%).   

16 Utilização de Ferramentas Informacionais
Turma 1 Turma 2 INFOSUAS Plano de Ação (Rede SUAS) 40,7% 45,5% GEOSUAS 18,5% 13,6% Sistema de Informações de benefícios do PBF – SIBEC 14,8% 22,7% SICNAS WEB 3,7% Demonstrativo Sintético Físico Financeiro (Rede SUAS) 29,6% Matriz de Informação Social 48,1% 77,3% Sistema de Condicionalidades do PBF 22,2% 18,2% Censo SUAS 70,4%

17

18

19 Ofertas de Cursos nos Estados
1ª Região: Centro Oeste, 26 a 30 de março/2012; Brasília SAGI/MDS - docentes, material didático e coordenação do curso: em contratação de consultores para elaboração de material didático. Estados : custeiam a participação de seus servidores; Estado Sede: DF - GDF: infra-estrutura e logística de apoio e recepção aos alunos; Mobilização dos Estados;

20 2- Oferta nas 05 Regiões: Instituição de Ensino que oferecerá infra-estrutura necessária de salas de aula, execução e coordenação dos cursos. Em parceria com os Estados no custeio relativo à participação de seus servidores; Parceria com SNAS, CNAS e FONSEAS na mobilização dos Estados.   3- Cursos ofertados pela ENCE, através de Termo de Cooperação com MDS. 4- oferta de cursos através dos arranjos da PNC/SUAS

21 Obrigado! SAGI/MDS ana.oliveira@mds.gov.br


Carregar ppt "Formação em Conceitos e Técnicas de Monitoramento e Avaliação para Programas do MDS no âmbito das ações do Plano Brasil sem Miséria (BSM)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google