A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

À DESCOBERTA DO UNIVERSO Sabes a diferença entre Astronomia e Cosmologia? Astronomia: ciência que estuda os astros. Cosmologia: é um ramo da Astronomia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "À DESCOBERTA DO UNIVERSO Sabes a diferença entre Astronomia e Cosmologia? Astronomia: ciência que estuda os astros. Cosmologia: é um ramo da Astronomia."— Transcrição da apresentação:

1

2 À DESCOBERTA DO UNIVERSO

3 Sabes a diferença entre Astronomia e Cosmologia? Astronomia: ciência que estuda os astros. Cosmologia: é um ramo da Astronomia que se dedica ao estudo da origem e evolução do Universo.

4 Universo O que existe no Universo?

5 Universo EstrelasUniverso Planetas Galáxias Via láctea Sol

6 Universo Como sabemos o que existe? Desde o início da sua existência, o ser humano interrogou-se sobre a organização dos astros no Universo, que foi sendo imaginada de maneiras muito diferentes.

7 Universo Os primeiros registos astronómicos datam de aproximadamente 3000 A.C. e devem-se a chineses, babilónios e egípcios. O ápice da ciência antiga deu-se na Grécia, de 600 A.C. – 400 A.C. Foram os primeiros a falar em esfera celeste e a considerar que este girava em torno da Terra.

8 Universo Tales de Mileto (624 – 545 a.C.) pensava que a Terra era um disco plano numa vasta extensão de água. Previu o eclipse solar de 28 de maio de 585 a.C. Aristóteles de Estagira (384 – 322 a.C.) explicou os eclipses da Lua e do Sol e propôs que o Universo seria finito e esférico, tendo a Terra como centro (teoria geocêntrica)

9 Universo Ptolomeu ( d.C.) foi o último astrónomo importante da Antiguidade. É a ele que se deve uma representação geométrica do sistema solar, geocêntrica, com círculos e epiciclos. É este cientista que aprofunda o modelo de Aristóteles e formula a Teoria Geocêntrica. Ele considerava um modelo em que a Terra era o centro do Universo e o sol e os outros Planetas rodavam à sua volta. O modelo explicava tão bem os movimentos planetários que foi aceito por mais de treze séculos sem contestação. Este modelo tinha a aprovação da Igreja Católica, pois de acordo com as escrituras, a Terra estava fixa no centro do Universo.

10 Universo Nicolau Copérnico ( ) ensinava astronomia na Itália. Estudava os antigos gregos e escreveu um livro chamado Des Rebolutionibus- A revolução dos Corpos Celestes, em No livro, Copérnico declarava que a Terra realizava uma volta em torno do Sol, como qualquer outro planeta. (Teoria heliocêntrica)

11 Universo Johannes Kepler( ), astronomo alemão e excelente matemático estudou o movimento dos planetas e enunciou três leis que descreviam o modo como eles se moviam.

12 Universo Só com os estudos efectuados por Galileu Galilei ( ), se abriram novos horizontes com o seu telescópio astronómico (luneta de Galileu). luneta de Galileu As descobertas sucederam-se a um ritmo acelerado: as crateras da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares e as fases da Lua e de Vénus. Só nesta altura é que as teorias de Copérnico ganham um poderoso aliado. Foi um defensor da teoria heliocêntrica.


Carregar ppt "À DESCOBERTA DO UNIVERSO Sabes a diferença entre Astronomia e Cosmologia? Astronomia: ciência que estuda os astros. Cosmologia: é um ramo da Astronomia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google