A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APANHADO GERAL 1. Sintomas de uma crise mundial 2. Alguns motivos 3. Exemplos de pesquisa 4. Resposta da psicoterapia 5. Os números da demanda por psicoterapeutas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APANHADO GERAL 1. Sintomas de uma crise mundial 2. Alguns motivos 3. Exemplos de pesquisa 4. Resposta da psicoterapia 5. Os números da demanda por psicoterapeutas."— Transcrição da apresentação:

1 APANHADO GERAL 1. Sintomas de uma crise mundial 2. Alguns motivos 3. Exemplos de pesquisa 4. Resposta da psicoterapia 5. Os números da demanda por psicoterapeutas 6. Situação atual em vários continentes 7. Modalidades e métodos - apanhado geral 8. Controle de qualidade e treinamento 9. Pesquisa sobre psicoterapia e eficiência 10. Perspectiva

2 1. Sintomas de uma crise mundial Depressão será a doença mais disseminada em 2020 (OMS) Ansiedade: epidemia em todas as áreas da educação, trabalho e aposentadoria Crise emocional aguda requer medidas imediatas Controle de agressividade é uma tarefa de alta prioridade

3 2. Alguns motivos A globalização afeta toda a vida humana. Vivemos uma crise financeira, escândalo recente de envenenamento também com repercussão mundial, guerras estão globalizadas etc. Mudança das estruturas familiares: estão diminuindo, inclusive mais gente fica solteira. Tudo acelerado pelas ferramentas modernas de comunicação. Vivemos uma perda de significados, principalmente com relação a velhas tradições. Vigora filosofia de vale-tudo e, consequentemente, sensação de insegurança.

4 Ansiedade e sintomas de depressão em amostragem representativa da população da Áustria (acima de 15 anos de idade; N = 1,408)

5 Novas pensões por invalidez em 1999 (N=24,836)

6 Estado da saúde mental na União Européia Conselho Geral de Saúde e Proteção ao Consumidor da Comissão Européia, C2 – dados de saúde do edifício Jean-Monnet, L – 2920 LUXEMBURGO OMS: todo o banco de dados Total das taxas de mortalidade decorrente de suicídios em toda a Europa em 1997 Taxas de mortalidade padronizadas, suicídio e ferimentos provocados pela própria vítima, todas as idades, por grupo de

7 Estado da saúde mental na União Européia Consumo de álcool em toda a Europa Litros de álcool puro por indivíduo com pelo menos 15 anos de idade por ano, 2001 Fonte: OMS, todo o banco de dados

8 4. Resposta da psicoterapia A psicoterapia moderna é uma relação específica entre um psicoterapeuta e um paciente/cliente que usa o conhecimento e a experiência dos métodos psicoterapêuticos como apoio para o desenvolvimento "interno" de uma pessoa ou de um grupo.

9 Às vezes, o tratamento psicoterapêutico relacional é auxiliado por uso de medicamentos, exercícios e tarefas de "dever de casa".

10 5. Os números da demanda por psicoterapeutas Segundo a OMS e as nossas estimativas, deve haver um psicoterapeuta por grupo de pessoas psicoterapeutas são necessários em uma população de 1 milhão de pessoas.

11 6. Situação atual de psicoterapeutas (semi-) profissionais em diversos continentes: a) América do Norte (EUA e Canadá): aprox b) América Latina: aprox c) Europa: aprox

12 d) África: tratamento ocidental: aprox curandeiros tradicionais: Ásia: aprox O aumento do número de profissionais é excelente. Só há números disponíveis em alguns países.

13 7. Modalidades e métodos - visão geral: as centenas de métodos podem ser separadas em 7 grupos: a) abordagem psicoanalítica b) abordagem de comportamento (cognitiva) c) abordagem familiar sistêmica d) abordagem humanística e) abordagem hipnótica f) abordagem psicofísica e de relaxamento g) modalidades integrativas

14 8. Controle de qualidade e treinamento Todos os profissionais concordam com os requisitos básicos de treinamento: autorreflexão (ensino de terapia) terapia supervisionada com pacientes e teoria (básica e em métodos/modalidades)

15 O treinamento de um psicoterapeuta requer milhares de horas e de 5 a 7 anos. A manutenção da qualidade requer supervisão regular, participação em congressos e leitura de material atualizado.

16 9. Pesquisa sobre psicoterapia e eficiência Para se poder demonstrar o valor da psicoterapia ao público e angariar fundos para o tratamento de indivíduos de baixa renda, é necessário demonstrar a eficiência da psicoterapia.

17 Milhares de investigações já provaram a validade da psicoterapia e sua utilidade prática na reintegração emocional. Também já se sabe muito sobre a tarefa de um psicoterapeuta. A pesquisa hermenêutica e os estudos empíricos/estatísticos são necessários e amplamente documentados.

18 10. Perspectiva A psicoterapia é de grande ajuda para os milhões de pessoas com problemas emocionais. No futuro, sobretudo o intercâmbio intercultural deve enriquecer o trabalho psicoterapêutico e ajudar a humanidade a compreender melhor a condição humana com todas as suas diferenças culturais.

19 Esse conhecimento obtido pela nossa sensibilidade cultural também compõe algo que deve ser repassado aos responsáveis pela política e serviços de saúde. O desenvolvimento da profissão requer padrões mínimos comuns, como sugere o Conselho Mundial de Psicoterapia, e a Federação Latino- Americana começou a implementar.


Carregar ppt "APANHADO GERAL 1. Sintomas de uma crise mundial 2. Alguns motivos 3. Exemplos de pesquisa 4. Resposta da psicoterapia 5. Os números da demanda por psicoterapeutas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google