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1 OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado para inserir sua própria imagem. Campanha Novo Uno Fábio Pataquine/Rafael Eduardo 1ºPPN Novo UNO, Novo Único

2 BRIEFING Cliente: FIAT Produto: Novo Uno Responsável: Cledorvino Belini Atendimento: Rafael Dias e Fabio Pataquine Data: 01/06/2013 Job nº:01

3 ANUNCIANTE A Fiat é a nona maior produtora mundial de automóveis, presente em mais de 150 países, de origem italiana foi fundada por Giovanni Agnelli, um político da região de Piemonte, Lodovico Scarfiotti e o Conde Brecherasio di Cocherano, na cidade de Turim em 11 de julho de 1899 com o nome Fabbrica Italiana di Automobili-Torino (Fábrica Italiana Automóveis Turim, em português). Hoje conta com mais de mil funcionários em suas mais de 30 fabricas espalhadas pelo mundo, e com concessionárias com um faturamento de mais 600 milhões. No Brasil se instalou em 1971, sendo a primeira montadora a construir sua principal fábrica em Betim cidade vizinha de Belo Horizonte MG, no ano de 1976, seu primeiro carro lançado no país foi o lendário FIAT 147, que pouco depois, em 1979, já era disponibilizado em uma versão que utilizava o álcool como combustível. Derivado do 127 italiano, o modelo 147 trouxe para o Brasil a mais atualizada da engenharia de automóveis em grande produção: tração dianteira, coluna de direção retrátil, pneu radical de série e motor dianteiro transversal.

4 PRODUTO/EXTERNO Novo UNO, lançado pela FIAT Brasil em meados 2010, foi criado a partir de um design inovador e ousado nos conceitos, com linhas arrojadas e um nível de personalização inédito no mercado brasileiro. Ele é simplesmente exclusivo, pois o cliente pode personalizar o carro ao seu gosto, transformando-o em uma extensão de sua personalidade. Desde seu início de processo de criação, os designers trabalharam juntamente com um estúdio de pesquisa, fazendo perguntas, apresentando propostas e obtendo feedback. O resultado: um conceito absolutamente original, bem- humoradamente denominado Round Square, ou quadrado arredondado, que norteou todo o desenvolvimento do novo carro. Esse designer entre o quadrado e o redondo trouxe maior robustez, força, aerodinâmica e redução no consumo de combustíveis

5 O seu interior explora formas arredondadas que deixar o carro acolhedor, amigável, leve e jovial, confortável, espaçoso e com várias possibilidades personalização. A estréia de dois novos motores – o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos Flex – que incorporam tecnologias de última geração, desempenho com economia de combustível e baixo nível de emissões. O novo carro está disponível em sete versões : três com motor 1.0 e quatro com 1.4. O novo Fiat Uno tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem. E durante a vigência da garantia geral o dono do veículo tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil. PRODUTO/INTERNO E MOTORIZAÇÃO

6 PÚBLICO-ALVO O público alvo do Novo Uno composto por pessoas de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 25 anos, e de classe social C, conhecida atualmente com a Nova Classe Média. Tem família pequena, recém-casado ou ainda solteiro. O consumidor em questão geralmente está no começo da independência financeira e tem o nível escolar médio (entre o ensino médio completo e/ou cursando o ensino superior).

7 O consumidor do Novo Uno está presente com maior expressividade nas Regiões Sudeste e Sul, sobretudo nas principais metrópoles e/ou áreas urbanas regulares, sendo a capital paulista a que tem o maior percentual do público a ser impactado. O consumidor do Novo Uno, em geral jovem adulto, está ligado a modernidade e atento aos novos assuntos, produtos, tendências e tecnologias. Produtos exclusivos, irreverentes (cores e formas modernas e simples) e com boa reputação sempre estão em foco para ele.

8 Com pensamentos mutáveis, o consumidor em questão é bastante impactado pelos meios de comunicação e influências dos mais próximos. Gosta de esporte, músicas agitadas, comer casualmente e celebrar sua juventude e independência. É fiel aos amigos e aos mais queridos, portanto, gosta de sair bastante e se locomover com facilidade. É consumista, prefere gastar quantias equilibradas em diversos segmentos para conseguir tudo o que deseja. O alto potencial de pagamento e fidelidade ao que lhe agrade é o que torna o consumidor em questão em um público ideal.

9 CONCORRÊNCIA MARCAMODELO PREÇO (APROXIMADO) VWGOL R$ ,00 FORD FIESTAR$ ,00 GMCELTAR$ ,00 PEGEOT206R$ ,00 RENAULTCLIO R$ ,00 Abaixo uma lista dos principais concorrentes do Novo Uno:

10 MAIOR CONCORRENTE PONTOS FORTES PONTOS FRACOS Portfólio de marcas fortes Desempenho lento da Volkswagen em algumas áreas geográficas Forte foco em pesquisa e desenvolvimento Produtividade dos funcionários relativamente baixo Robustas capacidades de produção Pontos Positivos Pontos Negativos Baixo custo de manutenção Alto índice de furto/roubo Robustez Seguro caro Boa aceitação no mercado Gol G5 tem freio duro quando o motor está frio Trincas nas torres dianteiras e na parte inferior da parede de fogo (que separa o motor do habitáculo) Empresa: Volkswagen

11 PLANEJAMENTO – BRAINSTORM Único Personalização Colorido Exclusivo Confortável Moderno

12 OBJETIVOS DE MÍDIA Para atingir os objetivos da campanha serão utilizados como meios básicos a Internet e a Revista, direcionar a veiculação das mensagens para jovens adultos de classe C, que acabaram de conquistar independência financeira e buscam liberdade de locomoção.

13 Destina-se a um público mais exigente, crítico, formador de opinião e receptivo a novidades. É moderna e está associada á tendência do público alvo. 30% dos investimentos da Fiat em propaganda serão por esse meio. Será realizada campanha pelo blog oficial da Fiat. Interatividade que proporciona interação com que o público. No caso, o consumidor poderá montar o seu próprio Fiat Uno no blog da Fiat, personalizando-o e divulgá-lo nas redes sociais. INTERNET

14 Mídia que possui um maior tempo de vida. Apelos sob medida. Serão utilizados veículos com títulos voltados para o público da campanha. Favorece a continuidade e o trabalho de apoio à imagem, por causa da qualidade de reprodução do anúncio. Permitem melhor reprodução dos anúncios e melhor aparência; onde será dado foco no visual moderno do Novo Uno. REVISTA

15 A agência vai usar em grande escala o Marketing Digital na Campanha do Novo UNO, como: Blog da Fiat e revista. Começar com a campanha Você é UNO" através blog onde o cliente monta seu carro conforme seu estilo. E também desenvolver uma peça de revista que ira destacar a ideia do único de cada ser, e como podemos ser diferentes, Únicos! PEDIDO DE TRABALHO

16 PONTE DE LIGAÇÃO DAS PEÇAS COM O PUBLICO ALVO Roteiros Peças: Para atingirmos o publico alvo, decidimos usar os meios internet ( face book e blog) porque nosso publico passa muitas horas conectados; Outdoor e revista para atingir o publico mais visual que está lendo as principais revistas e anda nas ruas.

17 Peças – mídia exterior

18 Peças mídias digitais

19 Peças - Revista


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