A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATÓRIO PARCIAL DO 1º QUESTIONÁRIO DA AUTO-AVALIAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATÓRIO PARCIAL DO 1º QUESTIONÁRIO DA AUTO-AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO PARCIAL DO 1º QUESTIONÁRIO DA AUTO-AVALIAÇÃO
Belém – Novembro 2006

2 Dados Discentes: 100 entregues e 39 devolvidos (39%)
Docentes: 25 entregues e 7 devolvidos (28%) Coordenadores e Assessoria: 5 entregues e 5 devolvidos (100%) Técnico-Administrativos: 13 entregues e 9 devolvidos (69,23%) Comunidade Externa: 3 entregues e 1 devolvido (33,3%) Quanto aos dados qualitativos, os resultados foram dados por conceitos, obedecendo a seguinte tabela: 1 à 20% 21 à 40% 41 à 60% 61 à 80% 81 à 100% Insuficiente Regular Bom Muito Bom Excelente

3 Dados Quanto aos dados quantitativos, os resultados foram dados por conceitos obedecendo a seguinte tabela: E ainda, os conceitos finais, correspondentes a cada pergunta, foram dados pela média aritmética dos valores numéricos correspondentes aos conceitos, cujo arredondamento está baseado na Resolução 886/66 da Fundação do IBGE. Foram considerados como satisfatórios, nesse primeiro momento, os quesitos que alcançaram média igual ou superior a 3 (conceito bom). 1 2 3 4 5 Insuficiente Regular Bom Muito Bom Excelente

4 DOCENTES - QUALITATIVOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E POLÍTICAS DE ENSINO Todos têm conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), sendo que 50% destes em um nível superficial e 50% em um nível mediano. 66,67% garantem existir coerência entre o Regimento Acadêmico e o PDI. Quanto à participação da comunidade acadêmica na concretização dos objetivos da instituição, 83,33% afirmam que existe. Somente 50% dos docentes participam do Planejamento Pedagógico do seu curso. 100% afirmam que as práticas desenvolvidas em seu curso promovem a interdisciplinaridade e que a matriz do mesmo atinge às demandas atuais da sociedade, pois é voltada para a realidade profissional, atualizada, relaciona teoria e prática etc.

5 INFRA-ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Principais investimentos necessários correspondentes à infra-estrutura: pinturas, melhorias no acesso aos portadores de necessidades especiais, salas com melhor acústica, banheiro, aumento dos recursos áudios-visuais, tecnologia na informação, acervo bibliográfico etc. 85,71% estão satisfeitos com os espaços existentes na FABEL, porém têm suas opiniões divididas em relação aos espaços para suprir as demandas de portadores de necessidades, já que faltam rampas, barras, programas de informática etc. 50% reivindicam novos recursos tecnológicos e humanos, data-show, recursos para a secretaria e RH. Quanto aos espaços e ferramentas existentes, 71,43% julgam serem suficientes, já 14,29% discordam e os outros 14,28% não sabem. As dificuldades mais freqüentes encontradas no seu dia-a-dia na FABEL está relacionada à biblioteca e à secretaria, recorrendo às suas coordenações e pedagogo.

6 COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
BIBLIOTECA 28,57% utilizam a biblioteca. COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE Quanto à localização da faculdade, 83,33% dizem ser bem localizada por estar próximo do centro da cidade, em bairro nobre, porém os que contrariam esta idéia argumentam que é um lugar perigoso, sem estacionamento para os alunos etc. 83,33% não tem conhecimento das parcerias firmadas pela FABEL. Quanto à interação comunidade-instituição, 83,33% acreditam que esta existe. A comunicação e a socialização dos resultados obtidos em atividades de ensino e aprendizagem foi obtida como satisfatória por 83,33%, principalmente por existir retorno dos discentes. A mesma satisfação foi encontrada em relação à divulgação das atividades e meios utilizados, mas reuniões ficam como sugestão para discutir e avaliar estas atividades.

7 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
80% conhecem o Guia Acadêmico, o Projeto Olimpíadas do Saber e o Projeto Cartilha Constitucional. 20% conhecem os Projetos Agência Modelo de Turismo, Núcleo de Prática Jurídica e Empresa Júnior de Administração. 60% conhecem o organograma institucional. Quanto à participação em alguma iniciativa de capacitação profissional, 80% afirmam já ter participado e 60% dizem que os programas de capacitação docente têm cumprido os seus objetivos, pois têm contribuído bastante para a docência, trazendo uma nova metodologia de ensino etc. 60% não sabem se a FABEL possui política de ordem de matrícula por classificação do processo seletivo. O hábito de entregar anualmente o currículo lattes para o BPC é de apenas 60%. Esta avaliação é um processo positivo, ótima iniciativa. Sugestão: melhorar explanação.

8 DOCENTES - QUANTITATIVOS
CONCEITO EXCELENTE Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Aos aspectos sociais, políticos e culturais no que diz respeito à articulação de conhecimentos da área (teorias,técnicas, instrumentos,etc) em seu curso. Infra-estrutura e Responsabilidade Social À coordenação do curso. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/suporte: Salas de aula, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, banheiro e cantina. Refrigeração:

9 Conservação: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, corredores, banheiro e cantina. Horário de Funcionamento: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, banheiros e cantina. Iluminação: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção e corredores. Limpeza: Silêncio: Secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, banheiros e cantina.

10 Tamanho: Auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, banheiros e cantina. Água: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores e gabinete da direção. Segurança: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, banheiros e cantina. Biblioteca Aos processos manuais de pesquisa bibliográfica. Ao serviço de empréstimo de livros. Comunicação com a Sociedade À homepage da FABEL no aspecto funcionalidade. Política de Atendimento aos Acadêmicos Quanto à coerência entre seu trabalho e as atribuições de seu cargo.

11 Ao organograma institucional quanto à hierarquização e funcionalidade.
Políticas de Pessoal e Organização da IES Ao relacionamento entre Docente / coordenação. CONCEITO MUITO BOM Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Ao PDI. Aos aspectos: temas gerais e situações do cotidiano da sua cidade, temas gerais e situações da realidade brasileira, no que diz respeito à articulação de conhecimento da área (teorias,técnicas, instrumentos etc) em seu curso. Ao projeto pedagógico do curso. À articulação entre professores de diferentes disciplinas. À articulação entre professores de mesmas disciplinas. Participação dos técnico-administrativos docentes e discentes na concretização dos objetivos institucionais.

12 Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social
À Direção Geral da FABEL, direção de ensino, assessoria psicopedagógica, funcionários da secretaria, do gabinete do diretor e funcionários de apoio. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/suporte: Laboratório de Informática e elevador. Refrigeração: Laboratório de Informática. Conservação: Gabinete da direção e corredores. Equipamento contra incêndio: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, elevador, banheiros e cantina. Silêncio: Salas de aula, laboratório de informática e corredores.

13 Tamanho: Salas de aula, laboratório de informática e secretaria. Água: Banheiro e cantina. Biblioteca Ao sistema informatizado local de pesquisa bibliográfica. Acervo e atualidade de livros e periódicos, acesso dos alunos a computadores e à Internet, horário de funcionamento, instalações para leitura e estudo, meios da tecnologia educacional com base na informática, números de livros mais usados no curso disponíveis. À homepage da FABEL no aspecto estética. Políticas de Atendimento aos Estudantes Ao Guia Acadêmico. Ao apoio dado pela assessoria psicopedagógica aos estudantes que apresentam dificuldades acadêmicas e pessoais. À Cartilha Constitucional.

14 À qualidade do seu trabalho, à adequação de sua formação profissional para o exercício do seu trabalho, à quantidade e distribuição dos técnico-administrativos, às oportunidades para discutir o desenvolvimento de seu trabalho, aos recursos disponibilizados para o desempenho de seu trabalho e aos incentivos para o aprimoramento de seu trabalho. Políticas de Pessoal e Organização da IES Ao relacionamento: docente/docente e docente/discente. Às práticas/políticas de valorização dos docentes. CONCEITO BOM Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Aos aspectos: temas gerais e situações do exterior. À articulação entre professores de diferentes cursos. À articulação entre professores de mesmos cursos. Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social Ao que se refere às condições das instalações da FABEL:

15 Refrigeração, conservação, horário de funcionamento e limpeza:
Elevador Iluminação: Elevador, banheiro e cantina. Silêncio: Secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, banheiros e cantina. Políticas de Pessoal e Organização da IES Ao relacionamento: docente/técnico-administrativos e docente/corpo dirigente. CONCEITO REGULAR Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Facilidades para PNEE*: Secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores e elevador.

16 CONCEITO INSUFICIENTE
Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Facilidades para PNEE*: Salas de aula, laboratório de informática, banheiros e cantina.

17 DISCENTES - QUALITATIVOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E POLÍTICAS DE ENSINO 64,86% conhecem o PDI sendo que 45,13% destes em um nível amplo, 16,67% em um nível mediano e 37,5% em um nível superficial. Quanto à coerência entre o Regime Acadêmico e o PDI, 62,07% dizem não ter conhecimento, 34,48% garantem ter essa coerência e os demais garantem o contrário. Quanto à participação da comunidade acadêmica na concretização dos objetivos da instituição, 34,48% afirmam que existe, pois participam de palestras, eventos, trabalhos e aulas, já 62,03% não sabem se existe. 82,35% afirmam que as práticas desenvolvidas em seu curso promovem a interdisciplinaridade 94,44% estão satisfeitos com a matriz de seu curso já que atinge às demandas atuais da sociedade, pois é aplicada na realidade, atualizada etc.

18 INFRA-ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Principais investimentos correspondentes à infra-estrutura: estacionamento para os acadêmicos, sala maior para o laboratório, banheiro com chuveiros, melhorar o elevador, aumentar os recursos técnicos etc. 84,37% estão satisfeitos com os espaços existentes na faculdade e os demais afirmam não ter estacionamento, cadeiras confortáveis e um bom espaço para circulação. 48,65% dizem que os espaços suprem as demandas de PNEE, os que discordam, afirmam que faltam rampas, piso antiderrapante etc. 40,03% reivindicam novos recursos tecnológicos e humanos, como data-show, melhoria do atendimento na secretaria, biblioteca e tesouraria. Dificuldades mais freqüentes encontradas no seu dia-a-dia na FABEL: falta de sabonete no banheiro masculino, horário de saída da última aula, falta de material didático apostilado, banheiros sujos, difícil relacionamento com a coordenação do curso, recorrendo, na maioria das vezes, aos docentes (44,74%) e 34,21% às suas coordenações.

19 COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
BIBLIOTECA 88,71% utilizam a biblioteca. COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE 55,26% dizem que a FABEL é bem localizada por estar perto de tudo e ficar no centro de Belém, porém 44,74% argumentam ser um lugar perigoso, sem estacionamento para os alunos, longe da parada de ônibus etc. 37,14% dos discentes têm conhecimento das parcerias firmadas pela FABEL. 84,21% consideraram satisfatória a comunicação e a socialização dos resultados obtidos em atividades de ensino e aprendizagem. Os insatisfeitos afirmam que a má qualificação e didática dos professores são impeditivos. Em relação à divulgação das atividades e meios utilizados, 72,97% se sentem satisfeitos e os insatisfeitos sugerem uma divulgação por tv, internet, outdoor etc. Quanto à interação comunidade-instituição, 36,84% acreditam que esta existe, 22,95% dizem que não existe e 34,21% não têm conhecimento.

20 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
55,88% conhecem o Guia acadêmico. 58,06% conhecem o Projeto Agência Modelo de Turismo, Núcleo de Prática Jurídica, Empresa Júnior de Administração e o Projeto Olimpíadas do Saber. Somente 25 % não sabem se a FABEL possui política de ordem de matrícula por classificação do processo seletivo. Esta avaliação é tida como positiva, fundamental, importante par o crescimento da faculdade. Sugestão: que esta avaliação seja freqüente.

21 DISCENTES - QUANTITATIVOS
CONCEITO EXCELENTE Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Aos funcionários do gabinete da direção. Avaliação de docentes Aos docentes por incentivar a autocrítica no processo ensino – aprendizagem. Ao conteúdo das disciplinas por estar de acordo com a matriz curricular. CONCEITO MUITO BOM Aos aspectos temas gerais e situações da realidade brasileira no que diz respeito à articulação de conhecimento da área (teorias,técnicas, instrumentos etc) em seu curso.

22 Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social
À Direção Geral da FABEL e direção de ensino. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/suporte: Salas de aula, auditório, sala dos professores, gabinete da direção. Refrigeração: Salas de aula, sala dos professores e laboratório de informática. Conservação: Salas de aula, sala dos professores e laboratório de informática e gabinete da direção. Equipamento contra incêndio: Sala dos professores, gabinete da direção e cantina. Horário de Funcionamento: Auditório. Iluminação: Sala dos professores e gabinete da direção.

23 Facilidades para PNEE*
Salas de aula, sala dos professores e laboratório de informática. Limpeza: Salas de aula, laboratório de Informática, gabinete da direção e auditório. Silêncio: Gabinete da direção. Tamanho: Água: Salas de aula, sala dos professores, laboratório de Informática e gabinete da direção. Segurança: Salas de aula, sala dos professores, laboratório de informática, gabinete da direção, auditório e corredores. Biblioteca Ao sistema informatizado local na pesquisa bibliográfica.

24 Serviço de empréstimo de livros e números de livros mais usados no curso disponíveis.
Políticas de Atendimento aos Estudantes Ao Guia Acadêmico. Avaliação de docentes Fazem reposição de aulas perdidas. Utilizam permanentemente o tempo das aulas. Demonstram possuir planejamento de aulas ministradas. Apresentam o programa a ser desenvolvido. Promovem reflexão, análise e debate em sala. Utilizam exemplos diretamente relacionados com o tema em desenvolvimento. Suas explicações são claras e facilitadoras da compreensão do tema em questão. Incentivam a pesquisa bibliográfica. Comunicam com clareza os procedimentos e critérios de avaliação.

25 Mantém um clima adequado para o trabalho de sala e respeitam a opinião dos discentes.
Possuem bom relacionamento com a turma no desenvolvimento da docência. Aos conteúdos por estarem adaptados à realidade do mercado. Auto-avaliação discente Pelo interesse e participação nas atividades individuais e em grupo. Pontualidade e cumprimento da carga horária da disciplina. CONCEITO BOM Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Ao PDI. Aos aspectos temas gerais e situações do cotidiano de sua cidade. À articulação entre professores de diferentes disciplinas e cursos.

26 À articulação entre professores de mesmos cursos.
Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social À assessoria psicopedagógica, aos funcionários da secretaria e aos funcionários de apoio. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/Suporte: Secretarias, corredores, laboratório de informática e cantina. Refrigeração: Elevador, secretarias, corredores, gabinete da direção, laboratório de informática e cantina. Conservação: Secretaria, laboratório de informática e cantina. Equipamento contra incêndio: Secretaria e corredores. Horário de Funcionamento: Salas de aula, laboratório de informática, sala dos professores, gabinete da direção e banheiros.

27 Facilidades para PNEE*:
Secretaria, gabinete da direção e cantina. Iluminação: Sala de aula, laboratório de informática, secretaria e auditório. Limpeza: Secretaria e elevador. Silêncio: Auditório, sala dos professores e corredores. Tamanho: Laboratório de informática, sala de aula e corredores. Água: Auditório, secretaria e corredores. Segurança: Secretaria, sala dos professores e cantina. Biblioteca Aos processos manuais de pesquisa bibliográfica.

28 Ao acervo de livros e periódicos, ao acesso dos alunos a computadores e a internet, a atualidade do acervo de livros e ao horário de funcionamento. Comunicação com a Sociedade À homepage da FABEL quanto à estética e funcionalidade. Políticas de Atendimento aos Estudantes Ao apoio dado pela assessoria psicopedagógica aos estudantes que apresentam dificuldades acadêmicas e pessoais. Avaliação de docentes Utilizam várias técnicas de ensino. Mostram segurança no desenvolvimento dos temas. Promovem avaliação adequada. Entregam no prazo os trabalhos corrigidos. Fazem revisão dos trabalhos avaliativos, se solicitados. Respondem sempre que solicitados.

29 Atendem os discentes fora de sala.
Auto-avaliação discente Ao relacionamento com os colegas e docentes e contribuição para o bom desenvolvimento da aula. CONCEITO REGULAR Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Aos aspectos temas gerais e situações no exterior. Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social À coordenação do curso. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/Suporte: Elevador e banheiros. Refrigeração: Banheiros. Equipamento contra incêndio: Sala de aula, laboratório de informática, auditório, elevador e banheiro.

30 Conservação: Elevador, banheiros e corredores. Facilidades para PNEE*: Auditório, elevador e banheiro. Horário de Funcionamento: Secretaria, elevador e cantina. Iluminação: Corredores, banheiro, cantina e elevador. Limpeza: Corredores, sala dos professores, cantina e elevador. Silêncio: Laboratório de informática, sala de aula, corredores, secretaria e cantina. Tamanho: Secretaria, auditório, sala dos professores, elevador, banheiro, cantina e corredores. Água: Banheiro.

31 CONCEITO INSUFICIENTE
Segurança: Elevador e banheiro. Facilidades para PNEE*: Auditório, elevador e banheiro. Biblioteca Quanto às instalações para leitura e estudo da biblioteca e meios de tecnologia educacional com base na informática. Comunicação com a Sociedade À participação da comunidade nas ações promovidas pela instituição. Avaliação de docentes Pela utilização de equipamentos audiovisuais adequados. CONCEITO INSUFICIENTE Não apresentou nenhum dado relevante com este conceito.

32 TÉCNICOS - QUALITATIVOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E POLÍTICAS DE ENSINO Todos têm conhecimento do PDI, sendo que 40% em nível superficial e 60% em nível mediano. 55,55% garantem existir coerência entre o Regime Acadêmico e o PDI, 33,33% não tem conhecimento e 11,12% garantem que esta coerência não existe. Em relação à participação da comunidade acadêmica na concretização dos objetivos da instituição, 83,33% afirmam que esta participação existe, onde opinam e trabalham através de reuniões. INFRA-ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Principais investimentos necessários correspondentes a infra-estrutura: modernização das salas de aula, melhorar o espaço e atendimento da cantina, melhorar a climatização das salas de aula e da biblioteca etc.

33 COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
87,5% estão satisfeitos com os espaços existentes na FABEL, os que não estão, dizem que falta organização. Em relação aos espaços para suprir as demandas de portadores de necessidades, 37,5% dizem que existem lugares a serem adaptados, porém não citam quais, e 12,5% tem opinião neutra, pois não sabem. Temos 50% reivindicando novos recursos tecnológicos e humanos, principalmente, recursos para a secretaria e RH. As dificuldades mais freqüentes encontradas no seu dia-a-dia na FABEL estão relacionadas à ausência da equipe de apoio, acadêmicos mal informados e falta de comprometimento de alguns funcionários; em face dessas dificuldades costumam recorrer em 42,85% à direção, 14,3% ao pedagogo e 42,85% recorrem a outros (coordenação e secretaria). COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE Quanto à localização da faculdade, 44,44% dizem ser bem localizada, porém a maioria diz ser um local perigoso, longe da parada de ônibus e com ruas desertas.

34 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
77,77% não têm conhecimento das parcerias firmadas pela FABEL. A comunicação e a socialização dos resultados obtidos em atividades de ensino e aprendizagem foi tida como satisfatória por 80% e os que contrariam dizem que falta uma melhor divulgação. Em relação à divulgação das atividades e meios utilizados, 80% julgam satisfatório, os insatisfeitos afirmam haver muito desencontro de informações e desorganização. Quanto à interação comunidade-instituição, 44,44% acreditam que existe, outros 44,44% não sabem. POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE 75% conhecem o Guia Acadêmico. 20% conhecem o Projeto Agência Modelo de Turismo, Núcleo de Prática Jurídica, Empresa Júnior de Administração e o Projeto Olimpíadas do Saber. 62,5% não sabem se a FABEL possui política de ordem de matrícula por classificação no processo seletivo.

35 55,55% conhecem o Projeto da Cartilha Constitucional.
37,5% conhecem o organograma institucional. Esta avaliação é tida como positiva, muito boa, necessária e fundamental. Sugestão: deve-se trabalhar melhor a organização.

36 TÉCNICOS - QUANTITATIVOS
CONCEITO EXCELENTE Infra-estrutura e Responsabilidade Social Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/suporte: Cantina. Refrigeração: Auditório, sala dos professores, gabinete da direção. Equipamento contra incêndio: Secretaria. Conservação: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores e gabinete da direção. Horário de Funcionamento: Secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, banheiros e cantina.

37 Iluminação: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, banheiro e cantina. Limpeza: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores e cantina. Silêncio: Auditório, sala dos professores, gabinete da direção e elevador. Tamanho: Salas de aula, sala dos professores, gabinete da direção e cantina. Segurança: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, banheiros e cantina.

38 Água: Secretaria, auditório, sala dos professores e cantina. CONCEITO MUITO BOM Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social À direção geral, direção de ensino, assessoria psicopedagógica, funcionários da secretaria, funcionários do gabinete do diretor e funcionários de apoio. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/suporte: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores e elevador. Refrigeração: Salas de aula, secretaria, corredores, elevador, banheiros e cantina. Conservação: Corredores, elevador e banheiros.

39 Facilidades para PNEE*:
Salas de aula, secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, elevador, banheiro e cantina. Horário de Funcionamento: Salas de aula, laboratório de informática e elevador. Silêncio: Salas de aula, laboratório de informática, banheiros e cantina. Tamanho: Auditório, laboratório de informática, elevador, banheiro e secretaria. Água: Banheiro e gabinete da direção. Segurança: Sala de aula e laboratório de informática. Biblioteca Ao sistema informatizado local e aos processos manuais de pesquisa bibliográfica.

40 Acervo de livros e periódicos, acesso dos alunos a computadores e à Internet, atualidade do acervo de livros e periódicos, horário de funcionamento, instalações para leitura e estudo, meios da tecnologia educacional com base na informática, números de livros mais usados no curso disponíveis e serviços de empréstimo de livros. À homepage nos aspectos estética e funcionalidade. Políticas de Atendimento aos Estudantes Ao Guia Acadêmico. À Cartilha Constitucional. Políticas de Pessoal e Organização da IES Á coerência entre seu trabalho e as atribuições de seu cargo, à qualidade do seu trabalho, à adequação de sua formação profissional para o exercício do seu trabalho, à quantidade e distribuição dos técnico-administrativos, às oportunidades para discutir o desenvolvimento de seu trabalho, ao espaço físico do ambiente de trabalho, aos recursos disponibilizados para o desempenho do trabalho e aos incentivos para o aprimoramento.

41 Ao relacionamento: técnico-adminstrativo/docente e técnico-adminstrativo/corpo dirigente.
Quanto à hierarquização e funcionalidade do organograma. CONCEITO BOM Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Ao PDI. À participação dos técnico-administrativos, docentes e discentes na concretização dos objetivos institucionais. Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/Suporte: Banheiros Facilidades para PNEE*: Laboratório de informática. Limpeza: Elevador.

42 Silêncio: Corredores. Água: Sala de aula, laboratório de informática e corredores. Segurança: Secretaria, gabinete da direção, corredores, elevador, banheiro e cantina. Comunicação com a Sociedade Quanto à participação da comunidade nas ações promovidas pela instituição. Política de Atendimento aos Estudantes Ao apoio dado pela assessoria psicopedagógica aos estudantes que têm dificuldades acadêmicas e pessoais. Políticas de Pessoal e Organização da IES Ao relacionamento: técnico-administrativo/coordenações, técnico-administrativo/técnico-administrativo e técnico-administrativo/discentes.

43 CONCEITO INSUFICIENTE
CONCEITO REGULAR Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Equipamento contra incêndio: Secretaria, sala de aula, sala dos professores, gabinete da direção, corredores, elevador, banheiro e cantina. Água: Auditório. Segurança: Sala dos professores. CONCEITO INSUFICIENTE

44 COORDENADORIAS E ASSESSORIA - QUALITATIVOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E POLÍTICAS DE ENSINO Todos têm conhecimento do PDI, sendo que 80% destes em nível amplo e 20% em nível mediano. 80% garantem existir coerência entre o Regime Acadêmico e o PDI, o restante não tem conhecimento. Em relação à participação da comunidade acadêmica na concretização dos objetivos institucionais, 60% afirmam que esta participação existe, pois há discussão, interação na concretização da missão institucional. Existe unanimidade em afirmar que as práticas adotadas em seu curso promovem a interdisciplinaridade. 66,67% dizem que a matriz de seu curso atinge às demandas atuais da sociedade, já que é voltada para a atividade profissional, 33,33% discordam, pois as disciplinas se encontram fora de ordem.

45 INFRA-ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Principais investimentos correspondentes a infra-estrutura: elevador para o terceiro andar, quadro de avisos, espaço cultural permanente, software, equipamentos de estrutura, prédio próprio, salas mais modernas, garagem etc. 80% estão satisfeitos com os espaços existentes, os demais dizem que falta espaço próprio para a coordenação e mais um auditório. Têm suas opiniões divididas em relação aos espaços para suprir as demandas de PNEE, já que falta elevador para o terceiro andar. 100% reivindicam novos recursos tecnológicos e humanos, serviço médico, computadores, data-show, mais pessoal no suporte da informática, recursos para a secretaria. As dificuldades mais freqüentes encontradas no seu dia-a-dia estão relacionadas à falta de telefone para ligação direta, computadores, scanner, fax, geladeira, onde a maioria recorre a direção, à Jacqueline e às secretárias.

46 COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
BIBLIOTECA 100% utilizam a biblioteca. COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE Quanto à localização da FABEL, 40% dizem ser bem localizada por estar próxima do centro da cidade, porém 60% argumentam ser um lugar perigoso, sem estacionamento para os alunos, de difícil tráfego de veículos, com rua desertas etc. Temos que 60% não têm conhecimento das parcerias firmadas pela FABEL. Quanto à comunicação e a socialização dos resultados obtidos em atividades de ensino e aprendizagem, a opinião é dividida, mas deveria haver maior divulgação e aumento da circulação de informações. A mesma satisfação foi encontrada em relação à divulgação das atividades e meios utilizados, porém deveria haver mais quadros de avisos. 80% crêem que existe interação comunidade-instituição.

47 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
80% conhecem o Guia Acadêmico, o Projeto Olimpíadas do Saber, Projeto Cartilha Constitucional, Projeto Agência Modelo de Turismo, Núcleo de Prática Jurídica e Empresa Júnior de Administração. Todos sabem que a FABEL possui política de ordem de matrícula por classificação no processo seletivo. Política de Pessoal e Organização da IES Quanto à participação em alguma iniciativa de capacidade profissional, todos afirmam já ter participado, assim como este total conhece o organograma institucional. Esta avaliação é tida como um processo positivo, essencial par o crescimento da instituição. Sugestão: Primar os resultados.

48 COORDENADORIAS E ASSESSORIA - QUANTITATIVOS
Conceito Excelente Infra-estrutura e Responsabilidade Social À Direção geral, direção de ensino e coordenação do curso. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Refrigeração: Laboratório de informática, auditório, sala dos professores e gabinete da direção. Conservação: Gabinete da direção. Horário de Funcionamento: Sala de aula, sala dos professores, gabinete da direção e banheiros. Limpeza:

49 Tamanho: Salas de aula e laboratório de informática. Água: Banheiro e cantina. Biblioteca Acesso aos alunos a computadores. Política de Atendimento aos Estudantes Guia Acadêmico. Cartilha Constitucional. Política de Pessoal e Organização da IES Qualidade de seu trabalho e à adequação de sua formação profissional para exercício do seu trabalho. CONCEITO MUITO BOM Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Articulação entre professores de diferentes disciplinas.

50 Articulação entre professores de mesmas disciplinas.
À participação dos técnico-administrativos, acerca da concretização dos objetivos institucionais. Aos aspectos sociais, políticos e culturais e temas gerais e situações da realidade brasileira, quanto à articulação de conhecimentos da área. Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social À Direção Geral, direção de ensino e coordenação do curso. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/suporte: Gabinete da direção, corredores e cantina. Refrigeração: Corredores, elevador, banheiros e cantina. Conservação: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, corredores, elevador, banheiro e cantina.

51 Facilidades para PNEE*:
Corredores, elevador e cantina. Horário de Funcionamento: Secretaria, laboratório de informática, auditório, corredores e elevador. Iluminação: Salas de aula, laboratório de informática, secretaria, auditório, sala dos professores, sala dos professores, banheiro e cantina. Limpeza: Auditório, gabinete da direção, sala dos professores, elevador e cantina. Silêncio: Auditório, gabinete da direção, banheiros, elevador e cantina. Tamanho: Secretaria, auditório, sala dos professores, gabinete da direção, elevador, corredores e cantina.

52 Água: Secretaria, sala dos professores, elevador e gabinete da direção. Segurança: Salas de aula, laboratório de informática, gabinete da direção, corredores, elevador, banheiro e cantina. Biblioteca Ao sistema informatizado local de pesquisa bibliográfica. Acervo de livros, horário de funcionamento, instalações para leitura e estudo, números de livros mais usados no curso disponíveis e serviços de empréstimo de livros. À homepage da FABEL no aspecto estética. Políticas de Pessoal e Organização da IES À coerência entre seu trabalho e as atribuições de seu cargo e às oportunidades para discutir o desenvolvimento de seu trabalho.

53 Ao relacionamento: coordenação/docente, coordenação/ corpo dirigente, coordenação/discente, coordenação/ coordenação e coordenação/técnico-administrativo. Quanto à hierarquização e funcionalidade do organograma. CONCEITO BOM Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Ao PDI. À participação dos discentes. Quanto à articulação entre professores de mesmos cursos. Aos aspectos: temas gerais e situações do cotidiano da cidade quanto à articulação de conhecimentos da área. Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/Suporte: Sala de aula, laboratório de informática, secretaria, sala dos professores e banheiros.

54 Equipamento contra incêndio:
Laboratório de informática. Refrigeração: Sala de aula e secretaria. Facilidades para PNEE*: Sala de aula e banheiro. Horário de funcionamento: Cantina. Iluminação: Corredores e elevador. Limpeza: Sala de aula, laboratório de informática, corredores e banheiros. Silêncio: Sala de aula, laboratório de informática , secretaria e sala dos professores. Tamanho: Banheiros.

55 Água: Sala de aula, laboratório de informática, corredores e auditório. Segurança: Auditório, sala dos professores e gabinete da direção. Biblioteca Aos processos manuais de pesquisa bibliográfica. Acervo de periódicos, atualidades do acervo de livros de periódicos e meios da tecnologia educacional com base na informática. À homepage da FABEL no aspecto funcionalidade. Política de Atendimento aos Estudantes Ao apoio dado pela assessoria psicopedagógica aos estudantes que têm dificuldades acadêmicas e pessoais. Políticas de Pessoal e Organização da IES Quanto à quantidade e distribuição dos técnico-administrativos, ao espaço físico aos recursos disponibilizados e o seu ambiente de trabalho e aos incentivos para o aprimoramento de seu trabalho.

56 CONCEITO REGULAR Plano de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ensino Aos aspectos: temas gerais e situações do exterior. À articulação entre professores de diferentes cursos. Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social Aos funcionários de apoio. Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Atendimento/Suporte: Auditório. Equipamento contra incêndio: Sala de aula, gabinete da direção, auditório, corredor, sala dos professores, elevador, secretaria, banheiros e cantina. Facilidades para PNEE*: Auditório e sala dos professores.

57 CONCEITO INSUFICIENTE
Silêncio: Corredores. Comunicação com a Sociedade Quanto à participação da comunidade nas ações promovidas pela instituição. CONCEITO INSUFICIENTE Condições de Infra-estrutura e Responsabilidade Social Ao que se refere às condições das instalações da FABEL: Facilidades para PNEE*: Laboratório de informática

58 COMUNIDADE EXTERNA Foi respondido por uma Irmã do Colégio Dom Bosco, com faixa etária de 50 a 59 anos, não sendo portadora de necessidades especiais e tendo o ensino médio completo. Esta tem conhecimento do PDI, assim como diz que os espaços da FABEL atendem às suas necessidades e que a mesma tem boa localização. Ela conhece as parcerias da FABEL com outras instituições, mas não conhece o Guia Acadêmico. CONCEITO EXCELENTE Gabinete da Direção. Funcionários da secretaria. Funcionários do gabinete da direção.

59 BALANÇO A partir da análise destes dados foram efetuadas melhorias na FABEL, com relação ao (à): Laboratório de informática – instalação de novo laboratório com capacidade para 48 pessoas; Cantina – nova administração, com melhorias em todos os aspectos; Secretaria – ambiente dividido em secretaria e financeiro; Elevador – melhor adaptado aos PNEE; Biblioteca – aumento do espaço para estudos, criação de página eletrônica própria e criação da Semana de Incentivo à Leitura.

60 CONCLUSÃO Em decorrência dos resultados insuficientes obtidos, a CPA solicita, a toda comunidade acadêmica, um maior comprometimento com a auto-avaliação, mas precisamente, com a resolução dos questionários avaliativos, pois a FABEL não se constrói sozinha, é necessária e fundamental a participação de TODOS para adequá-la aos NOSSOS anseios. Lembre-se: Somos cidadãos, temos o poder-dever de promover e incentivar o desenvolvimento da educação com qualidade. A responsabilidade também é nossa. Somos os agentes da transformação.

61


Carregar ppt "RELATÓRIO PARCIAL DO 1º QUESTIONÁRIO DA AUTO-AVALIAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google