A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Cristiano M. Costa Fucape Business School. O Brasil possui dois gargalos econômicos: Educação e infraestutura Similaridades Longo-prazo Investimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Cristiano M. Costa Fucape Business School. O Brasil possui dois gargalos econômicos: Educação e infraestutura Similaridades Longo-prazo Investimento."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Cristiano M. Costa Fucape Business School

2 O Brasil possui dois gargalos econômicos: Educação e infraestutura Similaridades Longo-prazo Investimento contínuo Quais profissões serão importantes no futuro?

3 Introdução Formação profissional Habilidade e profissões O futuro das profissões Quais os desafios? Considerações finais

4 O país está em uma situação delicada: 1.educação básica deficiente 2.evasão escolar no EM 3.auto-seleção para as áreas de exatas, saúde e direito Consequência: Produtividade média do trabalhador é baixa Produtos brasileiros são mais caros

5 IndicadorPosição PIB6ª IDH85ª Renda Per Capita75ª PISA53ª

6 Estratégia: Educação básica (fundamental + médio) O 1º passo foi dado: Acesso e infraestrutura Desafios: Elevar as habilidades desenvolvidas Planejar o futuro da educação

7 Habilidades: O que sabemos sobre a formação de habilidades? Cognitivas vs. não-cognitivas Quais habilidades são importantes? Longo-prazo: Financiamento Demografia Desafios

8 A formação profissional se dá a partir do desenvolvimento de habilidades: Cognitivas Não-cognitivas A literatura empírica tem estudado a formação de habilidade e seus resultados econômicos.

9 Habilidades cognitivas: Memória Raciocínio lógico Conhecimento numérico Desenvolvimento linguístico Habilidades não-cognitivas Paciência / motivação Auto-controle / auto-estima Perseverança Convívio social

10 Habilidades cognitivas: Educação infantil Cumulativa Muito cara de ser remediada após infância Genética e ambiente externo Altamente importante para o sucesso econômico Distância aumenta com o tempo

11 Habilidades não-cognitivas: Ajuda a desenvolver a habilidade cognitiva Pode ser remediada na adolescência Valorizada no mercado de trabalho Afeta outros resultados sociais: Criminalidade Gravidez na adolescência Evasão escolar Emprego

12 SAEB / PROVA BRASIL - 4ª Série - INEP – 2011 – Primeiros Resultados PortuguêsMatemática Distrito Federal209,66228,67 Minas Gerais207,05229,14 Santa Catarina204,14225,53 Paraná200,09224,61 São Paulo199,96221,52 Rio de Janeiro199,8220,53 Espírito Santo196,1216,21 Rio Grande do Sul194,5213,16 BRASIL190,58209,63

13 Habilidades não-cognitivas Difícil de medir Fundamentais no mercado de trabalho Projeto Observatório da Educação Auto-estima Perspectiva de futuro

14 O ES está bem posicionado dentro do Brasil Habilidades cognitivas Porém, o Brasil está mal posicionado mundialmente e no tempo. Há evolução, mas a velocidade é lenta.

15 As demandas do mercado são imediatas!

16 Como adquirir habilidades? Horas de estudo Absorção do conhecimento e disciplina Exatas e línguas Fatores determinantes Educadores Ambiente escolar Família Perspectiva de futuro

17 Quais habilidades são demandadas em cada setor econômico? Algumas profissões são intensivas em cognitivas: Engenharias, física, economia, etc. Outras, demandam as duas habilidades: Administração, jornalismo, medicina, direito, etc.

18

19

20 As profissões demandadas hoje: Engenharias, economia, medicina, etc. Poucos estudantes com pleno desenvolvimento destas habilidades. Escola compete com o mercado de trabalho.

21

22 As profissões que demandam: Habilidades cognitivas Criatividade 2,5% do PIB brasileiro está nos setores criativos Cinema, audiovisual, moda, software, jogos eletrônicos, etc. Engenharias Ainda existe grande demanda

23

24 Engenheiros Brasil: 63,000 (2011) China: 400,000 (2006) Engenheiros como % do total de concluintes Brasil: 7,3% (2011) China: 38 % (2006)

25 Outras profissões para o futuro? Medicina Enfermagem Fisioterapia Radiologia Biologia Química Farmácia

26

27 E as habilidades não-cognitivas? Fundamentais no setor de serviços Desindustrialização ou desenvolvimento? Serviços: 67% do PIB Saúde e educação Outras áreas: Turismo, línguas, contabilidade, etc.

28 O desafio para o ES e Brasil passa por 5 dimensões: 1.Educação básica 2.Planejamento de longo prazo 3.Gestão escolar 4.Formação superior 5.Capacitação docente

29 Educação básica Quantidade de horas Habilidades cognitivas Mais recursos para a educação básica Investimento em qualidade Alunos / professor Distribuição entre básico e superior

30

31 Visão de longo prazo Demografia Previdência e infraestrutura Turno integral Estrutura curricular (EM) Gestão escolar Incentivos financeiros Informática / monitoramento Frequência docente e discente

32 Formação Superior Qualidade vs. Quantidade Nossa Bolsa / Prouni Pré-Enem / Vestibular Fomento à pesquisa Faltam Vagas? Ou faltam alunos?

33

34 Capacitação Docente Habilidades Física / Matemática Química / Biologia Língua Portuguesa Treinamento e seleção Linguagem da Geração Z

35 O ES está relativamente bem posicionado nacionalmente em termos de educação básica. Mas, o Brasil está atrasado como um todo. Estratégia Educação Básica ES precisa identificar habilidades e setores. Saúde, engenharias e criatividade.


Carregar ppt "Prof. Cristiano M. Costa Fucape Business School. O Brasil possui dois gargalos econômicos: Educação e infraestutura Similaridades Longo-prazo Investimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google