A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo pós GUERRA FRIA. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, PODE SER COMPREENDIDA COMO O CONFLITO ARMADO DE MAIOR INTENSIDADE E REPERCUSSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo pós GUERRA FRIA. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, PODE SER COMPREENDIDA COMO O CONFLITO ARMADO DE MAIOR INTENSIDADE E REPERCUSSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 O mundo pós GUERRA FRIA

2 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, PODE SER COMPREENDIDA COMO O CONFLITO ARMADO DE MAIOR INTENSIDADE E REPERCUSSÃO OCORRIDO ATÉ HOJE. FOI O MÁXIMO DE DESTRUIÇÃO E ANIQUILAMENTO VISTO PELA HUMANIDADE, FEITO EM NOME DE INTERESSES CONFLITANTES DE MERCADO.

3

4 SE CONCENTROU EM CINCO SUB-REGIÕES: SE CONCENTROU EM CINCO SUB-REGIÕES: EUROPA OCIDENTAL EUROPA OCIDENTAL EUROPA ORIENTAL EUROPA ORIENTAL NORTE DA ÁFRICA NORTE DA ÁFRICA ORIENTE MÉDIO E EXTREMO ORIENTE ORIENTE MÉDIO E EXTREMO ORIENTE SUDESTE ASIÁTICO SUDESTE ASIÁTICO

5

6

7 OS EUA SAÍRAM ILESOS POR SE LOCALIZAREM TOTALMENTE FORA DAS ÁREAS DE DESTRUIÇÃO MACIÇA. OS EUA SAÍRAM ILESOS POR SE LOCALIZAREM TOTALMENTE FORA DAS ÁREAS DE DESTRUIÇÃO MACIÇA. A UNIÃO SOVIÉTICA, APESAR DE TER SIDO O PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE BAIXAS (20 MILHÕES DE MORTOS), TEVE UM GRANDE MÉRITO POR SUA OFENSIVA FINAL CONTRA A ALEMANHA QUANDO SEU EXÉRCITO TOMOU A CAPITAL DO PAÍS- BERLIM. A UNIÃO SOVIÉTICA, APESAR DE TER SIDO O PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE BAIXAS (20 MILHÕES DE MORTOS), TEVE UM GRANDE MÉRITO POR SUA OFENSIVA FINAL CONTRA A ALEMANHA QUANDO SEU EXÉRCITO TOMOU A CAPITAL DO PAÍS- BERLIM.

8 GUERRA FRIA – EXPLOSÃO DA BOMBA ATÔMICA NUCLEAR PELOS EUA NO JAPÃO, NO ANO DE 1945, ATÉ A DERRUBADA DO MURO DE BERLIM, GUERRA FRIA – EXPLOSÃO DA BOMBA ATÔMICA NUCLEAR PELOS EUA NO JAPÃO, NO ANO DE 1945, ATÉ A DERRUBADA DO MURO DE BERLIM, 1989.

9 A GUERRA FRIA E SUA ORGANIZAÇÃO NO SISTEMA MUNDO ENTRE JULHO E AGOSTO DE 1945, OS MESES FINAIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, AS FORÇAS DO EIXO (ALEMANHA, ITÁLIA E JAPÃO) JÁ ESTAVAM PRATICAMENTE DESTRUÍDAS. ENTRE JULHO E AGOSTO DE 1945, OS MESES FINAIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, AS FORÇAS DO EIXO (ALEMANHA, ITÁLIA E JAPÃO) JÁ ESTAVAM PRATICAMENTE DESTRUÍDAS.

10 A ALEMANHA FORA INVADIDA PELO EXÉRCITO VERMELHO, HITLER ESTAVA MORTO, E MUSSOLINI FORA PRESO E ASSASSINADO POR GUERRILHEIROS ANTIFASCISTAS. A ALEMANHA FORA INVADIDA PELO EXÉRCITO VERMELHO, HITLER ESTAVA MORTO, E MUSSOLINI FORA PRESO E ASSASSINADO POR GUERRILHEIROS ANTIFASCISTAS.

11 QUANDO SÓ FALTAVA OCORRER A RENDIÇÃO DO JAPÃO, AS POTÊNCIAS ALIADAS – EUA – URSS E GRÃ-BRETANHA LIDERADAS POR (TRUMAN, STALIN E CHURCHILL) ESTABELECERAM A CONFERÊNCIA DE POTSDAM. QUANDO SÓ FALTAVA OCORRER A RENDIÇÃO DO JAPÃO, AS POTÊNCIAS ALIADAS – EUA – URSS E GRÃ-BRETANHA LIDERADAS POR (TRUMAN, STALIN E CHURCHILL) ESTABELECERAM A CONFERÊNCIA DE POTSDAM.

12

13

14 A CONFERÊNCIA DE POTSDAM FOI O CONTEXTO EM QUE OS 3 LÍDERES DA VITÓRIA ACERTARAM ENTRE SI A REORGANIZAÇÃO GEOPOLÍTICA DO MUNDO, QUE SERIA CARACTERIZADO PELO ESTABELECIMENTO DE DUAS GRANDES ZONAS DE INFLUÊNCIA: O BLOCO CAPITALISTA (EUA) E O BLOCO SOCIALISTA (UNIÃO SOVIÉTICA) A CONFERÊNCIA DE POTSDAM FOI O CONTEXTO EM QUE OS 3 LÍDERES DA VITÓRIA ACERTARAM ENTRE SI A REORGANIZAÇÃO GEOPOLÍTICA DO MUNDO, QUE SERIA CARACTERIZADO PELO ESTABELECIMENTO DE DUAS GRANDES ZONAS DE INFLUÊNCIA: O BLOCO CAPITALISTA (EUA) E O BLOCO SOCIALISTA (UNIÃO SOVIÉTICA)

15 TRUMAN NA CONFERÊNCIA DE POTSDAM LEVA UMA CARTA NA MANGA PARA A NEGOCIAÇÃO COM STÁLIN: A INFORMAÇÃO DE QUE OS EUA TINHAM DESENVOLVIDO UMA NOVA E PODEROSA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA( A BOMBA ATÔMICA). TRUMAN NA CONFERÊNCIA DE POTSDAM LEVA UMA CARTA NA MANGA PARA A NEGOCIAÇÃO COM STÁLIN: A INFORMAÇÃO DE QUE OS EUA TINHAM DESENVOLVIDO UMA NOVA E PODEROSA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA( A BOMBA ATÔMICA).

16

17 A DESTRUIÇÃO DE HIROSHIMA, ATRAVÉS DO USO DE UM ARTEFATO NUCLEAR, OCORRERIA EM 6 DE AGOSTO DE 1945, APENAS 4 DIAS DEPOIS DO TÉRMINO DA CONFERÊNCIA DE POTSDAM, MARCANDO O INÍCIO DA GUERRA FRIA. A DESTRUIÇÃO DE HIROSHIMA, ATRAVÉS DO USO DE UM ARTEFATO NUCLEAR, OCORRERIA EM 6 DE AGOSTO DE 1945, APENAS 4 DIAS DEPOIS DO TÉRMINO DA CONFERÊNCIA DE POTSDAM, MARCANDO O INÍCIO DA GUERRA FRIA. ESSA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, EXIBIDA PELOS EUA, FOI DECISIVA PARA ACIRRAR A RIVALIDADE E A COMPETIÇÃO COM O BLOCO SOVIÉTICO. ESSA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, EXIBIDA PELOS EUA, FOI DECISIVA PARA ACIRRAR A RIVALIDADE E A COMPETIÇÃO COM O BLOCO SOVIÉTICO.

18

19 AS NEGOCIAÇÕES ENTRE EUA E URSS, A RESPEITO DA PARTILHA TERRITORIAL DA ALEMANHA, FICARAM CADA VEZ MAIS DIFÍCEIS. STÁLIN NÃO CONCORDOU EM DEVOLVER A PORÇÃO ORIENTAL DO PAÍS PARA O BLOCO CAPITALISTA. AS NEGOCIAÇÕES ENTRE EUA E URSS, A RESPEITO DA PARTILHA TERRITORIAL DA ALEMANHA, FICARAM CADA VEZ MAIS DIFÍCEIS. STÁLIN NÃO CONCORDOU EM DEVOLVER A PORÇÃO ORIENTAL DO PAÍS PARA O BLOCO CAPITALISTA. TAMBÉM NÃO CONCORDOU COM A MANUTENÇÃO DA DIVISÃO DE BERLIM ENTRE AS POTÊNCIAS VENCEDORAS; ELE QUERIA QUE ESSA CIDADE PASSASSE TOTALMENTE AOS SEUS DOMÍNIOS. TAMBÉM NÃO CONCORDOU COM A MANUTENÇÃO DA DIVISÃO DE BERLIM ENTRE AS POTÊNCIAS VENCEDORAS; ELE QUERIA QUE ESSA CIDADE PASSASSE TOTALMENTE AOS SEUS DOMÍNIOS.

20

21 COM O AUMENTO DAS DISCORDÂNCIAS ENTRE OS OPONENTES, O RELACIONAMENTO DIPLOMÁTICO FOI FICANDO MAIS HOSTIL, CULMINANDO COM A DOUTRINA TRUMAN, QUE NADA MAIS ERA DO QUE O PLANO DA CHAMADA CONTENÇÃO DO COMUNISMO. COM O AUMENTO DAS DISCORDÂNCIAS ENTRE OS OPONENTES, O RELACIONAMENTO DIPLOMÁTICO FOI FICANDO MAIS HOSTIL, CULMINANDO COM A DOUTRINA TRUMAN, QUE NADA MAIS ERA DO QUE O PLANO DA CHAMADA CONTENÇÃO DO COMUNISMO.

22 EM 1961, A URSS, SOB CONTROLE DE NIKITA KRUSHEV, ERGUEU O MAIOR SÍMBOLO MATERIAL DO MUNDO EM BLOCOS ANTAGÔNICOS: O MURO DE BERLIM EM 1961, A URSS, SOB CONTROLE DE NIKITA KRUSHEV, ERGUEU O MAIOR SÍMBOLO MATERIAL DO MUNDO EM BLOCOS ANTAGÔNICOS: O MURO DE BERLIM

23

24 O MURO DE BERLIM FOI A SOLUÇÃO ADOTADA PELO BLOCO SOCIALISTA PARA EVITAR A EVASÃO DE ALEMÃES PARA O LADO OCIDENTAL DA CIDADE. O MURO DE BERLIM FOI A SOLUÇÃO ADOTADA PELO BLOCO SOCIALISTA PARA EVITAR A EVASÃO DE ALEMÃES PARA O LADO OCIDENTAL DA CIDADE.

25 ESSA FUGA EM MASSA SE DAVA, UMA VEZ QUE OS EUA ESTAVAM INVESTINDO PESADAMENTE NA ECONOMIA ALEMÃ ATRAVÉS DO PLANO MARSHALL, COM RESULTADOS POSITIVOS PARA A RENDA E O EMPREGO DA POPULAÇÃO DO LADO OCIDENTAL. ESSA FUGA EM MASSA SE DAVA, UMA VEZ QUE OS EUA ESTAVAM INVESTINDO PESADAMENTE NA ECONOMIA ALEMÃ ATRAVÉS DO PLANO MARSHALL, COM RESULTADOS POSITIVOS PARA A RENDA E O EMPREGO DA POPULAÇÃO DO LADO OCIDENTAL.

26 COM A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM, CONSTITUÍDO DE UMA SÉRIE DE POSTOS DE VIGILÂNCIA, SOLDADOS ARMADOS, ALÉM DE CERCAS E ARMADILHAS, O ÊXODO FOI QUASE ANULADO. COM A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM, CONSTITUÍDO DE UMA SÉRIE DE POSTOS DE VIGILÂNCIA, SOLDADOS ARMADOS, ALÉM DE CERCAS E ARMADILHAS, O ÊXODO FOI QUASE ANULADO.

27 O PLANO MARSHALL LOGO APÓS O TÉRMINO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, O PANORAMA DO CONTINENTE EUROPEU ERA DE COMPLETA DEVASTAÇÃO. LOGO APÓS O TÉRMINO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, O PANORAMA DO CONTINENTE EUROPEU ERA DE COMPLETA DEVASTAÇÃO.

28

29 O PLANO MARSHALL PARA A POPULAÇÃO QUE HAVIA SOBREVIVIDO À GUERRA, A PERSPECTIVA ERA SOMBRIA E O MOMENTO DRAMÁTICO, POIS NÃO HAVIA TRABALHO, HABITAÇÃO DECENTE, ALIMENTAÇÃO GARANTIDA. PARA A POPULAÇÃO QUE HAVIA SOBREVIVIDO À GUERRA, A PERSPECTIVA ERA SOMBRIA E O MOMENTO DRAMÁTICO, POIS NÃO HAVIA TRABALHO, HABITAÇÃO DECENTE, ALIMENTAÇÃO GARANTIDA.

30 FOI NESSE CONTEXTO QUE SURGIU EM 1947 O PLANO MARSHALL, ELABORADO COM A CLARA INTENÇÃO DE RECONSTRUIR A EUROPA E LIMITAR A EXPANSÃO DOS PARTIDOS COMUNISTAS EUROPEUS. FOI NESSE CONTEXTO QUE SURGIU EM 1947 O PLANO MARSHALL, ELABORADO COM A CLARA INTENÇÃO DE RECONSTRUIR A EUROPA E LIMITAR A EXPANSÃO DOS PARTIDOS COMUNISTAS EUROPEUS.

31

32 ATRAVÉS DO PLANO MARSHALL, OS EUA INVESTIRAM VÁRIOS BILHÕES DE DÓLARES PARA A RECUPERAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DA EUROPA OCIDENTAL, BEM COMO NA RECUPERAÇÃO DA PRODUÇÃO ECONÔMICA. ATRAVÉS DO PLANO MARSHALL, OS EUA INVESTIRAM VÁRIOS BILHÕES DE DÓLARES PARA A RECUPERAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DA EUROPA OCIDENTAL, BEM COMO NA RECUPERAÇÃO DA PRODUÇÃO ECONÔMICA.

33 A EUROPA OCIDENTAL IRIA PASSAR POR UMA ACELERADA RECUPERAÇÃO DE SUA ECONOMIA, INDÚSTRIA E INFRA- ESTRUTURA, INCORPORANDO RAPIDAMENTE UMA GRANDE LEVA DE TRABALHADORES EM TODAS AS ÁREAS. A EUROPA OCIDENTAL IRIA PASSAR POR UMA ACELERADA RECUPERAÇÃO DE SUA ECONOMIA, INDÚSTRIA E INFRA- ESTRUTURA, INCORPORANDO RAPIDAMENTE UMA GRANDE LEVA DE TRABALHADORES EM TODAS AS ÁREAS.

34 MUNDO – TABULEIRO DE XADREZ APESAR DOS EUA E DA URSS NÃO TEREM ENTRADO EM CONFRONTO DIRETO (POR ISSO A IDÉIA DE GUERRA-FRIA), IRIAM OCORRER DIVERSOS TIPOS DE CONFLITOS ENVOLVENDO UNIDADES POLÍTICAS E TERRITORIAIS EM TODOS OS CONTINENTES E EM AMBOS OS BLOCOS:MOVIMENTOS POLÍTICOS, SOCIAIS, GOLPES DE ESTADOS, GUERRAS, GUERRILHAS, ETC. APESAR DOS EUA E DA URSS NÃO TEREM ENTRADO EM CONFRONTO DIRETO (POR ISSO A IDÉIA DE GUERRA-FRIA), IRIAM OCORRER DIVERSOS TIPOS DE CONFLITOS ENVOLVENDO UNIDADES POLÍTICAS E TERRITORIAIS EM TODOS OS CONTINENTES E EM AMBOS OS BLOCOS:MOVIMENTOS POLÍTICOS, SOCIAIS, GOLPES DE ESTADOS, GUERRAS, GUERRILHAS, ETC.

35 O PERÍODO DA GUERRA FRIA PODE SER COMPARADO COM UM JOGO DE XADREZ, ONDE DOIS OPONENTES USAM OS SEUS RESPECTIVOS ARSENAIS TÁTICOS E ESTRATÉGICOS PARA CONQUISTAR ESPAÇOS E IMPOR XEQUE- MATE. O PERÍODO DA GUERRA FRIA PODE SER COMPARADO COM UM JOGO DE XADREZ, ONDE DOIS OPONENTES USAM OS SEUS RESPECTIVOS ARSENAIS TÁTICOS E ESTRATÉGICOS PARA CONQUISTAR ESPAÇOS E IMPOR XEQUE- MATE.

36

37 O EMBATE ENTRE OS BLOCOS OBVIAMENTE TAMBÉM FOI FEITO NO CAMPO IDEOLÓGICO, COM CADA LADO TENTANDO PROVAR AO MUNDO O SEU PRÓPRIO IDEAL DE FELICIDADE, JUSTIÇA E EFICIÊNCIA. O EMBATE ENTRE OS BLOCOS OBVIAMENTE TAMBÉM FOI FEITO NO CAMPO IDEOLÓGICO, COM CADA LADO TENTANDO PROVAR AO MUNDO O SEU PRÓPRIO IDEAL DE FELICIDADE, JUSTIÇA E EFICIÊNCIA.

38 NO PLANO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR, AS POTÊNCIAS RIVAIS FORMARAM VÍNCULOS COM PAÍSES ESTRATÉGICOS PARA COORDENAR OS SEUS RESPECTIVOS PLANOS DE DEFESA, CRIANDO A ORGANIZAÇÃO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN – LIDERADA PELOS EUA) E O PACTO DE VARSÓVIA (LIDERADO PELA URSS). NO PLANO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR, AS POTÊNCIAS RIVAIS FORMARAM VÍNCULOS COM PAÍSES ESTRATÉGICOS PARA COORDENAR OS SEUS RESPECTIVOS PLANOS DE DEFESA, CRIANDO A ORGANIZAÇÃO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN – LIDERADA PELOS EUA) E O PACTO DE VARSÓVIA (LIDERADO PELA URSS).

39 A CORRIDA ARMAMENTISTA E A ESPACIAL O CONFRONTO DA GUERRA FRIA REPERCUTIU EM PRATICAMENTE, TODOS OS ASPECTOS DA VIDA HUMANA, INCLUSIVE NA ÁREA DA COMPETIÇÃO ESPORTIVA, ONDE A RIVALIDADE IDEOLÓGICA SE MANIFESTAVA NA DISPUTA POR MEDALHAS EM INÚMEROS TORNEIOS E OLIMPÍADAS. O CONFRONTO DA GUERRA FRIA REPERCUTIU EM PRATICAMENTE, TODOS OS ASPECTOS DA VIDA HUMANA, INCLUSIVE NA ÁREA DA COMPETIÇÃO ESPORTIVA, ONDE A RIVALIDADE IDEOLÓGICA SE MANIFESTAVA NA DISPUTA POR MEDALHAS EM INÚMEROS TORNEIOS E OLIMPÍADAS.

40 NA CORRIDA ESPACIAL OS EUA TIVERAM SORTE LOGO DE SAÍDA POR TEREM OBTIDO A TECNOLOGIA DA FABRICAÇÃO DE FOGUETES DESENVOLVIDA PELA RECÉM DERROTADA ALEMANHA NAZISTA, AINDA NO ANO DE NA CORRIDA ESPACIAL OS EUA TIVERAM SORTE LOGO DE SAÍDA POR TEREM OBTIDO A TECNOLOGIA DA FABRICAÇÃO DE FOGUETES DESENVOLVIDA PELA RECÉM DERROTADA ALEMANHA NAZISTA, AINDA NO ANO DE 1945.

41 EM 1957, PARA O ESPANTO DOS NORTE-AMERICANOS, A URSS DESVENDARIA A SUA CONQUISTA, QUE FOI O PRIMEIRO LANÇAMENTO DE UM SATÉLITE ARTIFICIAL PARA O ESPAÇO. O SPUTINIK 1 EM 1957, PARA O ESPANTO DOS NORTE-AMERICANOS, A URSS DESVENDARIA A SUA CONQUISTA, QUE FOI O PRIMEIRO LANÇAMENTO DE UM SATÉLITE ARTIFICIAL PARA O ESPAÇO. O SPUTINIK 1

42

43 EM NOVEMBRO DO MESMO ANO 1957 LANÇARAM O SPUTINIK 2, COM A CACHORRA LAIKA, O PRIMEIRO SER VIVO A SER LANÇADO NO ESPAÇO. EM NOVEMBRO DO MESMO ANO 1957 LANÇARAM O SPUTINIK 2, COM A CACHORRA LAIKA, O PRIMEIRO SER VIVO A SER LANÇADO NO ESPAÇO.

44

45

46 EM 12 DE ABRIL DE 1961, FOI A VEZ DO ASTRONAUT A YURI GAGÁRIN COMANDAR A NAVE VOSTOK. EM 12 DE ABRIL DE 1961, FOI A VEZ DO ASTRONAUT A YURI GAGÁRIN COMANDAR A NAVE VOSTOK.

47

48 ENTRETANTO, A VITÓRIA FINAL FOI DOS ESTADOS UNIDOS. O DIA 20 DE JULHO DE 1969 MARCOU A CHEGADA DO HOMEM A LUA. OS NORTE AMERICANOS NEIL ARMSTRONG, EDWIN ALDRIN JR. E MICHAEL COLLINS, A BORDO DA APOLO 11, FORAM OS PRIMEIROS A CONQUISTAR TAL FEITO E A COLOCAR OS EUA NA DIANTEIRA DA CORRIDA ESPACIAL. ENTRETANTO, A VITÓRIA FINAL FOI DOS ESTADOS UNIDOS. O DIA 20 DE JULHO DE 1969 MARCOU A CHEGADA DO HOMEM A LUA. OS NORTE AMERICANOS NEIL ARMSTRONG, EDWIN ALDRIN JR. E MICHAEL COLLINS, A BORDO DA APOLO 11, FORAM OS PRIMEIROS A CONQUISTAR TAL FEITO E A COLOCAR OS EUA NA DIANTEIRA DA CORRIDA ESPACIAL.

49

50

51

52

53 EM 1971, OS SOVIÉTICOS LANÇARAM O PROJETO SALYUT, QUE PREVIA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO ESPACIAL. EM 1971, OS SOVIÉTICOS LANÇARAM O PROJETO SALYUT, QUE PREVIA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO ESPACIAL.

54 EM 1973, OS ESTADOS UNIDOS LANÇARAM O SKYLAB, ESTAÇÃO ESPERIMENTAL QUE ACABOU SE DESINTEGRANDO EM CONTATO COM A ATMOSFERA, QUANDO A NASA PERDEU O CONTROLE DE SUA ÓRBITA. EM 1973, OS ESTADOS UNIDOS LANÇARAM O SKYLAB, ESTAÇÃO ESPERIMENTAL QUE ACABOU SE DESINTEGRANDO EM CONTATO COM A ATMOSFERA, QUANDO A NASA PERDEU O CONTROLE DE SUA ÓRBITA.

55 NADA PORÉM FOI MAIS BRILHANTE DO QUE A INICIATIVA DE DEFESA ESTRATÉGICA DO PRESIDENTE AMERICANO RONALD REAGAN ( ), QUE FICOU CONHECIDA COMO GUERRA NAS ESTRELAS – SUA IDÉIA ERA CONSTRUIR UM GRANDE ESCUDO ESPACIAL PARA A DEFESA CONTRA MÍSSEIS VINDOS DE QUALQUER LUGAR DA TERRA E, ATÉ MESMO DO ESPAÇO. NADA PORÉM FOI MAIS BRILHANTE DO QUE A INICIATIVA DE DEFESA ESTRATÉGICA DO PRESIDENTE AMERICANO RONALD REAGAN ( ), QUE FICOU CONHECIDA COMO GUERRA NAS ESTRELAS – SUA IDÉIA ERA CONSTRUIR UM GRANDE ESCUDO ESPACIAL PARA A DEFESA CONTRA MÍSSEIS VINDOS DE QUALQUER LUGAR DA TERRA E, ATÉ MESMO DO ESPAÇO.

56 A ÚLTIMA REALIZAÇÃO DOS SOVIÉTICOS FOI COLOCAR EM ÓRBITA, EM 1985, A ESTAÇÃO ESPACIAL MIR, QUE RETORNOU A TERRA EM MARÇO DE A ÚLTIMA REALIZAÇÃO DOS SOVIÉTICOS FOI COLOCAR EM ÓRBITA, EM 1985, A ESTAÇÃO ESPACIAL MIR, QUE RETORNOU A TERRA EM MARÇO DE 2001.

57

58 OS ESTADOS UNIDOS CONTINUARAM SEU PROGRAMA ESPACIAL, MESMO SEM A COMPETIÇÃO DA RUSSIA. APÓS A EXPLOSÃO DO ÔNIBUS ESPACIAL CHALLENGER (1986), OS AMERICANOS COLOCARAM O TELESCÓPIO HUBBLE EM ÓRBITA, EM OS ESTADOS UNIDOS CONTINUARAM SEU PROGRAMA ESPACIAL, MESMO SEM A COMPETIÇÃO DA RUSSIA. APÓS A EXPLOSÃO DO ÔNIBUS ESPACIAL CHALLENGER (1986), OS AMERICANOS COLOCARAM O TELESCÓPIO HUBBLE EM ÓRBITA, EM 1990.

59

60

61 EM 1997, A SONDA MARS PATHFINDER POUSOU NA SUPERFÍCIE DE MARTE. EM 1997, A SONDA MARS PATHFINDER POUSOU NA SUPERFÍCIE DE MARTE.

62

63

64 ESTAÇÃO ALPHA

65 NA CORRIDA ARMAMENTISTA, OS NORTE-AMERICANOS SAÍRAM NA FRENTE PELO DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO E USO DE DUAS BOMBAS NUCLEARES POR AVIÃO, AINDA NO FIM DA SEGUNDA GUERRA, QUANDO ANIQUILARAM DUAS CIDADES COM SUAS RESPECTIVAS POPULAÇÕES – HIROSHIMA E NAGASAKI, DERROTANDO ASSIM O JAPÃO. NA CORRIDA ARMAMENTISTA, OS NORTE-AMERICANOS SAÍRAM NA FRENTE PELO DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO E USO DE DUAS BOMBAS NUCLEARES POR AVIÃO, AINDA NO FIM DA SEGUNDA GUERRA, QUANDO ANIQUILARAM DUAS CIDADES COM SUAS RESPECTIVAS POPULAÇÕES – HIROSHIMA E NAGASAKI, DERROTANDO ASSIM O JAPÃO.

66

67 AMBAS AS POTÊNCIAS MANTINHAM UMA FROTA DE SUBMARINOS NUCLEARES E AERONAVES DOTADAS DE OGIVAS TAMBÉM NUCLEARES, QUE CIRCULAVAM ININTERRUPTAMENTE PELO GLOBO, PRONTOS PARA A RETALIAÇÃO ANTE QUALQUER SINAL DE ATAQUE. AMBAS AS POTÊNCIAS MANTINHAM UMA FROTA DE SUBMARINOS NUCLEARES E AERONAVES DOTADAS DE OGIVAS TAMBÉM NUCLEARES, QUE CIRCULAVAM ININTERRUPTAMENTE PELO GLOBO, PRONTOS PARA A RETALIAÇÃO ANTE QUALQUER SINAL DE ATAQUE.

68

69

70 TODO ESSE APARATO DE DESTRUIÇÃO CONSTITUIU O CHAMADO EQUILÍBRIO DO TERROR, QUE IMPUNHA UMA LÓGICA INSANA DE AUMENTO DE CAPACIDADE DE RETALIAÇÃO QUE DISSUADISSE O OPONENTE DE QUALQUER DECISÃO DE ATAQUE. TODO ESSE APARATO DE DESTRUIÇÃO CONSTITUIU O CHAMADO EQUILÍBRIO DO TERROR, QUE IMPUNHA UMA LÓGICA INSANA DE AUMENTO DE CAPACIDADE DE RETALIAÇÃO QUE DISSUADISSE O OPONENTE DE QUALQUER DECISÃO DE ATAQUE. DESTRUIÇÃO MÚTUA ASSEGURADA DESTRUIÇÃO MÚTUA ASSEGURADA

71 O COMPLEXO MILITAR- INDUSTRIAL O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO GERADO PELA GUERRA FRIA REVOLUCIONOU INÚMERAS ÁREAS DE PESQUISA E DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL. O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO GERADO PELA GUERRA FRIA REVOLUCIONOU INÚMERAS ÁREAS DE PESQUISA E DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.

72 O COMPLEXO MILITAR- INDUSTRIAL EM AMBOS OS BLOCOS A ADOÇÃO DE NOVIDADES TECNOLÓGICAS ERA IMPERATIVO DO QUAL DEPENDIA A SOBREVIVÊNCIA DOS RESPECTIVOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO. EM AMBOS OS BLOCOS A ADOÇÃO DE NOVIDADES TECNOLÓGICAS ERA IMPERATIVO DO QUAL DEPENDIA A SOBREVIVÊNCIA DOS RESPECTIVOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO.

73 O SETOR BÉLICO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, JUNTAMENTE COM O SETOR AEROESPACIAL, DESENVOLVEU INÚMERAS SOLUÇÕES AOS DESAFIOS ENCONTRADOS: O SETOR BÉLICO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, JUNTAMENTE COM O SETOR AEROESPACIAL, DESENVOLVEU INÚMERAS SOLUÇÕES AOS DESAFIOS ENCONTRADOS:

74 NOVOS SISTEMAS AUTOMOTIVOS E DE PROPULSÃO, NOVOS COMBUSTÍVEIS, NOVOS MATERIAIS COM ELEVADA RESISTÊNCIA E MALEABILIDADE, NOVOS COMPONENTES QUÍMICOS, NOVOS SISTEMAS ELETRÔNICOS E MICRO- ELETRÔNICOS, NOVOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO. NOVOS SISTEMAS AUTOMOTIVOS E DE PROPULSÃO, NOVOS COMBUSTÍVEIS, NOVOS MATERIAIS COM ELEVADA RESISTÊNCIA E MALEABILIDADE, NOVOS COMPONENTES QUÍMICOS, NOVOS SISTEMAS ELETRÔNICOS E MICRO- ELETRÔNICOS, NOVOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO.

75 Em um rali no deserto do norte da África, um carro perde o rumo. O navegador contata a base e pede orientações. Em poucos segundos, o piloto recebe informações sobre a exata localização de onde se encontra. Pode assim continuar a corrida. Como a base obteve os dados para localizar o carro? Acionando o GPS (Global Positioning System).

76 O GPS É UM SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO QUE FORNECE AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS E A ALTITUDE DE UM LUGAR A PARTIR DE SINAIS CAPTADOS POR SATÉLITES ARTIFICIAIS QUE GIRAM EM TORNO DA TERRA. O GPS É UM SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO QUE FORNECE AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS E A ALTITUDE DE UM LUGAR A PARTIR DE SINAIS CAPTADOS POR SATÉLITES ARTIFICIAIS QUE GIRAM EM TORNO DA TERRA. DESENVOLVIDO INICIALMENTE PARA FINS MILITARES PELO DEPARTAMENTO DE DEFESA AMERICANO, HOJE É UTILIZADO EM VÁRIAS SITUAÇÕES. DESENVOLVIDO INICIALMENTE PARA FINS MILITARES PELO DEPARTAMENTO DE DEFESA AMERICANO, HOJE É UTILIZADO EM VÁRIAS SITUAÇÕES.

77 PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS, COMO ENGENHEIROS FLORESTAIS, GEÓLOGOS, GEÓGRAFOS, BIÓLOGOS, CARTÓGRAFOS, E AGRÔNOMOS, USAM O SISTEMA NOS MAPAS QUE ORIENTAM O SEU TRABALHO. PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS, COMO ENGENHEIROS FLORESTAIS, GEÓLOGOS, GEÓGRAFOS, BIÓLOGOS, CARTÓGRAFOS, E AGRÔNOMOS, USAM O SISTEMA NOS MAPAS QUE ORIENTAM O SEU TRABALHO. O GPS ESTÁ AJUDANDO TRANSPORTADORAS A MONITORAR SUAS FROTAS DE CAMINHÕES, EMPRESAS DE RESGATE MÉDICO A CONTROLAR SUAS AMBULÂNCIAS, PILOTOS DE RALI A ENCONTRAR SUAS TRILHAS, AVIÕES A ACERTAR O RUMO E CIÊNTISTAS A FAZER DESCOBERTAS, ETC. O GPS ESTÁ AJUDANDO TRANSPORTADORAS A MONITORAR SUAS FROTAS DE CAMINHÕES, EMPRESAS DE RESGATE MÉDICO A CONTROLAR SUAS AMBULÂNCIAS, PILOTOS DE RALI A ENCONTRAR SUAS TRILHAS, AVIÕES A ACERTAR O RUMO E CIÊNTISTAS A FAZER DESCOBERTAS, ETC.

78 GPS

79 GPS O SISTEMA FUNCIONA COM QUALQUER CONDIÇÃO DE TEMPO. É FORMADO POR 24 SATÉLITES (SISTEMA NAVSTAR), COLOCADOS E ÓRBITA DE CERCA DE KM DE ALTITUDE SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. O SISTEMA FUNCIONA COM QUALQUER CONDIÇÃO DE TEMPO. É FORMADO POR 24 SATÉLITES (SISTEMA NAVSTAR), COLOCADOS E ÓRBITA DE CERCA DE KM DE ALTITUDE SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE.


Carregar ppt "O mundo pós GUERRA FRIA. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, PODE SER COMPREENDIDA COMO O CONFLITO ARMADO DE MAIOR INTENSIDADE E REPERCUSSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google