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PROJETO DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS

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Apresentação em tema: "PROJETO DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS
Comunidade Intermunicipal do Ave 18 setembro 2013

2 EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
A necessidade A Estratégia EU2020 refere que “deve ser colocada ênfase em áreas prioritárias como (…) condições de I&D, inovação e empreendedorismo, incluindo a inovação social”. E acrescenta que para criar valor baseando o crescimento no conhecimento se deve “integrar as preocupações de criatividade, inovação e empreendedorismo desde o ensino básico”. In Futuro da Estratégia de Lisboa – Estratégia “UE2020”, Jan 2010 imagem

3 CONCEITO GESENTREPRENEUR
Aprender fazendo Desenvolver soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”; Criar uma Cultura Empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios!

4 METODOLOGIA GESENTREPRENEUR
Learning by doing A metodologia “learning by doing” caracteriza-se por: Ser centrada no participante: Ter atividades dinâmicas e interativas; Ser composta por pequenos desafios e tarefas; Potenciar o trabalho em equipa.

5 A GESENTREPRENEUR NO TERRENO
Projetos de Empreendedorismo nas Escolas Região do Norte 2 municípios 13 escolas 55 professores 1162 alunos Região de Dão Lafões 14 municípios 51 escolas 120 professores 2000 alunos Região da Serra da Estrela 3 municípios 14 escolas 36 professores 461 alunos Ano Letivo Região de Lisboa 1 município 11 escolas 39 professores 945 alunos Região do Pinhal Interior Norte 14 municípios 23 escolas 68 professores 1090 alunos Região da Beira Interior Norte e Cova da Beira 12 municípios 31 escolas 80 professores 1498 alunos Regiões Autónomas 2 arquipélagos 30 municípios 63 escolas 190 professores 4700 alunos Região do Pinhal Interior Sul 4 municípios 10 escolas 26 professores 430 alunos Região da Beira Interior Sul 4 municípios 8 escolas 19 professores 249 alunos

6 A GESENTREPRENEUR NO TERRENO
Novos projetos conquistados 633 prof. 12535 alunos 2012/2013 Aveiro CIMPIS CIMBIS Comurbeiras 750 prof. 12000 alunos 2011/2012 ADRUSE Dueceira CIMDL CIMPIN Aveiro Odivelas 455 prof. 9110 alunos 2010/2011 Açores Condeixa Pombal Equador México Uruguai Bolívia 344 prof. 6830 alunos 2009/2010 Seia CENFIM Oliveira do Hospital 358 prof. 6983 alunos 2008/2009 Trofa Gouveia Ansião Moita Odemira Santa Maria da Feira 205 prof. 3726 alunos 2007/2008 Nazaré Alvaiázere Penela Sertã Pedrógão Grande S. João da Madeira 62 prof. 1381 alunos 2006/2007 Cascais 24 prof. 800 alunos 2005/2006 Madeira Número total por ano letivo

7 PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS
Objetivos Criar uma cultura empreendedora; Promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade; Partilhar experiências e ideias; Facilitar um maior contacto com o mundo real; Permitir aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo; Incentivar o desenvolvimento local.

8 PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS
Público-alvo Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico Alunos do Ensino Secundário e Profissional

9 PROPOSTA DE ATIVIDADES A DESENVOLVER
Serviços a prestar: 5 Oficinas de Formação 100 turmas a implementar o projeto Envolver aproximadamente 2000 alunos 70 turmas do ensino secundário / profissional 30 turmas do 3º ciclo Acompanhamento no terreno da implementação do projeto

10 O PROJETO EM NÚMEROS Ano Letivo 2013 / 2014 100 professores 100 turmas
2000 alunos Mais de 100 ideias de negócio a concurso

11 Números por Municípios
O PROJETO EM NÚMEROS Números por Municípios Mondim de Basto 5 Cabeceiras de Basto 10 Vieira do Minho Póvoa de Lanhoso Fafe 12 Vizela Guimarães 24 Vila Nova de Famalicão

12 OS PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO
Etapas Formação de Professores Sessões de apresentação nas escolas Recursos Didácticos Concurso de Ideias Municipais Momentos Finais do Projeto

13 Formação de Professores
OS PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO Etapas Modalidade Oficina de Formação Duração 50 horas (25h presenciais + 25h trabalho autónomo) Créditos Formação Acreditada – 2.0 créditos Objetivos Sensibilizar os professores para o tema do empreendedorismo Preparar os professores para a implementação das atividades de empreendedorismo Formação de Professores

14 Sessões de apresentação nas escolas
OS PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO Etapas Metodologia Learning by doing Atividades Desenvolvimento de atividades dinâmicas. Sessões interactivas que visam a resolução de problemas. Objetivos Sensibilizar os alunos para a prática do empreendedorismo Apresentar o projeto aos alunos Motivar os alunos para a promoção de práticas empreendedoras Sessões de apresentação nas escolas

15 Ultrapassar obstáculos
OS PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO Etapas Operacionalização Os professores terão acesso a uma plataforma online (Centro de Recursos) com um vasto número de atividades pedagógicas; As aulas poderão ser ministradas em tempo letivo ou como atividade extracurricular; Os docentes terão sempre o apoio da GesEntrepreneur na criação do projeto de turma. Recursos Didácticos Lutar pelos objetivos Ultrapassar obstáculos Comemorar as vitórias

16 OS PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO
Centro de Recursos Escolas Empreendedoras Ano Letivo 2013/2014 Repositório online de atividades e conteúdos pedagógicos organizado por nível de ensino e temática; Cada atividade tem um guião explicativo da mesma; Esta opção permitirá aos professores construírem o seu programa de acordo com as necessidades dos alunos. Temáticas: Perfil Empreendedor Criatividade Comunicação e Marketing Noções Financeiras Concurso de Ideias Empreendedorismo na prática Documentos Complementares: Operacionalização do Centro de Recursos Dicas para os Professores

17 Concursos de Ideias Municipais
OS PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO Etapas Descrição Realização de concursos de ideias a nível municipal Apresentação pública de ideias por parte dos alunos Selecção das melhores ideias para representarem o município no concurso intermunicipal Objetivos Promover a criatividade dos alunos Potenciar uma aprendizagem activa e comprometida Promover nos jovens novas ideias para o território Momento Alto Concursos de Ideias Municipais

18 SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL
OS PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO Momentos altos 3º CICLO Expo Empresas SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL Concursos de Ideias Municipais SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL Concurso Intermunicipal Em cada nível de ensino uma experiência empreendedora diferente!

19 Momento Alto 3º Ciclo – Expo Empresas
O que é? Um projeto de turma em que ao alunos terão que criar uma “empresa” no território e assumir o papel de empresários. Momentos de demonstração das aprendizagens efectuadas, abertura à comunidade e de partilha de experiências…

20 Momento Alto 3º Ciclo – Expo Empresas
O que se pretende que os alunos sejam capazes? Criar uma ideia; Desenvolver produtos/serviços; Definir uma estratégia; Dividir funções e responsabilidades; Realizar diferentes iniciativas; Divulgar o projeto a comunidade; Colocar o vosso produto/serviço no mercado; Preparar o momento alto.

21 Momento Alto Ensino Secundário / Profissional – Concurso de Ideias
O que é? Um concurso de ideias de negócio ou projetos que possam ser realizados no território do Ave. Para quê? É a oportunidade para testar a aprendizagem e demonstrar as capacidades empreendedoras.

22 Momento Alto Ensino Secundário / Profissional – Concurso de Ideias
O que se pretende? Motivar os/as jovens para as práticas empreendedoras; Promover o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos; Desenvolver projetos/ideias que possam ser uma mais-valia para a Região Dão Lafões; Criar ideias de negócio inovadoras e exequíveis e que tenham em conta as necessidades do território.

23 EM SÍNTESE O projeto de empreendedorismo:
Pretende incutir nos alunos algumas das competências-chave do empreendedorismo; Poderá ser construído em função dos interesses e disponibilidades dos docentes e da natureza de cada contexto; Poderá ser integrado nas componentes letivas (cerca de 5 a 6 sessões ao longo do ano letivo); Poderá ser realizado fora do contexto letivo, através da criação e dinamização de um clube de empreendedorismo que funcione como atividade extracurricular.

24 Rua 7 de Junho de 1759, Nº 1 – Lagoal
CONTACTOS Sérgio Félix (+351) Joana Oliveira (+351) Rua 7 de Junho de 1759, Nº 1 – Lagoal 2760 – 110 Caxias Tel.: (+351) Fax: (+351)

25 «The best way to predict the future is to create it»
A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo Peter Drucker


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