A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEO B AULA 04 MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO. FATORES MIGRATÓRIOS ECONÔMICOS – CICLOS ECONÔMICOS DO BRASIL. POLÍTICOS – QUEDA DO MURO DE BERLIM. RELIGIOSOS –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEO B AULA 04 MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO. FATORES MIGRATÓRIOS ECONÔMICOS – CICLOS ECONÔMICOS DO BRASIL. POLÍTICOS – QUEDA DO MURO DE BERLIM. RELIGIOSOS –"— Transcrição da apresentação:

1 GEO B AULA 04 MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO

2 FATORES MIGRATÓRIOS ECONÔMICOS – CICLOS ECONÔMICOS DO BRASIL. POLÍTICOS – QUEDA DO MURO DE BERLIM. RELIGIOSOS – PEREGRINAÇÃO NA BASÍLICA DE APARECIDA (SP). ÉTNICOS – CONFLITO NO KOSOVO. NATURAIS - TERREMOTOS, TORNADOS, ENCHETES.

3 ÊXODO RURAL NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS Acelerou em meados do século XX. Ocorreu de forma rápida e desordenada. Problemas fundiários históricos (concentração de terras). O processo de mecanização do latifúndio. A falta de incentivo governamental ao pequeno agricultor.

4 ÊXODO RURAL NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS Ocorreu a partir da primeira revolução industrial. Foi um deslocamento populacional lento e em geral racional. O processo de mecanização incentivou a migração. A política agrária tornava o processo migratório mais lento.

5 MIGRAÇÕES SAZONAIS OU TRANSUMÂNCIA

6 MIGRAÇÕES PENDULARES Ocorrem com mais frequência nos países subdesenvolvidos. Migração que se intensifica com a ocupação de áreas periféricas dos grandes centros urbanos. O transporte precário e as péssimas condições de habitação são os principais problemas.

7 MIGRAÇÕES NO BRASIL

8 MIGRAÇÕES NO MUNDO


Carregar ppt "GEO B AULA 04 MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO. FATORES MIGRATÓRIOS ECONÔMICOS – CICLOS ECONÔMICOS DO BRASIL. POLÍTICOS – QUEDA DO MURO DE BERLIM. RELIGIOSOS –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google