A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dúvidas, mudanças e demais comentários.. Introdução Ampla: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa; Explicitação do tema e do problema de pesquisa;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dúvidas, mudanças e demais comentários.. Introdução Ampla: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa; Explicitação do tema e do problema de pesquisa;"— Transcrição da apresentação:

1 Dúvidas, mudanças e demais comentários.

2 Introdução Ampla: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa; Explicitação do tema e do problema de pesquisa; Justificativa; Explicitação do referencial teórico. Obs.: máximo de 12 páginas.

3 Introdução Breve: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa; Explicitação do tema e do problema de pesquisa; Justificativa. REFERENCIAL TEÓRICO EM OUTRA SEÇÃO.

4 Introdução: justificativa POR QUE SABER? É o momento de mostrar qual a significação e relevância do trabalho que se pretende realizar (PESCUMA e CASTILHO, 2010, p.25).

5 Introdução: justificativa [...] exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa (MARCONI e LAKATOS, 2010, p.202). Relação direta com a aceitação das pessoas e das agências de fomento.

6 Introdução: justificativa Convencimento Relevância Aceitação

7 Justificativa Tipos de relevância: Pessoal: pesquisador Acadêmica: ciência Profissional: intervenção Social: sociedade

8 Justificativa Relevância pessoal: Por que eu tive interesse? Quais fatores influenciaram? Por que/como esse tema pode influenciar minha formação?

9 Justificativa Relevância acadêmica: Que contribuições esse tema pode trazer para a ciência? Como esse tema se relaciona com o conhecimento contemporâneo?

10 Justificativa Relevância profissional: Em que medida o tema contribui com minha profissão? Como esse tema abre novas perspectivas para os desafios de minha profissão?

11 Justificativa Relevância social: Esse tema pode contribuir para um melhor conhecimento da sociedade? Por quê? Como esse tema pode contribuir para a solução de problemas da sociedade?

12 Justificativa Características: Ausência de citação de obras e autores; Criativa e inédita.

13 Justificativa Síntese: Enfatiza o estágio em que se encontra a teoria; Contribuições que a pesquisa pode trazer; Importância geral e específica; Possibilidade de sugerir modificações; Descoberta de soluções.

14 Referencial teórico O QUE SEI SOBRE O TEMA? O QUE JÁ FOI PRODUZIDO SOBRE O TEMA? [...] é o quadro conceitual a ser utilizado [...] estudo que evidencia diversas posições sobre o assunto (PESCUMA e CASTILHO, 2008, p.27). BASE CIENTÍFICA DA PESQUISA.

15 Referencial teórico Necessita elucidar: Os conceitos; As diversas posições sobre o assunto; Pesquisas iguais, semelhantes e/ou complementares.

16 Referencial teórico Questões norteadoras: O que já sei sobre o tema? Quais autores tratam do tema? Como os autores tratam do tema? Há mais de uma posição? Quais as diferenças? Como esse material se relaciona com minha pesquisa?

17 Referencial teórico Passos: 1. Fazer um levantamento do material (impresso e eletrônico) que trata do tema. Obras clássicas e recentes; Leitura ampla (sumário, resumo, introdução); Catalogação das referências.

18 Referencial teórico 2. Leitura metódica e sistemática Estudar o material: sublinhar, destacar, copiar e fichar trechos (frases, parágrafos, etc.); Verificar e, se possível, consultar as referências citadas no material levantado.

19 Referencial teórico 3. Elaboração do texto Rascunhar um roteiro (o que não pode faltar?); Redigir o texto utilizando citações (literais e/ou paráfrases). AMPLO ESPECÍFICO

20 Método COMO FAZER? [...] é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e autonomia, permite alcançar o objetivo [...] (MARCONI e LAKATOS, 2010, p.65).

21 Método Informa: O tipo da pesquisa (bibliográfica, epidemiológica, estudo de caso, experimental, etnográfica, etc.); Desenho do estudo (transversal, coorte, etc.); A amostragem (humanos, animais, documentos, etc.);

22 Método Os materiais/instrumentos que serão utilizados na coleta de dados; O porquê das fontes de dados escolhidas (Arrazoado); Preceitos éticos da pesquisa (TCLE, etc.).

23 Método Questões norteadoras: Qual método escolhi? Por quê? É coerente com os objetivos do projeto? Quais instrumentos utilizarei? Por que os escolhi? Os instrumentos são compreensíveis?

24 Método Em que, onde, quando e como vou aplicá-los? Como vou organizar e apresentar esses dados? Tomei as providências éticas exigidas?

25 Método: síntese Tipo de pesquisa Local de realização Voluntários Aspectos éticos Instrumentos de coleta de dados Análise de dados

26 Método: elementos importantes Critérios de inclusão; Critérios de não-inclusão; Local de desenvolvimento da pesquisa; Estudos com humanos: TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) Entre 12 e 17 anos: TERMO DE ASSENTIMENTO E TCLE < 12 anos: o TCLE é suficiente.

27 Método: elementos importantes DESENHO DO ESTUDO: O conceito de desenho de estudo envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão, implicando, assim, a definição de certas características básicas do estudo, como sejam, a população e a amostra a serem estudadas, a unidade de análise, a existência ou não de intervenção direta sobre a exposição, a existência e tipo de seguimento dos indivíduos, entre outras.


Carregar ppt "Dúvidas, mudanças e demais comentários.. Introdução Ampla: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa; Explicitação do tema e do problema de pesquisa;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google