A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DA PESQUISA

2 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição do trabalho final para a sociedade.

3 PROJETO DE PESQUISA O que vai ser estudado? (tema/assunto) O que já é conhecido sobre o tema? (referencial teórico, limitações e hipóteses) Duvidas sobre o assunto e o que se vai pesquisar? (problema de investigação e questões) Para que ou o que pretende com a investigação? (objetivos da pesquisa) Como vai realizar o estudo? (métodos e processos) Quais as razões para desenvolver a pesquisa? Por quê? (justificativa)

4 COMO ESCOLHER O TEMA? Competências e formação acadêmica. Experiências e vivências profissionais. Conhecimentos anteriores. Relevância da pesquisa. Material bibliográfico suficiente, disponível e atual. Baixa complexidade => disponibilidade de tempo para realizar a pesquisa.

5 DELIMITAÇÃO DO TEMA Localização geográfica (região, estado ou cidade) Período de observação (nível de ensino, faixa etária, nível de desenvolvimento) Sujeito da pesquisa (jogos, resistência, esporte, ginástica) Objeto da pesquisa (aprendizagem, motivação, agressividade, evasão de alunos)

6 LEVANTAMENTO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO Utilizar material atualizado, de preferência nos ultimos 10 anos. ▫Revistas Científicas ▫Monografias, Dissestações e Teses ▫Livros e publicações avulsas ▫Documentos, arquivos públicos e particulares ▫Revistas, jornais, apostilas, resenhas.

7 FICHAMENTO 1. BIBLIOGRÁFICO: - Anotações de toda bibliografia que possa ter qualquer tipo de interesse para nosso trabalho. - Serve para saber localizar os documentos mais rápidamente. Estrutura: tema e indicação bibliográfica

8 FICHA BIBLIOGRÁFICA PSICOMOTRICIDADE CHAUZAUD, J. Introdução à psicomotricidade. São Paulo: Manole, LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicocinética na idade pré- escolar. Porto Alegre: Artmed, LORENZON, A. M.; DELOBEL, M. Psicomotricidade: teoria e prática. Porto Alegre: EST, 1995.

9 FICHAMENTO 2. CITAÇÕES: - Serve para anotarmos trechos das obras que pretendemos citar em nosso trabalho. Estrutura: tema, bibliografia, citação entre aspas e paginação.

10 FICHA DE CITAÇÃO PSICOMOTRICIDADE LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicocinética na idade pré- escolar. Porto Alegre: Artmed, “A psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. É uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.” (p. 110)

11 FICHAMENTO 3. LEITURA ▫Utiliza uma abordagem mais completa do assunto lido como: o foco central, os objetivos, métodos, resultados, concepções do autor, citações. ▫ESTRUTURA: tema, bibliografia, resumo, considerações de autor (quem esta fichando), citações.

12 ATIVIDADES MOTORAS E MOTIVAÇÃO BERLEZE, A.; VIEIRA, L.F.; KREBS, R.J. Motivos que levam crianças à pratica de atividades motoras na escola. Rev. da Educação Física/UEM. v.13, n.1, p O artigo possui como objetivo investigar os motivos que levam crianças da cidade de Santa Maria-RS a praticarem atividades motoras na escola. A amostra da pesquisa foi composta por 88 crianças (45 meninas e 43 meninos) de 8 a 10 anos de idade, estudantes da rede particular de ensino. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado em grupo dentro da sala de aula, os quais foram analisados apartir da estatistica descritiva. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que tanto as meninas quanto os meninos praticam atividades motoras na escola a partir de uma motivação intrinseca, sendo as meninas relacionadas ao ego e os meninos a tarefa. A motivação voltada para o ego esta relacionada a saúde, ao divertimento e a distração; a tarefa esta relacionada ao prazer de praticar e o gosto pela pratica e a aprendizagem por assuntos novos. Os autores afirmam que: “ O comportamento humano é movido por necessidades, interesses e estímulos vindos do meio ambiente. Uma pessoa motivada a realizar certa atividade poderá ter mudanças na compreensão da aprendizagem e de seu desempenho nas habilidades motoras” (p.99)


Carregar ppt "PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google