A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica

2 1. Etapas da Elaboração Determinação do Tema – Problema
Escolha do assunto; Delimitação do assunto; Problematização do tema – “Todo raciocínio desenvolvido num trabalho é uma demonstração que visa solucionar determinado problema”. Hipóteses – a ser comprovada no decorrer do raciocínio; A solução da hipótese é a tese ou idéia central do trabalho; O trabalho tem por objetivo comunicar o resultado final de uma pesquisa e de uma reflexão. A decisão , a opção por determinada posição, é posterior à discussão de possíveis alternativas. Todo discurso científico pretende demonstrar uma posição a respeito do tema problematizado.

3 AS “FASES” DO TRABALHO CIENTÍFICO
Fase Lógica: Momento da invenção , da intuição; Fase da Pesquisa Positiva: experimental ou bibliográfica; Fase do Amadurecimento: composição do trabalho, onde irá se confirmar ou modificar a Fase Lógica.

4 B) Levantamento Bibliográfico
Trata-se de apanhar documentos nos quais trarão reflexão teórica, tais documentos são basicamente textos: livros, artigos, etc. Procedimentos para o Levantamento Boletins e catálogos especializados; Dicionários especializados; Fichário das Bibliotecas; Programas de busca na Internet.

5 C) Leitura e Documentação
Este é o momento de iniciar o trabalho da pesquisa propriamente dita. Plano Provisório do Trabalho Elaborar roteiro de trabalho, baseado em idéias oriundas dos vários aspectos que pode ter um problema referente ao assunto estudado.São essas idéias que nortearão a leitura e a pesquisa que se iniciam. Essas idéias exercem o papel de chamariz, são elas que mostram nos textos lidos aqueles elementos que devem ser retirados para o futuro aproveitamento na composição do trabalho.

6 A Leitura de Documentação
De posse do roteiro de idéias, parte-se para a análise dos documentos em busca de elementos que revelem importantes para o trabalho. Procedimentos: Triagem do material recolhido; Para realização da triagem uma leitura do prefácio, a introdução e algumas passagens do texto para poder ter uma opinião; Critério de leituras: dos mais recentes para os mais antigos. LEMBRE-SE as obras clássicas dificilmente perdem seu valor de atualidade; Esses elementos retirados das várias fontes dão às várias afirmações do autor, além do material sobre o qual se trabalha, a garantia de maior objetividade fundada no testemunho e na verificação de outros pensadores.

7 D) A construção Lógica do Trabalho
O trabalho deve ter três partes fundamentais: Introdução – mostra o que já foi escrito a respeito do tema e assinala a importância do trabalho. Manifesta os objetivos, o tema, o problema, sua tese e os procedimentos que serão adotados.Note-se que é a última parte do trabalho a ser escrita. Desenvolvimento – É o corpo do trabalho. A fase de fundamentação lógica do tema deve ser exposta e provada; a reconstrução racional tem por objetivo explicar (tornar evidente), discutir (comparar várias posições) e demonstrar (aplicar a argumentação apropriada à natureza do trabalho. É partir de verdades garantidas para novas verdades). Conclusão – síntese para qual caminha o trabalho. Tem a função de recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa. O autor manifestará seu ponto de vista sobre os resultados obtidos, sobre o alcance dos mesmos.


Carregar ppt "Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google