A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim. Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Os Álcoois Os álcoois caracterizam-se por possuírem um ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim. Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Os Álcoois Os álcoois caracterizam-se por possuírem um ou."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim

2 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Os Álcoois Os álcoois caracterizam-se por possuírem um ou mais grupos hidroxilo, ligados à cadeia carbonada. O nome é dado pelo número de átomos de carbono da cadeia principal (a maior que contém o grupo hidroxilo) acrescido da terminação ol. (monoálcool) Nomenclatura Poliálcool: o nome termina em diol, triol, etc., consoante o número de grupos hidroxilo ligados à cadeia carbonada.

3 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim A numeração da cadeia carbonada é feita de modo a que o(s) átomo(s) de carbono onde está(ão) implatado(s) o(s) grupo(s) hidroxilo tenha(m) a menor numeração possível.

4 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Nos éteres não existe grupo hidroxilo e o átomo de oxigénio está interposto entre dois átomos de carbono da cadeia carbonada. Éteres Nomenclatura

5 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Os Alde í dos e as Cetonas Os aldeídos e as cetonas pertencem a duas famílias de compostos orgânicos caracterizados por possuírem na sua cadeia carbonada o grupo carbonilo, C = O. A diferença entre eles reside somente na posição do grupo carbonilo Nos aldeídos está posicionado num átomo de carbono primário (C 1 ) e, portanto, numa das extremidades da cadeia carbonada. Nas cetonas está posicionado num átomo de carbono secundário (C 2 ) e, logo, nunca se encontra numa posição terminal.

6 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim O nome dos aldeídos é dado pelo nome do alcano com cadeia carbonada idêntica à do aldeído, mas com a terminação al. A numeração da cadeia carbonada é sempre iniciada pelo átomo de carbono do grupo carbonilo, seguindo-se as restantes regras de nomenclatura dos compostos orgânicos já estudados. Nomenclatura

7 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Nomenclatura O nome das cetonas é dado pelo nome do alcano com cadeia carbonada idêntica à da cetona, mas com a terminação ona. Os átomos de carbono devem ser numerados de modo a que o átomo de carbono do grupo carbonilo tenha a menor numeração possível.

8 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim

9 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Ácidos Carboxílicos Estes compostos têm na sua estrutura um ou mais grupos funcionais carboxilo, COOH, responsáveis pelo comportamento ácido destes compostos. Trata-se de uma função química composta de outros dois grupos funcionais: o grupo carbonilo, C = O, e o grupo hidroxilo, OH.

10 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim O nome dos ácidos carboxílicos é obtido a partir do nome da cadeia carbonada principal que contém o(s) grupo(s) carboxilo. Nomenclatura Caso apenas contenha um grupo carboxilo é um monoácido, com nome terminado em óico; caso tenha dois grupos carboxilo é um diácido, um dióico.

11 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim

12 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Ésteres Os ésteres são compostos resultantes da reacção entre um álcool e um ácido carboxílico designada por esterificação. Exemplo: CH 3 OH + CH 3 COOH CH 3 COOCH 3 + H 2 O metanol ácido etanóico etanoato de metilo água

13 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim O nome de um éster é obtido por substituição do sufixo ico do correspondente ácido carboxílico por ato, acompanhado da indicação do grupo alquilo. Nomenclatura Os ésteres são geralmente substâncias de odor agradável responsáveis pelo sabor e aroma de frutos e flores. Exemplos: O ananás deve o seu aroma e o seu sabor à presença de butanoato de etilo, CH 3 (CH 2 ) 2 COOCH 2 CH 3 e as bananas devem o seu aroma e o seu sabor à presença de etanoato de 3 – metilbutilo, CH 3 COO(CH 2 ) 2 CH(CH 3 )CH 3.

14 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Aminas As aminas são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogénio e azoto. São compostos azotados derivados do amoníaco, por substituição de um ou mais hidrogénios por radicais alquilo. O nome das aminas é formado indicando antes do termo amina os nomes dos radicais alquilo ligados ao átomo de azoto, por ordem alfabética.

15 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Certas aminas apresentam mais do que um grupo amina, designam-se poliaminas. Para dar nome a estes compostos começa-se por referir os números que indicam a localização dos grupos amino, NH 2, seguindo-se o nome do hidrocarboneto e, finalmente, o prefixo que indica o número de grupos amina seguido do termo amina. Exemplos: H 2 NCH 2 CH 2 NH 2, 1,2 – etanodiamina; NH 2 CH 2 CH 2 CH(NH 2 )CH 2 CH 2 NH 2, 1,3,5 – pentanotriamina. Nomenclatura

16 Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Fonte:


Carregar ppt "Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim. Ciências Físico-Químicas 9º Ano Teresa Jardim Os Álcoois Os álcoois caracterizam-se por possuírem um ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google