A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM DO ZIGOTO ATÉ A BLÁSTULA DO ZIGOTO ATÉ A BLÁSTULA ZIGOTO SUCESSIVAS DIVISÕES CELULARES BLÁSTULA Obs: esse processo pode ocorrer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM DO ZIGOTO ATÉ A BLÁSTULA DO ZIGOTO ATÉ A BLÁSTULA ZIGOTO SUCESSIVAS DIVISÕES CELULARES BLÁSTULA Obs: esse processo pode ocorrer."— Transcrição da apresentação:

1 SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM DO ZIGOTO ATÉ A BLÁSTULA DO ZIGOTO ATÉ A BLÁSTULA ZIGOTO SUCESSIVAS DIVISÕES CELULARES BLÁSTULA Obs: esse processo pode ocorrer de 4 maneiras diferentes, dependendo do tipo de ovo envolvido no processo. Os ovos se diferenciam e são classificados de acordo com: a quantidade de vitelo e sua distribuição pelo citoplasma

2

3 EMBRIOGÊNESE TIPOS DE OVOS a) Oligolécitos : ovos com pequena quantidade de vitelo, distribuídos uniformemente pelo citoplasma. Também chamados isolécitos. Encontrados em equinodermos, poríferos, cnidários e mamíferos placentários( que possuem desenvolvimento embrionário longo e cujos embriões são nutridos pela mãe, por intermédio da placenta). b) Telolécito incompleto ou Heterolécitos : possuem média quantidade de vitelo, podendo ser conhecidos por mediolécitos. O vitelo distribui-se irregularmente, concentrando-se em um dos pólos. Anfíbios, moluscos e anelídeos. c) Telolécito completo ou Megalécito : tem grande quantidade de vitelo, que ocupa quase todo o ovo. Ocorre em peixes, répteis, aves e mamíferos ovíparos d) Centrolécitos : o vitelo, nestes ovos, circunda o núcleo. É típico de artrópodos.

4

5 Segmentação Tipos de Segmentação Holoblástica ou total: a segmentação envolve todo o ovo. a) Holoblástica igual: o ovo se divide em blastômeros de mesmo tamanho. Ocorre nos ovos oligolécitos (de mamíferos placentáros, equinodermos e anfioxo)

6 Mamíferos placentários

7 b) Holoblástica desigual: ocorre no ovo heterolécito ou telolécito incompleto ( anelídeos, moluscos e anfíbios), onde, pela distribuição desigual do vitelo, os blastômeros resultantes têm tamanho diferente. No pólo animal (com pouco vitelo) surgem células pequenas (micrômeros), e no pólo vegetativo surgem células maiores (macrômeros).

8 Meroblásticas ou parcial: apenas uma parte do ovo se envolve na segmentação. a) Meroblástica discoidal : no ovo telolécito completo ( megalécito ou macrolécito: répteis, aves e peixes), o vitelo enche quase todo o seu interior, exceto o pólo animal (disco germinativo). Somente nesse ponto ocorrem mitoses, e a região vitelínica não se divide.

9 b) Meroblástica superficial : nos ovos centrolécitos( artrópodos), o núcleo se divide várias vezes, os núcleos resultantes migram para a superfície do ovo e continuam a se dividir.

10

11 Gastrulação BLÁSTULA GÁSTRULA ( FORMAÇÃO DOS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS)

12 CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS QUANTO AO NÚMERO DE FOLHETOS EMBRIONÁRIOS: 1) DIBLÁSTICOS = 2 FOLHETOS : ECTODERME E ENDODERME

13 2) TRIBLÁSTICOS OU TRIPLOBLÁSTICOS = 3 FOLHETOS EMBRIONÁRIOS: ENDO, ECTO E MESODERMA

14 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO BLASTÓPORO PROTOSTÔMIOS = BLASTÓPORO ORIGINA A BOCA. DEUTEROSTÔMIOS= BLASTÓPORO ORIGINA O ÂNUS.

15

16

17 CELOMA Na região endodérmica denominada de mesentoderme formam-se duas bolsas celulares laterais que se soltam e formam o folheto mesoderme. O espaço que se forma no interior das bolsas é chamado de CELOMA, que irá separar os órgãos internos da parede do corpo.

18 NOTOCORDA É o eixo de sustentação do embrião (formada pela endoderme), que em nos animais vertebrados irá ser substituído pela coluna vertebral (de origem mesodérmica).

19 TUBO NEURAL As células da ectoderme se achatam e formam a placa neural, que se dobra e forma o sulco neural, futuro sistema nervoso. Nos animais superiores essa estruturação é denominada de nêurula.

20

21

22 ORGANOGÊNESE É a formação dos tecidos e dos órgãos a partir dos folhetos embrionários. ECTODERME: sistema nervoso, órgãos dos sentidos e epiderme. MESODERME: esqueleto, músculos, sistema cardiovascular,sistema excretor e sistema reprodutor. ENDODERME: sistema respiratório, fígado, pâncreas.


Carregar ppt "SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM DO ZIGOTO ATÉ A BLÁSTULA DO ZIGOTO ATÉ A BLÁSTULA ZIGOTO SUCESSIVAS DIVISÕES CELULARES BLÁSTULA Obs: esse processo pode ocorrer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google