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Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

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Apresentação em tema: "Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis"— Transcrição da apresentação:

1 Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis - - Memória do Processo de Conferência - - Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação 1 1 1 1 1 1 1

2 BREVE HISTÓRICO Envolveu escolas em todo o país, mobilizando pessoas em municípios. 2003 I CNIJMA Surgem os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) 2 2 2

3 Coordenação: Ministério do Meio Ambiente em parceria como Ministério da Educação Tema: Vamos cuidar do Brasil Temas debatidos: • Como vamos cuidar da nossa água; • Como vamos cuidar dos seres vivos; • Como vamos cuidar dos nossos alimentos; • Como vamos cuidar da nossa escola; • Como vamos cuidar da nossa comunidade. Produto das Conferências nas escolas: Definição de uma proposta de política ambiental e elaboração de um cartaz de campanha sobre a proposta da sua comunidade. Resultado final da CNIJMA: Doc. base “Propostas das Escolas para um Brasil Sustentável” Elaboração da Carta Jovens Cuidando do Brasil, spots de rádio, vídeo, jornal e um apres. Ppt com as propostas dos jovens. Número de delegados: 400 delegados (entre 8 e 14 delegados por UF) OBS: Um dos objetivos dessa Conferência era Incentivar a criação da Rede da Juventude pela Sustentabilidade

4 BREVE HISTÓRICO Envolveu escolas em todo o país, mobilizando pessoas em municípios. Envolveu escolas e comunidades e pessoas em municípios. 2003 I CNIJMA Surgem os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) 2005/2006 II CNIJMA 4 4 4

5 Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Coordenação: Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Tema: Vamos cuidar do Brasil Temas debatidos¹: • Biodiversidade • Mudanças Climáticas • Segurança Alimentar e Nutricional e • Diversidade étnico-racial Produto das Conferências nas escolas: Definição de uma responsabilidade, uma ação com base nos acordos Internacionais e criação de um cartaz que traduziu o compromisso coletivo Resultado final da CNIJMA: Elaboração de materiais de educomunicação e da Carta das Responsabilidades “Vamos cuidar do Brasil”. O documento final foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a Caminhada pelas Responsabilidades. Número de delegados: Mais de 500 delegados (até 20/UF) OBS: Um dos objetivos dessa Conferência era Fortalecer e criar a Com-ViDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola. ¹Tiveram como base a difusão de Acordos Internacionais dos quais o Brasil é signatário: Protocolo de Kyoto, Convenção sobre a Diversidade Biológica, Declaração de Roma sobre a Segurança Alimentar Mundial e Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata.

6 BREVE HISTÓRICO Envolveu escolas em todo o país, mobilizando pessoas em municípios. Envolveu escolas e comunidades e pessoas em municípios. Aconteceu em escolas, envolvendo mais de 3,7 milhões de participantes em municípios. 2003 I CNIJMA Surgem os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) 2005/2006 II CNIJMA 2009 III CNIJMA 6 6 6

7 Coordenação: Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Tema: Mudanças Ambientais Globais Temas debatidos: • Terra - a biodiversidade e a questão da Homogeneização, das queimadas e desmatamento • Fogo - energia e mobilidade, com a questão do modelo energético atual e dos transportes • Água - a água e o problema da escassez, da poluição e da desertificação e • Ar - a atmosfera e as mudanças climáticas Produto das Conferências nas escolas: Definição de uma responsabilidade e criação de um cartaz que traduziu o compromisso coletivo Resultado final da CNIJMA: Carta das responsabilidades por estado; Foram produzidos materiais de educomunicação e elaborada a Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais, Número de delegados: Mais de 642 delegados Recurso: Repasse de recursos do MEC, via FNDE (resolução nº 54/2007) para os estados realizarem todo o processo de conferência (aproximadamente R$ 6 milhões de reais)

8 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
4ª EDIÇÃO DA CNIJMA IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Ministério da Educação 8 8 8 8 8 8 8

9 OBJETIVOS Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis. Fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis. Publicar os projetos aprovados como subsídios de boas práticas de sustentabilidade nas escolas. Promover a continuidade de ações de educação ambiental, favorecendo a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares. 9 9 9 9 9 9

10 CARATÉR DA CONFERÊNCIA
Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania socioambiental da comunidade educativa. Duração do processo: 2011 – 2013 Momento para as escolas experimentarem a socioambientalização do currículo, a gestão democrática e a remodelação do espaço físico 10 10 10

11 TEMA DA IV CNIJMMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
GESTÃO ÁGUA 3 EIXOS TEMÁTICAS CURRÍCULO TERRA TERRA ESPAÇO FÍSICO FOGO 11 11 11 11

12 Mudanças ambientais globais
PRETEXTO PEDAGÓGICO Mudanças ambientais globais AR Escola + Comunidade ÁGUA AR FOGO TERRA 12 12 12

13 PROPOSTA (TEMAS) AR ÁGUA TERRA TERRA FOGO - Conforto acústico
- Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar AR ÁGUA TERRA TERRA FOGO 13 13 13 13

14 PROPOSTA (TEMAS) AR ÁGUA TERRA TERRA FOGO - Conforto acústico
- Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar AR - Origem da água utilizada - Bacia Hidrográfica - Eficiência no uso da água - Utilização de água da chuva - Reutilização da água servida/cinza ÁGUA TERRA TERRA FOGO 14 14 14 14

15 PROPOSTA (TEMAS) AR ÁGUA TERRA TERRA FOGO - Conforto acústico
- Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar AR - Origem da água utilizada - Bacia Hidrográfica - Eficiência no uso da água - Utilização de água da chuva - Reutilização da água servida/cinza ÁGUA - Biodiversidade na escola e entorno - Patrimônio cultural e artístico do município - Materiais de construção - Alimentação escolar - Resíduos sólidos gerados TERRA TERRA FOGO 15 15 15 15

16 PROPOSTA (TEMAS) AR ÁGUA TERRA TERRA FOGO - Conforto acústico
- Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar AR - Origem da água utilizada - Bacia Hidrográfica - Eficiência no uso da água - Utilização de água da chuva - Reutilização da água servida/cinza ÁGUA - Biodiversidade na escola e entorno - Patrimônio cultural e artístico do município - Materiais de construção - Alimentação escolar - Resíduos sólidos gerados TERRA TERRA - Origem da energia (energias limpas e renováveis/ eletricidade, gás, calor) - Eficiência no uso de energia - Iluminação - Mobilidade e meios de transporte FOGO 16 16 16 16

17 PROPOSTA (TEMAS) AR ÁGUA TERRA TERRA FOGO EDUCOMUNICAÇÃO
- Conforto acústico - Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar AR - Origem da água utilizada - Bacia Hidrográfica - Eficiência no uso da água - Utilização de água da chuva - Reutilização da água servida/cinza ÁGUA - Biodiversidade na escola e entorno - Patrimônio cultural e artístico do município - Materiais de construção - Alimentação escolar - Resíduos sólidos gerados TERRA TERRA - Origem da energia (energias limpas e renováveis/ eletricidade, gás, calor) - Eficiência no uso de energia - Iluminação - Mobilidade e meios de transporte FOGO EDUCOMUNICAÇÃO Fanzine, Redes Sociais, Vídeos, músicas, Jornais, etc 17 17 17 17

18 MATERIAL DIDÁTICO O material didático consta de um kit em quatro volumes: O material didático consta de um kit em quatro volumes: Volume 01 - Passo-a-Passo para Conferência de Meio Ambiente na Escola e Educomunicação Volume 02 - Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Disponível em: 18 18 18 18 18 18

19 MATERIAL DIDÁTICO O material didático consta de um kit em quatro volumes: O material didático consta de um kit em quatro volumes: Volume 03 - Mudanças Ambientais Globais – Pensar + agir na escola e na comunidade Volume 04 - Formando Com-vida e construindo a Agenda 21 na Escola Volumes adicionais – Cadernos de Consumo Sustentável e Revista Turma da Mônica Disponível em: 19 19 19 19 19 19

20 PRINCÍPIOS DA CONFERÊNCIA
Jovem educa jovem Jovem escolhe jovem Uma geração aprende com a outra 20 20 20

21 O QUE SE ESPERA DA CONFERÊNCIA
Diagnóstico local com base em conhecimentos: científicos e saberes locais/tradicionais. Parcerias estratégicas locais (por meio da criação/reativação das COM-VIDA) Projeto de intervenção para adequar os espaços e preparar edificações seguras e sustentáveis Eleição de uma prioridade para começar a transição para a sustentabilidade. 21 21 21

22 Conferência nas escolas
ETAPA OBRIGATÓRIA Durante essa etapa, os estudantes serão convidados a elaborar propostas de intervenção na escola sobre os subtemas Água, Terra, Fogo e Ar, que promovam a sustentabilidade a partir da gestão, do currículo e/ou espaço físico; A escola deverá escolher de maneira participativa e democrática apenas um projeto de ação e traduzi-lo em materiais de educomunicação; O projeto escolhido pela escola será encaminhado para a Conferência Regional/Municipal ou Estadual. Eleição de 1 delegada(o) e 1 suplente para a próxima etapa. *Maiores informações no Regulamento da IV CNIJMA e na publicação Passo a Passo: 22 22 22

23 Delegados não tem restrição de série/ano escolar
CRITÉRIOS PARA ELEIÇÃO DO DELEGADO E SUPLENTE Estar matriculado em uma turma de 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental; Ter entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional (25 a 29 nov./13) ; Ter participado de maneira significativa na construção do projeto de ação durante a Conferência na Escola que tenha sido escolhido como o projeto da escola; Ter participado de maneira significativa no fortalecimento ou na construção da COM-VIDA EXCEÇÕES Escolas localizadas em comunidades indígenas, quilombolas e em assentamentos rurais Delegados não tem restrição de série/ano escolar *Maiores informações no Regulamento da IV CNIJMA e na publicação Passo a Passo: 23 23 23

24 Conferências Municipais/
Regionais ETAPA OPCIONAL Debaterá as propostas(projetos) das escolas A(s) melhor(es) proposta(s) será(ão) encaminhada(s) à Conferência Estadual Número de delegados(as) para a Conferência Estadual será definido no regulamento de cada estado. Conferência Estadual ETAPA OBRIGATÓRIA Apresentação e debate dos projetos de ação das escolas Eleição dos quatro melhores projetos, um de cada subtema (Terra, Ar, Água e Fogo). Eleição da delegação estadual para a IV CNlJMA (critérios no regulamento nacional) 24 24 24

25 Conferência Nacional Participarão dessa etapa aprox. 700 delegados(as)
Realização de oficinas Debate de propostas para políticas nacionais para escolas sustentáveis Criação de produto de educomunicação com as propostas priorizadas 25 25 25

26 ETAPAS DA IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL
ETAPA DA IV CNIJMA DATA Conferência nas escolas Até 31 de agosto 2013 Cadastramento da conferência da escola* Até 07 de setembro 2013 Conferências Municipais/Regionai Até 06 de outubro 2013 Conferências Estaduais Até 25 de outubro 2013 Conferência Nacional 25 a 29 de novembro 2013 * ou 26 26

27 Número de escolas com classes de 5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º ano
NÚMERO DE DELEGADOS POR UF Número de escolas com classes de 5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º ano Nº de delegados(as) Nº de acompanhantes Até 500 AC, AP, RR, DF 18 + 3 3 De 501 a 1000 RO, TO, AL, SE, MS 20 + 3 De 1001 a 2000 AM, PB, PI, RN, ES, GO, MT 22 + 3 4 Mais de 2000 PA, BA, CE, MA, PE, MG, RJ, SP, PR, RS, SC 24 + 3 Delegados (as) representantes de comunidades indígenas e estudantes com necessidades educacionais especiais deverão vir acompanhados individualmente pelo professor responsável. *Maiores informações no Regulamento da IV CNIJMA : 27 27

28 COMISSÕES ORGANIZADORAS ESTADUAIS
Responsabilidades Disseminação, processo de formação e organização das informações sobre datas e locais das Oficinas de Conferência Organização das conferências no Estado Comunicação com o MEC Preparação da delegação nacional (documentação e atuação) Escolha dos acompanhantes para a etapa nacional Responsabilidade com o retorno dos(as) delegados (as) aos seus locais de origem. *Contatos das Comissões Organizadoras Estaduais disponíveis em: ou 28 28

29 PÚBLICO DA ETAPA NACIONAL DA IV CNIJMA (25 a 29 novembro de 2013)
PERFIL TOTAL Coletivos Jovens (Facilitadores) 81 Delegados + Acompanhantes das COEs 826 Especialistas 36 Convidados 50 Professores 108 Equipe MEC/MMA 25 TOTAL 1.126 29 29

30 CONTATOS SITE EMAIL DÚVIDAS EMAIL PARA ENVIAR NOTÍCIAS FACEBOOK
conferenciainfanto.mec.gov.br DÚVIDAS PARA ENVIAR NOTÍCIAS FACEBOOK TELEFONE: (61) 30 30 30 30 30 30 30

31 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão | Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania | Coordenação Geral de Educação Ambiental Telefone (61) s Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental | Departamento de Educação Ambiental MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Telefone (61) s 31 31 31


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