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IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis 1 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente.

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1 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis 1 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis - - Memória do Processo de Conferência - -

2 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente BREVE HISTÓRICO Envolveu escolas em todo o país, mobilizando pessoas em municípios. 2003I CNIJMA Surgem os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA)

3 Coordenação: Ministério do Meio Ambiente em parceria como Ministério da Educação Tema: Vamos cuidar do Brasil Temas debatidos: Como vamos cuidar da nossa água; Como vamos cuidar dos seres vivos; Como vamos cuidar dos nossos alimentos; Como vamos cuidar da nossa escola; Como vamos cuidar da nossa comunidade. Produto das Conferências nas escolas: Definição de uma proposta de política ambiental e elaboração de um cartaz de campanha sobre a proposta da sua comunidade. Resultado final da CNIJMA: Doc. base Propostas das Escolas para um Brasil Sustentável Elaboração da Carta Jovens Cuidando do Brasil, spots de rádio, vídeo, jornal e um apres. Ppt com as propostas dos jovens. Número de delegados: 400 delegados (entre 8 e 14 delegados por UF) OBS: Um dos objetivos dessa Conferência era Incentivar a criação da Rede da Juventude pela Sustentabilidade

4 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente BREVE HISTÓRICO Envolveu escolas em todo o país, mobilizando pessoas em municípios. Envolveu escolas e comunidades e pessoas em municípios /2006 I CNIJMA II CNIJMA Surgem os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA)

5 Coordenação: Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Tema: Vamos cuidar do Brasil Temas debatidos¹: Biodiversidade Mudanças Climáticas Segurança Alimentar e Nutricional e Diversidade étnico-racial Produto das Conferências nas escolas: Definição de uma responsabilidade, uma ação com base nos acordos Internacionais e criação de um cartaz que traduziu o compromisso coletivo Resultado final da CNIJMA: Elaboração de materiais de educomunicação e da Carta das Responsabilidades Vamos cuidar do Brasil. O documento final foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a Caminhada pelas Responsabilidades. Número de delegados: Mais de 500 delegados (até 20/UF) OBS: Um dos objetivos dessa Conferência era Fortalecer e criar a Com-ViDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola. ¹Tiveram como base a difusão de Acordos Internacionais dos quais o Brasil é signatário: Protocolo de Kyoto, Convenção sobre a Diversidade Biológica, Declaração de Roma sobre a Segurança Alimentar Mundial e Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata.

6 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente BREVE HISTÓRICO Envolveu escolas em todo o país, mobilizando pessoas em municípios. Envolveu escolas e comunidades e pessoas em municípios. Aconteceu em escolas, envolvendo mais de 3,7 milhões de participantes em municípios / I CNIJMA II CNIJMA III CNIJMA Surgem os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA)

7 Coordenação: Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Tema: Mudanças Ambientais Globais Temas debatidos: Terra - a biodiversidade e a questão da Homogeneização, das queimadas e desmatamento Fogo - energia e mobilidade, com a questão do modelo energético atual e dos transportes Água - a água e o problema da escassez, da poluição e da desertificação e Ar - a atmosfera e as mudanças climáticas Produto das Conferências nas escolas: Definição de uma responsabilidade e criação de um cartaz que traduziu o compromisso coletivo Resultado final da CNIJMA: Carta das responsabilidades por estado; Foram produzidos materiais de educomunicação e elaborada a Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais, Número de delegados: Mais de 642 delegados Recurso: Repasse de recursos do MEC, via FNDE (resolução nº 54/2007) para os estados realizarem todo o processo de conferência (aproximadamente R$ 6 milhões de reais)

8 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 8 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente 4ª EDIÇÃO DA CNIJMA

9 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis. Fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis. Publicar os projetos aprovados como subsídios de boas práticas de sustentabilidade nas escolas. Promover a continuidade de ações de educação ambiental, favorecendo a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares. OBJETIVOS

10 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania socioambiental da comunidade educativa. Duração do processo: 2011 – 2013 Momento para as escolas experimentarem a socioambientalização do currículo, a gestão democrática e a remodelação do espaço físico CARATÉR DA CONFERÊNCIA

11 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente TEMA DA IV CNIJMMA AR TERRA ÁGUA TERRA FOGO GESTÃO CURRÍCULO ESPAÇO FÍSICO VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS 3 EIXOS TEMÁTICAS

12 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Mudanças ambientais globais AR Escola + Comunidade PRETEXTO PEDAGÓGICO FOGO AR TERRA ÁGUA

13 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente PROPOSTA (TEMAS) AR TERRA ÁGUA TERRA - Conforto acústico - Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar FOGO

14 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente PROPOSTA (TEMAS) AR TERRA ÁGUA TERRA - Conforto acústico - Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar - Origem da água utilizada - Bacia Hidrográfica - Eficiência no uso da água - Utilização de água da chuva - Reutilização da água servida/cinza FOGO

15 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente PROPOSTA (TEMAS) AR TERRA FOGO ÁGUA TERRA - Conforto acústico - Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar - Origem da água utilizada - Bacia Hidrográfica - Eficiência no uso da água - Utilização de água da chuva - Reutilização da água servida/cinza - Biodiversidade na escola e entorno - Patrimônio cultural e artístico do município - Materiais de construção - Alimentação escolar - Resíduos sólidos gerados

16 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente PROPOSTA (TEMAS) AR TERRA FOGO ÁGUA TERRA - Conforto acústico - Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar - Origem da água utilizada - Bacia Hidrográfica - Eficiência no uso da água - Utilização de água da chuva - Reutilização da água servida/cinza - Biodiversidade na escola e entorno - Patrimônio cultural e artístico do município - Materiais de construção - Alimentação escolar - Resíduos sólidos gerados - Origem da energia (energias limpas e renováveis/ eletricidade, gás, calor) - Eficiência no uso de energia - Iluminação - Mobilidade e meios de transporte

17 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente PROPOSTA (TEMAS) AR TERRA FOGO ÁGUA TERRA - Conforto acústico - Ventilação e qualidade do ar - geração de carbono e outros gases de efeito estufa - Umidade do ar - Biodiversidade na escola e entorno - Patrimônio cultural e artístico do município - Materiais de construção - Alimentação escolar - Resíduos sólidos gerados - Origem da energia (energias limpas e renováveis/ eletricidade, gás, calor) - Eficiência no uso de energia - Iluminação - Mobilidade e meios de transporte EDUCOMUNICAÇÃO - Origem da água utilizada - Bacia Hidrográfica - Eficiência no uso da água - Utilização de água da chuva - Reutilização da água servida/cinza Fanzine, Redes Sociais, Vídeos, músicas, Jornais, etc

18 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente O material didático consta de um kit em quatro volumes: MATERIAL DIDÁTICO O material didático consta de um kit em quatro volumes: Disponível em: Volume 01 - Passo-a-Passo para Conferência de Meio Ambiente na Escola e Educomunicação Volume 02 - Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

19 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente O material didático consta de um kit em quatro volumes: MATERIAL DIDÁTICO O material didático consta de um kit em quatro volumes: Volume 03 - Mudanças Ambientais Globais – Pensar + agir na escola e na comunidade Disponível em: Volume 04 - Formando Com-vida e construindo a Agenda 21 na Escola Volumes adicionais – Cadernos de Consumo Sustentável e Revista Turma da Mônica

20 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Jovem educa jovem Jovem escolhe jovem Uma geração aprende com a outra PRINCÍPIOS DA CONFERÊNCIA

21 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Diagnóstico local com base em conhecimentos: científicos e saberes locais/tradicionais. Parcerias estratégicas locais (por meio da criação/reativação das COM-VIDA) Projeto de intervenção para adequar os espaços e preparar edificações seguras e sustentáveis Eleição de uma prioridade para começar a transição para a sustentabilidade. O QUE SE ESPERA DA CONFERÊNCIA

22 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Conferência nas escolas ETAPA OBRIGATÓRIA Durante essa etapa, os estudantes serão convidados a elaborar propostas de intervenção na escola sobre os subtemas Água, Terra, Fogo e Ar, que promovam a sustentabilidade a partir da gestão, do currículo e/ou espaço físico; A escola deverá escolher de maneira participativa e democrática apenas um projeto de ação e traduzi-lo em materiais de educomunicação; O projeto escolhido pela escola será encaminhado para a Conferência Regional/Municipal ou Estadual. Eleição de 1 delegada(o) e 1 suplente para a próxima etapa. *Maiores informações no Regulamento da IV CNIJMA e na publicação Passo a Passo:

23 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Estar matriculado em uma turma de 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental; Ter entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional (25 a 29 nov./13) ; Ter participado de maneira significativa na construção do projeto de ação durante a Conferência na Escola que tenha sido escolhido como o projeto da escola; Ter participado de maneira significativa no fortalecimento ou na construção da COM-VIDA *Maiores informações no Regulamento da IV CNIJMA e na publicação Passo a Passo: CRITÉRIOS PARA ELEIÇÃO DO DELEGADO E SUPLENTE EXCEÇÕES Escolas localizadas em comunidades indígenas, quilombolas e em assentamentos rurais Delegados não tem restrição de série/ano escolar

24 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Conferências Municipais/ Regionais ETAPA OPCIONAL Debaterá as propostas(projetos) das escolas A(s) melhor(es) proposta(s) será(ão) encaminhada(s) à Conferência Estadual Número de delegados(as) para a Conferência Estadual será definido no regulamento de cada estado. Conferência Estadual ETAPA OBRIGATÓRIA Apresentação e debate dos projetos de ação das escolas Eleição dos quatro melhores projetos, um de cada subtema (Terra, Ar, Água e Fogo). Eleição da delegação estadual para a IV CNlJMA (critérios no regulamento nacional)

25 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Conferência Nacional Participarão dessa etapa aprox. 700 delegados(as) Realização de oficinas Debate de propostas para políticas nacionais para escolas sustentáveis Criação de produto de educomunicação com as propostas priorizadas

26 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente ETAPAS DA IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL * ou ETAPA DA IV CNIJMADATA Conferência nas escolas Até 31 de agosto 2013 Cadastramento da conferência da escola* Até 07 de setembro 2013 Conferências Municipais/Regionai Até 06 de outubro 2013 Conferências Estaduais Até 25 de outubro 2013 Conferência Nacional 25 a 29 de novembro 2013

27 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente NÚMERO DE DELEGADOS POR UF Número de escolas com classes de 5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º ano Nº de delegados(as) Nº de acompanhantes Até 500AC, AP, RR, DF De 501 a 1000RO, TO, AL, SE, MS De 1001 a 2000 AM, PB, PI, RN, ES, GO, MT Mais de 2000PA, BA, CE, MA, PE, MG, RJ, SP, PR, RS, SC Delegados (as) representantes de comunidades indígenas e estudantes com necessidades educacionais especiais deverão vir acompanhados individualmente pelo professor responsável. *Maiores informações no Regulamento da IV CNIJMA :

28 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente COMISSÕES ORGANIZADORAS ESTADUAIS Responsabilidades Disseminação, processo de formação e organização das informações sobre datas e locais das Oficinas de Conferência Organização das conferências no Estado Comunicação com o MEC Preparação da delegação nacional (documentação e atuação) Escolha dos acompanhantes para a etapa nacional Responsabilidade com o retorno dos(as) delegados (as) aos seus locais de origem. *Contatos das Comissões Organizadoras Estaduais disponíveis em: / ou

29 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente PÚBLICO DA ETAPA NACIONAL DA IV CNIJMA (25 a 29 novembro de 2013) PERFILTOTAL Coletivos Jovens (Facilitadores) 81 Delegados + Acompanhantes das COEs 826 Especialistas 36 Convidados 50 Professores 108 Equipe MEC/MMA 25 TOTAL 1.126

30 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente CONTATOS SITE conferenciainfanto.mec.gov.br DÚVIDAS PARA ENVIAR NOTÍCIAS FACEBOOK TELEFONE: (61)

31 Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão | Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania | Coordenação Geral de Educação Ambiental Telefone (61) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental | Departamento de Educação Ambiental Telefone (61) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE


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