A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição."— Transcrição da apresentação:

1

2 A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV. É o período reservado para se aproximar de Deus, visando o crescimento espiritual (recomeço, renascimento).

3 Conclusão: A Quaresma é um tempo de preparação para a celebração da Páscoa. Início: Quarta-feira de Cinzas; Término: Eucaristia da Ceia do Senhor EXCLUSIVE (Quinta-Feira Santa);

4 Cor Roxa (Cfr. IGMR 345) Significa Introspecção, penitência e interiorização; Usada nos paramentos litúrgicos; Cinzas Símbolo penitencial: Tu és pó, e ao pó voltarás (Gênesis 3, 19); Utilizado na Quarta-feira de Cinza. As cinzas vêm da queima dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior. Canto Não se canta o Glória nem o Aleluia como aclamação ao Evangelho, porque é época de penitência, reclusão e preparação para a Páscoa (Cfr. IGMR cap. I, 27); Flores No tempo da Quaresma não é permitido adornar o altar com flores. Exceptuando-se, o domingo Laetare (IV da Quaresma), as solenidades e as festas (Cfr. IGMR 305); Cruz Representa a fragilidade humana. Promove pelo seu exemplo salvífico o tempo de doação e penitência;

5 Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. O período de jejum da Sexta-Feira Santa até ao Dia de Páscoa foi alargado para seis dias, para corresponder ás seis semanas de preparação, necessários para dar a instrução aos convertidos que iriam ser baptizado na Vigília Pascal (Sábado Santo).

6 Significado dos 40 dias: Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo da nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Passagens da Bíblia: quarenta dias, Moisés passou no Monte Sinai com Deus ( Êxodo 24:18 ); quarenta dias, Elias passou a pé o Monte Horeb ( 1 Reis 19:8 ); quarenta dias, Deus enviou chuva no dilúvio de Noé (Gênesis 7:4 ); quarenta anos, viagem do povo hebreu no deserto, até alcançarem a Terra Prometida ( Números 14:33 ); quarenta dias, prazo dado por Jonas em sua profecia do julgamento, à cidade de Nínive para se arrepender ( Jonas 3:4 ); quarenta dias, Jesus se retirou para o deserto, onde jejuou e fora tentado pelo diabo ( Mateus 4:1-2, Marcos 1:12-13, Lucas 4:1-2 );

7 O jejum, é visto pela Igreja Católica como uma forma de educação no sentido de se privar de algo. Visa o arrependimento dos erros cometidos e reverte-lo em serviços de amor e/ou práticas de caridade. Atitudes estas, que o ser humano, não precisa esperar a quaresma para praticá-lo.


Carregar ppt "A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google