A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IFSul – Campus Venâncio Aires Prof. Dejair

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IFSul – Campus Venâncio Aires Prof. Dejair"— Transcrição da apresentação:

1 IFSul – Campus Venâncio Aires Prof. Dejair

2 Introdução Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. 2 Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.

3 ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE EVOLUÇÃO CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES PROBLEMAS E CAUSAS DEFINIÇÃO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

4 ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Compreender as características da Engenharia de Software. Compreender a importância da gestão de projetos de software. Apresentar os conceitos e os modelos de processos de software. Compreender as técnicas das Metodologias Ágeis. Estudar as práticas de Engenharia de Software (comunicação, planejamento, construção e implantação).

5 UMA VISÃO MAIS ESPECÍFICA

6 CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES O SOFTWARE É DESENVOLVIDO OU PROJETADO POR ENGENHARIA, NÃO MANUFATURADO NO SENTIDO CLÁSSICO (NÃO É PROCESSO MECÂNICO); O SOFTWARE NÃO SE DESGASTA; A MAIORIA DOS SOFTWARES É FEITO SOB MEDIDA EM VEZ DE SER MONTADO DE COMPONENTES EXISTENTES.

7 PARA QUÊ DESENVOLVER SOFTWARE? AUTOMATIZAR UM DETERMINADO PROCESSO; MELHORAR A QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES; APOIAR DECISÕES ESTRATÉGICAS; SER UM INSTRUMENTO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE; DAR MAIS CREDIBILIDADE AS INFORMAÇÕES;

8 Qual será a importância?

9 Aplicações de Software SOFTWARE BÁSICO: COLEÇÃO DE PROGRAMAS ESCRITOS PARA APOIAR OUTROS PROGRAMAS. EX.: COMPILADORES, GERENCIADORES DE ARQUIVOS, DRIVERS, ETC... SOFTWARE DE TEMPO REAL: SOFTWARE QUE MONITORA, ANALISA E CONTROLA EVENTOS DO MUNDO REAL. SÃO SISTEMAS AONDE UM RESULTADO ATRASADO NÃO TEM VALOR. EX.: MONITORAÇÃO DE BATIDAS CARDÍACAS, SISTEMA DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO, FREIOS ABS (CARROS), ETC...

10 Aplicações de Software SOFTWARE COMERCIAL: SISTEMAS DE OPERAÇÕES COMERCIAIS E TOMADAS DE DECISÕES ADMINISTRATIVAS. EX.: FOLHA DE PAGAMENTOS, CONTAS A PAGAR E A RECEBER, CONTROLE DE ESTOQUES, ETC... SOFTWARE CIENTÍFICO E DE ENGENHARIA: CARACTERIZADO POR ALGORITMOS DE PROCESSAMENTO NUMÉRICO. EX.: ASTRONOMIA, ANÁLISE DE FADIGA DA MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS, MANUFATURA AUTOMATIZADA, ETC...

11 Aplicações de Software SOFTWARE EMBUTIDO: USADO PARA CONTROLAR PRODUTOS E SISTEMAS PARA OS MERCADOS INDUSTRIAIS E DE CONSUMO. RESIDE EM MEMÓRIA SÓ DE LEITURA. EX.: CONTROLE DO TECLADO DE UM MICROONDAS, CONTROLE DE COMBUSTÍVEL, FUNÇÕES DIGITAIS DE AUTOMÓVEIS, ETC... SOFTWARE DE COMPUTADOR PESSOAL: ENVOLVE PROCESSAMENTO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS, COMPUTAÇÃO GRÁFICA, MULTIMEDIA, ETC.

12 Aplicações de Software SOFTWARE BASEADO NA WEB: PÁGINAS WEB RECUPERADOS POR UM BROWSER QUE INCORPORAM INSTUÇÕES EXECUTÁVEIS (CGI, HTML, JAVA, PERL, XML, ETC...) E DADOS. EX.: HIPERTEXTOS, FORMATOS DE ÁUDIO, VÍDEO, IMAGENS, ETC... SOFTWARE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: FAZ USO DE ALGORITMOS NÃO NUMÉRICOS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ALTA COMPLEXIDADE QUE NÃO SEJAM FAVORÁVEIS À COMPUTAÇÃO OU À ANÁLISE DIRETA. EX.: SISTEMAS ESPECIALISTAS, RECONHECIMENTO DE PADRÕES, REDES NEURAIS, JOGOS, ETC...

13 DEVENVOLVER SOFTWARE. UMA AFLIÇÃO???!!! A PALAVRA AFLIÇÃO FREQUENTEMENTE ESTÁ ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE DEVIDO A UM CONJUNTO DE PROBLEMAS QUE TORNAM ESTA ATIVIDADE EM UMA ATIVIDADE ÁRDUA E SUBJETIVA. ENTRE ELES PODEMOS CITAR:

14 AS ESTIMATIVAS DE CUSTO E PRAZO FREQUENTEMENTE SÃO IMPRECISAS; A PRODUTIVIDADE DAS PESSOAS DA ÁREA DE SOFTWARE NÃO TEM ACOMPANHADO A DEMANDA POR SEUS SERVIÇOS; A QUALIDADE DO SOFTWARE ÀS VEZES É MENOS ADEQUADA; NÃO DEDICAMOS TEMPO PARA COLETAR DADOS SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO; POUCOS DADOS HISTÓRICOS PARA GUIAR ESTIMATIVAS; A COMUNICAÇÃO ENTRE ANALISTA E CLIENTE FREQUENTEMENTE É MUITO POBRE; FALTA OU DEFICIÊNCIA EM TÉCNICAS DE TESTE; A TAREFA DE MANUTENÇÃO DEVORA A MAIORIA DO ORÇAMENTO DESTINADO AO SOFTWARE.

15 MAIS QUAIS SÃO AS CAUSAS DESTES PROBLEMAS? O CARÁTER DO SOFTWARE; FALHAS HUMANAS; GERENTES SEM NENHUM BACKGROUND EM SOFTWARE; OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SOFTWARE TÊM RECEBIDO POUCO TREINAMENTO FORMAL EM NOVAS TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE; RESISTÊNCIA À MUDANÇA.

16 AONDE IREMOS CHEGAR? NÃO DESANIMEM!!! FELIZMENTE OS PROBLEMAS APRESENTADOS PODEM SER CORRIGIDOS.

17 UMA SOLUÇÃO À VISTA!!! RECONHECER OS PROBLEMAS E SUAS CAUSAS É SEM DÚVIDA UM PRIMEIRO PASSO EM DIREÇÃO ÀS SOLUÇÕES. NÃO EXISTE UMA ABORDAGEM PARTICULAR QUE SEJA MELHOR PARA A SOLUÇÃO DA AFLIÇÃO DO SOFTWARE. ENTRETANTO, AO COMBINARMOS: MÉTODOS ABRANGENTES PARA TODAS FASES DO DESENVOLVIMENTO; FERRAMENTAS PARA AUTOMATIZAR OS MÉTODOS; IMPLEMENTAÇÃO MAIS CONSISTENTE E ROBUSTA; TÉCNICAS PARA GARANTIA DA QUALIDADE; BOA COORDENAÇÃO E CONTROLE ADMINISTRATIVO.

18 Obrigado pela atenção Prof. Dejair Priebe Ferreira da Silva Facebook:


Carregar ppt "IFSul – Campus Venâncio Aires Prof. Dejair"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google