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Fernando A. C. Bignardi UNIFESP - SP

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Apresentação em tema: "Fernando A. C. Bignardi UNIFESP - SP"— Transcrição da apresentação:

1 Fernando A. C. Bignardi fbignardi@superig.com.br UNIFESP - SP
O Ativismo Quântico aplicado a Saúde A importância da meditação como instrumento de promoção de saúde com Qualidade de Vida e Realização CISQ Conferência Internacional de Saúde Quântica Setor de Transdisciplinaridade aplicada a Saúde Departamento de Medicina Preventiva Universidade Federal de São Paulo Centro de Ecologia Médica Florescer na Mata Fernando A. C. Bignardi UNIFESP - SP

2 O DILEMA AUTO CURA X SER CURADO
Benson (Harvard University) descobriu que todos nós temos um potencial de auto cura que foi denominado por ele de: BEM ESTAR EVOCADO Da mesma forma, a GNOSE, sabedoria Crística transmitida por Maria Madalena, reconhece o contato direto (não mediado) com a Fonte Creadora Por outro lado, a Instituição Religiosa Patriarcal “vende” a Salvação A Medicina Convencional (nascida da Inquisição) detém para sí e vende a Cura

3 O Cálice & a Espada, Gilania ou Androcracia? Riane Eisler
Por volta de 4000 – 3500 a. C, invasores chamados kurgans, motivados pela ambição do patriarcado de um Deus Masculino e guerreiro, vieram do Norte, portando armas e subjugaram esta milenar civilização caracterizada pela parceria e pelo respeito, implantando a ANDROCRACIA baseada na ambição e dominação pela violência. O enfoque deixou de ser a arte, a criatividade, a expressão jovial da sexualidade e da fisicalidade (Athenas-Epidauro) e passou a ser a guerra, o medo, as armas (Esparta). A celebração da vida num paraíso terrestre, cede espaço para a dor, o sofrimento,a morte e uma promessa de um possível paraíso após a morte! Após mais de uma década de pesquisas Riane Eisler, propõe, neste livro, as bases de uma sociedade onde prevalecesse uma convivência saudável e respeitosa suportada por valores de pareceria, cuidado amoroso, inclusão e Sustentabilidade. “0 Cálice e a Espada nosso futuro, nosso passado”: Riane Eisler, 2007 Ed. Palas Athena The Real Wealth of Nations: Creating a Caring Economics

4 Insuficiência do Modelo Mecânico da Medicina Convencional
A complexidade Humana, em especial na fase madura da vida, não é alcançada neste modelo restrito à dimensão material da realidade. A Medicina Convencional gera o grave problema da Polifarmácia quando se depara com o idoso. O estilo de vida, identificado como um importante fator no processo de envelhecimento, precisa ser incluído no entendimento do processo de envelhecimento do ser humano. Surge a necessidade de uma abordagem multidimensional do ser humano, especialmente quando está envelhecendo.

5 Fisioterapia Funcional Medicina Convencional
MODELO QUÂNTICO de Amit Goswami (modificado por Bignardi) SUPRA MENTAL Meditação (onda cerebral) MENTAL Psicoterapia Fisioterapia Funcional VITAL Homeopatia METABÓLICO Ortomolecular Nutrição FÍSICO ADOECER Medicina Convencional TERRENO BIOLÓGICO Sensações (DOR) TERAPÊUTICA AÇÕES EMOÇÕES - PENSAMENTOS SENTIMENTOS INTUIÇÃO

6 Ensaio Clínico Corporativo 2004
O estresse profissional é uma das principais causas das doenças crônicas contemporâneas. Realizamos ensaio clínico em 15 executivos de uma grande organização varejista brasileira,onde as metas diárias de venda geram grande tensão. Após apresentar o Programa aos participantes , aplicamos instrumentos de mensuração da qualidade de vida (WHOQOL e SF36) e testes de avaliação do estresse . Todos foram avaliados individualmente por: clínico(geriatra), homeopata , nutricionista , fisioterapeuta, psicólogo e psiquiatra .Avaliamos também o estresse oxidativo no sangue (metabolismo). Acompanhamos o grupo através de reuniões mensais de 4 hs .Observamos que a intervenção interdisciplinar mostrou-se eficaz no controle dos parâmetros das doenças crônicas ; que a HOMEOPATIA destacou-se como facilitadora da mudança e consolidação de comportamentos mais adequados (hábitos alimentares , postura física funcional ,exercício físico ,etc. ) , promovendo mudança na atitude mental diante da tensão do trabalho ,bem estar e qualidade de vida

7 VITALIDADE & HOMEOPATIA
A Homeopatia favorece o resgate do sentido da vida como se demonstrou no ensaio clínico realizado com 30 idosos no CENTRO de ESTUDOS sobre o ENVELHECIMENTO – UNIFESP ( BIGNARDI ,2002). Por atuar no terreno vital, favorece o reequilíbrio e a cura da pessoa inteira bio-psico-socio-espiritual. Atuando na dimensão vital a homeopatia: Favorece o resgate do sentido da vida e melhora da Qualidade de Vida. Reduz a demanda de medicamentos convencionais reduzindo o problema da polifarmácia. Incrementa a vitalidade melhorando: o sono. a desintoxicação e possivelmente a antioxidação. o apetite e o discernimento alimentar o humor e estado de espírito.

8 VITALIDADE & HOMEOPATIA
A Homeopatia favorece o resgate do sentido da vida como se demonstrou no ensaio clínico realizado com 30 idosos no CENTRO de ESTUDOS sobre o ENVELHECIMENTO – UNIFESP ( BIGNARDI ,2002) Domínio Dor do SF-36 Domínio Espiritualidade do WHOQOL-100

9 FISIOTERAPIA FUNCIONAL
Ao longo da vida nosso corpo vai se moldando segundo as demandas ambientais e possibilidades momentaneas de acomodação Nossa postura atual é a resultante de nossa história O objetivo desta intervenção é reconectar e reintegrar as cadeias musculares, possibilitando o fluxo da libido e vitalidade, de tal forma que a plenitude da mobilidade seja resgatada com funcionalidade, discernimento e liberdade de expressão

10 PSICOLOGIA & ATITUDE MENTAL
“ Os homens não são perturbados pelas coisas em sí mas pelas visões ou interpretações que tem delas”Zenão de Citio(Grécia aC) “Uma situação não é por sí estressante, mas sim a atitude mental que se estabelece diante dela”, “É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe”! Epiteto(Roma sec.I dC) É portanto fundamental rever as crenças que norteiam nossas vidas no dia a dia, a maneira como aprendemos a interpretar a realidade !

11 Resultados decorrentes da Suplementação vitamínica e mudança do hábito alimentar Ensaio clínico corporativo 2004

12 EFEITO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA
Ensaio Clínico corporativo 2004

13 Depoimentos dos participantes 1 ano depois
“A partir do trabalho de Q.V. tomei consciência da importância de cuidar de mim mesmo!Revi meus valores e, mudei de Empresa após décadas de dedicação exclusiva!” “Sinto-me muito bem, perdi 32 quilos,minha PA normalizou e voltei a exercer minha profissão original. Gostaria de encontra-los periodicamente, para não perder o FOCO.” “Antes do Programa de Q.V., minha vida pessoal estava em 2º plano. Mudei , consulto sempre meu dossiê que fica na minha cabeceira! Meu tumor cerebral não cresceu e, por isso não precisei operar.” “Aprendi a valorizar meus sintomas como na história da luzinha do painel, aprendi a ter metas de Q. V.. Estou mais atenta comigo mesmo, apesar da agitação cotidiana.”

14 Depoimentos dos participantes 1 ano depois
“Não fico mais doido diante das solicitações corporativas.” “Mudei meu jeito de encarar a vida,tornei-me mais consciente. Aprendi a dizer não, apesar de ser secretária !” “Estou muito bem! Engravidei! Aprendi a PARAR e RESPIRAR diante das dificuldades, encontrei meus limites! “Passei a cuidar de mim! Da minha postura. Tornei-me mais consciente das minhas necessidades. Descobri o lazer! Minha família adorou! “Mantenho mais de 90% dos ganhos que obtive com o programa. Continuo mais disposto, faço minha cota diária de esteira todos os dias e continuo atento à minha alimentação.” CONCLUSÃO: As mudanças obtidas durante o programa de QV, se consolidaram como transformações efetivas no estilo de vida.

15 Responsabilidade pela própria vida
“Quando historiadores analisarem a passagem do sec. XX para o sec. XXI, perceberão que a principal revolução social ocorrida nesta fase foi aquela em que cada ser humano passou a ser responsável pela própria vida.” Peter Drucker- Univ. de Claremont, Ca. EUA É necessário capacitar-se e instrumentar-se para o caminho do autoconhecimento e da auto cura no desenvolvimento pessoal e espiritual

16 Transdisciplinaridade
A metodologia transdisciplinar é definida por três Pilares: Complexidade Diferentes Níveis de Realidade Lógica da Inclusão A atitude transdisciplinar privilegia: Rigor científico Abertura para o novo Tolerância com as diferenças

17 Panorama Científico Contemporâneo
“No princípio era o verbo , e o verbo se fez carne” (Evangelho de João)

18 Exemplo da hipertensão arterial
Alienação em relação a missão essencial SUPRA MENTAL Meditação (onda cerebral) MENTAL Pré ocupação (foco no futuro) Psicoterapia Postura física: anteriorizada VITAL Fisioterapia Funcional Perda do ritmo (desaparecem as pausas respiratórias; alterações no sono) METABÓLICO Homeopatia FÍSICO Perversão alimentar (aumento da homocysteína) ADOECER TERRENO BIOLÓGICO Sensações (DOR) TERAPÊUTICA Ortomolecular/ Nutrição Alterações vasculares e hipertensão arterial essencial Medicina Convencional EMOÇÕES - PENSAMENTOS SENTIMENTOS AÇÕES MODELO QUÂNTICO Exemplo da hipertensão arterial de Amit Goswami (modificado por Bignardi) INTUIÇÃO 18

19 Transdisciplinaridade aplicada a saúde
Os fenômenos em geral e, em especial,na Saúde, são complexos. Esta complexidade se apresenta numa estrutura multidimensional regida pelo princípio da causação descendente. A intervenção (em direção a cura) se dá pelo lei do 3º incluído, isto é, a solução do conflito, se encontra em dimensões mais sutis “acima” do nível do conflito

20 Ensaio Clínico utilizando a meditação em idosos em situação de vunerabilidade
Idealizou-se um ensaio clínico com 140 idosos de periferia (para que se minimizasse o fator sócio cultural) mensurando personalidade, postura física, atividade física, qualidade de vida (clinimétrica e psicométrica), hábito alimentar referido e analítico (obtido pela avaliação isotópica de unhas), além de uma avaliação geriátrica ampliada (AGA), com o intuito de observar a cascata de causalidade desencadeada pela prática rotineira da meditação (2 vezes ao dia).

21 Resultados preliminares
Após 2 meses de práticas coletivas monitoradas, inicialmente por 2 sessões semanais em metade do grupo (70 participantes) observou-se, por meio de entrevistas indivuduais, realizadas por profissionais de saúde, que: 59 (84,28%) informaram estar meditando ao menos uma vez por dia. Neste grupo, referem que melhoraram: memória 18 (30,51%) humor 42 (71,19%), postura 42 (71,19%), hábito intestinal 22 (37,29%), respiração 38 (64,41%), sono 34 (57,63%), disposição 37 (62,71%), alimentação 34 (57,63%), doenças crônicas em tratamento 27 (45,76%), dores físicas 34 (57,63%), No grupo dos 11 idosos, que meditam uma vez por semana, referem melhorar: humor 3 (27,27%), postura 4 (36,36%), hábito intestinal 2 (18,18%), respiração 4 (36,36%), sono 3 (27,27%), alimentação 5 (45,45%), Neste grupo não houve alteração em relação a: disposição, memória, doenças crônicas e dores.

22 MEDITAM NO MÍNIMO UMA VEZ AO DIA
1º Grupo 2º Grupo MEMÓRIA 18 (30,51%) HUMOR 42 (71,19%), POSTURA RESPIRAÇÃO 38 (64,41%), SONO 34 (57,63%), HÁBITO INTESTINAL 22 (37,29%), DISPOSIÇÃO 37 (62,71%), ALIMENTAÇÃO DORES FÍSICAS 34 (57,63%) DOENÇAS CRÔNICAS 27 (45,76%), MEMÓRIA 18 (44,79%) HUMOR 27 (75,86%) POSTURA 37 (83,63%) RESPIRAÇÃO 34 (76,60%) SONO 25 (69,55%) HÁBITO INTESTINAL 16 (45,47 %) DISPOSIÇÃO 26 (72,71%) ALIMENTAÇÃO 16 ( 42,93%) DORES FÍSICAS 11 (36,66%) DOENÇAS CRÔNICAS 23 (56,96%)

23 MEDITAM APENAS NO DIA DO ENCONTRO DE MEDITAÇÃO
1º Grupo 2º Grupo MEMÓRIA HUMOR 3 (27,27%) POSTURA 4 (36,36%) RESPIRAÇÃO SONO HÁBITO INTESTINAL 2 (18,18%) DISPOSIÇÃO ALIMENTAÇÃO 5 (45,45%) DORES FÍSICAS 1 (9,09%) DOENÇAS CRÔNICAS MEMÓRIA 2 (40%) HUMOR 2 (40% POSTURA RESPIRAÇÃO 1 (20%) SONO HÁBITO INTESTINAL DISPOSIÇÃO ALIMENTAÇÃO DORES FÍSICAS DOENÇAS CRÔNICAS

24 DEPOIMENTOS dos participantes

25 Conclusões Preliminares Estes resultados sugerem que a cascata de causalidade dos fenômenos que se manifestam na dimensão física, tem sua origem nas dimensões sutis da realidade. Observa-se ainda que a intervenção na esfera supramental, pela meditação, desencadeia uma cascata de eventos transformadores que culminam com a melhor ou até desaparecimento da doença crônica.

26 Desdobramentos práticos
Atendimento ambulatorial e Cursos em Transdiciplinaridade aplicada à Saúde Programa de formação de monitores para disponibilizar meditação na rede pública Moradias para uma maturidade bem sucedida Centro de Ecologia Médica Florescer na Mata Programa: “Estilo de viver Pedra Branca”-Palhoça Santa Catarina Meditação em Presídios: recuperar a humanidade do detento Setor de Transdisciplinaridade aplicada a Saúde na UNIFESP Ciclo de Palestras Curso de Diagnósticos arquetípicos em transdisciplinaridade

27 “Possa a Luz que nos anima ser reconhecida por nós mesmos, e por aqueles ao nosso redor”!

28 fbignardi@superig.com.br Cordialmente Grato ! Fernando A C Bignardi
Centro de Estudos do Envelhecimento UNIFESP Setor de Transdisicplinaridade aplicada a Saúde UNIFESP Centro de Ecologia Médica Florescer na Mata


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