A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação,Saúde e Qualidade de vida no Trabalho Setor de Desenvolvimento de Pessoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação,Saúde e Qualidade de vida no Trabalho Setor de Desenvolvimento de Pessoal."— Transcrição da apresentação:

1 Educação,Saúde e Qualidade de vida no Trabalho Setor de Desenvolvimento de Pessoal

2 Surge como parceria da STDARH a fim de trabalhar questões como saúde do trabalhador, endoculturação e capacitações, dentre outros projetos. Setor de Desenvolvimento de Pessoal - SEDEP

3 HISTÓRICO DO PROJETO Educação, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, teve o objetivo de investigar, diagnosticar e intervir em possíveis fatores presentes nas relações de trabalho que estivessem prejudicando a saúde física e mental dos trabalhadores da FC; Discussão dos conceitos saúde e qualidade de vida, com módulos em que se discutia o estresse no trabalho; Conceito da motivação no trabalho; O estresse no trabalho e formas como este afeta a qualidade de vida dos trabalhadores e mecanismos de melhoria da QV; Trabalho com os gestores na reflexão da função educativa e política deles em suas atividades junto aos colaboradores de suas respectivas seções.

4 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Para 2008 Dar continuidade ao Projeto Educação, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho visando diagnosticar e intervir nas relações de trabalho que estejam prejudicando a saúde mental dos funcionários da FC. Através da criação de um espaço de atendimento de demandas individuais e grupais advindas das questões relacionadas ao trabalho, visando oferecer suporte psicológico (aconselhamento), bem como atos de intervenção que se fizerem necessários (no âmbito individual, grupal e institucional) relacionados ao binômio homem-trabalho.

5 JUSTIFICATIVA Acometimento de transtornos graves de Saúde Mental na Unidade levando a modificação metodológica do Projeto. Estimativas da OMS, os chamados transtornos mentais menores acometem cerca de 30% dos trabalhadores ocupados e os transtornos mentais graves, cerca de 5 a 10%.

6 OBJETIVOS Identificar os fatores do contexto de trabalho que colocam em risco o bem-estar emocional e a saúde-mental dos trabalhadores; Criar espaços institucionais, que viabilizem a canalização de emoções negativas decorrentes de experiências interpessoais desprazerosas relacionadas ao trabalho e as encaminhe da melhor forma possível nos atendimentos; Promover um ambiente favorável ao autoconhecimento, autocontrole, e à resolução de conflitos decorrentes das relações de trabalho.

7 INTERVENÇÃO Procedimentos: Plantão de Orientação e Reflexão de Relações de Trabalho (PORT) Grupos de Discussão

8 Resultados advindos do PORT e dos Grupos de Discussão terão encaminhamentos de diferentes ordens: Individual: aconselhamento e encaminhamento psicoterápico quando se fizerem pertinentes; Grupal: projetos coletivos de intervenção que atendam necessidades advindas dos Plantões de Atendimentos e dos Grupos de Discussão e que visem minimizar o sofrimento psíquico dos servidores. Institucional: Intervenções junto aos gestores da Universidade no sentido de implementar políticas públicas que contribuam para a promoção da saúde mental dos servidores.

9 RESULTADOS Foram atendidos 8 grupos, num total de 28 servidores. Individuais: - Angústia e frustração pelo não cumprimento de tarefas (50%) Grupais: - Conflitos interpessoais (37,5%) - Dificuldades com o supervisor (25%)

10 RESULTADOS Institucionais (Políticas Gerais) - Legislação fragmentada (37,5%) - Falta de política pública específica (25%)

11 RESULTADOS Institucionais (Políticas Específicas) - Falta de infra-estrutura adequada (100%) - Quadro de funcionários deficitário (87,5%) - Fragmentação da área acadêmica e administrativa (75%)

12 FACILITADORES Apoio da Direção abrindo, inclusive, espaço na Congregação para apresentação do Projeto. Parceria com o Grupo Estratégico de Desenvolvimento de RH. Parceria do RH com o Departamento de Psicologia.

13 DIFICULTADORES Falta de espaço físico apropriado tanto para o trabalho em grupo quanto individual. Falta de entendimento conceitual quanto a função do plantão.


Carregar ppt "Educação,Saúde e Qualidade de vida no Trabalho Setor de Desenvolvimento de Pessoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google