A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações interpessoais e de trabalho. Membros do Grupo de Desenvolvimento Profissional: Edna Maria Kill – Oficial Administrativo – STDARH Ilza Aparecida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações interpessoais e de trabalho. Membros do Grupo de Desenvolvimento Profissional: Edna Maria Kill – Oficial Administrativo – STDARH Ilza Aparecida."— Transcrição da apresentação:

1 Relações interpessoais e de trabalho

2 Membros do Grupo de Desenvolvimento Profissional: Edna Maria Kill – Oficial Administrativo – STDARH Ilza Aparecida Siqueira – Supervisor - STDARH Inez Barchi Felisardo – Assistente Social – CPPA Lindomar Fátima C. da Silva Poletto – Psicóloga – CPPA Renata Cristina Coelho de Oliveira – Assistente Administrativo - STDARH Rosângela Aparecida Rodrigues – Analista Técnico - STDARH Coordenador: Alonso Bezerra de Carvalho

3 Justificativa É do conhecimento de todos que os seres humanos são seres sociais, também é do conhecimento de todos que os constantes atritos e dissabores podem gerar estresse capaz de conduzir o indivíduo ao adoecimento, a transtornos psíquicos, ao sofrimento, à insatisfação e à infelicidade. O Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP) da FCL/CAs., preocupado com a manutenção da saúde do servidor, preocupação esta reforçada pela Direção da Unidade que, em 2006, estabeleceu como meta de inovação do ADP o tema Ética nas Relações de Trabalho, decidiu convidar o professor Alonso Bezerra de Carvalho do Departamento de Educação para desenvolver um trabalho relacionado a este assunto.

4 Objetivos O objetivo do GDP, formado por servidores da Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos, do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada e estagiários do Curso de Psicologia, é propiciar treinamento ao corpo técnico administrativo baseado nas sugestões apresentadas no Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional (ADP). Questões relacionadas à ética e relações interpessoais sempre aparecem nestas sugestões. A proposta do trabalho com ética é levar as pessoas a pensar nas ações cotidianas visando a obtenção do Respeito, Responsabilidade e Compromisso com a Instituição, que foram os aspectos apontados na pesquisa realizada com os servidores técnico administrativos da FCL/CAs., em 2005.

5 Ações para implementação:

6 2005 Aplicação de questionário aos servidores técnico administrativos visando detectar quais os aspectos que interferiam nas relações de trabalho: O que você entende sobre ética? O que você considera importante no relacionamento com as pessoas e no ambiente de trabalho? O que significa um bom desempenho profissional? Considera importante um plano de ação relacionado à ética? O resultado da pesquisa apontou para os seguintes aspectos predominantes: Respeito Responsabilidade Compromisso com a Instituição

7 2006 Apresentação do resultado da pesquisa que apontou os seguintes aspectos predominantes: Respeito, Responsabilidade e Compromisso com a Instituição, indicando a importância da realização de um plano de trabalho voltado para esta questão. Encontros com o GDP Reflexão sobre o tema Ética, em grupos de 20 pessoas, usando como instrumento a exibição de um filme Intervenção teatral Ética nas Relações de Trabalho

8

9 2007 Oficina de reflexão: Por um ambiente mais seguro e saudável, coordenada pela Dra. Maria Luiza Gava Schmidt, do Curso de Psicologia da FCL/CAs Palestras: - Repensando o papel do servidor público na atualidade, proferida pelo Prof. Dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald - Competência e compromisso social do servidor público na Universidade, proferida pela Profa. Dra. Adriana Josefa Ferreira Chaves - Qualidade na vida e no trabalho, proferida pelo Dr. Koshiro Otani Atividades de confraternização: Café da manhã, homenagens aos aposentados.

10 Oficina de Reflexão Por um ambiente mais seguro e saudável

11 2008 Encontros periódicos para discussão teórico-prática: - Primeiro momento com o GDP e o professor Alonso - Segundo momento incluindo a participação dos Diretores de Área - Terceiro momento inserindo a participação dos supervisores de seção e setores

12 Aplicação de questionário buscando apurar a percepção dos gestores quanto às ações implementadas e colher sugestões para novas atividades. -Ética significa: 1. o comportamento e a conduta das pessoas em relação aos valores e costumes presentes na vida social e 2. o conjunto de normas e regras consideradas válidas para orientar as ações de determinado grupo ou pessoa, responda: Como a ética pode ser vivenciada na vida das pessoas? -Considerando que o respeito e o diálogo são importantes para se ter um bom relacionamento entre as pessoas no ambiente de trabalho, responda: Qual a sua contribuição para que esses valores sejam concretizados? -Considerando o compromisso e a responsabilidade com a instituição como atitudes importantes para um bom desempenho profissional, responda: Qual a sua contribuição para que elas sejam efetivadas no ambiente de trabalho?

13 -Considerando que é importante um plano de ação que melhore as relações interpessoais e que busque soluções para problemas relacionados à ética nas relações humanas no ambiente de trabalho, responda: Quais as atitudes, as ações e as atividades que você considera fundamentais para a sua realização? - Considerando as ações e as atividades já oferecidas em treinamentos anteriores, responda: O que mudou nas relações interpessoais no ambiente de trabalho?

14 Palestra: Gestão e planejamento do tempo, proferida pelo Prof. Dr. Waldemar Álvaro di Giácomo. Cursos para gestores: Refletindo sobre as Competências técnicas e interpessoais dos supervisores técnico administrativos da Unesp – Campus de Assis, ministrado pela Profa. Dra. Adriana Josefa Ferreira Chaves Atividades de confraternização em parceria com a ASA e ADUNESP: atividades da semana do servidor incluindo Café da manhã

15 Cursos para gestores:Refletindo sobre as Competências técnicas e interpessoais dos supervisores técnico administrativos da Unesp – CAs.

16 Dificultadores: Há muita resistência dos servidores em participar das reuniões agendadas e das atividades propostas.

17 Facilitadores: A adesão do Diretor da Unidade e dos Diretores de Área Presença no Câmpus de um docente que desenvolve sua pesquisa relacionada ao tema Ética.

18 Resultados Este trabalho é um processo de aprendizado de convivência, é um exercício que pode nos fazer entender que os outros são diferentes e que nós também somos diferentes para os outros. Isto nos permite parar, pensar, conversar e viver em harmonia, buscando o Respeito, a Responsabilidade e o Comprometimento com a Instituição. O fortalecimento das relações humanas mais harmoniosas, mais saudáveis no trabalho garantirá seres humanos mais realizados, felizes e comprometidos com a instituição.


Carregar ppt "Relações interpessoais e de trabalho. Membros do Grupo de Desenvolvimento Profissional: Edna Maria Kill – Oficial Administrativo – STDARH Ilza Aparecida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google