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Rede Sociais. Case: Mamie Bella Objetivo: Criar relacionamento dos usuários com a marca. Produto voltado para as mães. Funcionamento: A ação começou.

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1 Rede Sociais

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3 Case: Mamie Bella Objetivo: Criar relacionamento dos usuários com a marca. Produto voltado para as mães. Funcionamento: A ação começou trabalhando uma questão simples: Quem melhor para falar com uma grávida, se não outra grávida? Afinal, ninguém mais vive as mesmas inseguranças, mudanças no corpo e situações do dia a dia como as futuras mamães. Só elas sabem expressar a emoção, cada vez que têm uma novidade do bebê. Um canal completo para as mamães se informarem e interagirem com outras que passam pela mesma experiência.

4 Case: Mamie Bella Mostrar o dia a dia de blogueiras em diferentes fases da gestação (textos, vídeos e fotos delas próprias) A campanha traz dicas de beleza, saúde e moda. As perguntas de moda e respondida por uma editora de moda (Biti Averbach), enquanto as de saúde são respondidas pela equipe do Hospital Nove de Julho. Para sustentar o blog, também foram criadas: Twitter YouTube Flickr Facebook Blip.fm. (rádio temática) Desta forma a empresa consegui ampliar o relacionamento e a propagação de conteúdo de qualidade para esse nicho.

5 Case: Mamie Bella - Boticário

6 Case - Linha Capricho Objetivo: Lançamento da linha Capricho voltado para o público infanto juvenil. Mecanismo: Para o Lançamento o Boticário estava pensando em trabalhar com uma atriz global. Mas o Boticário tomou conhecimento de uma menina que fazia vídeos sobre maquiagem e postava no Youtube para dar dicas para as amigas. O Boticário criou um canal no Youtube com dicas de maquiagem feitas pela garota utilizando produtos do Boticário.

7 Desafio: Não era uma profissional Não alterar o modo como ela fazia o vídeo, tinha que profissionalizar mas não poderia mudar muito ela teria que continuar fazendo os vídeos na mesma linha para não tirar a questão de naturalidade. Quebra de paradigma dentro da empresa, a empresa não estava acostumada a trabalhar com uma desconhecida. Não poderia dar um tom de maquiadora, pois isto iria entrar em um conflito com a imagem que ela já tinha. Case - Linha Capricho

8 Resultado: Ação acabou gerando muita mídia espontânea, pois vários canais da imprensa e blogueiros queriam conversar com a mariana. Criou um novo canal de relacionamento cliente / marca. O publico entra e faz comentários sobre a maquiagem. Falar do produto de uma maneira menos agressiva, de uma maneira mais natural. Case - Linha Capricho

9 Case - Celebrare Collection Objetivo: Lançamento da Linha de Cosméticos Celebrare Collection Mecanismo: Encontrinho: Reunião de blogueiras que tratam do assunto de maquiagem. O Boticario aproveitou a reunião de blogueiras e fez um workshop, com um maquiador profissional para mostrar o lançamento do produto celebrare collection (Fernando Torquatto). Não foi um evento do boticario, o boticario que participou do evento delas.Fernando Torquatto

10 Case - Celebrare Collection Desafio: - Comunicar aos blogueiros (formadores de opinião) que elas teriam informações exclusivas. O produto ainda não estava nas lojas, e nem a imprensa tinha acesso. - Lançar o produto antes para os blogueiros e posteirormente para a imprensa. Resultado - Gerou uma repercursão positiva com as blogueiras e com o público final. - Dados sobre a ação. a) 3 dias 34 post em blogs b) 1350 visualizações da palestra c) Publico de pessoas após o evento

11 Camiseteria – Fun Ice Cream Objetivo: O Boticário iria lançar um produto voltado para o verão. Mecanismo: Criar uma estampa inspirada nos temas da coleção de verão: Humor, Diversão, Irreverência e o Mundo dos Sorvetes.

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13 Ariel – Aplicativo Facebook Objetivo: Aumentar o conhecimento do produto permitindo que os usuários experimente o produto. Mecanismo: A marca de sabão Ariel aposta no Facebook para divulgação da sua campanha "Lavando roupa suja através do perfil Descubra Ariel. O aplicativo, Lavando roupa suja, em que as amigas do Facebook são divididas: 1- Amizades de molho (sem se falar por mais de 1 mês) 2- Amizades com manchas (sem se falar por mais de 3 meses). Ao clicar em determinada amiga, a usuária pode enviar uma amostra grátis do Ariel Líquido e um cartão virtual. O aplicativo oferece uma maneira simpática de falarem com uma frequência maior com suas amigas do Facebook. Outros meios de divulgação, canal do Youtube, twitter e etc..

14 Ariel – Aplicativo Facebook

15 Video Ariel

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17 Renault Paguei a língua", o mote da Renault na campanha do Clio Campanha que mostra como as pessoas mudam de opinião ao longo do tempo, apresentando o carro como opção até para quem nunca pensou nessa possibilidade. Para estimular o tema da campanha – coisas que nunca pensamos antes em fazer – foram criadas ações em mídias sociais, como página no Twitter, Facebook e blogs, que questionam os internautas com o jargão Paguei a língua. A renault utilizou pessoas famosas na Internet como por exemplo PC Siqueira. Video PC Siqueira

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19 Fiat Mio - Carro Colaborativo O começo do Projeto A Fiat lançou o projeto Fiat Mio. Primeiro carro colaborativo do mundo. Convidando as pessoas a pensar em um carro para o futuro. A partir daí ela assumiu o compromisso de materializar as idéias dos usuários em um carro conceito para o futuro A interpretação das Idéias Foram mais de idéias enviadas por mais de participantes de todo o mundo. Essas idéias foram estudadas e interpretada pela Fiat e deram origem a um briefing para construção de um caro conceito, o 1 carro colaborativo do mundo, baseado nas idéias e necessidades dos usuários O lançamento no salão do Automóvel Esse carro conceito baseado nas idéias de milhares de usuários de todo mundo foi lançado oficialmente no salão do automóvel de São Paulo em Outubro de Video Fiat Mio

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21 HSBC – Desafio HSBC Premier A campanha foi baseada na história de um viajante cuja família estava espalhada pelo mundo. O objetivo do jogo era ajudar o viajante a encontrar o resto de sua família espalhada pelo mundo, testando a capacidade investigativa, dedutiva e de conhecimento dos participantes. Através de dicas dadas nos vídeos da campanha, informações coletadas na internet ou numa das redes sociais como: Youtube, Flickr, Twitter, Facebook, blogs e etc, o vencedor chegou aos parentes do viajante, o protagonista da campanha, até descobrir o país e cidade em que moravam.

22 HSBC – Desafio HSBC Premier

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28 Doritos Doritos Gigantes Video Doritos Gigantes

29 Doritos O Doritos anunciou o lançamento de uma plataforma chamada Doritos Social Aggregator. Com esse discurso, parece ser uma rede social da marca, certo? Tanto que 5 mil pessoas se inscreveram com interesse de testar a ferramenta. Na verdade, a ferramenta não tem nada de online. Não tem botão curtir, retweetar, compartilhar, nem tem scraps ou testemunhais. A mídia social definitiva é… o sofá, onde você pode ter toda a interação real que quiser com os seus amigos, e mais real ainda se for uma amizade colorida. São 3 modelos diferentes de sofa, que quem Participar da promoção até 7 de outubro pode levar pra casa. Para concorrer, será preciso se Cadastrar no site e escolher o sofá desejado. O evento de lançamento também poderá ser Acompanhado através do Video Doritos

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31 Ferrorama Lembra do Ferrorama? Ele voltará graças aos seus fãs na internet! A DM9ddb possuia como objetivo o re-lançamento do Ferrorama junto a Brinquedos Estrela mas com um grande desafio: gerar um enorme buzz na internet. Como a ação Volta Ferrorama começou? A Estrela encontrou várias comunidades dentro de Orkut repletas de fãs do Ferrorama e lançou um desafio para alguns dos membros que pediam a volta do Ferrorama. Se 10 fãs conseguissem percorrer os últimos 20 km do caminho de Santiago de Compostela, com um trenzinho do próprio Ferrorama sem parar em momento algum, à Estrela voltaria o Ferrorama ao mercado ! O detalhe é que eles precisavam recolocar os trilhos na frente do vagão rapidamente pois não havia uma quantidade de trilhos. Video Volta Ferrorama Video Volta Ferrorama 2

32 Ferrorama

33 Como funcionou a ação da volta Ferrorama? A grande divulgação desta ação foram as mídias sociais, gerando um grande boca a boca diariamente. A DM9 usou perfis no Orkut, twitter, youtube, facebook e Flickr para a ação Volta Ferrorama sendo que a centralização das informações era feita pelo site. A campanha foi transmitida via satélite pelo site e um GPS possibilitava que internautas acompanhassem o trajeto e participassem assistindo instantaneamente os vídeos, fotos ou pelo O site tem um menu bem legal com vários conteúdos relacionando alguns pontos importantes ao longo do trajeto e uma lista de compra para os interessados no Ferrorama. O Ferrorama voltará ao mercado em agosto de 2010.

34 Tuitorama Nem Fórmula 1 nem Indy. A disputa automobilística de maior sucesso nas redes sociais acontece em uma pista de plástico, com carrinhos do tamanho de seu celular. É o Tuitorama, uma corrida de Autorama alimentada pelo que as pessoas postam no Twitter. A cada dia, a empresa organiza uma corrida entre dois carrinhos: um azul e outro vermelho.

35 Tuitorama A cada dia, a empresa organiza uma corrida entre dois carrinhos: um azul e outro vermelho. O movimento deles não é acionado pelo joystick de um jogador, mas por um aparelho que recebe impulsos a partir de mensagens postadas na internet. A pista existe de verdade. Foi montada na sede da agência de publicidade DM9DDB, em São Paulo. Cada carro anda 90 centímetros, numa pista de 17 metros, a cada vez que uma pessoa posta uma mensagem no Twitter com a palavra-chave. Eles dão várias voltas. À meia-noite, o carro que estiver na frente ganha o Grand Prix. As disputas são variadas: já teve papel x caneta, samba x pagode, sorvete x chocolate e, é claro, Rio x Sampa. Video Tuitorama

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37 Campanha Online Protagonistas da minha história. A campanha mostra a historia do jogador de vôlei Ricardinho, que depois de um longo tempo fora das quadras, voltou à seleção. Utilizando a técnica de projeção mapeada em um ginásio de vôlei, o vídeo revela a esposa e as filhas de Ricardinho como as verdadeiras protagonistas da história do atleta. A nova campanha entrará em TV aberta e fechada, PDV, veículos impressos, endomarketing, indoor mídia e mídia online nas cidades que a marca está presente. Na internet, por não termos um limite de tempo muito rígido, conseguimos fazer vídeos aprofundando histórias e capazes de gerar mais emoção e engajamento nos internautas.

38 Campanha Online Protagonistas da minha história. Campanha Veiculada na TV Campanha Veiculdada na Internet Campanha Making Of

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40 Maquina da Felicidade - Viral Em sua campanha abra a Felicidade, foram criadas ações diferenciadas para gerar percepção entre as pessoas e marca. A Coca realizou uma ação simples, instalando máquinas de refrigerante em locais públicos. Ao retirar o refrigerante as pessoas eram supreendidas pela entrega de um presente. Proporcionando as pessoas uma experiência diferenciada. Ao final dos vídeos, é muito interessante ver como as pessoas interagem com a ação, e expressão seus sentimentos. Maquina da Felicidade Maquina da Felicidade Resultado: 5 milhoes de visualizações Caminhão da Felicidade

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42 Vivo cria clipe para Eduardo & Mônica em campanha do Dia dos Namorados A Vivo cria um clipe (que nunca existiu) para a musica Eduardo e Monica como campanha para o Dia dos Namorados. O clipe conta exatamente a jornada do casal mais famoso da musica brasileira. Esta ação fez surgir boatos de que estavam filmando um longa-metragem baseado no clássico Eduardo & Mônica do Legião Urbana, música que completou 25 anos em A produção é na verdade a campanha da Vivo para o Dia dos Namorados, celebrando a história de amor mais cantada do Brasil. No Facebook, os perfis de Eduardo e Mônica funcionarão como uma espécie de making of da campanha, publicando as fotos de bastidores que cada um dos atores tirou durante as filmagens. Pra quem cresceu ouvindo Legião Urbana, é difícil não se arrepiar com o filme. Uma aposta certeira em conteúdo com significado para falar de conexão e relacionamentos. Video Eduardo e Monica Video Eduardo e Monica

43 Vivo Post T-shirt A Vivo criou uma maquina que imprime o post mais curtido mais comentado seu. Maquina instalada em um youPIX, maior evento de internet do mundo. Video

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45 Diversidade dos cabelos femininos Natura surpreende mulheres no cinema com uma ação inovadora no cinema. Quem comprava dois ingressos pela internet pelo ingresso facil era convidando-o a gravar um vídeo em homenagem a mulher que ele levaria ao cinema. A agencia responsável pela campanha gravou alguns vídeos da reação de alguma mulheres homenageadas e transformou em virais para a internet. Video Ação Natura Plant Video Making of

46 Diversidade dos cabelos femininos Além da campanha no cinema foi criado uma fanpage da linha Natura Plant no Facebook. Desenvolvemos algo único na rede social que é a marcação de amigos no vídeo, explica Igor Puga, diretor executivo da agência. O filme disponível na página é o mesmo comercial veiculado na televisão. No Facebook é possível marcar os amigos em cada mulher retratada. Para não ficar sem ligação, colocamos 11 temas para a pessoa escolher. Desta forma, é possível marcar uma amiga naquela mulher, porque me lembrei dela no dia de uma festa, por exemplo, complementa. Para chamar a participação das pessoas­ ao aplicativo do Facebook, desenvolveu ainda um concurso. Até o fim de outubro, as 50 mulheres que forem mais marcadas ou que mais marcarem amigas no vídeo serão homenageadas em um anúncio que será veiculado na revista Gloss. É uma campanha completa e divertida, porque tem vários meios de veiculação. Começa na internet, vai para o cinema, volta para a internet e depois vai para a revista. Tudo isso enquanto o filme está na TV, argumenta Monica Gregori diretora de comunicação e marketing da Natura.

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