A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Substância que no meio reacional acelera a reação química, proporcionando um novo mecanismo para os reagentes, com uma energia de ativação menor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Substância que no meio reacional acelera a reação química, proporcionando um novo mecanismo para os reagentes, com uma energia de ativação menor."— Transcrição da apresentação:

1

2 Substância que no meio reacional acelera a reação química, proporcionando um novo mecanismo para os reagentes, com uma energia de ativação menor.

3 CATALISADOR Todo catalisador possui em comum as seguintes características: Não sofre alteração permanente na sua massa ou na sua composição (é integralmente recuperado no final da reação). A ação catalítica só é possível quando existe afinidade química entre os reagentes. Se a reação for reversível, os produtos reagem entre si, formando novamente os reagentes, o catalisador acelera a reação direta e inversa ao mesmo tempo.

4 Catálise Reação química que ocorre na presença do catalisador.

5 Catálise homogênea: Quando o catalisador e os reagentes formam um sistema monofásico. Exemplo: na combustão do SO 2 para formar SO 3 catalisada pelo NO 2 : 2 SO2 + O2 2 SO3 REAÇÃO LENTA

6 A reação é lenta, mas na presença de NO 2 é bastante rápida. Etapa I: 2 SO NO 2 2 SO NO Etapa II: 2 NO + O 2 2 NO 2 Global : 2 SO 2 + O 2 2 SO 3 Catalisador Catalisador

7 Catálise heterogênea: Quando o catalisador forma com os reagentes um sistema polifásico. Exemplo: na combustão do SO 2 para formar SO 3 catalisada pelo pentóxido de divanádio (sólido). 2 SO2 + O2 2 SO3

8 Esquema de ocorrência da catálise heterogênea 1)Molécula reagente, O 2, em contato com o catalisador sólido, V 2 O 5. 2) O 2 adsorvido no catalisador.

9 3) Átomos de oxigênio nascente, [O],formados no catalisador. 4) Ataque do oxigênio nascente à molécula de dióxido de enxofre, SO 2. 5) Molécula de SO 3 formada.

10 Outro exemplo de catálise heterogênea é a que ocorre nos conversores catalíticos de automóveis.

11

12

13

14 São substâncias utilizadas para diminuir a velocidade de uma reação, agindo de modo inverso aos catalisadores. Eles aumentam a energia de ativação, necessária para formação do complexo ativado.

15 São importantes para controle e estudo de reações muito rápidas. A função principal do inibidores está relacionada à ação conservante de produtos perecíveis.

16 Diagramas com catalisador H Ea cat Ea REAG PROD

17 43) Algumas ações do nosso dia a dia confirmam os parâmetros e as variáveis que governam as reações químicas. Analise as afirmativas a seguir, que se referem a algumas dessas ações: I. Um comprimido efervescente reage mais rapidamente com a água se for colocado inteiro porque sua superfície de contato é maior do que se fosse triturado. Prova 2010

18 II. O processo de deterioração de um quilo de carne de boi envolvida em plástico será mais lento se a peça inteira for colocada em um freezer do que se a carne for fatiada e envolvida individualmente em plástico no mesmo freezer. III. Na despressurização de um avião voando a grande altitude, a atmosfera interna torna-se mais rica em oxigênio, aumentando a rapidez das reações de combustão.

19 IV. A cabeça do palito de fósforo, com um ligeiro atrito em uma superfície áspera, entra em combustão em um processo exotérmico. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas II e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

20 Em determinadas condições a reação de formação da amônia (NH 3 ) ocorre com o consumo de 24 mols de nitrogênio em 240 segundos. Sabendo que essa reação é representada pela equação: N 2(g) + 3H 2(g) 2NH 3(g) Podemos afirmar que a velocidade de consumo do hidrogênio em mol/min é: a) 12 mol/min b) 24 mol/min c) 6 mol/min d) 0,1 mol/min e) 18 mol/min


Carregar ppt "Substância que no meio reacional acelera a reação química, proporcionando um novo mecanismo para os reagentes, com uma energia de ativação menor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google