A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Falando sobre a Diabetes... Cuide dos seus Pés 1. Os nervos dos Pés - Neuropatia Levando a uma perda lenta da sensação de posição, de pressão, de dor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Falando sobre a Diabetes... Cuide dos seus Pés 1. Os nervos dos Pés - Neuropatia Levando a uma perda lenta da sensação de posição, de pressão, de dor."— Transcrição da apresentação:

1

2 Falando sobre a Diabetes... Cuide dos seus Pés

3 1. Os nervos dos Pés - Neuropatia Levando a uma perda lenta da sensação de posição, de pressão, de dor e de temperatura; Tornando a pele seca, sem transpiração, mais grossa e sujeita ao aparecimento de fissuras (rachaduras); E assim, pode aparecer uma ferida sem que a pessoa se aperceba, porque não dói. Andando sobre ela, pode levar a consequências desastrosas. O açúcar elevado – Hiperglicemia – no sangue pode afetar:

4 2. Os vasos que levam o sangue para os pés - Vasculopatia - Provocando dor nas pernas ou nos pés durante a marcha; - Pés frios, pálidos, com má circulação. As feridas que aparecem nos pés sem sensibilidade e com circulação de sangue deficiente – pés diabéticos – infectam facilmente e são difíceis de tratar.

5 E porque nunca é demais lembrar...

6 Observe diariamente os seus pés e a planta, o calcanhar e os espaços interdigitais (entre os dedos), para ver se há zonas de cor diferente, bolhas, fissuras, calosidades, edema (inchaço)... Se não lhe é possível fazê-lo, por dificuldade na posição, use um espelho e se tem dificuldade de visão peça auxílio a outra pessoa. Lave os Pés todos os dias, durante 2 ou 3 minutos, usando sabonete neutro e água morna (verifique sempre a temperatura da água) e não os ponha de molho. Seque- os muito bem, em particular nas zonas entre os dedos. Aplique um creme hidratante na planta e no dorso (não entre os dedos), massageando bem. Use uma lixa para unha movimentando-a em linha reta de um lado para o outro. No verão não use sapatos sem meias. Use meias de fibras naturais(como a lã ou o algodão) sem costuras e que não apertem nas pernas. Nunca ande descalço, de forma a evitar lesões ou alterações na pele. Não aqueça os pés com bolsas de água quente, nem aproxime os pés de aquecedores, lareiras ou outras fontes de calor. Cuidados a ter com os Pés nos pacientes diabéticos

7 - Antes de calçar os sapatos, verifique com a mão, se não há qualquer objeto dentro deles. - Use sapatos confortáveis, adaptados ao seu pé, de forma que não haja zonas apertadas ou em que se exerça pressão excessiva. Os sapatos fechados protegem mais os pés, quer de batidas ou topadas quer de pedras ou areia. - Nos calos não use calicidas nem outros produtos semelhantes. - Nas calosidades pode usar pedra-pomes de forma suave, mas não use lixas ou objetos de corte, que possam irritar a pele. - O cigarro prejudica seriamente a circulação sanguínea. - Consulte um Podólogo regularmente de forma a prevenir qualquer tipo de alteração patológica.

8 Lembre-se que a prevenção é o melhor tratamento, especialmente se alguém é diabético.


Carregar ppt "Falando sobre a Diabetes... Cuide dos seus Pés 1. Os nervos dos Pés - Neuropatia Levando a uma perda lenta da sensação de posição, de pressão, de dor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google