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ETAPA 4 COMO MUDAR HÁBITOS FINANCEIROS Prof. Elisson de Andrade www.profelisson.com.br.

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1 ETAPA 4 COMO MUDAR HÁBITOS FINANCEIROS Prof. Elisson de Andrade

2 Paradigmas (mapa mental) Paradigmas (mapa mental) PRINCÍPIOS (território) PRINCÍPIOS (território) Espírito PROPÓSITO Físico Energia Mente Conhecimento Emocional FLOW COMPORTAMENTO MUDANÇA DE COMPORTAMENTO É UM PROCESSO DE DENTRO PARA FORA JORNADA RUMO À MAESTRIA FINANCEIRA EXIGIRÁ ESFORÇO E TEMPO O ESTADO DE FLUXO TORNA O PLATÔ AGRADÁVEL AMINISTRE ENERGIA PARA O ESTADO DE FLUXO

3 Para mudar de hábitos, é preciso expressar sua voz interior: visão, disciplina, paixão e consciência

4 Lembra-se das 4 inteligências? Espiritual FísicaMental Emocional

5 Veja outra forma de abordagem Consciência Visão Paixão Disciplina

6 Aplicação na mudança de hábitos Visão (mente): imaginar o futuro; vê-lo com os olhos da mente Disciplina (corpo): é fazer o que tem que ser feito; é a visão colocada em prática Paixão (emoção): alimenta a nossa vontade de mudar; dá força para não desistir Consciência (espírito): é o nosso senso moral; é nosso guia para fazer as coisas certas

7 Exercício 1 Escreva em seu caderno, o nome de 3 pessoas que você admira muito (deixe um espaço embaixo ou na frente, para continuar escrevendo) Agora cite 5 termos que podem descrever bem as qualidades de cada uma dessas pessoas Veja como visão, disciplina, paixão e consciência descrevem bem as características que pessoas que admiramos

8 Visão Acredita nas pessoas Antecipador de futuro Sonhador Pioneiro Esperançoso Original Planejador Estrategista Disciplina Concentrado Executa tarefas Coerente Decide bem Dedicado Trabalhador Competente Disposto Paixão Voltado às pessoas Esperançoso Destemido Motivador Corajoso Desafiador Influente Sensível Consciência Moral elevada Intuitivo Humilde Íntegro Tem compaixão Justo / ético Respeitado Respeitoso

9 Como mudar e adquirir novos hábitos

10 Como funciona um hábito Hábitos são criados, na maioria das vezes, inconscientemente Porém, são decisivos nos resultados que colhemos ao longo da vida Quando temos um hábito, o cérebro não participa da tomada de decisão: estamos no piloto automático Precisamos agora reconhecer como um hábito se forma

11 3 partes que compõem um hábito Deixa: é um estímulo que faz com que seu cérebro entre em modo automático Rotina: é algo que você faz, podendo ser físico, mental ou emocional Recompensa: ajuda seu cérebro a memorizar certa atitude, para que seja novamente realizada no futuro

12 Veja um exemplo Maria, toda vez que sai do trabalho, passa no supermercado para ver se lembra de algo que esteja faltando em sua casa. Geralmente, não busca nada em específico. E quando precisa realmente de alguma coisa, acaba trazendo muito mais do que deveria. Tal hábito tem se mostrado nocivo, pois os gastos com supermercado são muito mais altos que a necessidade real dela e sua família.

13 Identificando a DEIXA Para identificar a Deixa é preciso descobrir o que aciona o gatilho do hábito: Seria algo ligado ao horário? Teria relação com o caminho que faz ao voltar do trabalho? Talvez fosse saber que o trabalho acabou? Às vezes, é preciso pensar um pouco e fazer alguns testes, para descobrir a deixa

14 Identificando a Rotina Esse é a mais fácil IR AO SUPERMERCADO TODOS OS DIAS

15 Identificando a recompensa Também é preciso fazer vários testes para descobrir: Seria porque tem medo de ficar em casa no horário em que sai do trabalho, pois marido e filhos não se encontram lá nesse horário? Talvez a necessidade de caminhar um pouco, depois de um dia inteiro sentada? Ou até a vontade de interagir com outras pessoas, depois de pouco falar com as pessoas, no escritório?

16 Mudando o hábito Imagine que, após alguns dias, Maria tenha conseguido mapear seu hábito: Percebe que a deixa é sair do trabalho Que a rotina é ir ao supermercado E que a recompensa é interagir com outras pessoas A partir de tal compreensão, é possível traçar um novo plano de ação

17 Mudando o hábito Assim, Maria criou uma nova estratégia Aproveitará a deixa de sair do trabalho, para criar uma nova rotina Porém, essa nova rotina precisava ter a característica de interagir com outras pessoas, pois essa é a recompensa que seu corpo está acostumado a receber Assim, começou a caminhar todos os dias em um parque, perto de sua casa, arranjando várias amizades novas E as compras? Decidiu ir ao supermercado apenas aos sábados de manhã

18 Inserindo um novo hábito Para inserir um NOVO hábito, também pode-se usar o mesmo modelo Exemplo: quero começar a ir na academia, todos os dias Crie uma deixa: todo dia, as 5 horas da tarde A rotina, seria ir à academia A recompensa: pense em algo que lhe dê bastante prazer, e faça disso uma recompensa diária por ter ido à academia

19 FILME: O PODER DO HÁBITO

20 Resumindo Conhecer as partes que compõem um hábito, torna possível manipulá-los Assim, criando novos hábitos, você começa a dar um novo rumo em sua vida MAS ATENÇÃO: não tente inserir hábitos complicados de serem implementados, logo de início. Comece com tarefas simples, para tomar controle de sua vida Não tente adquirir mais de um bom hábito por vez.

21 Homeostase

22 Homeostase Jorge decide fazer o controle de seu orçamento doméstico, anotando suas receitas e despesas diariamente. Passadas duas semanas, ele DESISTE. Angélica toma a decisão de ser uma pessoa mais organizada, passa o dia arrumando suas coisas, etiquetando, criando diversas pastas e deixa tudo em ordem. Depois de um mês de dedicação, DESISTE, sendo que semanas depois volta tudo à mesma bagunça de sempre.

23 Homeostase Muitas vezes, quando queremos fazer uma mudança radical em nossas vidas, fracassamos E, na maioria das vezes, isso NÃO É FALTA DE FORÇA DE VONTADE É a Homeostase Que significa que nosso corpo/mente busca sempre um equilíbrio; isso passa pela questão de resistir a mudanças

24 Homeostase Hoje também já se usa o termo Homeostase Social Devido à ela, as pessoas se acomodam e aceitam as coisas como estão Apesar de ser bom o corpo/mente buscar o equilíbrio, a homeostase não faz distinção entre ser bom ou ruim permanecer na mesma

25 Homeostase Essa característica humana faz com que seu corpo diga DESISTA, mesmo quando a mudança é para o bem Isso significa que mudar não é fácil Mas é possível, negociando com suas resistências, tendo consciência de suas limitações, e pedindo incentivos alheios Praticar, dedicar-se, são as palavras-chave

26 "Plante um pensamento, colha uma ação; Plante uma ação, colha um hábito; Plante um hábito, colha um caráter; Plante um caráter, colha um DESTINO."

27 FILME: A LEI DA COLHEITA

28 Filme a Lei da Colheita Prepara-se anos o solo para se ter uma batata de qualidade superior Preparativos, quase que diariamente, para assegurar a qualidade. E temos que trabalhar duro para isso Se violarmos essas regras, falharemos Não podemos pegar atalhos ou enganar Tecnologia não substitui o essencial, quando violamos as leis da natureza

29 Filme a Lei da Colheita A verdade é que temos sucesso apenas quando desenvolvemos a habilidade de mudar em tempos de mudança. De estarmos preparados. De resistir à tentação de pegar atalhos em nossa própria preparação e conhecimento.

30 PROVA II Até 2 páginas, letra Times New tamanho 12, espaçamento 1,5cm Faça um texto falando de seus princípios e como seus paradigmas foram construídos ao longo de sua vida. Defina quais são seus verdadeiros propósitos. Em seguida, escolha UM hábito financeiro que gostaria de incorporar em sua vida ou que gostaria de deixar de fazer. Identifique deixa, rotina e recompensa. Fale também como pretende administrar melhor sua energia e focar nas prioridades, a partir de agora. No último parágrafo, descreva qual parte desse curso mais lhe interessou.


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