A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Guerra Mundial (1914-1918) O declínio da Europa Éder Américo da Silva Prof. História COLÉGIO SALESIANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Guerra Mundial (1914-1918) O declínio da Europa Éder Américo da Silva Prof. História COLÉGIO SALESIANO."— Transcrição da apresentação:

1 I Guerra Mundial ( ) O declínio da Europa Éder Américo da Silva Prof. História COLÉGIO SALESIANO

2 O final do século XIX e a primeira década do século XX a Europa se destaca pela invenção do cinema e da máquina fotográfica e tendo como definida como Belle Époque. Assim as potências desse continente também procuravam se organizar dentro de um espírito de paz armada.

3 A hegemonia européia em 1914 Apesar do desenvolvimento dos E.U.A e do Japão, a Europa exercia (em 1914) e supremacia econômica e política no mundo. Controlava 62% das exportações de produtos e 80% dos investimentos de capitais no exterior. Era a maior importadora de produtos agrícolas e matérias-primas dos países mais pobres (África, Ásia e América Latina)

4 Divisão da Europa em 1914 ARRUDA, José Jobson de. Atlas histórico básico. São Paulo: Ática, 2001

5 Antecedentes da I Guerra Choques Internacionais e os sistemas de alianças. Alianças secretas, fazendo com que uma Guerra fosse algo inevitável. Com isso, aumenta a rivalidade pela luta por mercados consumidores de produtos industriais. Se a Alemanha fosse extinta amanhã, depois de amanhã não haveria um só inglês (...) que não fosse rico (The Saturday Review).

6 Aumento da Rivalidade (conflitos). Anglo-germânico: a Alemanha unificada tardiamente, já desalojara a Inglaterra de sua posição de oficina do mundo. Franco-alemão: os franceses queriam retomar a região da Alsácia-Lorena dos alemães, que haviam perdido na Guerra Franco-prussiana (1870). (REVANCHISMO) Austro-russo: após perderem territórios na Ásia para o Japão, os russos voltam as atenções para a Europa criando um sentimento separatista dos balcãs em relação ao Império Austro-húngaro. (PAN-ESLAVISMO)

7 Russo-alemão: a luta pelo controle do estreito de Dardanelos cria um impasse entre Rússia e Alemanha. Fonte: topazio1950.blogs.sapo.pt

8 Austro-sérvio: na região dos Bálcãs, a Sérvia fomentava agitações nacionais dentro do Império Austro-húngaro. A ESSES MOVIMENTOS CITADOS, DÁ-SE O NOME DE MOVIMENTOS NACIONALISTAS, UTILIZADOS PARA ENCONBRIR AS AMBIÇÕES IMPERIALISTAS PARA SUSTENTAR O NACIONALISMO, OS PAÍSES EMPREENDERAM A CORRIDA ARMAMENTISTA. A BÉLLE EPOQUE TAMBÉM FICOU CONHECIDA COMO PAZ ARMADA.

9 O início do conflito e o estopim da Guerra As alianças, as crises entre alguns países e o movimentos nacionalistas se intensificam de tal forma que bastava um incidente para desencadear um conflito generalizado. Em julho de 1914, o Arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado em Sarajevo por um estudante da Bósnia-Herzegovina (província austríaca). Seria esse o fato esperado pelas nações para que desencadeasse uma das maiores guerras que, até então, a humanidade havia presenciado. (vídeo)

10 Acompanhe os fatos: 1. A Áustria, apoiada pela Alemanha, envia um ultimato à Sérvia levando os austríacos a declararem guerra. 2. A Rússia mobilizou tropas em defesa da Sérvia, recebendo um ultimato alemão para se desmobilizar. 3. No dia 1º de Agosto a Alemanha declarou Guerra à Rússia, e dois dias depois, à França. 4. A Bélgica, que até então era neutra, foi invadida pelos Alemães, o que fez com que a Inglaterra entrasse na Guerra em defesa dos belgas. INICIAVA-SE A I GRANDE GUERRA MUNDIAL.

11 As etapas do Conflito: A Guerra do movimento (1914) O avanço alemão na frente ocidental com o auxílio dos turcos. A Guerra de trincheiras ( ) Recebeu esse nome pois os exércitos do lado ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras que eles mesmo cavavam. Enquanto isso no lado oriental a Alemanha ataca o exército russo que por ser fraco e mal equipado ia perdendo, mas mesmo assim a Alemanha não conseguiu conquistar o território russo.

12 Tática criada pelo exército alemão, a trincheira dificultava o avanço do inimigo.

13 1917: o ano crítico Agravamento da ofensiva submarina alemã, mesmo contra os navios neutros. A Rússia se retira da Guerra, com a trégua assinada em dezembro desse ano, após os bolchevistas tomarem o poder (Revolução Russa). A entrada dos Estados Unidos na guerra, ao lado da Tríplice Entente.

14 1918: o fim da guerra e suas conseqüências. Nesse ano foram utilizadas todas a inovações bélicas (tanques, aviões, gases venenosos) A ofensiva alemã é paralisada pela segunda batalha do Marne. (pg. 92) A Alemanha assina o final da guerra em novembro de Com a Europa destruída, os E.U.A surgem no cenário mundial.

15 O Brasil e a I Guerra Após alguns navios mercantes brasileiros seram torpedeados pelos submarinos alemães, o Brasil entra na Guerra ao lado dos aliados. O objetivo do Brasil na Guerra era proteger o Estreito de Gibraltar.

16

17

18 A tecnologia da I Guerra

19

20

21 Tradução: Mulheres da Grã-Bretanha, digam: Vá! Tradução: Homens da Inglaterra! Vocês aceitarão isto? Setenta e oito mulheres e crianças foram mortas e 228 crianças foram feridas pelos soldados alemães. Aliste-se agora.

22 Imagens SOLDADO DE INFANTARIA ALEMÃO COM UM FUZIL G98

23 SOLDADOS ALEMÃES DISPARANDO CONTRA SOLDADOS FRANCESES

24 ENCONTRO DE SUBMARINOS ALEMÃES EM ALTO-MAR

25 METRALHADORAS ALEMÃS ANTI-AÉREAS, 1915

26 Atividades: 1. O que foi a Belle Époque? 2. Pesquise e caracterize os pontos básicos da hegemonia européia no inicio do século XX. 3. Faça uma análise da economia européia desenvolvida na Guerra e suas implicações. 4. Elabore um quadro comparativo mostrando o que cada nação ganhou ou perdeu ao final da Primeira Guerra. Faça uma análise crítica desses resultados. 5. Com base nas imagens, faça uma pesquisa sobre o assunto, e analise como as populações da Europa foram afetadas pela Guerra (na economia, no pensamento, na estrutura familiar, etc.) BOM TRABALHO!!

27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: AQUINO, Rubim Santos Leão de; ALVARENGA, Jacques Moreira de; FRANCO, Denize de Azevedo; LOPES, Oscar Guilherme Pahl Campos. História das Sociedades: das sociedade modernas às autais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, Unidade III, p SITES AFINS


Carregar ppt "I Guerra Mundial (1914-1918) O declínio da Europa Éder Américo da Silva Prof. História COLÉGIO SALESIANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google