A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programas de Transferência de Renda Condicionada Brasileiros e Oferta de Trabalho Uma Revisão da Literatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programas de Transferência de Renda Condicionada Brasileiros e Oferta de Trabalho Uma Revisão da Literatura."— Transcrição da apresentação:

1 Programas de Transferência de Renda Condicionada Brasileiros e Oferta de Trabalho Uma Revisão da Literatura

2 Teoria – Pouco Ajuda

3 Problema de maximização na família com restrições inter-pessoais e possibilidade de soluções de canto: não oferece intuições. Dinâmico: Procura por trabalho tem custos.

4 O problema é empírico Ha variação de fontes, mas a maior parte usa Pnad. Duas variáveis: jornada e probabilidade de trabalhar. Talvez três abordagens: (i) comparação de médias; (ii) análise de regressão; (iii) uso de métodos quasi-experimentais (ex: escore de propensão)

5 Resumo Autores Base de dados MétodoPúblicoJornadaParticipação Brito e Kerstenetzky (2010) Pnad 2006 comparação de médias beneficiários e não- beneficiários não averiguou Aumento maior entre beneficiários; Redução menor entre não-beneficiários Medeiros, Britto e Soares Pnad 2004probit beneficiários e não- beneficiários não averiguou Aumento entre mulheres cônjuges, homens chefes e homens cônjuges; Redução entre mulheres chefes CEDEPLAR (2006, apud Medeiros, Britto e Soares, 2007, p.16) não mencionad o comparação c/ linha de base beneficiários e não- beneficiários não mencionado Aumentos para adultos (3%), homens (3%), mulheres (4%); nenhuma redução observada. Foguel e Barros (2010) Painel municipal Pnad MQO empilhado, painel com efeitos aleatórios, painel com efeitos fixos, transformações em primeira diferença e MMG municípios Redução pequena e estatisticamente insignificante para mulheres abaixo da renda mediana elasticidade de aumento entre 0,005 e 0,01 para os homens; Redução não ocorre nem entre mulheres Pianto e Soares (2004) Pnad PEP municípios do PETI e fora do PETI não averiguou Aumento não observado; redução de 10 pontos percentuais no trabalho infantil

6 Resumo Autores Base de dados MétodoPúblicoJornadaParticipação Ferro, Kassouf e Levisson (2009) Pnad 2003PEP e probit Aumento de 3 pontos percentuais sobre of. de trabalho das mães (ambos os métodos); aumento 3 pontos percentuais sobre of. de trabalho dos pais (método PEP); redução de 3 pontos percentuais sobre of. de trabalho de crianças Cardoso e Souza (2004) Censo 2000PEP e probit beneficiários e não-beneficários entre 10 e 15 anos não averiguou Número de crianças que estudam e trabalham aumentou; número de crianças que trabalham reduziu; número de crianças que não estudam e não trabalham reduziu Tavares (2010)Pnad 2004PEP mães beneficiárias ou não-beneficiárias por diferentes motivos Aumento na jornada em relação à todos os grupos de controle; redução ocorre apenas em casos de vultuosos aumentos no valor do benefício, o que necessita de maiores investigações empíricas na opinião da autora Aumento da oferta em relação à todos os grupos de controle; Redução da oferta apenas em casos de vultuosos aumentos no valor do benefício, o que necessita de maiores investigações empíricas na opinião da autora Araújo, Ribeiro e Neder (2010) Pnad 2006PEP adolescentes entre 13 e 15 anos Não há aumento entre adolesc. que trabalham e estudam; redução de 1,5 pontos percentuais adolesc. que apenas trabalham; redução de 1,9 pontos percentuais adolesc. que são inativos.

7 Resumo Autores Base de dados MétodoPúblicoJornadaParticipação Teixeira (2010) Pnad 2006 PEP Formais e informais Não ocorre aumento com trabalhadores formais; ocorre redução de 0,56 horas semanais para homens, 1,18 horas semanais para mulheres e 7,3% entre mulheres autônomas trabalhadoras por conta própria Aumento de 2,5 pontos percentuais para mulheres e 1,7 para homens; Redução não ocorre entre pobres e extremamente pobres. Ribas e Soares (2011) Pnad 2001, 2004 e 2006 Generalized Propensity Score Beneficiário s rurais, urbanos, e por RM Efeitos estatisticamente insignificantes por situação censitária, sexo e posição no domicílio Aumento da participação feminina e de trabalhadores secundários no setor informal em áreas mais pobres no meio rural; alguma redução de trabalhadores secundários no setor formal em regiões metropolitanas.


Carregar ppt "Programas de Transferência de Renda Condicionada Brasileiros e Oferta de Trabalho Uma Revisão da Literatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google