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Videoaulas no ICE/UFJF Eduardo Barrére. Uso do serviço no ICE/UFJF

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Apresentação em tema: "Videoaulas no ICE/UFJF Eduardo Barrére. Uso do serviço no ICE/UFJF"— Transcrição da apresentação:

1 Videoaulas no ICE/UFJF Eduardo Barrére

2 Uso do serviço no ICE/UFJF

3 Surgiu a partir do sistema RIO do LAND/COPPE/UFRJ. “Para nós”: videoaula é uma aplicação multimídia que permite a apresentação de vídeo, slides e outros documentos de forma sincronizada e com possibilidade de navegação em um roteiro (liberdade de acesso ao conteúdo temporal)

4 Apresentação do Serviço Uma videoaula com exercício

5 - Descrição

6 - Balanceamento

7 Metodologia de Produção - Qual o tema da videoaula - Não tratar uma videoaula como uma aula presencial - Pensar em Objeto de Aprendizagem ! Definição do Roteiro Elaboração dos Slides Elaboração do Video Conversão das Mídias (Ferramentas)Ferramentas Composição da Videoaula (RIOComposer) Envio da Videoaula Testes e validação/alteração Definição do Tema / Conteúdo

8 Metodologia de Produção - Videoaulas curtas - Colocar todos os tópicos e subtópicos abordados, permitindo o acesso rápido a cada conteúdo. Definição do Roteiro Elaboração dos Slides Elaboração do Video Conversão das Mídias (Ferramentas)Ferramentas Composição da Videoaula (RIOComposer) Envio da Videoaula Testes e validação/alteração Definição do Tema / Conteúdo

9 Metodologia de Produção - Abordagem dos tópicos do roteiro de forma bem clara. - Produção dos slides (poucos dias) - Uso de animações ou simuladores (muitos dias) - Apoio de Designer Instrucional - Planejar arquivos complementares Definição do Roteiro Elaboração dos Slides Elaboração do Video Conversão das Mídias (Ferramentas)Ferramentas Composição da Videoaula (RIOComposer) Envio da Videoaula Testes e validação/alteração Definição do Tema / Conteúdo

10 Metodologia de Produção - Roteiro para gravação (slides) -Diversas formas de gravação: “profissional”, caseiro, boneco, captura de aulas, outros conteúdos. Definição do Roteiro Elaboração dos Slides Elaboração do Video Conversão das Mídias (Ferramentas)Ferramentas Composição da Videoaula (RIOComposer) Envio da Videoaula Testes e validação/alteração Definição do Tema / Conteúdo

11 Metodologia de Produção Definição do Roteiro Elaboração dos Slides Elaboração do Video Conversão das Mídias (Ferramentas)Ferramentas Composição da Videoaula (RIOComposer) Envio da Videoaula Testes e validação/alteração Definição do Tema / Conteúdo Slides em swf Video em flv

12 Metodologia de Produção Definição do Roteiro Elaboração dos Slides Elaboração do Video Conversão das Mídias (Ferramentas)Ferramentas Composição da Videoaula (RIOComposer) Envio da Videoaula Testes e validação/alteração Definição do Tema / Conteúdo

13 Metodologia de Produção Definição do Roteiro Elaboração dos Slides Elaboração do Video Conversão das Mídias (Ferramentas)Ferramentas Composição da Videoaula (RIOComposer) Envio da Videoaula Testes e validação/alteração Definição do Tema / Conteúdo

14 Metodologia de Produção Definição do Roteiro Elaboração dos Slides Elaboração do Video Conversão das Mídias (Ferramentas)Ferramentas Composição da Videoaula (RIOComposer) Envio da Videoaula Testes e validação/alteração Definição do Tema / Conteúdo

15 Nosso processo de Produção Slides: sem animação em flash  Video: – “Profissional”: (Algoritmos)Algoritmos – Caseiro: (Sistemas Operacionais)Sistemas Operacionais – Voz + Boneco: (Org. de Computadores)Org. de Computadores – Ledor + Boneco: (Química 2)Química 2

16 Cursos de Graduação Aplicação: Licenciatura em Química: Presencial e EaD. Licenciatura em Computação: EaD. Bacharelado em Ciências Exatas: apoio para as disciplinas presenciais e turmas especiais. Ciência da Computação: Presencial, como complementação de conteúdo.

17 Obrigado! Eduardo Barrére

18 Análise dos Resultados Geração do Áudio Geração da Animação Quantidade de videoaulas (Total = 60%) Relato dos alunos (destaque) Tempo de elaboração áudiovídeototal Voz do professor Boneco genérico 10%- Igual à videoaula com o professor1 h 2 h Voz do professor Avatar do professor 10%- Igual à videoaula com o professor1 h 2 h LedorBoneco genérico 20%- Faltam as expressões do professor - O áudio fica cansativo 5 h1 h6 h LedorAvatar do professor 30%- Faltam as expressões do professor - O áudio fica cansativo 5 h1 h6 h


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