A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantação 2013 Educação Infantil ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Educação 99/99/9999 Nome Responsável Implantação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantação 2013 Educação Infantil ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Educação 99/99/9999 Nome Responsável Implantação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Implantação 2013 Educação Infantil ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Educação 99/99/9999 Nome Responsável Implantação

3 Implantação 2013 Educação Infantil BOAS VINDAS FILME: FRANCISCA INTERAGINDO COM A PERSONAGEM CECÍLIA. (FALA DE BOAS VINDAS E JÁ APRESENTANDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA)

4 Implantação 2013 Educação Infantil HISTÓRIA DA INFÂNCIA NA SOCIEDADE OCIDENTAL A CRIANÇA SEMPRE FOI PERCEBIDA COMO SUJEITO?

5 Implantação 2013 Educação Infantil HISTÓRIA DA INFÂNCIA

6 Implantação 2013 Educação Infantil HISTÓRIA DA INFÂNCIA

7 Implantação 2013 Educação Infantil HISTÓRIA DA INFÂNCIA

8 Implantação 2013 Educação Infantil HISTÓRIA DA INFÂNCIA

9 Implantação 2013 Educação Infantil HISTÓRIA DA INFÂNCIA o reconhecimento dos direitos da criança e da ideia de infância como etapa específica da evolução humana; não só como oportunidade para moralização e disciplinamento dentro de uma instituição que encaminha o eu devidamente orientado e controlado, ou como etapa para absorver o legado cultural, mas como um momento que precisa ser respeitado, estimulando o desenvolvimento do sujeito e favorecendo sua expressão. (Sacristán, 1999, p. 167) o reconhecimento dos direitos da criança e da ideia de infância como etapa específica da evolução humana; não só como oportunidade para moralização e disciplinamento dentro de uma instituição que encaminha o eu devidamente orientado e controlado, ou como etapa para absorver o legado cultural, mas como um momento que precisa ser respeitado, estimulando o desenvolvimento do sujeito e favorecendo sua expressão. (Sacristán, 1999, p. 167)

10 Implantação 2013 Educação Infantil QUAL É A NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA?

11 Implantação 2013 Educação Infantil PROPOSTA PEDAGÓGICA O trabalho pedagógico na educação infantil função cultural e social na formação dos educandos criança de 0 a 5 anos sujeito de direitos objetivo da educação infantil garantir esses direitos cuidar e educar fazer pedagógico único e indissociável na educação infantil se efetivam nas mais diversas atividades rotineiras

12 Implantação 2013 Educação Infantil QUEM É A CRIANÇA?

13 Implantação 2013 Educação Infantil Sujeito social e histórico Organização familiar inserida em uma sociedade Marcada pelo meio social Família ponto de referência fundamental RCNEI

14 Implantação 2013 Educação Infantil INFÂNCIA HOJE

15 Implantação 2013 Educação Infantil INFÂNCIA HOJE N2

16 Implantação 2013 Educação Infantil INFÂNCIA HOJE N2

17 Implantação 2013 Educação Infantil O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL HOJE A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.

18 Implantação 2013 Educação Infantil QUAIS SÃO OS NOMES DOS NOSSOS ALUNOS?

19 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA O nome traz mais do que uma grafia específica, ele traz também uma história, um significado. (...) A importância da identificação pelo nome e acrescenta se o interesse por sua representação escrita, a qual se manifesta em idades variadas, conforme as experiências anteriores com essa linguagem. RCNEI O nome traz mais do que uma grafia específica, ele traz também uma história, um significado. (...) A importância da identificação pelo nome e acrescenta se o interesse por sua representação escrita, a qual se manifesta em idades variadas, conforme as experiências anteriores com essa linguagem.

20 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA N2

21 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA N2

22 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA N2

23 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA N1

24 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

25 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA N1

26 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

27 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

28 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

29 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

30 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

31 Implantação 2013 Educação Infantil COMO SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS?

32 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL RCNEI O folclore brasileiro é fonte riquíssima de cantigas e rimas infantis envolvendo contagem e números, que podem ser utilizadas como forma de aproximação com a sequência numérica oral.

33 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL N3

34 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL N3

35 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL N1

36 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL CI

37 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL CI

38 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL CI

39 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL RCNEI A escuta é uma das ações fundamentais para a construção do conhecimento referente à música. O professor deve procurar ouvir o que dizem e cantam as crianças, a paisagem sonora de seu meio ambiente e a diversidade musical existente

40 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL

41 Implantação 2013 Educação Infantil AUTONOMIA COMO CONTRIBUÍMOS PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA?

42 Implantação 2013 Educação Infantil AUTONOMIA RCNEI A progressiva independência na realização das mais diversas ações, embora não garanta a autonomia, é condição necessária para o seu desenvolvimento. Esse processo valoriza o papel do professor como aquele que organiza, sistematiza e conduz situações de aprendizagem.

43 Implantação 2013 Educação Infantil AUTONOMIA N2

44 Implantação 2013 Educação Infantil AUTONOMIA N2

45 Implantação 2013 Educação Infantil AUTONOMIA N2

46 Implantação 2013 Educação Infantil AUTONOMIA CI

47 Implantação 2013 Educação Infantil Fantoches Os fantoches são uma alternativa pedagógica para o desenvolvimento da criança. KIT EDUCACIONAL PARA A ESCOLA

48 Implantação 2013 Educação Infantil PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS N1

49 Implantação 2013 Educação Infantil PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS N1

50 Implantação 2013 Educação Infantil IDENTIDADE CULTURAL

51 Implantação 2013 Educação Infantil MATERNAL - 2 ANOS

52 Implantação 2013 Educação Infantil EDUCAÇÃO INFANTIL - 3 ANOS A 5 ANOS

53 Implantação 2013 Educação Infantil CONHECENDO O MATERIAL N1

54 Implantação 2013 Educação Infantil CONHECENDO O MATERIAL N1

55 Implantação 2013 Educação Infantil CONHECENDO O PORTAL

56 Implantação 2013 Educação Infantil CONHECENDO O PORTAL

57 Implantação 2013 Educação Infantil Videoteca

58 Implantação 2013 Educação Infantil

59 CONHECENDO O PORTAL Era uma vez

60 Implantação 2013 Educação Infantil ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO Contatos


Carregar ppt "Implantação 2013 Educação Infantil ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Educação 99/99/9999 Nome Responsável Implantação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google