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1 Case Internet Abril - 2005. 2 Claro: Case Internet Agenda Quem é a Claro O projeto do site Internet A evolução Os resultados.

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1 1 Case Internet Abril - 2005

2 2 Claro: Case Internet Agenda Quem é a Claro O projeto do site Internet A evolução Os resultados

3 3 A Claro faz parte do grupo América Móvil, o maior grupo de telefonia celular da América Latina A América Movil, o braço celular do grupo, tem operações em 8 países na América Latina e nos EUA com mais de 61,1 milhões de clientes A América Móvil faz parte do mesmo grupo da Telmex, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo e controladora da Embratel, da Telmex Brasil (ex-ATT Latin America) e participação na Net O Grupo América Móvil

4 4 O celular no Brasil - Tecnologia Fonte: Anatel, março 05 GSM17,3% TDMA-6,0% CDMA3,3% Analógico-30,1% Total4,6% Crescimento 1T05

5 5 Cobertura Encerrou o ano de 2004 com cobertura em mais de 1.520 cidades em todo o Brasil, o equivalente a 90% da população urbana das regiões atendidas pela empresa São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia,Sergipe, Rio Grande do Sul,Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso,Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Tocantins, Goiás, além do Distrito Federal. Vai operar dentro em breve em Minas Gerais O Grupo Claro no Brasil

6 6 Clientes (milhões) O Grupo Claro no Brasil 1,6 4,1 5,2 9,5 10 11,1 12 13,7 14,3 20002001200220032004 (Q1) 2004 (Q2) 2004 (Q3) 2004 (Q4) 2005 (Q1)

7 7 Claro: Case Internet Agenda Quem é a Claro O projeto do site Internet A evolução Os resultados

8 8 Site Claro O desafio – Como consolidar? 4 Operadoras Diferentes - Como migrar 4 sites para uma nova marca única?

9 9 Site Claro Primeira decisão importante Opção 1 - Mudar o look and feel de todos Prós: Facilidade de desenvolvimento Rapidez Navegação que o cliente já conhece Custo baixo Menor risco Contras: Dificuldade de manutenção Serviços Web e TDMA com nomes e funcionalidades diferentes Necessidade incluir os novos serviços GSM Dificuldade de consolidação da marca na Internet Opção 2 – Desenvolver um novo site Prós: Projeto já conteplaria todos os serviços TDMA e GSM Administração simplificada Teria o conceito e posicionamento da nova marca Contras: Projeto complexo Alto risco Alto custo de desenvolvimento Pouco tempo

10 10 4 sites distintos Definições de Comunicação Um único site com regionalização de conteúdo (Ofertas e preços diferenciados por região, suporte as duas tecnologias GSM/TDMA, venda online de celulares e serviços, relacionamento etc) Site Claro O que precisava ser feito Definições de Negócio Posicionamento? Transição? Linha Gráfica? Estratégia de Comunicação? Como destacar a nova Tecnologia GSM sem menosprezar o TDMA? Como vender celulares e serviços online com eficiência? Qual estratégia de transição da marca para os clientes existentes? Como diferenciar as ofertas para o varejo e mercado corporativo? Interação com outras fontes de informação eletrônica (Intranet corporativa, Intranet de atendimento, Extranet para revendedores) Como resolver lançamentos em momentos distintos? Definições de Tecnologia Desenvolvimento tercerizado ou interno? Plataforma e linguagem de desenvolvimento? Infraestrutura de servidores, rede, banda internet etc? Objetivo Final

11 11 Site Claro O Projeto do novo site Arquitetura da Informação Arquitetura de Gestão de Conteúdo Wireframes e Especificação Funcional para TI Layouts Templates Desenvolvimento Testes Lançamento regionalizado Fases do Projeto Estrutura única de site identificando seções que precisam ser regionalizadas Arquitetura da Loja Online integrada no site com multiplos caminhos levando a Loja Sites distintos para o Varejo e Corporativo

12 12 Site Claro O Projeto do novo site Arquitetura da Informação Arquitetura de Gestão de Conteúdo Wireframes e Especificação Funcional para TI Layouts Templates Desenvolvimento Testes Lançamento regionalizado Fases do Projeto Base de Dados Única Especificidade do canal Especificidade do canal Especificidade do canal Especificidade do canal Aprovação Publicação Internet Publicação Intranet Publicação Extranet Publicação Intranet SAC Input das áreas Fonte (preços, promoções, cobertura) Owner da informaçãoGestor do canal

13 13 Site Claro O Projeto do novo site Arquitetura da Informação Arquitetura de Gestão de Conteúdo Wireframes e Especificação Funcional para TI Layouts Templates Desenvolvimento Testes Lançamento regionalizado Fases do Projeto Validação de toda a navegação do site através dos wireframes Identificação das especificidades do Canal internet e como e quais conteúdos seriam apresentados no site Especificação Funcional descritiva das funcionalidades de cada uma das telas do site, integrações com base de dados

14 14 Site Claro O Projeto do novo site Arquitetura da Informação Arquitetura de Gestão de Conteúdo Wireframes e Especificação Funcional para TI Layouts Templates Desenvolvimento Testes Lançamento regionalizado Fases do Projeto Desenvolvimento dos layouts para os wireframes já aprovados Aprovações com a diretoria e alinhamento com posicionamento, linha gráfica e estratégia de comunicação da nova marca

15 15 Site Claro O Projeto do novo site Arquitetura da Informação Arquitetura de Gestão de Conteúdo Wireframes e Especificação Funcional para TI Layouts Templates Desenvolvimento Testes Lançamento regionalizado Fases do Projeto Entrega de templates em HTML, sem funcionalidade de aplicação Javascripts com funções de layout, menu e validações de forms Imagens e swfs fake com tamanhos pré-definidos Clique aqui para abrir o Estilo novamente.

16 16 Site Claro O Projeto do novo site Arquitetura da Informação Arquitetura de Gestão de Conteúdo Wireframes e Especificação Funcional para TI Layouts Templates Desenvolvimento Testes Lançamento regionalizado Fases do Projeto Divisão clara de responsabilidades técnicas entre a agência e TI Desenvolvimento de seções em paralelo por equipes diferentes Implementação dos templates baseando-se nas funcionalidades descritas na Especificação Funcional. <body bgcolor="#000000" text="#FFFFFF" link="#FFFFFF" vlink="#FFFFFF" alink="#FFFFFF" F/Nazca e Marketing Claro TI Claro e TI Fornecedores

17 17 Site Claro O Projeto do novo site Arquitetura da Informação Arquitetura de Gestão de Conteúdo Wireframes e Especificação Funcional para TI Layouts Templates Desenvolvimento Testes Lançamento regionalizado Fases do Projeto Planilhas UATs (user acceptance testing) com scripts de teste de funcionalidade e navegação em cada uma das seções do site UATs com ajuda das regionais Correções de Bugs Marketing Claro Matriz Marketing Claro Regionais TI Claro e TI Fornecedores

18 18 Site Claro O Projeto do novo site Arquitetura da Informação Arquitetura de Gestão de Conteúdo Wireframes e Especificação Funcional para TI Layouts Templates Desenvolvimento Testes Lançamento regionalizado Fases do Projeto Fase 1 – Transição da Marca Fase 2 – Pré-Cadastro Fase 3 – Lançamento em cada região

19 19 Migração e unificação das marcas Execução Fase 1 www.atl.com.br www.tess.com.br www.americel.com.br www.clarodigital.com.br www.bcp.com.br Operadora agora é Claro Institucional www.claro.com.br Pop-up Institucional

20 20 Migração e unificação das marcas Execução Fase 2 www.claro.com.br RS www.tess.com.br www.americel.com.br www.bcp.com.br www.atl.com.br BA/SE/PR/SC Oferta Regional + Cadastro

21 21 Migração e unificação das marcas Execução Fase 3.1 - Lançamento São Paulo www.claro.com.br SP1/SP2 www.americel.com.br www.bcp.com.br www.atl.com.br www.clarodigital.com.br www.tess.com.br BA/SE/PR/SC Oferta Regional + Cadastro Fase 2

22 22 Migração e unificação das marcas Execução Fase 3.2 - Lançamento RJ/ES e RS www.claro.com.br SP1/SP2 www.americel.com.br www.bcp.com.br www.atl.com.br www.clarodigital.com.br www.tess.com.br RJ/ES e RS BA/SE/PR/SC Oferta Regional + Cadastro Fase 2

23 23 Migração e unificação das marcas Execução Fase 3.3 - Lançamento CO www.claro.com.br SP1/SP2 www.americel.com.br www.bcp.com.br www.atl.com.br www.clarodigital.com.br www.tess.com.br RJ/ES e RS Centro Oeste BA/SE/PR/SC Oferta Regional + Cadastro Fase 2

24 24 Migração e unificação das marcas Execução Fase 3.4 – Novas Regiões www.claro.com.br SP1/SP2 www.americel.com.br www.bcp.com.br www.atl.com.br www.clarodigital.com.br www.tess.com.br RJ/ES e RS Centro Oeste BA/SE/PR/SC

25 25 Migração e unificação das marcas Execução Fase 3.5 – Migração da BCP www.claro.com.br SP1/SP2 www.americel.com.br www.bcp.com.br www.atl.com.br www.clarodigital.com.br www.tess.com.br RJ/ES e RS Centro Oeste BA/SE/PR/SC

26 26 Migração e unificação das marcas Regionalização Ofertas de celulares e preços diferentes conforme a regional Tarifas de serviços e planos diferentes Promoções regionalizadas

27 27 As diversas faces do site Loja Online (Oferta) Relacionamento Diversos Públicos Serviços

28 28 A solução Claro Solução estrutural com destaques que podem ser mudados em função das necessidades

29 29 Claro: Case Internet Agenda Quem é a Claro O projeto do site Internet A evolução Os resultados

30 30 Site Claro A evolução visual Lançamento Hoje

31 31 Site Claro A evolução: segmentação

32 32 Site Claro A evolução: case Claro Idéias

33 33 Loja Online Posicionamento online Por que vender pela Internet? 1MM de usuários únicos/mês 3 mil celulares vendidos/mês 60% no Plano Pós-pago Clientes com maior receita RESULTADOS Tá na TV, tá na Web Mídia online Visibilidade Informação:Valor: Lançamentos O melhor preço da Internet Priorização: Conveniência Prazo de entrega competitivo Frete grátis Acessiblidade Ação de compra: Presença nacional Segurança Confiança Serviços Pré-venda Acompanhamento de pedidos online Chat online exclusivo Comparativo de celulares Celular interativo Alinhamento da campanha offline com o online Parceria com os principais players da Internet Quando e onde eu quero Antecipa oferta praticada no varejo Lançamentos

34 34 Solução de navegação fácil e simples para a compra de um celular Pós-pago Investimento em Mídia Online - 80MM impressões/mês - garantia de presença diária da Claro na Internet. - Análise e medição de campanhas de mídia online e acesso à Loja Online - Ação cooperada de pré-lançamento de celulares high-end com fabricantes Ofertas diferenciadas para a venda de Pós-pago - Foco nos planos de maior valor – a partir do 90 reais Logística Nacional - Operação com delivery em todas as regiões de atuação da Claro. Loja Online FATORES DE SUCESSO

35 35 Outras ações na mídia online Patrocínio no MSN Messenger Controle de rankeamento em sites de busca

36 36 Claro: Case Internet Agenda Quem é a Claro O projeto do site Internet A evolução Os resultados

37 37 Claro: Case Internet Créditos Equipe Internet Claro: Marco Quatorze (Diretor de VAS) Vanessa Destéfani (Gerente de Vendas Online) Erni Schroeder Jr (Marketing / Internet) Luciana Severo (Marketing / Comunicação) André Moreto (Loja Online) Filipe Diniz (Mídia Online) Agência de Publicidade e de Internet: F/nazca Consultoria Internet: Marcello Povoa Desenvolvimento Técnico: Vignette (site) e Accenture (projeto) Tesla (Loja Online) Equipe de Tecnologia da Informação da Claro (manutenção e evolução)

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