A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA 06/07 de março de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA 06/07 de março de 2013."— Transcrição da apresentação:

1

2 EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA 06/07 de março de 2013

3

4 FASES DA EDUCAÇÃO GREGA 1. HOMÉRICO2. CÍVICA3. CLÁSSICA4. HELENÍSTICA OU ENCICLOPÉDICA

5 1. HOMÉRICO – (900 – 750 a.C.) Caráter eminentemente prático; Os poemas homéricos (Ilíada e a Odisséia) tratavam dos ideais educacionais; Logo, a formação do homem voltada para a ação e sabedoria, a ser desenvolvida por todos os homens livres; Sofrosine grega: o domínio dos desejos e paixões pela razão.

6 2. EDUCAÇÃO CÍVICA – ESPARTA (750 – 600 a.C.) O ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas. Educação prioritariamente militar, além de esportiva e musical; Sociedade guerreira e autoritária; Educação completamente nas mãos do estado; A educação da mulher era especialmente cuidada.

7 2. EDUCAÇÃO CÍVICA – ATENAS (600 – 450 a.C.) O ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas. Vida política democrática; Ainda não apresenta uma organização educacional própria; Dividia-se em; 1. Educação familiar; II. A partir dos sete anos recebia a educação baseada na ginástica e na música; III. Aos dezoito anos entravam na efébia (serviço militar); Sofre grande influência dos sofistas.

8 4. EDUCAÇÃO CLÁSSICA (400 – 300 a.C.) SOFISTAS Surgiram devido a falta de meios para ministrar uma educação que proporcionasse êxito pessoal ao indivíduo. Percorriam as cidades. Eram remunerados. Forneciam educação diferenciada.

9 3. EDUCAÇÃO HELENÍSTICA (300 – 30 ac) GRAMÁTICA RETÓRICA / DIALÉTICA FILOSOFIA ARITMÉTICAMÚSICAGEOMETRIAASTRONOMIA

10 5. GRANDES FILÓSOFOS...

11 HORA DO VÍDEO

12

13 CARACTERÍSTICAS GERAIS 1. Os romanos possuíam mentalidade prática, focavam sempre na utilidade. 2. Têm seu ideal educacional fundado na concepção de direitos e deveres. 3. Os deveres se apresentam enquanto virtudes: coragem, bravura, prudência, honestidade...

14 A FAMÍLIA ROMANA MORAL FIGURA PATERNA FIGURA MATERNA ANCESTRAIS E HERÓIS

15 O PAPEL DA IMITAÇÃO EM ROMA Diferentemente do que acontecia dentre os povos gregos, para os romanos os heróis deveriam ser imitados, pois eram homens comuns.

16 EDUCAÇÃO PRIMITIVA EM ROMA (753 – 250 a.C.) Lar – educação doméstica Companhia constante do pai Ludi

17 ESCOLAS GREGAS EM ROMA (250 – 50 a.C.) Escolas gregas de gramática e retórica Os gregos passam a influenciar a cultura romana e a atender a complexidade que a sociedade passava a evidenciar Grécia se torna província romana Vitórias militares romanas

18 PERÍODO IMPERIAL (25 a.C. – 200 d. C.) Criação das Universidades A escola do retórico é fortalecida, mas gradativamente vai perdendo sua força Ascensão grega Prosperidade material e divisão de classes

19 GRAUS DO SISTEMA ROMANO DE ENSINO ESCOLAS DOS LUDI – MAGISTER (EDUCAÇÃO ELEMENTAR) ESCOLAS DOS GRAMÁTICOS (GREGO E LATIM) ESCOLAS DOS RETÓRICOS (UNIVERSIDADE)

20 DECLÍNIO DA EDUCAÇÃO ROMANA Vulnerabilidade às tribos germânicas e eslavas Educação elitista e não prática Corrupção


Carregar ppt "EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA 06/07 de março de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google