A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Francis Bacon 156l/1626 INGLATERRA Renée Descartes 1596/1650 FRANÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Francis Bacon 156l/1626 INGLATERRA Renée Descartes 1596/1650 FRANÇA."— Transcrição da apresentação:

1

2 Francis Bacon 156l/1626 INGLATERRA Renée Descartes 1596/1650 FRANÇA

3 Bacon escreveu Novum Organum em Descartes escreveu O Discurso sobre o Método em 1637 e as Meditações em Ambos os filósofos rejeitam a tradição e a autoridade dos antepassados, a veracidade da Filosofia e das ciências desenvolvidas até então. Após se desfazerem de todos os preconceitos, tentando arradicar os erros que impedem a razão de conhecer a verdade, eles partem à procura de um método que sirva de pilastra para a edificação de uma nova ciência, pois ambos sabem que este caminho ainda não foi trilhado.

4 Apresentaremos trechos de ambos os filósofos quase idênticos, variando apenas a forma de expressão, a idéia central é exatamente a mesma. BACON: O homem, ministro e intérprete da natureza, faz e entende de tanto quanto constata, por observação dos fatos ou pelo trabalho da mente, sobre a ordem da natureza; não sabe nem pode mais DESCARTES : O bom senso é a coisa do mundo melhor compartilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido dele que mesmo os que são mais difíceis de contentar não costumam desejar tê-lo mais do que o teem.

5 BACON: O côxo no caminho certo chega antes que um corredor extraviado e o mais hábil e veloz, correndo fora do caminho, mais se afasta de sua meta. DESCARTES: Os que só andam muito lentamente podem avançar muito mais se seguirem sempre o caminho reto, do que aqueles que correm e dele se distanciam.

6 BACON: A Lógica tal como é hoje usada mais vale para consolidar e perpetuar erros, fundados em noções vulgares, que para a indagação da verdade, de sorte que é mais danosa do que útil DESCARTES: Quanto à Lógica, os seus silogismos é a maior parte de seus preceitos servem mais para se explicar a outrem as coisas que já se sabem do que para apreendê-las. Embora ela contenha uma porção de preceitos verdadeiros, há todavia, tantas outras misturadas de permeio que são ou nocivas ou supérfluas..

7 BACON: Pedimos aos homens que não presumam ser nosso propósito fundar nova seita de Filosofia. Não pretendemos propor qualquer teoria universal ou acabada. DESCARTES; Não é propósito meu ensinar aqui o método que cada um deveria seguir para bem orientar a sua razão, porém somente demonstrar de que modo procuro orientar a minha.

8 BACON: O intelecto humano facilmente supõe maior ordem e regularidade nas coisas que de fato nela se encontram. DESCARTES:...supondo uma ordem entre os que não se precedem normalmente uns aos outros, esse exaustivo encadeamento de razões simples e fáceis, deu-me azo a imaginar que todas as coisas que podem estar sob a consciência dos homens seguem o mesmo modo..

9 Direitos autorais reservados.


Carregar ppt "Francis Bacon 156l/1626 INGLATERRA Renée Descartes 1596/1650 FRANÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google