A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso prático de unidades da Língua Portuguesa QUE \ QUÊ POR QUE \ POR QUÊ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso prático de unidades da Língua Portuguesa QUE \ QUÊ POR QUE \ POR QUÊ."— Transcrição da apresentação:

1 Uso prático de unidades da Língua Portuguesa QUE \ QUÊ POR QUE \ POR QUÊ

2 QUE \ QUÊ

3 O QUE (sem acento) pode ser classificado como a) pronome interrogativo O que você espera ganhar de aniversário? b) pronome exclamativo Que lindo! Que fofo!

4 c) pronome relativo – com ou sem antecedente Temos que comer. É muito bom o filme que assistimos no cinema. d) Conjunção – subordinando a segunda frase à primeira. O rapaz falou que vinha! Minha mãe sempre disse que gostava de chocolate!

5 Para registrar: O QUE como pronome interrogativo é usado no início das frases interrogativas. O que você escreveu nesse ?

6 O QUE como pronome exclamativo é usado em frases exclamativas. Que jogo emocionante!

7 O QUE como pronome relativo é usado com ou sem antecedente. É utilizado com o intuito de substituir um substantivo, evitando sua repetição. Observe: Ofereceram-me um carro na loja. Não gostei do carro. Fica assim: Não gostei do carro que me ofereceram na loja.

8 O QUÊ (com acento) é um monossílabo tônico que pode servir como pronome (no final de frase) ou como substantivo. Observe os exemplos: a) Você está se referindo a quê? b) Ele tem um quê de poeta. pronome interrogativo no final de frase substantivo

9 O QUÊ como pronome interrogativo é usado no final de frases. Eles duvidam de quê? O QUÊ ainda pode ser um substantivo, com o sentido de alguma coisa. Essa paixão tem um quê de magia.

10 QUE (pronome ou conjunção) QUÊ (pronome ou substantivo) Pergunte o que eles vão fazer. Vocês vão fazer o quê? Que faculdade você está cursando? Você está estudando o quê? Gostei do filme que vi. O filme tem um quê de crítica literária. Venha antes que seja tarde.A vida tem seus quês.

11 POR QUE \ POR QUÊ Em Casablanca (1942), os personagens Rick (Humphrey Bogart) e Ilsa Lund (Ingrid Bergman) estão no aeroporto na cena final do filme. Rick – Escute, você vai naquele avião. Ilsa – Por que, e você? Rick – Eu fico aqui até que o avião esteja bem longe. Ilsa – Não, Richard, não. O que aconteceu ontem à noite...

12 Observe: PORQUE Por que, e você? Esta é a estrada por que passo todos os domingos. por qual razão, por qual motivo pela qual pronome interrogativo pronome relativo

13 Quando equivaler a por qual razão, por qual motivo, trata-se da preposição por seguida do pronome interrogativo que.

14 Quando equivaler a pelo qual, pelas(os) quais, trata-se da preposição por + pronome que. Ex: Os motivos por que não aceitei o trabalho são estarrecedores. O sentimento que cultivo é o motivo por que não aceitei que fosse embora dessa casa.

15 Tal como o QUE, o pronome interrogativo recebe acento quando aparecer no fim da frase (ou seja, antes do ponto final, de exclamação ou interrogação). PORQUÊ por qual razão, por qual motivo pronome interrogativo no final da frase

16 Ela desistiu da mudança de cidade por quê? Torço muito para esse time, mas nem sei por quê.

17 PORQUE ou PORQUÊ

18 Escrever junto significa que reconhecemos como uma palavra só. Mas quando é que usamos o acento? E quando é que não o utilizamos? Hoje lembrando-me dela Me vendo nos olhos dela Sei que o que tinha de ser se deu Porque era ela Porque era eu Chico Buarque, Porque era ela, porque era eu

19 Escreve-se PORQUE (uma só palavra e sem acento) quando se trata de uma conjunção. Equivale ao uso de uma vez que, visto que; pode ter também o sentido de pois. Ex: Fez um bom concurso porque estudou bastante. Venha logo porque vai começar a chover.

20 Já o PORQUÊ (uma só palavra e com acento) quando se trata de um substantivo. Veja mais exemplos a seguir: Ex: Não entendo o porquê do seu desprezo. O porquê das desistências vai nos ajudar a traçar novas metas.

21 POR QUEPOR QUÊ

22 PORQUEPORQUÊ


Carregar ppt "Uso prático de unidades da Língua Portuguesa QUE \ QUÊ POR QUE \ POR QUÊ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google