A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERFERÊNCIA EM DUAS DIMENSÕES Observações em uma bolha de sabão. Interferência obtida por um feixe luminoso que atravessa duas fendas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERFERÊNCIA EM DUAS DIMENSÕES Observações em uma bolha de sabão. Interferência obtida por um feixe luminoso que atravessa duas fendas."— Transcrição da apresentação:

1 INTERFERÊNCIA EM DUAS DIMENSÕES Observações em uma bolha de sabão. Interferência obtida por um feixe luminoso que atravessa duas fendas.

2 Interferência na superfície da água. Duas fontes tocando a água no mesmo instante. Interferência destrutiva Interferência construtiva Fontes Vamos simular esse efeito passo a passo.

3 Ondas circulares emitidas por uma fonte. crista depressão Fonte Comprimento de onda

4 Ondas produzidas por duas fontes em fase.

5 Interferência construtiva Depressão com depressão Crista com crista Interferência destrutiva Crista com depressão

6 Franjas de máximo (interferência construtiva) n = 0n = 1 n = 2 n = 3

7 Interferência destrutiva Linhas nodais n = 2 n = 1 n = 3

8 6 5,5 PS = (1/2) DIFERENÇA DE CAMINHOS – 1 ª linha nodal

9 Diferença de caminhos – 2ª linha nodal 5,5 4 PS = (3/2)

10 Diferença de caminhos – 3ª linha nodal 4,5 2 PS = (5/2)

11 GENERALIZANDO 1ª linha nodal: (1/2) = (1 – ½) 2ª linha nodal: (3/2) = (2 – ½) 3ª linha nodal: (5/2) = (3 – ½) PS = (n – ½)

12 PS = (n) Franjas de máximo – Interferência construtiva

13 INTERFERÊNCIA LUMINOSA

14 x L PS d n = x.d L = x.d nL Para faixas de mínimo N é substituido por (n – ½). PS x d L = Sen =

15 EXERCÍCIOS 1 - As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas que se propagam na velocidade de 3,0 x 10 8 m/s. (a) Calcule o comprimento das ondas emitidas pela Rádio Cidade de Conselheiro Lafaiete que transmite na frequência de 105 MHz (FM). (b) Calcule também o comprimento das ondas emitidas pela Rádio Carijós, cuja frequência é 1270 kHz (AM). 2 – A figura mostra uma onda transversal que se propaga em uma corda. 40 cm 100 cm (a)Qual é a amplitude dessa onda? (b)Se a frequência dessas ondas é de 30 Hz, qual é a velocidade das ondas?

16 3 – O ponto A é a junção de duas molas. Na mola BA as ondas, têm comprimento igual a 50 cm e velocidade 12 m/s. Se o comprimento de onda na mola AC é de 30 cm, qual é a velocidade da onda nessa mola? 4 – Em uma mola de comprimento 22 m são produzidas ondas cuja frequên- cia é 10 Hz. Se a velocidade dessas ondas na mola é de 4 m/s, quantos ventres e quantos nodos da onda estacionária serão formados nessa mola? 5 – Duas fontes sonoras estão distanciadas uma da outra de 2 m. Se elas produzem ondas com frequência 1000 Hz, em fase, para distâncias muito maiores que 2 m, sob que ângulos se observa as duas primeiras posições (contadas a partir da perpendicular que passa pelo ponto médio das duas fontes): Velocidade do som 340 m/s. (a) do som com maior intensidade? (b) do som com intensidade nula?

17 6 – A figura mostra duas fontes que emitem ondas em fase com velocidade de 360 m/s e frequência 180 Hz e três pontos A, B e C cujas distâncias às fontes estão indicadas ao lado. Identifique os pontos de intensidade máxima e de intensidade nula. A B F1 F2 C F1A = 100 m F1B = 102 m F1C = 104 m F2A = 96 m F2B = 99 m F2C = 101 m


Carregar ppt "INTERFERÊNCIA EM DUAS DIMENSÕES Observações em uma bolha de sabão. Interferência obtida por um feixe luminoso que atravessa duas fendas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google