A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
"A arte existe porque a vida só não basta” Ferreira Gullar Profª Ms.: Solange Brito

2 Professora Dr. Ana Mae Barbosa
Cultura, Arte, Beleza e Educação Professora Dr. Ana Mae Barbosa A palavra “cultura“ pode ter um significado restrito e um significado amplo. Ela tem significado restrito quando dizemos: “Marta é uma pessoa culta.” No sentido amplo, cultura é toda e qualquer produção do ser humano. Arte é o coração do corpo cultural.

3 Quem ama o feio bonito lhe parece!

4 As reações do Nazismo, do Socialismo Soviético e do Regionalismo Americano contra as vanguardas artísticas buscaram reinstalar a grandiosidade da Arte. A vanguarda modernista dos anos 20 desempenhou o papel de crítica social do mesmo modo que o Pós-Modernismo pensou politicamente quando tentou instalar a antiestética, mas na realidade instalou uma radical abertura em que tudo é possível como Arte. Não se pergunta mais “isto é Arte?”, porém “quando isto é Arte?”. O contexto passou a ser mais definidor da Arte que a própria forma.

5 A chamada estética do cotidiano nos faz reconhecer Beleza
No modo como são arranjadas frutas na barraca de feira, no modo como um vendedor de balas dá realce à sua banca pintando-a; como se vestem as pessoas do povo nas ruas, nas vitrines e nas roupas das passarelas da moda; como as pessoas arranjam suas casas; etc. Há uma tendência inelutável dos organismos sadios para se cercarem de Beleza e nos organismos doentes a clamar por Beleza em busca da saúde mental.

6 O dito popular “quem ama o feio bonito lhe parece” é muito acertado e volta a confundir o belo com o bom.

7 A Arte é Beleza?

8 É possível uma obra ser artisticamente boa, mas feia.
A idéia de Arte como experiência afastou outra concepção cristalizada pelo Renascimento: a de que Arte é Beleza. É possível uma obra ser artisticamente boa, mas feia. “Minha filha, quando tinha 5 anos, passou por um daqueles prédios rococós e disse: – Olha, mãe, um prédio feio, bonito. Para ela era feio, pois não correspondia à estética de nosso tempo, mas era bonito pois representava o passado. Era significante.” Ana Mae

9 Arte se aprende?

10 A nossa vida é uma aprendizagem constante
A nossa vida é uma aprendizagem constante. Tudo que somos foi e continua sendo aprendido. As predisposições genéticas existem, mas podem ser inibidas ou desenvolvidas pela vida que se vive e ainda podemos assimilar tudo que é humano. “Tenho dúvida acerca de nosso poder de ensinar, mas nenhuma sobre nosso poder de aprender.” Ana Mae Barbosa

11 Arte se ensina?

12 Professora Dr. Ana Mae Barbosa
Arte se ensina? Professora Dr. Ana Mae Barbosa  ”Parodio Paulo Freire dizendo: ninguém ensina nada a ninguém, aprendemos uns com os outros, mediatizados pela experiência que o viver e o mundo nos oferecem. Podemos, sim, ensinar a aprender. Antes a Educação se concentrava em procurar ensinar a fazer Arte e aí esbarrava nos problemas de talento. Hoje a ambição de ensinar Arte se ampliou, e os que não têm especial talento podem desenvolver sua capacidade de ver Arte, de aprender vendo, interpretando, analisando – e assim podem tornar-se mais capazes de analisarem a si mesmos, os outros e o mundo ao redor.”

13 “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver
“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... Simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!” Mário Quintana


Carregar ppt "ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google