A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microsoft ® Office Word 2007 Obtenha o máximo de desempenho PUCRS – Faculdade de Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microsoft ® Office Word 2007 Obtenha o máximo de desempenho PUCRS – Faculdade de Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Microsoft ® Office Word 2007 Obtenha o máximo de desempenho PUCRS – Faculdade de Informática

2 Obtenha o máximo de desempenho Conteúdo do curso Parte 1: Conheça a Faixa de Opções Parte 2: Encontre os comandos comuns Parte 3: Um novo formato de arquivo

3 Parte 1 Conheça a Faixa de Opções

4 Obtenha o máximo de desempenho Conheça a Faixa de Opções Quando você abrir o Word 2007 pela primeira vez, pode se surpreender com sua nova aparência. A maioria das alterações está na Faixa de Opções, a área que ocupa a parte superior do Word. Ela destaca os comandos mais comuns, assim você não precisa ficar procurando em todo o programa os itens que você utiliza a toda hora. O motivo da mudança? Tornar seu trabalho mais fácil e rápido.

5 Obtenha o máximo de desempenho A Faixa de Opções em ação A facilidade de uso e a comodidade da Faixa de Opções são melhor compreendidas quando vistas em ação. Execute a animação para ver como recortar e colar texto, alterar a formatação do texto e alterar a cor do plano de fundo da página, tudo isso usando a Faixa de Opções. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar.

6 Obtenha o máximo de desempenho Usar a Faixa de Opções para executar ações comuns A Faixa de Opções proporciona facilidade de uso e comodidade, com todas as ações comuns mostradas em um mesmo lugar. Por exemplo, é possível recortar e colar texto usando os comandos da guia Início ; alterar a formatação do texto usando um Estilo; e alterar a cor de plano de fundo da página na guia Layout da Página.

7 Obtenha o máximo de desempenho O que é a Faixa de Opções? Familiarizar-se com as três partes da Faixa de Opções ajudará você a entender como usá-la. Existem guias, grupos e comandos. Guias: a Faixa de Opções possui sete guias básicas distribuídas na parte superior. Cada uma representa uma área de atividade. Grupos: cada guia contém diversos grupos que mostram itens relacionados reunidos. Comandos: um comando é um botão, um menu ou uma caixa em que é possível inserir informações.

8 Obtenha o máximo de desempenho Iniciadores da Caixa de Diálogo em grupos À primeira vista, talvez você não veja um determinado comando de uma versão anterior. Não se aflija. Alguns grupos têm uma pequena seta diagonal no canto inferiordireito chamada Iniciador da Caixa de Diálogo. Clique para ver mais opções relacionadas a esse grupo. Elas aparecerão em uma caixa de diálogo de aparência familiar ou em um painel de tarefas que você reconhecerá de uma versão anterior do Word.

9 Obtenha o máximo de desempenho Guias adicionais aparecem Na nova versão do Word, determinadas guias aparecem somente quando você precisa delas. Digamos que você insira uma imagem e deseje trabalhar nela, como cortá-la ou alterar a disposição do texto a sua volta. Onde encontrar esses comandos?

10 Obtenha o máximo de desempenho Guias adicionais aparecem Na nova versão do Word, determinadas guias aparecem somente quando você precisa delas. Selecione a imagem. As Ferramentas de Imagem aparecerão. Clique na guia Formatar. Grupos e comandos adicionais aparecem para você trabalhar com imagens, como o grupo Estilos de Imagem. Você não precisa procurar por eles. Em vez disso:

11 Obtenha o máximo de desempenho A Minibarra de Ferramentas Alguns comandos de formatação são tão úteis que você deseja mantê-los disponíveis não importa o que esteja fazendo. Digamos que você deseje formatar rapidamente um texto, mas está trabalhando na guia Layout da Página. Você pode clicar na guia Início para ver as opções de formatação, mas essa não é maneira mais rápida.

12 Obtenha o máximo de desempenho A Minibarra de Ferramentas Alguns comandos de formatação são tão úteis que você deseja mantê-los disponíveis não importa o que esteja fazendo. Selecione o texto arrastando o mouse e, em seguida, aponte para a seleção. A Minibarra de Ferramentas aparecerá de maneira desbotada. Somente quando você apontar para ela é que se tornará sólida e você poderá clicar em uma de suas opções de formatação.

13 Obtenha o máximo de desempenho A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é a pequena área na parte superior esquerda da Faixa de Opções. Ela contém tudo que você usa com freqüência diariamente: Salvar, Desfazere Repetir. Você também pode adicionar seus comandos preferidos à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para que eles estejam sempre à disposição, não importa em que guia você esteja. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar.

14 Obtenha o máximo de desempenho A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é a pequena área na parte superior esquerda da Faixa de Opções. A imagem mostra como você pode adicionar seus comandos preferidos à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para que estejam sempre à disposição, não importa em que guia você esteja. Também é possível remover botões da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Ela contém tudo que você usa com freqüência diariamente: Salvar, Desfazere Repetir.

15 Obtenha o máximo de desempenho Ocultar temporariamente a Faixa de Opções A Faixa de Opções deixa tudo perfeitamente centralizado e fácil de encontrar. Mas, às vezes, você não precisa encontrar coisas. Você quer apenas trabalhar no documento e gostaria de ter mais espaço para isso. Nesse caso, ocultar a temporariamente a Faixa de Opções é tão fácil quanto usá-la.

16 Obtenha o máximo de desempenho Ocultar temporariamente a Faixa de Opções A Faixa de Opções deixa tudo perfeitamente centralizado e fácil de encontrar. 1.Clique duas vezes na guia ativa. O grupo desaparece, de modo que você ganha mais espaço. 2.Para rever todos os comandos, clique duas vezes na guia ativa novamente para recuperar os grupos. Veja aqui como fazer isso

17 Obtenha o máximo de desempenho Use o teclado Tudo bem, amantes do teclado, estes slides são para vocês. O design da Faixa de Opções traz novos atalhos. Existem atalhos para todos os botões da Faixa de Opções. Os atalhos normalmente requerem menos teclas. Essa alteração representa duas grandes vantagens em comparação com as versões anteriores dos programas do Office:

18 Obtenha o máximo de desempenho Use o teclado Os novos atalhos também têm um novo nome: Dicas de Tecla. 1.Pressione a Dica de Tecla da guia que deseja exibir. Por exemplo, pressione H para a guia Início. Essa ação faz aparecer todas as Dicas de Tecla dos comandos dessa guia. 2.Pressione a Dica de Tecla do comando desejado. Em seguida: Para usar as Dicas de Tecla, comece pressionando ALT.

19 Obtenha o máximo de desempenho Os atalhos que começam com a tecla CTRL permanecem iguais aos das versões anteriores do Word. –Por exemplo, CTRL+C para copiar e CTRL+ALT+1 para Título 1. Ainda é possível usar os antigos atalhos ALT+ que acessavam menus e comandos nas versões anteriores do Word. –No entanto, como os antigos menus não estão disponíveis, não haverá lembretes na tela indicando quais letras pressionar. Portanto, você terá que conhecer a seqüência de teclas de cor para usar um atalho. Use o teclado E quanto aos antigos atalhos de teclado?

20 Obtenha o máximo de desempenho Sugestões para a sessão prática 1.Usar a Faixa de Opções. 2.Fazer aparecer guias adicionais e, em seguida, inserir uma imagem e trabalhar com as Ferramentas de Imagem. 3.Trabalhar com a Minibarra de Ferramentas. 4.Usar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 5.Ocultar grupos e comandos. 6.Usar atalhos de teclado.

21 Lição 2 Localize comandos do dia-a-dia

22 Obtenha o máximo de desempenho Localize comandos do dia-a-dia O Word 2007 é novo e isso é interessante. Mas você tem trabalho a fazer. Então chegou a hora de descobrir a localização exata da maioria dos comandos usados com mais freqüência. Por exemplo, onde se cria um documento? Onde estão os marcadores, os estilos e o verificador ortográfico? E quanto à impressão? Esta lição mostrará que o novo design do programa colocou esses comandos exatamente onde eles são necessários.

23 Obtenha o máximo de desempenho Comece com o Botão Microsoft Office O que aconteceu com o menu Arquivo ? Pressione o Botão Microsoft Office para descobrir. O Botão Microsoft Office é o ponto de partida no Word. Quando pressionado, surge um menu usado para criar, abrir ou salvar um documento.

24 Obtenha o máximo de desempenho Marcadores, números e mais Depois de abrir o documento e digitar o texto, sem dúvida você vai querer formatar esse texto. Vários comandos comuns de formatação estão disponíveis na guia Início, no grupo Fonte : Negrito, Itálico, Tamanho da Fontee e assim por diante. Você ainda encontrará muitos itens úteis nesse lugar.

25 Obtenha o máximo de desempenho Marcadores, números e mais Depois de abrir o documento e digitar o texto, sem dúvida você vai querer formatar esse texto. Por exemplo, não deixe de notar o grupo Parágrafo, mostrado aqui. Ele contém as sempre populares listas de marcadores, listas numeradas e listas de vários níveis. Os comandos Recuo e Alinhamento também estão aqui.

26 Obtenha o máximo de desempenho E quanto aos estilos? Interessado em uma abordagem mais poderosa e eficiente de formatação além dos comandos para aplicar negrito e itálico? Você vai gostar de conhecer os estilos do novo Word. É possível escolher um Estilo Rápido pronto ou aplicar um estilo como você sempre fez.

27 Obtenha o máximo de desempenho E quanto aos estilos? O trabalho com estilos é feito na guia Início, no grupo Estilos. Estilos Rápidos são estilos prontos, com aparência profissional, cuja aplicação é rápida e fácil. Além disso, têm uma nova aparência nesta nova versão do Word. Clique neste botão para ver diversos Estilos Rápidos prontos para uso. Clique no Iniciador da Caixa de Diálogo para abrir o painel Estilos. A imagem mostra como obter os estilos desejados.

28 Obtenha o máximo de desempenho O Pincel Outro comando bem rápido de formatação é o Pincel. Ele está no extremo esquerdo do da guia Início, no grupo Área de Transferência. Se você não estiver acostumado com o Pincel, ele proporciona uma maneira rápida de duplicar a formatação de uma seção do texto para outra. Para usar o Pincel, posicione o cursor no texto cuja formatação você deseja copiar e clique no botão Pincel.

29 Obtenha o máximo de desempenho Inserir imagens, hiperlinks, cabeçalhos e rodapés Para que seu texto cause mais impacto, convém incluir imagens, clip-art, gráficos ou formas. A guia Inserir disponibiliza todas essas informações adicionais. Além desses comandos, você encontrará nessa guia Tabelas, Hiperlink, Cabeçalhoe Rodapé. E isso não é tudo. Ainda estão à sua disposição números de página, caixas de texto e WordArt.

30 Obtenha o máximo de desempenho Zoom Depois de inserir um item, convém examinar com mais atenção os detalhes. Sendo assim, com certeza você vai querer saber onde está o controle de zoom. Olhe no canto inferior direito. Arraste o controle deslizante para a direita para ampliar e para a esquerda para reduzir.

31 Obtenha o máximo de desempenho Verificar a ortografia e a gramática Não cometa erros! Quando você acabar a maior parte do trabalho no documento, convém verificar a ortografia e a gramática antes de imprimi-lo ou enviá-lo por . O comando Ortografia e Gramática está na guia Revisão, pois ele faz parte da revisão do seu trabalho. Olhe no extremo esquerdo, no grupo Revisão de Texto.

32 Obtenha o máximo de desempenho Pronto para imprimir? Tudo pronto para imprimir;tem certeza? Primeiro, é bom verificar como as páginas estão dispostas para a impressora. Tudo o que você precisa está na guia Layout da Página. O grupo Configurar Página contém Tamanho (8.5 x 11, A4 e assim por diante), Orientação (paisagem e retrato) e Margens.

33 Obtenha o máximo de desempenho Sim! Prepare-se para imprimir Quando você estiver realmente pronto para imprimir, volte ao Botão Microsoft Office. Se você clicar no comando Imprimir verá a caixa de diálogo Imprimir. Mas aponte para a seta à direita do comando Imprimir e verá três comandos adicionais. Lembre-se de que há opções:

34 Obtenha o máximo de desempenho Sim! Prepare-se para imprimir Quando você estiver realmente pronto para imprimir, volte ao Botão Microsoft Office. Imprimir. Impressão Rápida Visualizar Impressão Lembre-se de que há opções:

35 Obtenha o máximo de desempenho Nos bastidores Todos os recursos que você costuma usar todos os dias no Word estão na Faixa de Opções e encontrá-los ficou muito mais fácil. Sendo assim, onde estão as configurações que trabalham nos bastidores e não estão relacionadas à produção de documentos, mas que controlam o modo como o Word funciona?

36 Obtenha o máximo de desempenho Nos bastidores Nas versões anteriores do Word, você clicava em Opções no menu Ferramentas. Agora, todas essas configurações fazem parte de Opções do Word, que você vê quando clica no botão Opções do Word. Este menu é aberto quando você clica no Botão Microsoft Office.

37 Obtenha o máximo de desempenho Sugestões para a sessão prática 1.Adicionar uma lista de marcadores. 2.Aplicar Estilos Rápidos e reduzir para ver todas as alterações. 3.Alterar o conjunto de Estilos Rápidos. 4.Usar o Pincel. 5.Inserir um gráfico usando a guia Inserir. 6.Fazer alterações globais com a guia Layout da Página. Em seguida, testar outras guias. 7.Imprimir de todas as maneiras.

38 Lição 3 Um novo formato de arquivo

39 Obtenha o máximo de desempenho Um novo formato de arquivo Uma das maiores mudanças na nova versão do Word: um formato de arquivo aprimorado. Qual a importância disso para você? O novo formato de arquivo ajuda a manter os arquivos menores e mais seguros. E ainda existem outras vantagens.

40 Obtenha o máximo de desempenho O motivo da mudança? XML O novo formato de arquivo de documento do Word baseia-se nos novos formatos XML abertos do Office. Ele oferece diversos benefícios: Ajuda a manter seus documentos mais seguros. Ajuda a diminuir o tamanho de arquivos de documento. Ajuda a tornar os documentos menos suscetíveis a danos.

41 Obtenha o máximo de desempenho Por que mudar? Novos recursos O novo formato de arquivo também permite o uso dos novos recursos disponíveis somente no Word Um exemplo, é o novo recurso elemento gráfico SmartArt. A ilustração mostra como iniciar um elemento gráfico no Word. Observe quantos designs de elementos gráficos SmartArt estão disponíveis à escolha.

42 Obtenha o máximo de desempenho Como saber se estou usando o novo formato? Quando você criar um novo documento no Word 2007 e, em seguida, salvá-lo, o novo formato de arquivo será escolhido automaticamente. É possível confirmar essa seleção observando a caixa de diálogo Salvar como. Veja que a caixa Salvar como tipo indica Documento do Word. Isso significa que o novo formato de arquivo está sendo usado.

43 Obtenha o máximo de desempenho Existe mais de um formato de arquivo? Antes, havia apenas dois tipos de arquivo do Word: documentos e modelos (.doc e.dot). No Word 2007, são quatro tipos de arquivo:.docx,.dotx,.docm e.dotm (o x significa XML e o m macro). Consulte a tabela para obter mais detalhes. Provavelmente, a única diferença aparente que você notará com os novos formatos de arquivo do Word será se utilizar macros ou código. Extensão de arquivo Finalidade.docxDocumento padrão do Word sem macros ou código..dotxModelo do Word sem macros ou código..docmDocumento do Word que pode conter macros ou código..dotmModelo do Word que pode conter macros ou código.

44 Obtenha o máximo de desempenho E quanto aos documentos existentes? Provavelmente, você está se perguntando: o que acontecerá quando eu abrir meus documentos antigos na nova versão do Word? O Word 2007 abre os arquivos criados em todas as versões anteriores do Word, da 1.0 a O Word abre documentos antigos no modo de compatibilidade. Você sabe disso porque, na parte superior do documento, aparece [Modo de compatibilidade] junto ao nome do arquivo.

45 Obtenha o máximo de desempenho Modo de compatibilidade O que é o modo de compatibilidade? Resumindo, o Word está informando que o documento utiliza um formato de arquivo antigo. Como esse formato de arquivo não entende alguns dos novos recursos da nova versão do Word, esses recursos são desativados ou modificados para que se aproximem da versão anterior do Word.

46 Obtenha o máximo de desempenho Convertendo seus arquivos antigos É possível converter um documento antigo para o novo formato de arquivo? Naturalmente. Com o documento aberto no Word 2007, basta clicar no Botão Microsoft Officee, em seguida, clicar no comando Converter no menu. Essa conversão oferece os benefícios do novo formato (ajuda a criar arquivos menores e mais seguros, etc.) e também dos novos recursos com todas as suas capacidades.

47 Obtenha o máximo de desempenho Compartilhar documentos usando um conversor Se você pretende compartilhar documentos, existem métodos de conversão que você vai gostar de conhecer. Veja a seguir uma situação comum que envolve um conversor. Para começar, suponhamos que você esteja utilizando o novo formato de arquivo, seja criando ou salvando novos documentos ou atualizando documentos antigos por meio do comando Converter do menu aberto a partir do Botão Microsoft Office.

48 Obtenha o máximo de desempenho Compartilhar documentos usando um conversor Se você pretende compartilhar documentos, existem métodos de conversão que você vai gostar de conhecer. Veja a seguir uma situação comum que envolve um conversor. Seu amigo João tem uma versão anterior do Word que veio com o Office Você quer enviar a ele por seu documento mais recente. Ele conseguirá abri-lo? Sim. Quando o João clicar no documento, a mensagem mostrada aqui perguntará se ele deseja baixar um conversor com o qual poderá abrir o documento.

49 Obtenha o máximo de desempenho Compartilhar documentos usando um conversor Se você pretende compartilhar documentos, existem métodos de conversão que você vai gostar de conhecer. Veja a seguir uma situação comum que envolve um conversor. A aparência do documento que o João abriu não será exatamente igual a do seu, porque muitos recursos da nova versão do Word não existem na dele. Mesmo assim, ele poderá abrir e trabalhar no documento e enviá-lo de volta a você.

50 Obtenha o máximo de desempenho Compartilhar documentos ao salvar com um formato mais antigo Preocupado com o fato de a instalação do Office 2000 do João não estar completamente atualizada? Salve o documento com um formato de arquivo antigo antes de enviá-lo para ele. Clique no Botão Microsoft Office e, no menu, aponte para a seta localizada no final do comando Salvar como. Clique em Formato do Word na lista de opções. Veja aqui como fazer isso:

51 Obtenha o máximo de desempenho Compartilhar documentos ao salvar com um formato mais antigo Pode aparecer um aviso informando que salvar no formato de arquivo antigo fará com que determinados recursos sejam eliminados ou modificados. Por exemplo, se o documento contiver um novo diagrama, o Word avisará que ele será combinado em um único objeto que não poderá ser editado. Dessa forma, João poderá pelo menos ver o diagrama, ainda que não possa editá-lo porque a sua versão do Word não entende como trabalhar com esse novo recurso.

52 Obtenha o máximo de desempenho Cartão de Referência Rápida Para obter um resumo das tarefas abordadas neste curso, consulte o Cartão de Referência Rápida.Cartão de Referência Rápida

53 USANDO ESTE MODELO Consulte o painel de anotações ou exiba as anotações (guia Exibir) para obter ajuda detalhada sobre este modelo.


Carregar ppt "Microsoft ® Office Word 2007 Obtenha o máximo de desempenho PUCRS – Faculdade de Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google