A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CH QUE ELÉTRIC CH QUE ELÉTRIC. CH QUE ELÉTRIC Acidente causado pelo contato com corrente de alta ou baixa tensão elétrica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CH QUE ELÉTRIC CH QUE ELÉTRIC. CH QUE ELÉTRIC Acidente causado pelo contato com corrente de alta ou baixa tensão elétrica."— Transcrição da apresentação:

1 CH QUE ELÉTRIC CH QUE ELÉTRIC

2 CH QUE ELÉTRIC Acidente causado pelo contato com corrente de alta ou baixa tensão elétrica.

3 Fisiopatologia – A energia elétrica e convertida em calor, em contato com a pele ou mucosa, causando uma lesão térmica. Isto é explicado pela lei de Joule: calor = resistência X (intensidade da corrente)².

4 A lesão é auto limitada, ou seja, interrompida a corrente, não causa mais lesão; A lesão é auto limitada, ou seja, interrompida a corrente, não causa mais lesão;

5 . A lesão é auto limitada, ou seja, interrompida a corrente, não causa mais lesão;. A temperatura atingida no tecido é o fator critico que chamamos de magnitude da lesão;

6 . A lesão é auto limitada, ou seja, interrompida a corrente, não causa mais lesão;. A temperatura atingida no tecido é o fator critico que chamamos de magnitude da lesão;. Sempre encontramos um ponto de entrada, trajeto e um ponto de saída.

7 Gravidade da lesão A gravidade da lesão depende...

8 Resistência da pele e estruturas internas do corpo, por exemplo: a palma da mão tem uma resistência de ohms, se estiver molhada a resistência cai para 300 ohms, a mão de um trabalhador braçal tem uma resistência de ohms, a boca tem uma resistência de 100 ohms.

9 Tipo de polaridade da corrente (alternada ou contínua)

10 A alternada é mais perigosa que a contínua, por dar contrações musculares tetânicas, que impede à vítima de afastar-se da fonte.A alternada é mais perigosa que a contínua, por dar contrações musculares tetânicas, que impede à vítima de afastar-se da fonte.

11 . Freqüência, intensidade e duração da corrente

12 .Quanto maior for a intensidade e duração do estímulo, maior será a lesão..Quanto maior for a intensidade e duração do estímulo, maior será a lesão.

13 . Os calos são formados por camadas de queratina.

14 VIAS DE CORRENTE Podemos ter três vias de corrente Mão - Mão

15 VIAS DE CORRENTE Podemos ter três vias de corrente Mão - Pé

16 VIAS DE CORRENTE Podemos ter três vias de corrente Pé - Pé

17 QUADRO CLÍNICO Queimaduras – a lesão cutânea é mínima quando comparada às lesões profundas. Temos um ponto de entrada (contato) e um ponto de saída (aterramento).

18 Alterações Cardíacas – a corrente elétrica provoca alterações na despolarização cardíaca, podendo levar a arritmias, fibrilação e PCR.

19 Alterações Pulmonares - ocorrem lesões pulmonares térmicas, com insuficiência respiratória grave.

20 Complicações Neurológicas – agitação, perda de consciência, amnésia, cefaléia, déficits motores, sensoriais e convulsões.

21 Lesões Musculares – Queimaduras e catarata tardia. InfecçõesInfecções Insuficiência RenalInsuficiência RenalAguda

22 Alterações Vasculares – hemorragias, tromboses e vasculites que podem comprometer o segmento distal.

23 CONDUTA Desligue a energia e afaste a vítima da fonte, antes de iniciar o atendimento;Desligue a energia e afaste a vítima da fonte, antes de iniciar o atendimento;

24 Verifique sinais vitais e inicie as manobras de RCP, se necessário;Verifique sinais vitais e inicie as manobras de RCP, se necessário;

25 Ministre oxigênio (O²);Ministre oxigênio (O²);

26 Trate as queimaduras, no ponto de entrada e saída da corrente elétrica e;Trate as queimaduras, no ponto de entrada e saída da corrente elétrica e;

27 Transporte para o hospitalTransporte para o hospital.

28 DÚVIDAS ?

29


Carregar ppt "CH QUE ELÉTRIC CH QUE ELÉTRIC. CH QUE ELÉTRIC Acidente causado pelo contato com corrente de alta ou baixa tensão elétrica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google