A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto."— Transcrição da apresentação:

1 1 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto

2 2 A procura foi 6 vezes superior a quantidade disponível. Procura Total de para Acções. Oferta Pública de Venda foi um EXTRAORDINÁRIO SUCESSO!

3 3 Oferta Pública de Venda de 28.5% da ENACOL Visando a progressiva redução do envolvimento do Estado, enquanto agente económico directo, que se remete ao papel de regulador, e a privilegiar a adequada participação do sector privado na economia nacional, entendeu o Governo que o Estado deve alienar a sua posição na ENACOL, a sua qualidade de accionista directo na empresa, via OPV na BVC. A resolução da venda em Bolsa inscreve-se num contexto de participação de agentes económicos nacionais nas empresas privatizadas e, consequentemente, o desenvolvimento do sector privado na economia nacional, em absoluta observância dos preceitos de rigor, legalidade, transparência e salvaguarda dos interesses nacionais.

4 4 Oferta Pública de Venda de 28.5% da ENACOL Tratando-se de um sector estratégico para a economia de Cabo Verde, o Governo opta pela manutenção de Golden Share na empresa, que determina a necessidade da sua anuência em decisões que impliquem alterações ao estatuto, contrato de sociedade, fusão, cisão, transformação e dissolução da sociedade e na definição da estratégia e políticas que a empresa segue, bem como ter uma palavra determinante no que toca à definição dos princípios gerais da política de participação em sociedades, ou seja na compra e venda de empresas.

5 5 Oferta Pública de Venda de 28.5% da ENACOL O Governo elege como objectivo central da política energética a dotação do País de um sistema energético moderno e eficiente, capaz de garantir a provisão dos serviços necessários ao processo de desenvolvimento, crescimento e competitividade da economia Cabo-verdiana e melhoria do conforto e da qualidade de vida das populações. OPV destinou-se à venda de Acções, representativas de 28.5% do capital social da ENACOL, pertencentes ao Estado de Cabo Verde.

6 6 Preço de Oferta O preço para a venda das Acções é de 4.400$00 (quatro mil e quatrocentos escudos) por Acção, não incorporando qualquer desconto por Acção em relação ao Preço. Sobre o preço de venda recaiu as comissões das instituição financeiras receptoras das ordens de compra e da Bolsa, a pagar pelos adquirentes e pelo Oferente.

7 7 Destinatários e Período do Oferta A OPV foi destinada ao Público em Geral, nomeadamente emigrantes, investidores institucionais, pequenos aforradores e investidores na sua generalidade. O período para transmissão de ordens de compra na OPV decorreu entre as 8h00 do dia 26 de Março de 2007 e as 17h00 do dia 20 de Abril de 2007.

8 8 Critérios de Rateio Conforme estipulado no Prospecto a atribuição das acções fez-se de acordo com os seguintes critérios: Visando assegurar a efectiva participação dos pequenos investidores, todas as ordens de compra válidas, são satisfeitas até a uma quantidade máxima de 50 acções (a)atribuição de Acções proporcionalmente à quantidade da ordem não satisfeita; (b)satisfação das ordens que mais próximo ficarem da atribuição de um lote e, em caso de igualdade de condições, sorteio.

9 9 Consórcio de colocação

10 10 Documentos Legais A Oferta foi aprovada pela Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários sob o número 001/2007. Os documentos legais, designadamente, o Prospecto, o Anúncio de Lançamento e o Aviso de Sessão Especial foram publicados no Boletim de Bolsa e na imprensa escrita conforme preceituado pelo Regulamento 1/2000 da BCV. Em estrito zelo pela observância dos elevados princípios de protecção dos investidores através do fornecimento de informação completa, clara, e fidedigna sobre os valores mobiliários objecto da oferta

11 11 Resultado da OPV PROCURAEFECTUADO Nº Ordens Quantidade Válida Valor (cve)

12 12 Resultado da OPV PROCURAEFECTUADO

13 13 Colocação por Instituições Financeiras 47% 6% 25% 22% BCACECVBIBCN

14 14 Participação Segundo Nacionalidade 94% 6% N.º Tot Ordens de Ent Nacionais N.º Tot Ordens de Ent Estrangeiras

15 15 Volume de Ordens Segundo Nacionalidade 70% 30% Vol de Ordens Ent Nacionais Vol de Ordens Ent Estrangeiras

16 16 Volume de Ordens Segundo Residência 78% 22% Vol de Ordens Ent Residentes Vol de Ordens N/ Residentes

17 17 Estrutura Accionista após a OPV N.º Quantidade de Acções % Capital Social Trabalhadores ,5 % Estado ,1 % Outros Accionistas ,4 %

18 18 Atenção às Práticas de Corporate Governance! As sociedades cotadas em Bolsa devem estar à altura das expectativas nelas depositadas pelos investidores. Nesta conformidade, cada empresa deve ser administrada e gerida em benefício de todos os accionistas e não em função de interesses de determinados grupos de accionistas ou para o benefício de determinados elementos da Administração.

19 19 Lista Parcial das Melhores Práticas de Governo das Sociedades O primado da informação relevante, fidedigna e em bases regulares; A eleição de um representante que defende os interesses dos pequenos accionistas, que monitorize a gestão da empresa e com influência significativa na tomada de decisões; Incentivo ao exercício do direito de voto Tratamento equitativo dos accionistas

20 20 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto


Carregar ppt "1 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google