A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. As transformações ocorridas no campo das artes e das ciências refletiram também no campo religioso. A Reforma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. As transformações ocorridas no campo das artes e das ciências refletiram também no campo religioso. A Reforma."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1

2 As transformações ocorridas no campo das artes e das ciências refletiram também no campo religioso. A Reforma Protestante 2

3 Porta da igreja do castelo da cidade de Wittenberg, na Alemanha, onde Martinho Lutero pregou as 95 teses com as quais criticava a Igreja católica no início do século XVI. 3

4 4 Ao mesmo tempo em que se verificavam essas transformações religiosas, ocorriam mudanças na mentalidade da época. Em algumas camadas da população europeia, as pessoas começaram a ler mais, trocar mais ideias e, assim, serem mais críticas. Tudo isso, somado a outros fatores, produziu um movimento de grande intensidade que atingiu, em cheio, a mais poderosa instituição da época, a Igreja católica.

5 Reforma 5 Esse movimento ficou conhecido como Reforma porque, inicialmente, tinha como objetivo reformar a estrutura da Igreja católica. Teve início ainda no período final da Idade Média, quando a Igreja se tornou alvo de diversas críticas. Pesavam sobre ela, entre outras coisas, denúncias de corrupção e de abusos morais, além de críticas ao excessivo poder político concentrado nas mãos dos papas.

6 Lutero 6 Martinho Lutero ( ) foi um sacerdote católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante.

7 Indulgências 7 Em 1517, Martinho Lutero, um monge professor da Universidade de Wittenberg, na região oeste da atual Alemanha, contestou uma das principais práticas da Igreja católica na época: A venda de indulgências.

8 A indulgência era um perdão que a Igreja oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados 8 Trata-se de uma espécie de carta vendida pela Igreja aos fieis: Ao comprá-la, os cristãos acreditavam estar recebendo o perdão dos pecados cometidos. De acordo com o valor pago, a carta de indulgência vendida pela igreja católica poderia perdoar ainda os pecados que a pessoa viesse a cometer no futuro.

9 9 Jorg Breu, o Velho (c ), gravurista alemão, representa nesta xilogravura do século XVI a venda de indulgências feita pela Igreja católica.

10 O comércio de indulgências tornou- se um grande negócio 10 Elas eram vendidas até mesmo em bancos, e a Igreja usava o dinheiro arrecadado para finalizar a construção da basílica de São Pedro, em Roma. Alegando que a indulgência era uma forma de a Igreja tirar proveito da fé das pessoas, Lutero escreveu uma carta dirigida a seu arcebispo. Nela, formulou 95 teses nas quais criticava essa e outras práticas da Igreja.

11 Este documento é considerado por muitos como um marco da Reforma Protestante. Disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e Eficácia das Indulgências ou 95 teses. 11

12 Em 31 de outubro, 12 Lutero afixou a carta na porta da Igreja do castelo de Wittenberg. Não demorou muito para que ganhasse o apoio de fieis, muitos deles integrantes da nobreza e burgueses; Todos, porém, interessados no enfraquecimento político e econômico da Igreja, proprietária de grande parte das terras da região.

13 A intenção inicial de Lutero não era romper com Igreja, mas sim reformá-la. 13 Para isso propunha a recuperação dos princípios originais do cristianismo. Entretanto, aquilo que tinha começado apenas como uma crítica logo se tornou uma situação insustentável.

14 Em janeiro de 1521, 14 Lutero foi excomungado pelo papa. Em abril, o imperador do Sacro Império Romano- Germânico, Carlos V, convocou uma assembleia para que Lutero voltasse atrás em suas ideias. Firme em suas convicções, o monge recusou-se a negá-las. Esse foi o momento da ruptura de Lutero e seus seguidores – chamados de protestantes – com a Igreja católica.

15 Lutero diante da Inquisição 15

16 Proteção e imprensa 16 Sob a proteção de um príncipe que o apoiava, Lutero traduziu o Novo Testamento do latim para o alemão e escreveu diversos textos de condenação à Igreja. A imprensa teve um papel importante na divulgação de suas ideias. Milhares de folhetos, alguns com gravuras, foram publicados em defesa de Reforma. Esse tipo de divulgação, que aliava texto à imagem, atingiu e influenciou um grande número de pessoas.

17 Jogos 17

18 18 FIM


Carregar ppt "HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. As transformações ocorridas no campo das artes e das ciências refletiram também no campo religioso. A Reforma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google