A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I GUERRA MUNDIAL INTRODUÇÃO/CAUSAS: Antecedentes – causas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I GUERRA MUNDIAL INTRODUÇÃO/CAUSAS: Antecedentes – causas"— Transcrição da apresentação:

1 I GUERRA MUNDIAL INTRODUÇÃO/CAUSAS: Antecedentes – causas
AULA 11 INTRODUÇÃO/CAUSAS: Antecedentes – causas Disputas imperialistas (principal): Rivalidades generalizadas: FRA X ALE (disputa da Alsácia-Lorena) ING X ALE (disputa por mercados consumidores) SER X AUS RUS X AUS RUS X ALE CONTROLE DOS BALCÃS

2 I GUERRA MUNDIAL EXPLOSÃO DE NACIONALISMOS
PAN-ESLAVISMO: Defende a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, incluindo os que estão sob domínio do Império Austro-Húngaro. Manifesta-se a partir da Rússia, que busca uma saída para o mar Mediterrâneo. PAN-GERMANISMO: Propõe a consolidação de um bloco de países de origem germânica. É liderado pela Alemanha.

3 I GUERRA MUNDIAL EXPLOSÃO DE NACIONALISMO
REVANCHISMO FRANCÊS – Em 1870 a França é derrotada ao tentar conter o expansionismo germânico e obrigada a ceder à Alemanha a Alsácia-Lorena, região rica em carvão e minério de ferro. Desde então cresce entre os franceses um movimento revanchista para recuperar o território cedido e "se vingar" da Alemanha.

4 “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”
I GUERRA MUNDIAL SISTEMA DE ALIANÇAS Paz ou “Pax” Armada: Formação de alianças militares antagônicas TRÍPLICE ALIANÇA: ALE + AUS + ITA* (Ao longo da guerra recebeu apoio do Império Turco Otomano, Bulgária, etc.) TRÍPLICE ENTENTE: ING + FRA + RUS (Ao longo da guerra recebeu apoio dos EUA, Brasil, etc.) “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”

5 PROPAGANDAS DAS ALIANÇAS MILITARES
I GUERRA MUNDIAL ENTENTE PROPAGANDAS DAS ALIANÇAS MILITARES ALIANÇA

6 I GUERRA MUNDIAL FASES OU DATAS IMPORTANTES DA GUERRA:
1914. (28/06) O assassinato do herdeiro do trono austríaco (Arquiduque Fco. Ferdinando), em Sarajevo (Bósnia), ativa as alianças militares. 1914: Guerra de Movimento – praticamente não houve batalhas. Preparativos de arsenais e estratégias;

7 Nas trincheiras: Infantaria com mascáras de gás, Ypres, 1917
I GUERRA MUNDIAL 1915 – 18: Guerra de Trincheiras – grandes perdas nos dois blocos, com grande paridade entre os países beligerantes; Nas trincheiras: Infantaria com mascáras de gás, Ypres, 1917

8 I GUERRA MUNDIAL Batalhas terrestres – O grosso da guerra é travado em combates terrestres, com o uso da artilharia e de tropas armadas de fuzis, baionetas e granadas. São também empregados lança-chamas e gases letais. Tanque de guerra britânico capturado pelos Alemães durante a Primeira Guerra Mundial.

9 I GUERRA MUNDIAL Batalhas terrestres
Foi na primeira guerra mundial que o Exército britânico, por insistência de Winston Churchill, introduziu o uso de tanques.

10 I GUERRA MUNDIAL DEPOIMENTOS “O campo de batalha é terrível. Há um cheiro azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apóia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante.

11 I GUERRA MUNDIAL 1917: Saída da RUSSIA (através do acordo de Brest-Litovski, devido a Revolução Russa) e entrada dos EUA (para recuperar empréstimos e dívidas contraídas pelos países da Tríplice Entente e devido a afundamento de navios por alemães). Essas duas alterações ocorreram na TRÍPLICE ENTENTE; 1918: Vitória da TRÍPLICE ENTENTE.

12 HMS Dreadnought, símbolo da corrida armamentista.
I GUERRA MUNDIAL O poder naval das grandes nações em 1914 Nação Tripulação Maiores navios Tonelagem Rússia 54,000 4 328,000 França 68,000 10 731,000 Grã-Bretanha 209,000 29 2,205,000 Total 331,000 43 3,264,000 Alemanha 79,000 17 1,019,000 Austro-Húngaro 16,000 3 249,000 95,000 20 1,268,000 Fonte: Ferguson 1999 p 85 HMS Dreadnought, símbolo da corrida armamentista.

13 I GUERRA MUNDIAL No dia 5 de abril de 1917 o vapor brasileiro "Paraná", que navegava de acordo com as exigências feitas a países neutros, foi torpedeado por um submarino alemão. No dia 11 de abril o Brasil rompe relações diplomáticas com o bloco germânico, e, em 20 de maio, o navio "Tijuca" foi torpedeado perto da costa francesa. Nos meses seguintes, o governo Brasileiro confisca 42 navios alemães que estavam em portos brasileiros, como uma indenização de guerra.

14 I GUERRA MUNDIAL A participação militar do Brasil no solo europeu foi pequena, resumindo-se a algumas ações de pilotos da força aérea (na época a Força Aérea Brasileira ainda não havia sido criada, mas havia a aviação do Exército e da Marinha) treinados na Europa, e apoio médico, além do fornecimento de alimentos e matérias-primas. A Marinha recebeu a incumbência de patrulhar o Atlântico, evitando a ação dos submarinos inimigos.

15 I GUERRA MUNDIAL Conseqüências da I Guerra Mundial
Saldo de 10 milhões de mortos (destes, 8 milhões eram combatentes) e 20 milhões de feridos. Crise econômica generalizada, com especial gravidade na URSS, Itália e Alemanha. Surgimento dos regimes totalitários, tanto de esquerda (comunismo) como de direita (fascismo). Ascensão dos EUA à posição de maior potência mundial.

16 I GUERRA MUNDIAL Fim dos impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano. Surgimento de novos Estados europeus. Do Império Austro-Húngaro: Áustria, Hungria, Checoslováquia e Iugoslávia (nome oficial da “Grande Sérvia”, criado em 1931). Do Império Russo: URSS, Finlândia, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia. Do Turco-Otomano: No seu lugar surgem vários países, como LIB, SIR, JOR, PAL, IRQ.

17 I GUERRA MUNDIAL Criação da Sociedade das Nações ou Liga das Nações – um dos poucos itens dos “14 Pontos” que foram aproveitados. Alemanha considerada culpada é desarmada: imposição da “paz dos vencedores” - Tratado de Versalhes (1919): Proibição de se unir novamente com a Áustria; entrega aos vencedores seus submarinos e navios, com poucas exceções

18 I GUERRA MUNDIAL Perda de 1/7 do território: A Alemanha é obrigada a entregar à França a Alsácia e a Lorena, além de outros territórios à Dinamarca e à Polônia. Indenização aos vencedores: os alemães são condenados a pagar a soma de US$ 33 bilhões, calculada em 1921. é proibida de ter aviação militar e marinha de guerra; Limitação do exército em 100 mil homens;

19 I GUERRA MUNDIAL

20 I GUERRA MUNDIAL OS NOVOS PAÍSES

21 VALEU MOÇADA! UM ABRAÇO DO PROF. SAMPAIO E ATÉ A PRÓXIMA AULA...
Assista: My Boy Jack PERDEU A AULA?


Carregar ppt "I GUERRA MUNDIAL INTRODUÇÃO/CAUSAS: Antecedentes – causas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google