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Cláudia Tomaz Desenvolvimento de Sistemas OLAP. Business Intelligence O Conceito de BI não é recente – sempre existiu!! Surge no mundo através da necessidade.

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1 Cláudia Tomaz Desenvolvimento de Sistemas OLAP

2 Business Intelligence O Conceito de BI não é recente – sempre existiu!! Surge no mundo através da necessidade de cruzar dados Nos anos 60 – surge esta consciência mas há uma incapacidade do processamento dos computadores e sistemas, que ainda estão em plataformas muito grandes e cartões perfurados.

3 Business Intelligence Nos anos 70 surge o primeiro conceito de SGBD e lança a luz de única fonte de dados – o poder do Banco de dados como vantagem competitiva surge no mercado. Nos anos 90 surgem os CIs, ou CPDs, com melhor poder de geração de informação – relatórios e ferramentas de software

4 Business Intelligence Por volta de 1993 surge o primeiro conceito de Datawarehouse – dados limpos, uniformizados, em um repositório único para extração de dados da empresa. Surgem os conceitos de sistemas para extração de dados – EIS (Executive Information System), ERP (Enterprise Resource Planning) e as primeiras soluções OLAP. Até aqui, as soluções de BI pertencem somente à TI.

5 Business Intelligence Governança de Dados 1970 – Administração de Dados Conceito de Dicionário de Dados Downsizing Duplicação de dados Falta de controle na Administração de dados!! Transposição do conceito de Governança de TI para Governança de Dados Em alguns países, este item será obrigatório em breve, com a adoção de alguns indicadores chave qualidade de dados risco corporativos a serem mitigados.

6 Business Intelligence Governança de Dados Conceito amplo e plural Em evolução – atravessa diversas disciplinas – foco em qualidade de dados Definir mecanismos para analisar os processos que produzem os dados ou se abastecem destes. Criar um sentido de qualidade conjunta entre processos e dados

7 Business Intelligence Governança de Dados – Estabelecendo um modelo: (usando 5W2H) O que? Definir a GD como um componente essencial da GTI da empresa. Por que? Qual é a missão da empresa e como o crescimento dos dados a afeta? Onde? Como os domínios da empresa são grandes, é importante deixar claro o(s) principais objetivos – em especial no inicio do trabalhos - Os dados mestres (MDD) já são conhecidos por todos, mas qual é o foco do negócio?

8 Business Intelligence Governança de Dados – Estabelecendo um modelo: (usando 5W2H) Quando? A Entrega e implementação deve ser feita em ciclos, de tal modo que permita a todos a interação com cada fase já implementada. Quem? O grupo a participar do projeto deve possuir conhecimento suficiente para conduzir a demanda – negócios e TI. Como ? Será necessário definir regras e diretrizes, através de políticas, bibliotecas, padronizações, etc. Quanto? Haverá custos de todas as formas – com implementação, aquisições, treinamentos, e esta previsão não será simples.

9 Business Intelligence Governança de Dados – Regras Importantes Driver estratégico claramente definido Definição de papéis Definição de políticas, regras e padrões Apoio Tecnológico. Segurança de Dados

10 Business Intelligence Histórico Crescimento das bases de dados Bug do Milênio Início da inteligência no negócio – fidelização, customização e sedução do cliente. Início da era do Datawarehouse Mashup Click virtual x brick real Data management Knowledge management

11 Business Intelligence Reputação financeira X Ativo Organizacional: Desempenho financeiro – resultados positivos e perspectivas de crescimento; Liderança no mercado – posição de destaque e visão de futuro; Ambiente de trabalho oferecido – clima organizacional e oportunidades; Capacidade de inovação; Transparência – política de governança corporativa; Qualidade de processos e produtos.

12 Business Intelligence Alguns conceitos Inovação e Virtualidade: Crescente melhoria das camadas de comunicação e a portabilidade de serviços empresas com alto teor de inovação. Ex: Call center virtual, compra híbrida (entrega em lojas diversas) Coopetição: União de cooperação e competição – parcerias de negócios que podem parecer ambíguas. Ex: Duas concorrentes editoras de revistas se uniram para formar uma distribuidora única.

13 Business Intelligence Alguns conceitos Modelos Plurais de Negócios: Expansão nas suas linhas de negócios Ex. A amazon, a Google. Nomes e Marcas: Simplificação em relação à identidade Visual. Ex: Kentuchy Fried Chicken Informática como Driver de Negócios Processos, dados e pessoas, como o alicerce fundamental do capital intelectual das empresas!! (PEOPLEWARE)

14 Business Intelligence - Governança Governança Corporativa É o conjunto de processos, políticas, leis, regulamentos, que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. É um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho Otimizar a aplicação de recursos, Reduzir os custos, Suportar as melhores decisões e Alinhar TI aos negócios.

15 Modelos utilizados - Governança COBIT Do inglês Control Objectives for Information and related Technology Voltado para gestão de TI com foco em controle e auditorias, Modelo de referência para Gestão de TI. Guia de boas apresentado como Framework Criado e mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association). Recomendado para melhorias: ROI (Retorno sobre investimento) Fornece métrica para avaliação dos resultados Controle de objetivos, Mapa de auditorias, Guia com técnicas de gerenciamento.

16 Modelos utilizados - Governança ITIL Do inglês – Information Technology Infraestructure Lybrary Desenvolvido originalmente pela CCTA (Central Computing na Telecomunications Agency) e hoje sob a custódia da OGC (Office for Govermment Commerce) Possui 12 gerências e concentra-se na área de operações e serviços. Basicamente duas grandes áreas são definidas: suporte a serviços e entrega de serviços.

17 Modelos utilizados - Governança ITIL Suporte a Serviços, inclui áreas de: Gerenciamento de incidentes; Gerenciamento de problemas Gerenciamento de configuração Gerenciamento de mudanças Gerenciamento de liberações. Entrega de Serviços, inclui: Gerenciamento de nível de serviços Gerenciamento financeiro para TI Gerenciamento de disponibilidade Gerenciamento de capacidade Gerenciamento de continuidade.

18 Modelos utilizados - Governança CMMI Capability Maturity Model Integrated – desenvolvido pelo SEI – Software Engeneering Institute. Surgiu para o desenvolvimento de grandes projetos, de gerência complexa. Aplicado a projetos de múltiplas equipes, oriundos de empresas diferentes e até competidoras entre si. Aplicados a projetos em que as entregas implicam em riscos - ou seja é necessário entregar quase tudo funcionando em uma só vez – projeto monolítico. Necessidade de redução intensa dos riscos.

19 Modelos utilizados - Governança ISO International Standard Organization. A norma aplica-se à Engenharia de Software. Estabelece um processo de ciclo de vida de software, contém processos, atividades, e forma de melhoria dos serviços do sistema. A norma estabelece um conjunto de processos fundamentais, processos de apoio e processos organizacionais.

20 Modelos utilizados - Governança MPS.BR Nasceu com os mesmos objetivos que o CMM, mas para empresas brasileiras. Melhoria de Processo do Software Brasileiro. Nasceu dentro da Softex – Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Possui um período de validade – 03 anos. Não permite que a equipe que realize implementação realize os testes. Definiu 07 níveis de maturidade, permitindo uma ascensão mais gradual das empresas.


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