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TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1 1 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com.

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1 TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1 1 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

2 Agenda Evolução histórica do computador Gerações de computadores. Software: software básico, software aplicativo, hardware, people ware. Exercícios de aplicação. 2 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

3 Evolução histórica do computador Idéia de dispositivo de computação universal universal foi descrita pela primeira vez em 1937 por Alan Turing. Apresentou sua descrição matematica mais preocupado com a questão filosófica do que construir a maquina em si. Tinha como base as ações que as pessoas realizam quando envolvidas na computação. 3 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

4 Evolução histórica do computador Evolução histórica do computador - Continuação Processadores de Dados Para entendermos melhor o modelo de Turing é necessário primeiro conhecer processadores de dados. Por essa definição o computador age como uma caixa preta que aceita inserção de dados, processa e cria informações referentes aos resultados. 4 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

5 Evolução histórica do computador Evolução histórica do computador – Continuação Embora esse modelo possa definir um computador, na atualidade tornou-se muito genérico por que serve ate mesmo para uma calculadora. Dados de entrada -> Computador -> Dados de Saída Uma maquina de computação com propósito especifico 5 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

6 Evolução histórica do computador Evolução histórica do computador – Continuação Outro problema desse modelo é que ele não especifica o tipo de processamento e se mais de um tipo pode ser executado. Modelo poderia representar um computador de propósito especifico (ou processador) projetado para tarefas simples como controle de temperatura de um edifício ou marcador de combustível de um carro. Os computadores como são utilizados hoje são maquinas de propósito geral, por isso precisaríamos transforma no modelo de Turing para refletir os computadores atuais. 6 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

7 Evolução histórica do computador Evolução histórica do computador – Continuação Processadores de dados programaveis. O modelo de Turing é melhor para um computador de propósito geral por que acrescenta um elemento extra de computação especifica : o Programa. Um programa é um conjunto especifico de instruções que diz ao computador o que fazer com os dados. No modelo de Turing os dados de saída dependem da combinação de dois fatores : Dados de entrada e Programas. 7 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

8 Evolução histórica do computador Evolução histórica do computador – Continuação Processadores de dados programáveis. – cont. O mesmo programa pode gerar diferentes resultados dependendo dos dados de entrada. Programa Dados de Entrada Computador Dados de Saída Um computador que tem como base o modelo de Turing : Processador de dados programável. 8 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

9 Evolução histórica do computador Evolução histórica do computador – Continuação Maquina Universal de Turing Pode realizar qualquer calculo se o programa adequado for instalado, foi a primeira descrição do computador moderno. Pode ser afirmar que um computador poderoso e uma maquina Universal de Turing podem as mesmas coisas bastando apenas fornecer os dados de entrada e o programa. 9 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

10 Evolução histórica do computador Evolução histórica do computador – Continuação Modelo de Von Neuman Computadores feitos com base na Maquina Universal de Turing armazenam dados na memória. Entre 1944-1945 John Newman propôs que se os programas e dados são logicamente os mesmo, os programas também deveriam ser armazenados na memória. 10 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

11 Evolução histórica do computador Modelo de Von Newman – Continuação Quatro subsistemas O computadores construidos com base no modelo de Von Newman dividem o hardware do Computador em quatro Subsistemas : Memória, Unidade lógica e aritmetica, Unidade de controle de I/O. 11 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

12 Evolução histórica do computador Modelo de Von Newman – Continuação Memória – Área de armazenamento para programas e dados. Unidade de lógica e aritmética (ULA) – Área operações de lógica e cálculos, necessária realizar operações aritméticas e lógicas sobre dados. Unidade de controle – Responsável pelas operações da memória, a ULA e o sub sistema de I/O. Entrada e saída – Aceita input de dados e programas vindos de fora do computador e realiza saída dos resultados do processamento para o mundo externo. Inclui dispositivos de armazenamento secundários (discos ou fitas). 12 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

13 Evolução histórica do computador Conceito de programa armazenado – No modelo de Von Newman determina-se que o programa deve ser armazenado na memória, diferente da arquitetura dos primeiros computadores onde somente os dados eram ar armazenados na memória. Os programas para respectivas tarefas eram implementados através de manipulação de comutadores ou modificações do sistema de fios. Para armazenar programas e dados eles são convertidos para o mesmo formato, como padrões binários na memória – uma sequência de 0s e 1s. 13 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

14 Evolução histórica do computador Execução seqüencial de Instruções No modelo de Von Newman, um programa e composto por um numero finito de instruções, executados pela unidade de controle após decodificá-las.. As instruções são executados de modo seqüencial Nos computadores modernos as instruções são executadas na ordem em que forem mais eficientes. Componentes computacionais Hardware, hoje tem quatro componentes de acrtodo com o modelo de Newman, embora possamos ter de tipos diferentes de memória, subsistemas de I/O, etc. 14 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

15 Evolução histórica do computador Execução seqüencial de Instruções No modelo de Von Newman, um programa e composto por um numero finito de instruções, executados pela unidade de controle após decodificá-las.. As instruções são executados de modo seqüencial Nos computadores modernos as instruções são executadas na ordem em que forem mais eficientes. Componentes computacionais Hardware, hoje tem quatro componentes de acrtodo com o modelo de Newman, embora possamos ter de tipos diferentes de memória, subsistemas de I/O, etc. 15 18/02/2013 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com

16 Bibliografia 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 16 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1FOROUZAN, Behrouz; MOSHARRAF, Firouz. Fundamentos da Ciência da Computação. 2ª Edição. São Paulo: Cengage, 2011. 2 PERES, Fernando Eduardo; FEDELI, Ricardo Daniel; POLLONI, Enrico G. F. Introdução à Ciência da Computação. 2ª Edição. São Paulo: Cengage Learning: 2010. 3STALLINGS, Willian. Arquitetura e Organização de Computadores. 8º edição. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2010. BIBLIOGRIA COMPLEMENTAR 1DALE, Nell; LEWIS, John. Ciência da Computação. N4ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 2FLYNN, Ida; MCHOES, Ann Mclver. Introdução aos Sistemas Operacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 3MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de redes de computadores. 1ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 4STUART, Brian L. Princípios de Sistemas Operacionais – Projetos e Aplicações. 1ª Edição. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 5TANENBAUM, Andrew S. Organização Estruturada de Computadores. 5ª Edição. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007.


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