A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR LEANDRO MAURICIO LOPES BERBEL E.E.SANTA RITA DE CÁSSIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR LEANDRO MAURICIO LOPES BERBEL E.E.SANTA RITA DE CÁSSIA."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR LEANDRO MAURICIO LOPES BERBEL E.E.SANTA RITA DE CÁSSIA

2 TEMA:BEISEBOL “HISTÓRIA”  Esporte Olímpico desde Barcelona, o Beisebol tem suas raízes na Inglaterra, originado do cricket ou do Rounders inglês, antes de Folcloricamente credita-se sua origem a Abner Doubleday, em Nova York, cem anos depois. Estudos de Pizzomo, apontaram os pioneiros, como meninos norte americanos que jogavam com bolas de cricket, e bastão em forma de bat, utilizando como "base" duas estacas de 1,25 metro de altura e, efetuando-se out quando o rebatedor era atingido pela bola lançada por um defensor. Não há precisão de datas, mas este fato deve ter ocorrido entre a 1.835, marcando o início deste desporto.  Em 1846, foram rascunhadas as regras que regeriam o esporte: nove jogadores "titulares" por time e as quatro bases para percorrer. Mas até 1857, o jogo era limitado em 21 pontos, mudando para 9 innings. Um ano depois nasceu a primeira liga organizada, a National Association of Baseball Players. O profissionalismo nasceu em 1870 e ajudou muito na difusão do esporte. Deste modo, a liga mudou de nome para National League of Profissional Base Ball Clubs. Depois de 1901, a American League se declarou uma liga maior, que abrangeria os campeões da liga Americana e da Nacional. Em 1933 foi criado o All Star Game

3 TEMA: BEISEBOL “HISTÓRIA”  O beisebol então foi levado ao Japão e demais países asiáticos, e chegou em São Paulo através de funcionários norte-americanos de empresas como a Light, a Companhia Telefônica, o Frigorífico Armour e do Consulado dos Estados Unidos. Como era disputado apenas como forma de lazer, foi com a imigração japonesa que o beisebol brasileiro se desenvolveu. Foram criadas ligas (como a Noroeste, Paulista e Sorocabana), ligadas pela ferrovia do café. Em 24 de setembro de 1946 surgiu a Federação Paulista de Beisebol e Softbol, após reunião com o Coopercotia Atlético Clube, Piratas Base Ball Club e o São Paulo Gigante Base Ball Clube. Com ajuda do Capitão Sílvio Padilha, em 1948, começaram as obras do primeiro estádio de Beisebol de São Paulo, o Estádio do Bom Retiro.

4 TEMA: BEISEBOL “HISTÓRIA”  No ano de 1951, realizaram-se os Primeiros Jogos Panamericanos, e o Brasil formou pela primeira vez a sua Seleção Nacional de Beisebol, exclusivamente de brasileiros natos. A partir de 1988, de olho nas olimpíadas de Atlanta, a CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), intensificou a preparação dos atletas. Trouxe técnicos japoneses e cubanos para ministrarem clínicas para técnicos brasileiros e jogadores, e promoveu, no Brasil, vários eventos internacionais.

5 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  Entradas (Innings)  No beisebol, as equipes se revezam em turnos de ataque e defesa. Enquanto uma se defende, a outra ataca. Quando um turno se encerra, as equipes trocam de posição: quem atacava passa a defender e quem defendia passa a atacar. A cada dois turnos, completa-se uma entrada (inning). O jogo termina com nove entradas. Caso ao final dessas nove entradas os times estejam empatados, são jogadas entradas extras, até que alguma equipe abra vantagem e saia vitoriosa.  Ataque x Defesa  Durante um turno de ataque, o time é representado por apenas um jogador por vez para tentar a rebatida. Já o time que está na defesa atua com nove jogadores distribuí­dos no campo:

6 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”

7  C = Catcher (responsável por recepcionar as bolas arremessadas pelo pitcher)  P = Pitcher (responsável por realizar os arremessos do time, em busca da eliminação adversária)  1B = First Baseman ou 1ª Base (responsável por defender o lado direito do infield e realizar eliminações na primeira base)  2B = Second Baseman ou 2ª Base (responsável por defender o lado centro-direito do infield e realizar eliminações na segunda base)  SS = Short Stop (responsável por defender o lado centro-esquerdo do infield e realizar eliminações na segunda base)  3B = Third Baseman ou 3ª Base (responsável por defender o lado esquerdo do infield e realizar eliminações na terceira base)  RF = Right Fielder (responsável por defender o lado direito do outfield)  CF = Center Fielder (responsável por defender a porção central do outfield)  LF = Left Fielder (responsável por defender o lado esquerdo do outfield)

8 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  Pode-se dizer que a figura de destaque na defesa é o Pitcher (Arremessador). Sua função é arremessar a bola para o catcher, que deve recepcioná-la. O objetivo do arremesso é atingir a “zona de strike”, uma área imaginária que se localiza entre os ombros e os joelhos do rebatedor (representado pelos pontos vermelhos na figura). À partir do arremesso, três situações podem ocorrer:  -STRIKE  É o objetivo do pitcher. Existem três formas de se conseguir o strike:  1- Arremessar a bola na zona de strike e o rebatedor não tentar a rebatida (called strike);  2- Arremessar a bola em qualquer área e ao tentar a rebatida, o rebatedor não acerta a bola (swinging)  3- O rebatedor manda a bola para uma área considerada “fora do campo”, tornando-se uma foul.

9 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  -BALL  Caso o arremesso do pitcher não atinja a zona de strike e o rebatedor não tente a rebatida, é considerado ball. A cada quatro balls contra um mesmo adversário em uma de suas passagens pelo ataque, o arremessador cede um Walk, que consiste na passagem automática do rebatedor para a 1ª base. Caso já exista um jogador do time na 1ª base, ele avançará para a 2ª base e o rebatedor que recebeu o Walk vai para a 1ª base.  -BOLA EM JOGO  Se o jogador de ataque conseguir rebater a bola para a parte “dentro de campo” (fair), será considerada bola em jogo. À partir daí­, ele pode chegar em base, anotar/impulsionar corridas ou ser eliminado.

10 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  Eliminações  Quando um time está na defesa, seu objetivo é eliminar três adversários para que ocorra a mudança de turnos e entradas. As eliminações podem ocorrer de diferentes maneiras:  -STRIKEOUT: Quando o pitcher consegue três strikes contra um mesmo rebatedor é considerado strikeout e o jogador é eliminado. Um detalhe importante é que o 3º strike não pode ser um foul ball, a menos que o rebatedor tente um bunt e este torne-se foul.  -FLYOUT: Se após a rebatida, um jogador da defesa pega a bola sem que ela toque no chão, o rebatedor é automaticamente eliminado.  -GROUNDOUT: Se após a rebatida, um jogador da defesa pega a bola depois que ela toca o solo e lança até a 1ª base, onde exista outro defensor pisando nela e que agarre a bola, o rebatedor é eliminado, desde que ele ainda não tenha tocado a própria 1ª base. OBS: também é possível eliminar jogadores nas outras bases. Para isso, deve haver um jogador da defesa pisando na base com a bola em seu controle e após isto um jogador do ataque toca na base, sendo assim eliminado.  -TAG OUT: Se um jogador da defesa encosta a bola num corredor, o adversário é automaticamente eliminado

11 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  Lineup  No turno de ataque, os jogadores seguem uma ordem para tentarem as rebatidas. Eles são “enumerados” de 1 a 9 e devem seguir a ordem crescente para enfrentar o pitcher adversário. Sempre participarão, no mínimo, 3 rebatedores por entrada (visto que são necessárias três eliminações da defesa para ocorrer a troca de turnos). Após as três eliminações e seu turno defensivo, os jogadores continuam a seguir a ordem no “número” que havia parado na entrada anterior. Por exemplo: Na 1ª entrada de um jogo, o #1 é eliminado por strikeout, o #2 consegue uma rebatida simples, o #3 é eliminado por flyout e o #4 é eliminado por groundout. O time então vai para a defesa e consegue as três eliminações. Na 2ª entrada, o primeiro rebatedor será o #5 e assim sucessivamente. Após os nove jogadores passarem pelo bastão, a contagem recomeça e será novamente a vez do #1 tornar-se rebatedor.

12 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  Rebatidas  Nos turnos de ataque, os jogadores do time viram rebatedores. Seu objetivo é conseguir uma rebatida válida. Basicamente, existem dois tipos de rebatidas: o swing normal, em que o jogador faz o movimento completo, e o bunt, no qual o jogador apenas bloqueia a bola, geralmente utilizado para impulsionar um companheiro de equipe que já esteja em base para a base seguinte. Para que se torne uma rebatida válida, é necessário que a bola vá para a parte considerada “dentro do campo” (fair) e que não ocorra uma eliminação no ataque.  Após o contato entre o taco e a bola, o rebatedor torna-se corredor. À partir daí­, seu objetivo é correr até a primeira base sem ser eliminado e ainda possibilitar que seus companheiros que estejam em base (caso haja algum) correrem até a(s) próxima(s) base(s). Quando um jogador chega em uma base sem ser eliminado, dizemos que ele está à salvo.

13 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  Uma rebatida válida pode ser:  -Simples: o rebatedor vai até a 1ª base com sua rebatida.  -Dupla: o rebatedor vai até a 2ª base com sua rebatida.  -Tripla: o rebatedor vai até a 3ª base com sua rebatida.  -Inside the Park Home Run: o rebatedor vai até a 4ª base (home plate) com sua rebatida (muito rara de acontecer).  -Home Run: o rebatedor manda a bola para fora dos limites do campo (geralmente para as arquibancadas) numa área considerada válida, e todos os jogadores em base anotam a corrida (inclusive o rebatedor). Se ele rebater, a bola sair de campo numa área inválida, será considerada foul.  OBS: Caso o jogador realize uma rebatida em que a bola toque o chão ou no muro do campo e depois saia dos limites do campo, será considerada uma rebatida dupla automática e todos os jogadores em base avançarão duas bases, assim como o rebatedor.

14 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  Avançando Bases e Anotando Corridas  Como dito anteriormente, uma vez em base, o jogador está à salvo. Ele permanecerá nesta base até que venha o próximo rebatedor de seu time e enfrente o pitcher adversário. Caso seu companheiro consiga uma rebatida válida, o jogador do ataque que estava na base deve correr para a base seguinte. No total são 4 bases, sendo que quando ele alcança a quarta base (home plate) à salvo, ele anota uma corrida. As corridas são como pontos: o time que anotar mais corridas depois de nove entradas jogadas vence a partida.  Há ainda outras duas maneiras de conseguir avançar nas bases:  -Roubar base: o corredor pode tentar roubar a próxima base enquanto seu companheiro de time enfrenta o arremessador adversário. Para que o roubo ocorra, ele deve correr até a base seguinte, chagando nela à salvo. A defesa por sua vez, percebendo a tentativa de roubo deve tocar o corredor com a bola, antes que ele chegue na base.  -Erro: caso o time adversário cometa um erro na defesa, os corredores podem tentar correr e chegar à salvo nas próximas bases.

15 TEMA: BEISEBOL “REGRAS”  Erros  Durante o jogo, podem ocorrer erros defensivos que favorecem o ataque adversário. Os erros mais comuns são:  -Lançamento errado (throw): sempre que um jogador da defesa lançar a bola para outro defensor de maneira errada, ou seja muito alta/baixa ou na direção errada, impossibilitando que o companheiro apanhe a bola, será considerado um erro. Caso o lançamento saia do campo, indo para a arquibancada, cada jogador do ataque avança automaticamente duas bases.  -Defesa perdida (fielding): sempre que um jogador de defesa não conseguir pegar a bola numa defesa relativamente fácil, será considerado um erro. Por exemplo, o rebatedor manda uma bola alta para o Right Fielder, que se posiciona e quando a bola está descendo ele não consegue efetuar a defesa (Flyout) e possibilita ao adversário chegar em base sem ser eliminado.  Caso o ataque anote uma corrida devido ao erro defensivo do adversário, o pitcher não será responsabilizado pela corrida


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR LEANDRO MAURICIO LOPES BERBEL E.E.SANTA RITA DE CÁSSIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google