A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. Ser tão de mim, mas o sertão é o mundo.... “ A linha férrea corre no lado oposto. Aquele liame do progresso passa, porém, por ali, inútil, sem atenuar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". Ser tão de mim, mas o sertão é o mundo.... “ A linha férrea corre no lado oposto. Aquele liame do progresso passa, porém, por ali, inútil, sem atenuar."— Transcrição da apresentação:

1 . Ser tão de mim, mas o sertão é o mundo...

2 “ A linha férrea corre no lado oposto. Aquele liame do progresso passa, porém, por ali, inútil, sem atenuar sequer o caráter genuinamente roceiro do arraial. Salta-se do trem; transpõe-se poucas centenas de metros entre casas deprimidas; e topa-se para logo, à fímbria da praça – o sertão... Está-se no ponto de tangência de duas sociedades, de todo alheias uma à outra. O vaqueiro encourado emerge da caatinga, rompe entre a casaria desgraciosa, e estaca o campião junto aos trilhos, em que passam, vertiginosamente, os patrícios do litoral, que o não conhecem.” Os Sertões. Euclides da Cunha.

3 Nação, Nordeste, Sertão...

4 ...Em que parte da história se separaram???

5 Sertão: uma categoria construída durante a colonização Desde o século XIV, os portugueses empregavam a palavra, grafando-a “sertão” ou “certão”, para referir-se a áreas situadas dentro de Portugal, porém distantes de Lisboa. A partir do século XV, usaram-na também para nomear os espaços vastos, interiores, situados dentro das possessões recém-conquistadas, sobre as quais pouco ou nada sabiam.

6 O sertão enquanto categoria... Espacial: construída a partir do século XVII com a interiorização da colônia; Social: área de relações históricas, construção de identidade e relações de poder marcada pela dicotomia LITORAL X SERTÃO; Cultural: tema recorrente da literatura, sobretudo na popular (oral e cordel); tratamento dos regionalismos: linguagens, saberes, modos de vida, etc. Também se evidencia em outras artes como na pintura, no cinema, etc.

7 A seca e a cerca A miséria alimenta a indústria da seca... Século XIX:  Independência e regionalizações;  As elites agrárias e o poder político: construção e fortalecimento das oligarquias;  Grandes secas das décadas de 1870 e 1880: o sertão encontra o seu destino? SÉCULO XX E XXI: O QUE MUDOU NESSA HISTÓRIA?

8


Carregar ppt ". Ser tão de mim, mas o sertão é o mundo.... “ A linha férrea corre no lado oposto. Aquele liame do progresso passa, porém, por ali, inútil, sem atenuar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google