A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A QUÍMICA A química ocorre em vários locais e em todos os seres vivos. O corpo humano é uma grande usina, uma vez que reações química acontecem a todo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A QUÍMICA A química ocorre em vários locais e em todos os seres vivos. O corpo humano é uma grande usina, uma vez que reações química acontecem a todo."— Transcrição da apresentação:

1 A QUÍMICA A química ocorre em vários locais e em todos os seres vivos. O corpo humano é uma grande usina, uma vez que reações química acontecem a todo instante para que o ser humano possa continuar vivendo. Se não existir química, não há mais vida. Sabe-se que, com a química, chegou-se aos atuais avanços científico e tecnológico, permitindo ao ser humano viajar pelo universo, deslocar-se à velocidade do som, transformar a água salgada em água potável, desenvolver remédios para doenças que eram incuráveis. Tudo isso porque QUÍMICA É VIDA.

2 A química está presente na informática, na construção civil, na agricultura, na indústria. Todas as áreas utilizam em seus processos ou produtos algo que tem origem química. Com o desenvolvimento científico e tecnológico, a indústria pode transformar elementos da natureza em produtos industrializados para serem utilizados pelo homem, ou seja, substâncias são alteradas e (re)combinadas, por meio de processos químicos, gerando matérias-primas usadas na produção de alimentos, na fabricação de carros, na construção civil e no desenvolvimento de medicamentos e produtos de beleza.

3 UM NOVO REMÉDIO CONTRA O DIABETES Vem do RGS o mais recente alento para quem luta contra o diabetes tipo 2. Depois de 10 anos de estudo, um químico gaúcho desenvolveu um novo medicamento para combater a enfermidade. O remédio, que promete revolucionar o tratamento da doença, tem como base uma substância chamada resveratrol, encontrada na uva, no suco da fruta e no vinho. ANVISA PROÍBE FORMOL NOS SALÕES DE BELEZA A moda do cabelo liso popularizou um tratamento conhecido como escova progressiva, que pode provocar problemas graves. Se o tratamento incluir produtos à base de formol, um produto tóxico que provoca câncer, lesões nos olhos e pele, ferimentos nas vias respiratórias, edemas pulmonar, pneumonia, reação alérgica, além de debilitação da visão e aumento do fígado.

4 A química está presente em praticamente todos os medicamentos. Com ela, os cientistas podem sintetizar novas moléculas, que curam doenças e fortalecem a saúde humana. Ela Também ajuda o homem nos cuidados que protegem a saúde e prolongam a vida. Além de fornecer uma quantidade de produtos básicos para outras indústrias, o setor químico também desenvolve matérias-primas para a medicina como válvulas cardíacas, próteses anatômicas, seringas e luvas descartáveis, recipiente para soro, tubos atóxicos e embalagens para armazenar sangue.

5 A QUÍMICA NOS ALIMENTOS. Por meio da química pode-se alimentar uma população sem esgotar os recursos naturais. É através de produtos químicos que se fertiliza a terra, conservando e aumentando o seu potencial produtivo. A reposição de elementos como o nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio, (levados pelas chuvas, ventos e colheitas) é essencial para a produtividade da terra. Com os fertilizantes químicos, áreas esgotadas são reativadas ou, ainda, áreas impróprias são transformadas para o plantio de alimentos.

6 A QUÍMICA DOS NOVOS MATERIAIS Um dos principais ramos industriais da química é o segmento petroquímico. A partir do eteno, obtido da nafta derivada do petróleo ou diretamente do gás natural, a petroquímica dá origem a uma série de matérias-primas que permite fabricar novos materiais, substituindo a madeira, peles de animais e outros produtos naturais. O plástico e as fibras sintéticas são dois desses produtos. O polietileno de alta densidade, o polietileno de baixa densidade, o polietileno tereftalato, o polipropileno, o poliestireno, o policloreto de vinila e o etileno acetato de vinila são as principais resinas termoplásticas.

7 A QUÍMICA NO FUTURO. Veículos recicláveis, construídos com materiais mais resistentes, porém mais leves. Moradias seguras e confortáveis, a um custo mais baixo. Produtos que, ao entrar em contato com o solo, são degradados e se transformam em substâncias que ajudam a recuperar a fertilidade da terra. Plantações de vegetais que produzem plásticos. Combustíveis de alto rendimento energético e não-poluentes. Medicamentos ainda mais eficazes. Utopia? Não para a química, uma ciência que amplia as fronteiras do conhecimento. Voltada para o futuro, a indústria química investe grande parte do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento para o bem-estar social.

8 A QUÍMICA RESPONSÁVEL. Evitar ou controlar o impacto causado ao meio ambiente é uma preocupação mundial. A indústria química, apontada por muitos anos como vilã nas agressões à natureza, tem investido em equipamentos de controle, em novos sistemas gerenciais e em processos tecnológicos para reduzir ao mínimo o risco de acidentes ecológicos. Um exemplo da aplicação dessa nova visão é o Programa Atuação Responsável, coordenado em âmbito nacional pela Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM.

9 Exemplos de problemas resolvidos com Regra de Três 1) Um carro consome 1 litro de gasolina a cada 8 quilômetros rodados. Para percorrer 24 km serão necessários quantos litros de gasolina? Resolução por regra de três: I) Com 1L de gasolina o carro percorre 8km => 1L 8 km II) Precisará de x litros para percorrer 24km => xL 24 km III) Vamos agora relacionar os itens I e II, escrevendo litro (L) embaixo de litro e quilômetro (km) embaixo de quilômetro: 1 L 8 km x L 24 km Obs: escrever as unidades iguais uma embaixo da outra.

10 IV) Em seguida, faremos uma multiplicação em X, para efetuar os cálculos. Resposta: São necessários 3 litros de gasolina para percorrer 24 km.

11 Experimentalmente, verifica-se que 44g de gás carbônico (CO 2 ) são formados a partir da combustão (queima) de 12g de carbono (C). Calcular a massa de gás carbônico produzida na queima de 0,6g de carbono. Resolução por regra de três: fato/causa consequência I) A partir de 12g de C são formados 44g de CO 2 :

12 II) Então 0,6g de C produzirá x g de CO 2 : III) Relacionar os itens I e II escrevendo g de C embaixo de g de C. E g de CO 2 embaixo de g de CO 2 :

13 Resposta: A queima de 0,6g de C produzirá 2,2g de CO 2.

14 Procedimento para resolver exercícios de Cálculo Estequiométrico A) Escrever a equação da reação química; B) Acertar os coeficientes (fazer o balanceamento = igualar o número de átomos); C) Obter a PROPORÇÃO EM MOLS através dos coeficientes estequiométricos. Exemplo: A) Escrever a equação da reação de obtenção da amônia.

15 B) Acertar os coeficientes (balanceamento).

16 Fazendo o balanceamento, os números de átomos de nitrogênio e hidrogênio antes e depois da flecha são iguais. C) Obter a PROPORÇÃO EM MOLS através dos coeficientes estequiométricos. Obs: ao fazer o balanceamento da equação, automaticamente obtemos os coeficientes estequiométricos que vão nos fornecer a proporção em mols.

17

18 REGISTRO DA OBSERVAÇÃO 1. Após a adição de nitrato de prata, verificou-se, de imediato, o início da deposição da prata sólida sobre o fio de cobre. 2. Algumas ramificações foram observadas. 3. Passados alguns minutos, as ramificações estavam maiores (observáveis a olho nu). Com a lupa: 4. Verificou-se que estavam bastante ramificadas e que se sobrepunham umas às outras. 5. Facilmente, as ramificações sucessivas no braço primário foram notadas/percebidas. 6. A solução incolor foi ficando (ou ficou) azulada. 7. Após 1h, notou-se o enegrecimento das dendrites, resultado da oxidação da prata (efeito fotográfico).

19 Use estes verbos: -Verificar -Perceber -Notar -Observar -Ficar -analisar...foi/foram verificada(s) Percebeu-se

20 Resumo acadêmico Deve conter: - contextualização ou introdução – que oriente o leitor - objetivo(s) – verbos no infinitivo - Metodologia – como foi feito (passado/ voz passiva) - Resultados - Conclusões (depende da área)


Carregar ppt "A QUÍMICA A química ocorre em vários locais e em todos os seres vivos. O corpo humano é uma grande usina, uma vez que reações química acontecem a todo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google